Como fazer a migração da sua hospedagem para cPanel

Modified on:
hospedagem hospedagem de sites FTP migração FileZilla cPanel hostinger

Fazer a migração do seu projeto de um serviço de hospedagem de sites para o cPanel é algo extremamente importante. Além de bastante atenção, você precisa saber o que está fazendo para não acontecer nenhum imprevisto e prejudicar o seu negócio. E como aqui na Hostinger nós só queremos o seu sucesso, preparamos um passo a passo para você não se perder neste processo e conseguir fazê-lo sem nenhuma dificuldade. Vamos lá?

1 - Acessar o cPanel e salvar os arquivos O primeiro passo que você deve fazer é acessar o painel de controle do seu site e ir na opção cPanel. Faça o login e você estará logado no cPanel. Agora você deve inserir os arquivos que estão salvos no seu computador, para dentro do servidor FTP do cPanel. Vá na opção arquivos e em Contas de FTP. Mais abaixo, em Contas de FTP especiais, já tem o usuário FTP principal, que é o mesmo que você utilizou para acessar o cPanel. Ao lado, clique na opção “configurar cliente ftp”. Três opções vão aparecer abaixo e você vai poder acessar o servidor. Abra o FileZilla e vá na opção “Arquivo” > “Gerenciador de Sites” > “Novo Site”.

Volte até o cPanel e copie o servidor FTP e cole na opção “Host”. Vá na opção abaixo “Criptografia” e selecione “Usar somente FTP Simples”. Mais abaixo em “Tipos de Logon” e selecione a opção “Normal”. Volte até o cPanel e copie o nome do usuário FTP. Volte ao servidor e cole na opção “Usuário” e coloque a senha. Pronto, você estará logado dentro do servidor cPanel. Um detalhe importante: ao lado direito, estarão todas as pastas dentro do cPanel. Você precisa fazer o upload de todos os arquivos dentro da pasta “public html”. Agora vá onde você salvou os arquivos do seu site dentro do seu próprio computador (que estará na esquerda da sua tela). Abra a pasta, selecione os arquivos e arraste todos para fazer o upload deles até a pasta especificada.

2 - Importação do banco de dados Enquanto a transferência dos arquivos é realizada, volte até o painel do cPanel e vá na seção “banco de dados” > “banco de dados MySQL”. Agora você vai criar o seu banco de dados. Coloque o nome que desejar e clique em “criar banco de dados”. Mas para acessar esse banco de dados, você precisa de um usuário. Um pouco mais abaixo na página vai ter a opção “Adicionar novo usuário”. Crie seu usuário colocando os itens necessários. Agora basta ir na opção “Adicionar usuário ao banco de dados”. Insira o usuário e o banco de dados, selecione a opção “Todos os privilégios” e clique na opção “Fazer alterações”. Pronto, agora esse usuário pode acessar o banco e fazer qualquer tipo de configuração ou modificação. Volte até o painel e clique na opção “phpMyAdmin”. Você será redirecionado até o banco de dados. Clique no banco que você criou e cheque se vai abrir as opções de importar acima. Vá até a aba “Importar” > “escolher arquivo”. Abra o arquivo selecionado, vá até o final da página e clique em “executar”.

3 - WP Config Falta pouco. Volte até o cPanel e clique na opção “Gerenciador de arquivos” > “public_html” > “wp-config.php”. Clique com o botão direito e vá em “editar” e em “editar” novamente. Agora você precisa alterar quatro itens:

DB_NAME

DB_USER

DB_PASSWORD

DB_HOST

Atualize esses quatro itens com as informações que você criou no cPanel. Vá em “Banco de dados MySQL. Você vai ter o nome do banco de dados, o nome do usuário, a senha e em DB_HOST você colocará “localhost”. Vá em salvar alterações.

Pronto, a migração foi feita e concluída com sucesso e você já pode utilizar o seu site. Caso ainda tenha alguma outra dúvida, temos um vídeo explicando este mesmo passo a passo abaixo: