5 Razões pelas quais sua Empresa Precisa de um Blog

5 Razões pelas quais sua Empresa Precisa de um Blog

Tinha uma época em que ter um blog significava compartilhar seus pensamentos na internet. Agora, essa prática se tornou uma ferramenta de marketing efetiva que pode influenciar de maneira considerável o crescimento da sua empresa.

Um blog bem estruturado é mais do que uma atração secundária — ele pode impulsionar a visibilidade da sua marca, aumentar conversões e trazer receitas. É por isso que toda empresa deve considerar ter um blog, especialmente se a sua maior prioridade é o crescimento.

Para lhe ajudar a entender porque você deveria criar um blog, vamos detalhar cinco maneiras nas quais um site do tipo pode influenciar a sua empresa.

1. Construir Credibilidade e Confiança

Um blog dá a você a oportunidade de compartilhar informações mais úteis e relevantes sobre a sua indústria, e especialmente sobre os seus produtos. É uma ótima maneira de manter os seus clientes atualizados, ao mesmo tempo em que promove o seu negócio de maneira indireta.

Um blog de qualidade também pode ajudar você a se destacar dos seus competidores e convencer o seu público-alvo a vê-lo como um líder da indústria. Isso automaticamente vai construir confiança e credibilidade para a sua marca, fazendo com que a sua empresa de e-commerce cresça no processo.

A tentação de focar apenas nos seus produtos será grande, mas você também deve produzir conteúdos que não necessariamente incluem a sua marca. Ao invés disso, pesquise o que interessa ao seu público-alvo e ofereça conteúdo que responde às perguntas dos seus clientes.

Deste modo, o seu blog se tornará um recurso útil ao invés de uma ferramenta óbvia de marketing, o que vai aumentar as chances dos leitores voltarem e se tornarem seus clientes.

2. Investir em SEO para Conquistar Tráfego Orgânico

O SEO (Search Engine Optimization) é outro grande motivo para criar um blog. Mecanismos de busca ranqueiam melhor sites que tenham blogs de qualidade, aumentando as suas chances de aparecer nas primeiras páginas dos resultados de busca.

Para fazer com que o seu blog seja amigável para SEO, não se esqueça de incluir as palavras-chave relevantes. Use ferramentas como o Google Analytics para compilar uma lista de palavras-chave relevantes para o seu nicho, e as inclua no seu conteúdo.

Garanta que as suas palavras-chave se misturam de maneira natural com o seu conteúdo, mantendo a maior qualidade possível. Evite a todos os custos sobrecarregar o artigo com palavras-chave, pois isso vai impactar de maneira negativa tanto os seus rankings de SEO quanto a qualidade do seu conteúdo.

Outra maneira de otimizar o seu blog para sites de busca é incluir links internos e externos. Links internos são aqueles colocados dentro do seu texto e que levam para outros conteúdos relevantes do seu próprio site. Isso pode incluir outros posts de blogs que falam sobre o tópico que você mencionou, ou landing pages que ajudam com a jornada do cliente.

Links externos são aqueles nos quais você inclui outros sites bem conceituados, mas também incluem aqueles sites com links para você. Essa colaboração de links comunica aos mecanismos de busca que o seu site faz parte de uma empresa respeitada, e que tem a confiança de outros sites de credibilidade na mesma indústria.

Ambos os tipos de links ajudam com o SEO, mas apenas se forem feitos de maneira correta.

3. Campanhas de Marketing

Um blog é um ótimo ativo para usar numa variedade de campanhas de marketing.

Por exemplo, toda vez que você publica um post excepcionalmente útil, você pode criar uma campanha de email marketing. Você pode enviar um email que contém um link e uma curta descrição, com uma mensagem encorajando os seus leitores a checarem a postagem.

Você também pode usar posts de blog nas suas contas de redes sociais. Se é para a sua página de negócios do Facebook, escreva um resumo curto do artigo e inclua um breve vídeo se for possível. Se for para o Instagram, utilize hashtags relevantes e use uma foto de alta qualidade.

Sobre o artigo em si, inclua elementos visuais para quebrar o texto. Imagens coloridas e infográficos interessantes não apenas vão deixar o seu conteúdo mais empolgante como também terão apelo para uma audiência mais ampla.

4. É um Funil de Vendas

Quando feito do jeito certo, um blog pode se tornar um funil de vendas para a sua empresa. Botões do tipo CTA (Call-to-Action) posicionados de maneira estratégica podem aumentar as taxas de conversão e encorajar os seus leitores a tomarem a ação que você deseja.

Os posts de blogs podem ser usados para converter visitantes em inscritos, leitores em clientes, ou persuadir de maneira sutil o seu público a compartilhar o seu conteúdo com os pares deles. Seja qual for o seu objetivo, um blog pode ser uma ferramenta efetiva para alcançá-lo.

5. É Grátis

O maior motivo pelo qual todo dono de empresa deve tentar criar um blog é que ele não custa um centavo. Então, mesmo que não seja efetivo e não traga os resultados que você queria, você não vai perder nada além do tempo que investiu.

Quando se trata de métodos de marketing, não há estratégia melhor do que aquela gratuita. Com isso em mente, garanta que antes você vai investir algum tempo em aprender sobre produção de conteúdo. Fazer isso vai aumentar consideravelmente a sua chance de sucesso.

Como Você pode Começar um Blog

O primeiro passo para começar um blog é criar um site. Para você isso, você precisa de dois componentes — hospedagem de site e um domínio.

Assine uma hospedagem de site especializada em WordPress, já que esse CMS é amplamente considerado como a melhor plataforma para blogs. Garanta que ela vai oferecer recursos suficientes, já que o desempenho do site é a chave para se ter um blog que converte.

Os planos de hospedagem WordPress da Hostinger partem de R$6.99/mês e vêm com espaço de SSD e largura de banda suficientes para garantir uma boa experiência de usuário. Todos os planos também têm garantia de 99,9% de uptime e suporte 24/7/365 caso você encontre algum problema.

Alguns planos incluem um domínio grátis, então você não precisa se preocupar em registrar um de maneira separada. Caso contrário, você pode sempre conferir um host de domínio e comprar por lá um nome de domínio que se encaixe com a sua marca.

Dica

Embora você possa começar um blog com qualquer extensão de domínio, use os domínios .blog para deixar claro que seu site na web é um blog, pois este é exatamente o propósito deles.

Assim que você resolver a compra da hospedagem e obter um domínio, é possível começar a construir o seu blog. Para instruções mais detalhadas, você pode seguir o nosso guia sobre como começar um blog.

Conclusão

Como discutimos, um blog é muito mais do que compartilhar as suas ideias online. É uma ferramenta de marketing poderosa que pode acelerar o crescimento da sua empresa quando usado corretamente.

Para resumir, um blog pode:

  • Ajudar a construir a sua credibilidade e a sua presença online.
  • Melhorar o ranking do seu site em motores de busca.
  • Ser usado como conteúdo para uma variedade de campanhas de marketing.
  • Agir como um funil de vendas efetivo.

Se você está pronto para ver a sua empresa expandir, comece um blog. Tudo o que vai custar é o seu tempo e o seu esforço, mas ele tem o potencial para trazer excelentes resultados.

Author
O autor

Carlos E.

Carlos Estrella é formado em jornalismo pela UFSC e tem as funções de redator, tradutor e SEO na Hostinger Brasil. Já trabalhou com jornalismo de games e tecnologia e hoje aplica essa experiência escrevendo posts e tutoriais no blog da Hostinger. Suas paixões incluem games, dar rolês com a namorada e amigos e ler artigos aleatórios da Wikipédia de madrugada.