Blog CMS WordPress

Alternativas ao WordPress: os 15 melhores CMS para usar em 2018

ajudamos você a escolher as melhores alternativas ao wordpress de cms para usar em 2018

O WordPress é, de longe, o CMS (Content Management System) mais popular do mundo por uma boa razão. Entretanto, pode ser que você não goste da interface dele ou, talvez, de constantemente ficar instalando plugins para ter recursos extras.

Chega uma hora que você começa a considerar a possibilidade de usar alternativas ao WordPress. A boa notícia é que existe sim uma variedade de alternativas de qualidade ao WordPress disponíveis para usar.

Neste artigo, vamos explorar 15 das melhores plataformas alternativas ao WordPress que você pode usar. Vamos discutir suas forças, explorar os tipos de sites em que eles mais se encaixam e analisar as opções de preço.

No final do conteúdo, você estará armado com o conhecimento de você precisa para fazer a escolha certa para seu site ou projeto de desenvolvimento. Vamos lá!

Quer conhecer mais sobre CMS? Acesse o conteúdo O que é CMS e qual a sua importância para entender por que você precisa dessa tecnologia para se estabelecer na internet.

 

1. Joomla!

o joomla! é uma das alternativas ao wordpress

O Joomla! é um premiado CMS de código aberto. Ele tem uma interface extremamente flexível, um sistema intuitivo de criação de menus e ferramentas de otimização de mecanismos de busca (SEO). Você também pode ampliar a funcionalidade do seu site Joomla com muitas extensões, que funcionam de forma semelhante aos plugins do WordPress.

O Joomla! é uma das alternativas ao WordPress mais populares. E é fácil perceber o porquê. A plataforma oferece um grande controle sobre fluxos de trabalho em conteúdos e templates de layouts. Assim, você pode escolher a aparência do ideal do seu site Joomla, assim como faz com os temas WordPress. Outro recurso popular do Joomla é sua Lista de Controle de Acesso (LCA), que torna a administração do site e a concessão de acesso ao colaborador um processo bem fácil.

Recursos Principais

  • Inclui um poderoso framework de construção de aplicações em programação PHP.
  • Oferece um recurso integrado de gerenciamento de cache, que pode melhorar o desempenho e a velocidade do seu site Joomla.
  • Possui 15 campos de personalização, permitindo que você crie tipos específicos de conteúdos para o seu site.
  • Oferece grande segurança.

Preço

O Joomla! é completamente gratuito. Mas pode ser que você precise comprar algumas extensões premium para melhorar os recursos dele.

Resumo

O Joomla! é ideal se você quer construir um site complexo e escalável sem precisa entender de programação. A plataforma tem uma leve vantagem sobre o WordPress no quesito administração de grupos e desenvolvimento. Por exemplo, ele até mesmo tem um aplicativo de mensagens instantâneas para projetos colaborativos. Se você já está interessado em começar seu site Joomla!, acesse nosso Tutorial Joomla! para Iniciantes agora mesmo!      

 

2. Ghost

o ghost é uma das alternativas ao wordpress

O Ghost é outro CMS popular de código aberto, voltado mais para a criação de blogs estilosos ou publicações on-line (em oposição a sites complexos). Ele vem com recursos versáteis de personalização de layouts de página, agendamento de postagens, inclusão de códigos de análise de dados e muito mais. A interface também é bastante simplificada. O Ghost também facilita a otimização e a produção de conteúdo em vários canais de distribuição.

Outra grande característica do Ghost é que ele é extremamente amigável aos desenvolvedores. Além de permitir que você desfrute do controle total de integração e do desenvolvimento de temas da API, o Ghost possui um sistema de backup automático de conteúdo. Isso para que você não precise se preocupar com o desaparecimento de conteúdos em caso de falta de energia ou falha do servidor.

Recursos Principais

  • Inclui gerenciamento de inscrições e recursos de integração com feed RSS.
  • Usa o Markdown, uma sintaxe avançada de formatação de texto que converte o conteúdo em HTML.
  • Oferece ferramentas simples de administração para delimitar níveis de acesso e permissões.
  • Oferece integração com AMP (Accelerated Mobile Pages), para um rápido carregamento das páginas e conteúdos em dispositivos móveis.   

