Por Que e Como Fazer a Verificação de Domínio do Facebook

Por Que e Como Fazer a Verificação de Domínio do Facebook

Uma das ferramentas mais utilizadas por agências e empresas dentro da rede social azul de Mark Zuckerberg é justamente a de links externos, que levam o usuário para outras páginas. No entanto, se você não quer correr o risco de ter uma publicação sua derrubada por conta disso, é preciso aprender a fazer a verificação de domínio do Facebook.

Por mais que muitas pessoas insistam em afirmar que o Facebook está morrendo, a rede social se mantém mais viva do que nunca. O público-alvo da plataforma pode ter mudado um pouco, se deslocando de adolescentes e abrigando mais crianças e pessoas adultas, mas ainda sim é essencial para diversos negócios.

Sendo assim, toda pessoa que busca impulsionar o seu próprio empreendimento ou negócio na internet precisa saber utilizar a rede social da melhor forma possível. O Facebook oferece uma série de ferramentas excelentes para divulgação, mas, ainda assim, é preciso tomar alguns cuidados.

Neste artigo, você irá entender um pouco mais sobre o que é e como fazer a verificação de domínio do Facebook. Esse processo, que é relativamente rápido e fácil de se realizar, pode lhe ajudar no sentido de permitir que você continue trabalhando com links externos dentro do seu próprio perfil, conduzindo os usuários para outras páginas.

Antes de entrar no assunto em si, é importante ressaltar que a maioria dos planos de hospedagem de sites da Hostinger dão direito a um registro de domínio gratuito. A empresa também é conhecida por ter os planos com os melhores custo-benefício do mercado, aliando qualidade de preço com um suporte de excelência reconhecido com o selo RA1000 do Reclame Aqui e com nota 4,9/5 nas mais de 5600 avaliações que recebeu no Google. Isso possibilita com que milhões

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

Leitura Sugerida

Como Registrar um Domínio

O que é a verificação de domínio do Facebook?

Quem trabalha ou ao menos está por dentro do mundo do marketing digital provavelmente já ouviu falar sobre a verificação de domínio do Facebook. No entanto, para muitos, até mesmo para aqueles que já tiveram contato com o assunto, o conceito por trás dessa ferramenta da rede social não é muito claro.

Em suma, pode-se dizer que a verificação de domínio da rede social de Mark Zuckerberg é nada mais nada menos do que uma forma de reivindicar a propriedade do seu domínio no Gerenciador de negócios da plataforma. Este, por sua vez, é um recurso que permite a administração de todas as ações de uma Fan Page.

Sendo assim, a verificação de domínio serve basicamente para confirmar com o Facebook que o endereço do link que está sendo publicado na sua página é de fato seu. Isso contribui para que o conteúdo publicado em seu perfil esteja autenticado, ou seja, foi realmente administrado por você.

Resumindo, pode-se dizer que, no fim das contas, esse processo de verificação é apenas mais uma forma de lhe dar segurança em relação às suas publicações. Afinal de contas, a partir do momento em que você realiza a autenticação, passa a ter acesso a uma série de privilégios em relação a sua página.

Quais os privilégios dessa verificação?

A verificação de domínio do Facebook não serve apenas para você autenticar as suas ações dentro da página. Na verdade, ela é como se fosse um recurso para que o administrador tenha acesso a uma série de privilégios relacionados à administração do perfil em questão.

Sendo assim, essa verificação na rede social de Mark irá lhe permitir realizar algumas ações consideradas exclusivas. A edição de links e outros tipos de conteúdos que dizem respeito ao seu site são dois exemplos de atividades que só podem ser realizadas após o processo de autenticidade na plataforma.

Dessa forma, a partir do momento em que você realiza a verificação de domínio e passa ter acesso a edição de links referentes ao seu site, acaba tendo também uma maior segurança. Isso porque a verificação serve justamente para prevenir que ocorra a má utilização do seu domínio de uma maneira geral.

Vale a pena ressaltar que é exatamente esse o objetivo do processo de verificação dentro da rede social. Afinal de contas, como mostraremos logo a seguir, ele foi criado em um período em que links externos dentro do Facebook poderiam significar verdadeiras ameaças aos usuários.

>>> Veja também Guia prático como anunciar no Facebook Ads

Como e por que surgiu a verificação de domínio do Facebook?

Por mais que seja um termo que tenha se popularizado há pouco tempo, as fake news definitivamente não são algo recente. Acontece que, no entanto, as redes sociais acabaram se tornando uma ferramenta poderosa para a propagação de informações e notícias falsas, visto o alcance da mídia de uma maneira geral.

Sendo assim, antes mesmo da onda de fake news que se espalhou entre os anos de 2015 e 2019, o Facebook já vinha trabalhando para combatê-las de certa forma. A rede social de Mark Zuckerberg passou a identificar que muitas páginas e perfis compartilhavam conteúdos externos na plataforma com imagens, títulos e informações falsas.

