WordPress

Como Abrir Arquivo SVG no WordPress (De Maneira Segura)

aprenda como abrir arquivo svg wordpress

Está com problemas de fazer upload ou abrir um arquivo SVG no WordPress? Sem preocupações! Esse é um problema comum porque o WordPress não tem suporte ao formato SVG por padrão. Se você quer contornar esse dilema, é só continuar lendo este artigo. Hoje você vai aprender como abrir arquivo SVG WordPress com plugins!

O Que é SVG?

SVG (Scalable Vector Graphics) é um formato de vetor de imagem baseado em texto XML. Enquanto formatos como JPG e PNG são feitos com zilhões de pequenos quadradinhos chamados pixels, o formato de imagens SVG é baseado em marcações XML para descrever linhas, formas e outros atributos de imagem.

O SVG não tinha popularidade até recentemente, embora ele já esteja sendo usado desde o começo dos anos 90. Dados do W3Techs mostram que, até abril de 2019, apenas 16,7% de todos os sites da internet usam o formato SVG.

Mas é provável que esse número aumente com o tempo, já que desenvolvedores e donos de sites costumam querer atualizar seus projetos de acordo com as demandas do mercado. Além disso, escalabilidade e carregamento rápido de páginas estão sempre entre as maiores exigências.

Outro ponto favorável ao SVG é que ele tem amplo suporte e é compatível com a maior partes dos navegadores mais usados. Isso inclui Chrome, Firefox e Safari, inclusive nos dispositivos móveis.

Infelizmente, usuários com Internet Explorer 8 ou versões antigas do Chromes e Safari podem encontrar problemas de suporte ao SVG. Mas isso não chega a ser um grande problema para webmasters, já que a maioria das pessoas não usam estes navegadores. Eles nem aparecem no ranking dos 15 navegadores mais usados no mundo.

Por Que SVG Deve Ser Usado Com Mais Frequência?

Muitas pessoas não estão familiarizadas com o formato SVG porque ele não é tão estabelecido assim como os formatos em pixels. Mas esse não deveria ser o caso porque o próprio formato SVG tem muitos benefícios.

A primeira grande vantagem do SVG é a sua escalabilidade. Como SVGs são baseados em vetores, eles retêm a mesma qualidade de imagem em qualquer tipo de tela ou resolução.

Se um arquivo JPG aparece meio borrado em algum dispositivo em particular é porque ele não é grande o suficiente. Em compensação, um arquivo em formato SVG vai se apresentar em forma perfeita e sem distorções.

Você até mesmo consegue dar zoom o quanto quiser sem perder qualquer qualidade. Essa característica é muito útil quando você quer oferecer uma experiência sólida no seu site para usuários de qualquer plataforma e aparelho usando telas e resoluções diversas.

O formato SVG também é conhecido pelo tamanho reduzido dos arquivos. Além disso, eles consomem menos espaço no armazenamento do seu site e carregam bem mais rápido que os demais tipos de formatos de imagens.

Mas aqui tem uma pegadinha: se você pegar uma imagem suficientemente detalhada e convertê-la em SVG, o novo arquivo vai ocupar mais espaço que uma imagem JGP ou PNG.

Isso acontece porque o tamanho do arquivo SVG depende diretamente da complexidade da imagem. Quanto mais detalhada for a imagem, maior vai ser o tamanho dela. É por isso que SVG é mais indicada para logo e ícones. Se você quer destacar uma imagem detalhada, como fotografias, no seu site, os formatos JPG e PNG são bem mais indicados.

Outra grande vantagem para webmasters é que o Google indexa SVG. Todas as imagens neste formato vão aparecer no Google Image Search, o que ajuda um pouco no SEO de um site.

Por Que SVG Não É um Formato Padrão no WordPress

Com todas essas vantagens, porque o SVG não é mais popular? Por que o WordPress não permite o upload fácil do SVG à plataforma?

A principal razão disso é que o WordPress ainda não incluiu o formato como parte dos seus formatos compatíveis por padrão (os arquivos centrais do sistema) por questões de segurança.

Como o SVG é basicamente arquivos de texto, as pessoas podem facilmente tirar vantagem deles inserindo um código malicioso. Como resultado, seu site pode ficar exposto e receber injeções de ataques que podem levar ao comprometimento dos seus dados. Dá medo, não é?

A solução para evitar códigos indesejados é sanear os arquivos SVG. Esse processo remove códigos suspeitos e erros deles, tornando as imagens SVG seguras para o seu site. Abrir um arquivo SVG sem cuidados extras pode gerar consequências sérias, como sites fora do ar ou servidores comprometidos.

Existe uma discussão recorrente sobre a possibilidade de incluir o SVG como um dos formatos padrão do WordPress. Mas por nenhuma conclusão ter sido encontrada até agora, precisamos ser criativos e encontrar ajuda se outras fontes para abrir arquivo SVG WordPress.

Como Fazer Upload de Arquivos SVG WordPress

A melhor forma de abrir arquivo SVG no WordPress é usando o Safe SVG, um plugin que automaticamente verifica esses arquivos e remove todas as possíveis falhas de segurança.

Ele também faz a pré-visualização dos arquivos SVG na biblioteca do WordPress e permite que você adicione tudo nas postagens de forma fácil.

Este plugin WordPress também tem uma versão PRO (premium) que permite limitar o número de usuários que podem fazer upload de arquivos SVG. Essa função é útil para sites com muitos colaboradores porque você limitar o acesso apenas a quem você confia.

A versão premium ainda tem um otimizador de servidor SVGO, que reduz o tamanho do arquivo e oferece suporte dedicado, ao invés do suporte de fóruns comuns.

Você consegue esse plugin diretamente do repositório do WordPress, pelo painel de controle do sistema. Depois, é só instalar e ativar o plugin para começar a usá-lo. Não é necessário fazer configurações extras.

plugin safe svg

Abaixo está um exemplo do que acontece quando se tenta fazer o upload e abrir arquivo SVG no WordPress antes de instalar o Safe SVG. Como você pode ver, a plataforma simplesmente não permite fazer isso por conta de segurança.

mensagem de erro de imagem svg carregada no wordpress

Mas depois de instalar o plugin, é possível usar arquivos SVG no WordPress sem qualquer problema. É até possível pré-visualizar a imagem em vez do ícone do arquivo (que é o caso de muitos outros plugins SVG).

bilbioteca de mídia do wordpress com arquivo svg inserido

E é isso! Fazer upload de um arquivo SVG no WordPress é bem fácil, não achou?

Conclusão

Está claro que o SVG traz muitas vantagens ao seu site WordPress. Porém, como ele é um formato de texto, usuários mal intencionados podem inserir um código malicioso nele e tornar seu site vulnerável.

Essa é o principal motivo do porquê o WordPress não permite fazer upload de arquivos SVG por padrão.

É por isso que você deve usar o plugin Safe SVG. Ele permite fazer o upload de arquivos SVG e remove qualquer código malicioso ao mesmo tempo, impedindo ataques que possam comprometer seu site.

Ainda assim, mesmo que essa prática seja segura, encorajamos você a sempre pegar imagens de fontes confiáveis. Principalmente se elas forem gratuitas. Não descuide da segurança do seu projeto na internet.

Andrei L.

Andrei é jornalista e conteudista SEO na Hostinger Brasil. Tem experiência em WordPress e na produção de conteúdos de tecnologia otimizados para conquistar as melhores posições no Google. É fã de games, adora vôlei, ama o inverno e está sempre buscando se aperfeiçoar no Inglês.

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$2
29
/mês*