Preço

O Ghost possui uma variedade de planos de uso. O plano mais básico é o Personal, que inclui um blog por US$ 19. Já o plano mais robusto é o Business, que suporta até 50 sites por US$ 199.

Resumo

Se você valoriza poder e uma interface minimalista no mesmo pacote, o Ghost é uma das alternativas ao WordPress a se considerar. Ele também conta com um robusto sistema de compatibilidade com plugins, o que melhora muito as funcionalidades de produção e publicação de conteúdos. Fora isso, ele ainda é amigável a SEO, algo que você precisa avaliar para aparecer bem ranqueado nos mecanismos de busca.

 

3. Textpattern

o textpattern é uma das alternativas ao wordpress

Procurando uma alternativa melhor de hospedagem?

Migre seu site para a melhor e mais rápida plataforma de hospedagem com suporte dedicado 24/7.

Apesar de estar entre as mais leves alternativas ao WordPress, o Textpattern ainda é uma opção bem sólida. Construído usando uma linguagem de modelo simples, mas robusta e baseada em tags, o ele oferece uma grande variedade de maneiras de estruturar o seu conteúdo. A interface é amigável ao iniciante e a plataforma tem ótimo suporte a guias e tutoriais de ajuda.

Assim como o WordPress, o Textpattern pode ter seus recursos expandidos com o uso de plugins, que são atualizados regularmente pelos colaboradores. Há também uma variedade de temas front-end e back-end disponíveis para usar. E todos eles podem ser facilmente ajustados para atender às necessidades do seu site.

Recursos Principais

  • Oferece uma ampla seleção de modificações gratuitas de plataforma, temas e plugins.
  • Incorpora recursos simplificados de gerenciamento de comentários e registro de visitantes.
  • Conta com recursos customizáveis de inscrição, permitindo que seu site se adapte à demandas de feed de acordo com as preferências dos visitantes.

Preço

Apesar de ser uma das alternativas ao WordPres mais poderosas, com excelente suporte e bastante versátil, o Textpatter é totalmente grátis.  

Resumo

O Textpatter é uma ótima opção a se considerar se você se encaixa em dois perfis. A primeira delas é se você é um desenvolvedor buscando por uma plataforma compatível com programação HTML ou CSS. A segunda é se você quer montar um blog em uma interface simples e intuitiva.

 

4. Tiki Wiki

o tiki wiki é uma das alternativas ao wordpress de cms

Ao contrário de muitas outras alternativas ao WordPress, o Tiki Wiki se concentra menos em extensões de terceiros e mais em um conjunto de recursos principais. Devido a esse foco em um framework poderoso e fácil de atualizar, o Tiki Wiki é perfeito para projetos colaborativos ou sites com fortes recursos redes sociais.

O Tiki Wiki é fácil de instalar, recheado com guias de ajuda e tem suporte de uma das maiores equipes de código aberto do mundo. A plataforma também é bastante segura e é construída com o MySQL e o Bootstrap, duas das tecnologias mais confiáveis. Esses recursos fazem do Tiki Wiki uma escolha sólida para qualquer desenvolvedor.

Recursos Principais

  • Usa uma interface simplificada para gerar uma variedade de tipos de conteúdo. Isso inclui páginas wiki, eventos, calendários, pesquisas online e questionários.
  • Oferece um sistema de rastreamento de banco de dados bem útil, ideal para gerar relatórios e detectar problemas.
  • Oferece uma imensa variedade de editores de conteúdo e opções de administração.
  • Inclui um gerenciador de associação e recursos de facilitação de pagamentos.

Preço

O Tiki Wiki é uma das alternativas ao WordPress gratuitas mais confiáveis que existem.

Resumo

Se você está buscando por uma plataforma de CMS fácil de administrar para um projeto colaborativo, o Tiki Wiki pode servir muito bem a você. Ainda que ele não ofereça tantas opções de personalização de aparência quanto o WordPress, ele elimina a possibilidade de problemas de incompatibilidade com plugins.

 

5. WebsiteBaker

o websitebaker é uma das alternativas ao wordpress

O WebsiteBaker é uma ótima solução de CMS para desenvolvedores e designers. Sua interface simples facilita a criação de modelos de layout personalizados usando XHTML, CSS e jQuery. Há também um editor integrado do tipo “O que você vê é o que tem”, ajudando você a ver imediatamente como suas alterações de programação serão exibidas no seu site.

As funcionalidades do WebsiteBaker podem ser estendidas através de módulos de download. Existem módulos para adicionar galerias de imagens, formulários de inscrição, calendários de eventos e mais. Você ainda tem a opção de editar os módulos dos quais faz o download, usando diversas ferramentas de administração. Fora isso, o WebsiteBaker oferece vários templates para download para estilizar seu site.

Recursos Principais

  • Oferece uma versão portátil, permitindo que os desenvolvedores criem um ambiente local e seguro para testes em apenas um clique.
  • Inclui um sistema de gerenciamento de arquivos simplificado, que permite você fazer upload em lotes de arquivos ao seu site.
  • Possui sistemas seguros de administração e de gerenciamento de usuários.
  • Oferece suporte a diversos idiomas.

Preço

AInda que o WebsiteBaker esteja entre uma das alternativas ao WordPress gratuitas, existe a opção dos usuários fazem uma doação enquanto usam o CMS.

Resumo

Ainda que não tenha tantos recursos quanto o WordPress, a plataforma leva uma leve vantagem em termos de velocidade. Além disso, ele possui o sistema “gotículas”, um método para adicionar códigos PHP em qualquer área do seu site. Esse recurso traz mais flexibilidade de uso que o próprio WordPress.

 

6. Jekyll

o jekyll é uma das alternativas ao wordpress

O que distingue o Jekyll como uma das alternativas ao WordPress mais viáveis é a sua simplicidade. Ele troca a necessidade ou plugins, temas e gerenciamento de banco de dados por uma interface básica bem estruturada. Entretanto, se você não curte muito programar excessivamente, então pode ser que o Jekyll não seja a opção que você procura.

O Jekyll é gerador estático de sites estático. Ele permite que você crie conteúdos usando arquivos de texto que podem ser inseridos em pastas. Assim que os arquivos forem criados, o Jeyll permite que você construa a moldura do seu site usando a linguagem de template Liquid. O Jekyll costura o seu conteúdo com a moldura, criando um site estático que pode ser rapidamente feito upload em todos os tipos de servidores.

Recursos Principais

  • Fornece excelente capacidade para migração de blogs.
  • Inclui uma variedade de opções de templates.
  • Oferece um guia rápido para ajudar você a dominar o básico da plataforma.

Preço

O Jekyll é uma das alternativas ao WordPress que é gratuita.

Resumo

O Jekyll é ideal para criar um site rápido, seguro e escalável sem precisar perder tempo com extensões e serviços terceiros. Entretanto, ele não é tão intuitivo quanto outras alternativas ao WordPress disponíveis.

 

7. CMS Made Simple

o cms made simple é uma das alternativas ao wordpress

Versátil, este CMS é uma das alternativas do WordPress. Ele oferece muita liberdade de design, juntamente com uma estrutura de framework bastante extensível. Construído com o sistema de templates Smarty, o CMS Made Simple também é extremamente amigável aos desenvolvedores. Ele facilita a criação de módulos personalizados para praticamente qualquer tipo de site.

Além de ter uma interface simples de arrastar e soltar, o CMS Made Simple torna a divisão e a administração de tarefas um processo bastante simples. Essa plataforma se diferencia significativamente do WordPress, pois seus modelos de banco de dados permitem aos desenvolvedores um maior controle sobre a aparência dos layouts de um site (e sem a necessidade de plugins).