Com isso, o Facebook passou a bloquear todos os tipos de alterações e edições relacionadas a links externos, justamente com o objetivo de diminuir a quantidade de informações falsas dentro da plataforma. Acontece que, com isso, pessoas que trabalhavam com conteúdo externo dentro da rede também foram afetadas.

Foi neste contexto em que surgiu a verificação de domínio de Facebook, permitindo que empresas e agências sérias pudessem continuar utilizando a ferramenta. Com isso, os perfis autenticados na rede social ainda poderiam continuar editando os links externos compartilhados na plataforma.

>>> Veja também: Como criar uma loja no Instagram?

Como fazer a verificação de domínio do Facebook?

O processo para a realização da verificação de domínio do Facebook é relativamente rápido e fácil. No entanto, vale ressaltar que existem dois métodos possíveis para essa ação, a qual envolve a adição de uma entrada TXT no registro ou o upload de um arquivo HTML fornecido pela rede social.

A maneira de conseguir realizar a autenticação com ambas as formas será explicada logo a seguir. Sendo assim, confira como fazer a verificação de domínio do Facebook:

1.    Adicionar o seu domínio no Gerenciador de Negócios

O primeiro passo para fazer a verificação de domínio do Facebook é acessar a plataforma “Gerenciador de Negócios” na rede social. É lá onde você irá adicionar o seu domínio de fato. Na página, selecione o botão “Configurações do Negócio”, o qual estará localizado no canto superior direito.

Depois, já na aba de “Configurações de Negócios”, basta selecionar a guia “Segurança de Marca”, a qual estará listada na lateral esquerda da tela. Nela, você irá selecionar a opção “Domínios”, a qual também estará na lista da esquerda, logo abaixo da aba de Segurança citada anteriormente.

Feito esse processo, selecione o botão “Adicionar” e insira o seu domínio na aba de Pop-up que irá aparecer na tela, denominada de “Adicionar um Domínio”. Vale ressaltar ainda que, caso você tenha mais de um domínio listado, terá de selecionar somente aquele que pretende confirmar na rede.

Por último, você terá que escolher entre um dos dois métodos para a autenticação do domínio na rede social. A verificação em DNS, por meio de uma entrada TXT, confirma que você é de fato o proprietário do domínio. Já o carregamento do arquivo HTML confirma a propriedade no Gerenciador de Negócios.

2.    Adicionar uma entrada TXT no registro DNS

Ao optar pela “Verificação de DNS”, você passará a ter acesso às informações em formato TXT para realizar a configuração no seu registro DNS. Para isso, primeiramente você terá que ir até a parte do “registro do DNS”, a qual está localizada na hospedagem do seu domínio propriamente dito.

Depois, basta apenas inserir a entrada TXT no novo registro DNS. No próximo passo, caso seja exigido, você terá que adicionar o @ ao campo Host. Vale lembrar que essa parte nem sempre é solicitada para o usuário, então fique atento e veja se ela se enquadra com o seu caso no processo.

Feitas as alterações nos servidores Web do seu domínio, você deverá selecionar o botão “Verificar”, que estará localizado na parte inferior da aba de “Verificação de DNS” do domínio em questão. Esse processo de autenticação costuma demorar pouco tempo. No entanto, é possível, também, que leve até mesmo 72 horas para ser concluído.

Sendo assim, é importante que você mantenha a entrada TXT no seu registro DNS. Isso justamente para que possa ser realizada a verificação de forma periódica, de tempos em tempos, o que garante a segurança e autenticidade do processo em si.

3.    Carregando um arquivo HTML

O processo para verificação de domínio do Facebook na aba “Carregamento de Arquivo HTML” é diferente, ainda que tão fácil quanto. Ao selecionar essa opção, você passará a ter acesso ao arquivo HTML que deverá ser carregado para o site, para a realização da verificação na rede social.

Sendo assim, primeiramente você deverá baixar o arquivo HTML disponibilizado na plataforma. Depois, basta fazer o upload do arquivo no diretório raiz do seu site, cujo progresso pode ser acompanhado no link disponibilizado na guia “Carregamento de Arquivo HTML”.

Uma vez que o upload for concluído, você terá que selecionar o botão “verificar”, que fica localizado na parte inferior da guia “Verificação HTML” do domínio em questão. Feito isso, o processo está praticamente pronto.

No entanto, vale ressaltar também a importância de manter o arquivo de verificação HTML no diretório Raiz. Isso justamente para que haja a verificação periódica por parte do Facebook, a fim de garantir a autenticidade.

Conclusão

Nesse texto você viu a importância que verificar um domínio terá nas suas ativações no Facebook. Seguindo o passo a passo apresentado você poderá deixar suas promoções online muito mais seguras em menos de 2 minutos.

Foto de Tobias Dziuba no Pexels

Author
O autor

Rafael H.

Trabalho com marketing digital desde 2017. Atualmente sou Country Manager do Brasil na Hostinger. Sou apaixonado pelo mundo da tecnologia e hospedagem de sites, tendo experiência com WordPress, marketing digital, SEO, copywriting e ferramentas de automação de marketing. Também já trabalhei como analista de conteúdo, redator, assessor de imprensa e analista de comunicação.