Htaccess

Como alterar sua página de índice padrão no arquivo Htaccess

O htaccess é um arquivo de configuração usado em servidores web que executam o software Apache Web Server. O servidor procura arquivos especificamente nomeados como a primeira página do seu site, também conhecida como a página de índice. Por exemplo, se você solicitar um www.example.com/about/, um servidor web típico procurará um arquivo chamado index.html na pasta about do seu site. Se ele existir, o servidor entregará o conteúdo dessa página ao navegador. Você pode alterar o nome do arquivo de índice que sua conta procura usando a regra directoryindex no arquivo .htaccess.

O que você precisa?

Antes de começar este guia, você precisará do seguinte:

  • Painel de controle de Acesso ao Hosting ou FTP

Passo 1 – Localizando / criando e acessando seu arquivo .htaccess

A primeira coisa que você precisará fazer é localizar ou criar o arquivo .htaccess. Isso pode ser facilmente alcançado usando os gerenciadores de arquivos localizados no painel de controle de hospedagem ou usando um FTP client, como FileZilla. Neste tutorial, usaremos o Gerenciador de Arquivos do Hostinger.

file manager in hosting control panel

Será necessário editar o arquivo .htaccess existente ou criar um novo se ele não existir. Um arquivo .htaccess existente pode ser facilmente alterado clicando no botão direito do mouse e selecionando a função Editar no menu suspenso, como mostrado abaixo

edit htaccess in file manager

Se o .htaccess não existir, você poderá criá-lo rapidamente clicando com o botão direito do mouse em uma área vazia dentro do Gerenciador de Arquivos e selecionando a função New File.

creating new file in manager

Depois disso, você será solicitado com uma caixa de criação de arquivo, onde você precisará digitar o nome do novo arquivo. Neste caso, você precisará digitar .htaccess e pressionar Create para salvar o arquivo. Uma vez feito isso, você será capaz de editar o novo arquivo e adicionar o seu código.

creating new file in manager2

Caso sua plataforma de hospedagem use o cPanel, você pode alcançar o mesmo objetivo seguindo este tutorial:

Passo 2 – Edição do arquivo .htaccess

Depois de abrir o arquivo .htaccess usando a função Editar, cole o código a seguir na parte superior da página para configurar a página de índice desejada:

Em nosso exemplo abaixo, decidimos fazer a página de índice de nossas pastas nomeadas first.html, o que significa que o código em .htaccess deve ser semelhante a este:

Você também pode listar mais de um arquivo na configuração. Os arquivos de índice especificados serão lidos e verificados da esquerda para a direita. Neste exemplo, adicionamos index.htm, index.html e index.php à lista. Primeiro, o servidor irá verificar para first.html, se ele não encontrar um arquivo com esse nome, ele continua a index.htm e assim por diante.

Isso também pode ter alguns usos práticos agradáveis. Por exemplo, você pode configurar uma página temporária onde seus visitantes serão direcionados para no caso de seu site inesperadamente falhar. Aqui está um exemplo de código:

Ao usar essa configuração, o navegador procurará primeiro index.php. Caso ele não possa ser acessado, o próximo arquivo a ser carregado seria page-down.php. Uma vez que o código desejado é adicionado, não se esqueça de salvar as alterações ea configuração começará a ter efeito.

save htaccess

Parabéns! Você alterou com êxito a página de índice padrão do seu site manipulando o arquivo .htaccess.

Conclusão

Neste tutorial, aprendemos como alterar efetivamente a primeira página do seu site usando .htaccess. Também aprendemos alguns truques práticos que podem beneficiar todos os desenvolvedores em algum momento. No caso de você ter alguma dicas legais que você deseja compartilhar conosco, você está convidado a fazê-lo nos comentários. E claro, nossa equipe de suporte está à disposição para tirar mais dúvidas sobre hospedagem de sites, registro de domínios e servidores.

Fale-conosco

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$5
56
/mês

Junte-se a centenas de inscritos em todo o mundo

e receba um resumo dos tutoriais mais recentes direto para o seu e-mail

Please wait...

Obrigado por se inscrever!