Recursos Principais

  • Oferece muitos módulos e plugins para estender as funcionalidades.
  • Permite a personalização dos seus sites usando shortcodes.
  • Tem muito material de tutorial para ajudar quem estiver em dúvida e é amigável aos desenvolvedores.

Preço

O CMS Made Simple é uma plataforma gratuita.

Resumo

Se você está procurando por um CMS expansível e flexível, ele deve entrar na sua lista de preferências. Ele oferece muitas das mesmas vantagens do WordPress, além de várias ferramentas que os desenvolvedores podem usar à vontade.

 

8. Serendipity

o serendity é uma das alternativas ao wordpress

No que diz respeito às alternativas do WordPress para blogs casuais, o Serendipity é uma opção de destaque. Ele é completamente compatível com PHP e com códigos abertos. O Serendipity oferece armazenamento em cache dinâmico para uma geração mais rápida de páginas, recursos anti-spam confiáveis ​​e uma interface amigável. Ele também é altamente escalável e capaz de armazenar vários blogs.

Assim como o WordPress, as funcionalidades do Serendipity podem ser ampliadas com plugins. Entretanto, ao contrário do WordPress, ele tem categorias separadas para plugins front-end e back-end, permitindo aos desenvolvedores filtrarem pesquisas de plugin com mais eficiência. Os temas também são categorizados dessa maneira.

Recursos Principais

  • Oferece uma extensa gama de temas e plugins.
  • Inclui recursos avançados de catalogação e marcações de entradas.
  • Pode ser configurado usando um único código para múltiplos blogs.

Preço

O Serendipity é uma alternativa ao WordPress totalmente gratuita.

Resumo

Se você está procurando por uma plataforma de blog leve com suporte confiável, várias funcionalidades e muitas extensões, o Serendity deve estar na sua lista de prioridades.

 

9. Grav

o grav é uma das alternativas ao wordpress

Embora a interface do Grav seja bastante parecida com a do WordPress, ela difere em vários pontos. O Grav possui uma API poderosa que maximiza e simplifica a flexibilidade de desenvolvimento. Ele também inclui um sistema inteligente de cache para entregar alto desempenho.

O Grav também tem formulários avançados que permitem configurar a aparência do seu conteúdo sem esforço. Além de também poder definir os campos personalizados para todas as páginas do seu site. Fora que ainda há um robusto editor de marcações, bem como um “gerenciador de pacotes” simplificado que permite pesquisar e baixar plug-ins com mais facilidade.

Recursos Principais

  • Inclui capacidades avançadas de processamento de mídia e edição de imagens.
  • Oferece recursos poderosos de filtragem de conteúdo, incluindo a habilidade de criar muitas taxonomias, tags e categorias a seu gosto.
  • Oferece um recurso confiável e amigável sistema de backups e restauração de sites e conteúdos.

Preço

O Grav é gratuito e uma opção de CMS de código aberto.

Resumo

O Grav aparece como uma das mais aclamadas alternativas ao WordPress. Ele tem, inclusive, uma lista extensa de prêmios e elogios dos seus usuários. Ele é um dos melhores CMS disponíveis que você pode usar, sobretudo se você procura algo parecido com a experiência que o WordPress proporciona.

 

10. Craft CMS

o craft cms é uma das alternativas ao wordpress

O Craft CMS é uma plataforma de código aberto rica em recursos. Além de oferecer uma interface elegante para criar HTML e APIs de conteúdo, ele permite que você visualize todas as alterações feitas em seu site em tempo real. O Craft CMS também permite executar e gerenciar vários sites a partir de uma única instalação. Além de possuir recursos de localização integrados, algo que garante uma tradução simples do site.

Uma coisa que faz do Craft CMS uma das melhores alternativas ao WordPress é seu campo Matrix gerador de tipos. Esse sistema permite dividir posts em vários blocos pequenos que podem ser definidos e ordenados para uma apresentação organizada. Muitos usuários acham esse um método mais simples do que adicionar imagens em um editor básico de textos.

