Como verificar o funcionamento dos emails

Modified on:
e-mail cPanel hospedagem hospedagem de sites criador de email email marketing

Quer saber como testar o funcionamento dos e-mails mas não consegue? Separamos três ferramentas de verificação para você tirar todas as suas dúvidas. Acompanhe.

1 - Mx ToolBox Acesse o seu painel de controle e selecione qual e-mail você quer verificar. Assim que fizer isso, acesse o site mctoolbox.com. Cole o endereço de domínio do site que você quer testar o serviço de e-mail e clique em “MX Lookup”. O resultado vai aparecer abaixo e para você ter certeza de que seu domínio está configurado corretamente, o hostname precisa estar mostrando o endereço “mx1.hostinger.com.br”. Após isso, clique em SMTP Test. A ferramenta vai acessar o seu servidor de e-mail e realizar diversos testes. Existem vários campos abaixo e todos eles precisam estar verde ou amarelo.

2 - MailTester Esta ferramenta é um pouco mais simples, porém, eficaz. Acesse o site, dessa vez copie o endereço completo de e-mail, cole em “Email Address” e clique em “Check Address”. A ferramenta vai verificar se este endereço realmente existe e se o serviço está online para receber e enviar e-mails. Abaixo terá as informações da pesquisa e tudo deverá estar verde.

3 - IsMyEmailWorking Esta ferramenta faz diversos passos pausadamente para verificar se o serviço está funcionando 100%. Volte até o painel de controle, copie o endereço completo de e-mail e clique em start. Assim que iniciar o processo, você deve selecionar todas as bolinhas que ficam ao lado de cada campo. Você terá que aguardar um pouco até o resultado aparecer. Assim que aparecer, você passa ao próximo. No segundo campo, você deve selecionar “mx1.hostinger.com.br” e selecionar o IP que irá aparecer ao lado. Após isso, você pode ir clicando em uma bolinha de cada vez até a ferramenta fazer a checagem completa do seu e-mail.

Com a ajuda dessas ferramentas você checa com facilidade se o seu e-mail está funcionando perfeitamente ou não. Caso tenha alguma outra dúvida, o vídeo abaixo pode te auxiliar também: