Como Preparar seu Site para a Black Friday: 5 Dicas para Ultrapassar a Concorrência
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Como Preparar seu Site para a Black Friday: 5 Dicas para Ultrapassar a Concorrência

A Black Friday está chegando e todo dono de site fica estressado pelo mesmo motivo: estou fazendo o suficiente para capitalizar em um dos dias mais movimentados do ano no setor de e-commerce? 

Aqui na Hostinger sabemos quão prejudicial esse estresse pode ser, e por isso preparamos uma lista de coisas que você precisa fazer para ter sucesso na Black Friday. Sem mais delongas, aqui estão as indicações para você.

1. Garanta que seu plano de hospedagem seja capaz de suportar o tráfego 

Vamos começar com as considerações técnicas. Antes de colocar em prática as suas estratégias de marketing e começar a gerar mais tráfego para seu site, você precisa garantir que ele será capaz de suportar todas as visitas, sessões e interações com os usuários. Até as marcas mais famosas já tiveram seus sites fora do ar no meio da temporada de ofertas, então esse não é um cenário incomum. 

A última coisa que você precisa é gastar dinheiro, tempo e energia para fazer as pessoas visitarem seu site, e ver esses acessos não se converterem em vendas porque o site não está carregando ou apresenta erro. Mas então como preparar seu site para este evento?

Quando você já souber quanto tráfego seu site geralmente tem, e quais os recursos oferecidos por cada uma das hospedagens da Hostinger, você poderá saber qual o plano ideal para impulsionar seu site na Black Friday. 

2. Faça um backup do seu Site

Nossas dicas são baseadas nas ações que muitos empreendedores digitais podem acabar esquecendo ou ignorando. Nós entendemos que gerar um backup do seu site não é uma tarefa tão criativa e divertida, como desenvolver uma campanha ou postar nas redes sociais. Mas confie na Hostinger quando dizemos que o backup é um dos passos mais importantes, se não o mais importante, para preparar seu site.

Gerar um backup do site vai trazer tranquilidade para sua mente, te permitindo aproveitar a temporada da Black Friday sem medo. Um backup é como uma “cópia instantânea” de todos os principais elementos do seu site, como os arquivos e códigos, banco de dados, imagens, vídeos, e muito mais. Trata-se de um mecanismo de segurança que garante que, não importando quão congestionado o site fique, ou não importando qual problema acontecer, seu site estará salvo e armazenado, podendo ser facilmente recuperado.

Aqui estão os guias detalhados sobre como gerar e baixar um backup do seu site:

3. Comece cedo com suas campanhas via e-mail  

Começar antecipadamente sempre oferece a chance de “sondar o terreno”, para entender o que funciona e o que não funciona, e ajudar a sua abordagem. Campanhas de e-mail podem parecer muito técnicas, gerando um estresse a mais entre todas as coisas que você precisa resolver durante a temporada de Black Friday. É por isso que desenvolvê-las antecipadamente, deixando-as prontas para o envio, é uma ótima estratégia. 

Fazer o envio de “campanhas teste” é altamente recomendado. Tenha certeza de que você irá enviar para pessoas que utilizam diferentes dispositivos, sistemas operacionais, tamanhos de tela e navegadores. Modelos de newsletters e e-mails marketing podem apresentar problemas, então você precisa confirmar que está tudo certo antes de enviar aos seus clientes.

Imagina só a situação se as pessoas deixarem de comprar na sua loja porque o e-mail que receberam aparece completamente desconfigurado no celular delas? Teste, teste, teste. Abaixo alguns materiais para te ajudar nessa função:

4. Seja seletivo com relação aos produtos em oferta

Você já foi num daqueles restaurantes que servem frutos do mar, churrasco, massas, sushi e comida mexicana? O que inicialmente era para ser uma tentativa para impressionar, acaba gerando um processo confuso de tomada de decisão para os clientes. Menos opções levam a escolhas mais fáceis. 

A mesma ideia serve para suas ofertas de Black Friday – não exagere. Seja específico com relação aos produtos que você deseja colocar em promoção, e construa as campanhas de marketing ao redor deles. Você não só vai facilitar e acelerar as decisões tomadas pelas pessoas, como também vai gerar um senso de urgência e profissionalismo. Um restaurante com três itens em seu menu gera um sentimento de confiança de que se sabe fazer muito bem esses três pratos. Suas ofertas devem seguir a mesma linha de pensamento, oferecendo ao seu público o produto que ele mais precisa, com o menor preço. 

5. SEO é a vantagem competitiva que você procura 

Não importa o que você vende, o quão bom é o produto ou serviço, nem quais ideias você criou para a Black Friday, tudo vai por água abaixo se seu site não for exibido nos mecanismos de busca. SEO é uma prática que muitas lojas virtuais falham em dominar porque exige tempo, paciência e evolução constante. Não se trata de algo que você ativa e deixa pra lá, mas sim, de uma estratégia na qual você precisa trabalhar regularmente.

Qual a relação do SEO com uma campanha de Black Friday de sucesso? Configurar suas estratégias SEO corretamente pode resolver todo o trabalho complicado para você e atrair gradualmente mais tráfego orgânico para o seu site. O que as pessoas mais fazem durante esta época de promoções é pesquisar ofertas online. E o que você quer é estar entre os resultados dessas pesquisas. Como conseguir?

Resumindo

A Black Friday representa aquela época do ano em que lojas virtuais lançam mão de toda sua criatividade e esforços para atrair a tão cobiçada atenção do público. Como a maioria das coisas na vida, o trabalho feito nos bastidores  é o principal responsável pelo sucesso que as pessoas enxergam no palco.

Elementos como o plano de hospedagem, backup do site, e estratégias SEO não são os tópicos mais populares para discutir, mas a verdade é que eles podem ser o diferencial entre sucesso e fracasso nesses dias tão aguardados. 

É claro que o período que antecede a Black Friday, por vezes, se torna caótico, confuso e amedrontador; por isso a Hostinger criou o Calendário de Preparação para a Black Friday – uma programação detalhada com o passo a passo do que fazer a cada dia, e com links muito úteis sobre cada etapa. Esperamos que esse planejamento te ajude a organizar, monitorar e executar tudo com precisão!

O autor

Author

Rafael H. / @rafaelhertel

Trabalho com marketing digital desde 2017. Atualmente sou Country Manager do Brasil na Hostinger. Sou apaixonado pelo mundo da tecnologia e hospedagem de sites, tendo experiência com WordPress, marketing digital, SEO, copywriting e ferramentas de automação de marketing. Também já trabalhei como analista de conteúdo, redator, assessor de imprensa e analista de comunicação.

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