Recursos Principais

  • Oferece um sistema simplificado de gerenciamento de ativos, permitindo que você armazene seus arquivos na nuvem e faça download/upload dele quando precisar.
  • Tem uma biblioteca própria de plugins compatíveis para estender suas funcionalidades.
  • Tem uma engine robusta de relacionamento, permitindo que você lingue ativos, tags, conteúdos e categorias de gerenciamento com muita facilidade.  

Preço

A versão gratuita do Craft CMS é mais indicada para sites pessoais de pequeno escalonamento. Mas a versão paga do Craft CMS está disponível por US$ 299 (mais US$ 59 para atualizações).

Resumo

O Craft CMS permite uma grande gama de personalizações do tipo front-end. Ele também é uma opção sólida se você quer uma interface que facilita a estruturação de conteúdos sem contratempos.

11. Statamic

A Statamic faz questão de mostrar como ela difere do WordPress. Seu principal ponto de diferença é que ele não faz uso de bancos de dados, armazenando tudo em arquivos locais. O Statamic também é construído usando o framework PHP de ponta Laravel, eliminando alguns problemas de segurança que o WordPress é vulnerável.

Embora o Statamic seja executado em um servidor, é um excelente CMS para projetos colaborativos. A função do painel de controle torna o upload e a categorização de conteúdo fáceis de gerenciar.

Características principais:

  • Inclui uma ampla variedade de complementos de funcionalidade e opções de tema.
  • Incorpora uma função interna para gerenciar formulários ilimitados.
  • Oferece excelentes recursos de edição de imagens.

Preços:

Uma licença Statamic pode ser comprada a 199 dolares por site, que inclui três meses de suporte direto.

Resumo

A Statamic é uma alternativa de destaque ao WordPress, especialmente em termos de flexibilidade e segurança. Se você valoriza manter seus arquivos locais, é uma escolha de primeira.

12. ExpressionEngine

O ExpressionEngine é ideal se você for um desenvolvedor que procura alternativas do WordPress que ofereçam maior otimização do fluxo de trabalho para sites complexos. Esse CMS também permite adaptar tipos específicos de conteúdo com vários canais e campos de conteúdo personalizados, tornando-o uma opção de destaque se você valoriza a flexibilidade.

Além disso, o ExpressionEngine ajuda você a gerenciar seu conteúdo sem esforço em dispositivos móveis e tablets. Também é altamente extensível, com uma arquitetura voltada para solução rápida de problemas.

Características principais:

  • Oferece modelos de layout altamente personalizáveis.
  • Inclui muitas ferramentas padrão de SEO.
  • Fornece segurança de alto nível.
  • Tem alguns recursos versáteis de criação de comunidade e gerenciamento de permissão.

Preços:

Embora haja uma versão gratuita com recursos limitados, a versão completa do CMS pode ser comprada por  299 dólares. Complementos e pacotes de suporte adicionais podem ser comprados separadamente.

Resumo:

Se você está insatisfeito com as opções oferecidas pelo WordPress para gerenciar processos de trabalho ou as relações entre conteúdo, vale a pena explorar o ExpressionEngine.

13. Subrion

No que diz respeito a alternativas WordPress responsivas, extensíveis e personalizáveis, o Subrion é uma excelente solução. Ao contrário do WordPress, o Subrion vem com excelentes recursos de SEO e ferramentas de depuração.

Como o WordPress, é gratuito e de código aberto. É fácil personalizar a aparência e a funcionalidade do seu site Subrion por meio de modelos e plugins. No back-end, o Subrion inclui um painel de administração intuitivo que permite rastrear a atividade do usuário em tempo real.

Características principais:

  • Inclui uma ampla variedade de campos personalizáveis.
  • Oferece sistemas de pagamentos incorporados para rentabilizar o seu site (sem necessidade de plugins).
  • Possui uma poderosa interface de criação de conteúdo de arrastar e soltar.

Preços:

Subrion é gratuito, embora existam alguns modelos premium e plugins disponíveis para compra.

