Introdução ao SSL

Modified on:
certificado ssl ssl

Uma das principais preocupações para os usuários de internet sempre foi a segurança. 

O Secure Sockets Layer, conhecido popularmente como SSL, é um protocolo de segurança que utiliza modernas técnicas de criptografia para enviar e receber informações sensíveis em toda a internet. Ele funciona criando um canal seguro entre um usuário de navegador e o servidor do website ao qual está sendo feita a conexão. Qualquer informação que passe por esse canal é criptografada e posteriormente descriptografada no receptor. 

Sites podem habilitar o SSL ao adquirir um certificado SSL. Esse sites que utilizam o SSL podem ser identificados por utilizarem HTTPS ao invés de HTTP - há também um cadeado, indicando que o site é seguro e que possui o SSL. 

Benefícios do SSL

Um certificado SSL pode ser muito benéfico para o usuário e para o dono do site. Usuários começaram a notar a importância da segurança na internet principalmente nos últimos anos, o que significa que o SSL traz uma grande vantagem para os sites modernos. 

1 – Com o SSL, seu site demonstra ser mais profissional 

E-commerces utilizam informações sensíveis dos usuários, como dados do cartão de crédito. Os padrões do PCI (Payment Card Industry) requerem que pagamentos via SSL possuam criptografia de 128-bit. Isso traz para essas transações onlines a maior segurança possível - além de ser importante para agregar e trazer confiança para a imagem de seu negócio online. 

2 - Informações de criptografia

O primeiro fator que lhe levará a utilizar o SSL é o robusto aparato de segurança que este protocolo oferece. O SSL traz a certeza de que os dados transferidos entre o navegador e o site estarão protegidos pelas técnicas de criptografia mais modernas. Isso significa que se por acaso esses dados caíssem nas mãos de uma terceira parte não desejada, essas informações estaria incompreensíveis. 

3 - Google valoriza sites que utilizam SSL 

Algumas companhias gastam muitos recursos em SEO (Search Engine Optimization) sem perceberem que o simples fato de habilitar o SSL pode impulsionar seu ranking na busca do Google. Um site que possui SSL será ranqueado melhor que um que não tem nas buscas do Google. Veja no gráfico abaixo do MOZ que metade dos resultados do Google já trazem sites com HTTPS e esse número tende a continuar crescendo. 

Você poderá adquirir seu certificado SSL no seu Painel de Controle -> SSL.

 

Faça alguém feliz hoje!