Resumo:

O Subrion é poderoso o suficiente para criar sites para praticamente qualquer aplicativo, de um blog pessoal a um perfil de e-learning ou loja online. Se você está procurando uma alternativa que ainda mantém uma sensação do WordPress, mas tem alguns recursos adicionais incluídos, o Subrion definitivamente vale a pena tentar.

14. Shopify

O Shopify é um CMS focado no e-commerce que facilita a venda de produtos em vários canais de vendas. Além de permitir que você crie facilmente a aparência do seu site, o Shopify pode servir como uma excelente solução de Ponto de Venda (PDV). Ele também se integra a uma variedade de aplicativos de envio para automatizar seus processos de atendimento de pedidos.

Se você não gosta da ideia de confiar em plugins como o WooCommerce para a sua loja online, ou se quer trabalhar com uma interface voltada exclusivamente para o comércio, o Shopify é uma solução que vale a pena.

Principais Características:

  • Incorpora uma excelente gama de opções de gerenciamento de fluxo de caixa e gateway de pagamento.
  • Oferece um catálogo considerável de ferramentas comerciais gratuitas.
  • Fornece suporte ao cliente 24/7.

Preços:

O plano padrão do Shopify é o Básico, que oferece ferramentas essenciais para novos negócios por 29 dólares por mês. O outro, que se chama plano Shopify (79 dólares por mês) contém recursos adicionais para facilitar o crescimento dos negócios. Finalmente, o plano Avançado (que custa 299 dólares por mês) é a opção com mais recursos e pode acomodar até 15 contas.

Resumo:

O Shopify é ideal se você deseja iniciar sua loja online rapidamente e gerenciá-la com facilidade. No entanto, em comparação com o WordPress, é bastante caro, pois você pode usar o WooCommerce e criar uma loja de graça.

15. Drupal

Finalmente, o Drupal é uma alternativa popular do WordPress entre os desenvolvedores que buscam construir sites complexos e em larga escala (especialmente aqueles que precisam gerenciar muitos dados de clientes). O Drupal é de carregamento rápido, bem suportado, seguro e oferece opções de personalização praticamente ilimitadas.

Embora possa ser argumentado que o Drupal não seja uma ferramenta de fácil utilização para os iniciantes do que o WordPress, ele tem uma vantagem em termos de kickstart de sites específicos do setor. Por exemplo, o Drupal oferece soluções pré-montadas para empresas sem fins lucrativos, setor de saúde, departamentos governamentais, sites de universidades e muito mais.

Características principais:

  • Inclui uma enorme variedade de tipos de campos personalizados, módulos, modelos e outros elementos de criação de sites.
  • Incorpora recursos versáteis de ambiente de desenvolvimento de projetos.
  • Oferece um grande número de temas e módulos de extensão de funcionalidade.

Preços:

O Drupal é um CMS gratuito e de código aberto.

Resumo:

Combinando uma infraestrutura sólida com muita flexibilidade, o Drupal é bem adequado para profissionais de marketing, desenvolvedores e profissionais criativos. Embora a curva de aprendizado seja mais acentuada do que com o WordPress, essa plataforma é mais do que compensadora em termos de desempenho e escalabilidade.

 

conheça as melhores alternativas ao wordpress de cms para usar em 2018

Conclusão

Escolher um CMS para usar no seu projeto de desenvolvimento de sites é uma grande decisão. Principalmente se você não for usar o WordPress.

Você vai precisar pesquisar meticulosamente as diferentes opções de interface, quais extensões são oferecidas, as capacidades de programação e os templates de layout.

Entretanto, como vimos, existem muitas alternativas ao WordPress que você pode tentar antes de fazer a sua decisão final.

Se tiver qualquer pergunta sobre esse tema ou como a Hostinger pode ajudar você no suporte para escolher um CMS, entre em contato com a gente. Use a caixa de comentários abaixo!

2 Comentários

Deixe seu comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$6
39
/mês*

Junte-se a centenas de inscritos em todo o mundo

e receba um resumo dos tutoriais mais recentes direto para o seu e-mail

Please wait...

Obrigado por se inscrever!