Banco de dados Glossário

O Que é um Banco de Dados WordPress? Tudo o Que Você Precisa Saber

detalhes sobre o que é um banco de dados wordpress

O Banco de Dados WordPress é o local onde todos os dados do seu site no CMS ficam armazenados. Não apenas as informações mais básicas, como as credenciais de login.

Mas também os conteúdos das postagens, páginas e comentários. Até mesmo os temas e as configurações do WordPress ficam guardados no banco de dados.

Hoje, vamos dar uma geral sobre o que é e como funciona o Banco de Dados no WordPress, além de aprender como e por que você deve saber gerenciá-lo para tirar o máximo proveito do seu serviço de hospedagem.

Aperte o cinto!

Por Que o WordPress Precisa de um Banco de Dados?

Vamos dar uma olhada no porquê o WordPress precisa de um banco de dados. Como mencionado antes, um banco de dados é uma função que pode salvar muitas horas de trabalho. Isso porque você sempre pode guardar e recuperar todos os dados armazenados nele.

A estrutura de um banco de dados é um conjunto de dados organizados. Na área de TI, Sistemas de Gerenciamento de Bancos de Dados (DBMS) são os softwares com os quais o usuário consegue armazenar dados, acessá-los e restaurá-los sempre que quiser.

É exatamente a mesma coisa quando você armazena fotos ou vídeos no seu computador. Ou aqueles antigos cartões de telefone público numa pastinha plastificada, caso você tenha um pouco mais de idade. A verdade é que ter um banco de dados pessoal sempre à disposição é muito útil no seu dia a dia. 

Existem algumas maneiras com as quais você consegue acessar um banco de dados. No caso do WordPress, os usuários fazem isso pelo MySQL. O MySQL é um software de código aberto responsável pelo gerenciamento de todos os componentes do WordPress. Isso inclui dados de usuários, postagens, comentários e assim por diante.

O WordPress usa o PHP, usando uma requisição do tipo SQL dentro do próprio PHP, como a linguagem de instrução para os dados CRUD (Create, Read, Update e Delete).

O banco de dados é uma parte essencial do WordPress. Ele é a espinha dorsal do CMS e que armazena todas as informações mais importantes dele. Ele também garante que sua página rode sem problemas, esteja totalmente otimizada e ainda ajuda você a fazer backups diariamente.

O Que é um Host de Banco de Dados?

O banco de dados do seu WordPress é organizado por um host que, então, coloca o banco de dados no servidor MySQL.

Pense no host do banco de dados como uma casa em que você pode entrar por um endereço físico (o nome do host). Você também pode recuperar algo dos cômodos (nome do banco de dados).

É claro, você vai precisar de permissão para fazer isso. É por isso que você precisa entrar com as credenciais de acesso (login e senha) antes de entrar na casa.

Na maioria das vezes, você pode usar o localhost para gerenciar e conectar o WordPress com o seu banco de dados. Porém, você também pode gerenciar o servidor MySQL se o seu provedor de hospedagem usa um nome do host diferente.

Na Hostinger, por exemplo, você pode acessar seu banco de dados MySQL pela seção Banco de Dados do Painel de Controle da sua hospedagem de sites.

acesso ao banco de dados mysql na Hostinger

O Que é uma Tabela de Banco de Dados?

No banco de dados, todos os dados e informações são armazenadas na forma de tabelas. Cada tabela consiste em dados únicos e são mostrados em colunas. E cada coluna também contém outros tipos de informações ou parâmetros.

Por padrão, o WordPress cria automaticamente essas tabelas logo na primeira vez que você cria e configura o seu site. Sendo que a versão 4.4 do WordPress apresenta essas tabelas centrais como padrão:

  1. wp commentmeta. Cada comentários tem informações únicas chamadas de metadados. Esses metadados são guardados nesta tabela.
  2. wp comments. Todos os comentários do WordPress são armazenados nesta tabela.
  3. wp links. Guarda as informações relacionadas a links inseridos na função Links do WordPress.
  4. wp options. Esta seção contém dados que o WordPress usa para guardar várias informações de preferências e configurações da plataforma.
  5. wp postmeta. Cada postagem do seu site contém metadados. Esses dados são armazenados aqui.
  6. wp posts. No WordPress, as postagens são artigos que você escreve para alimentar seu blog. Esta seção armazena esses dados. Páginas e itens do menu de navegação são também guardados aqui.
  7. wp termmeta. Cada termo tem uma informação única chamada de metadado. Esses metadados estão disponíveis nesta seção.
  8. wp terms. As categorias para as postagens e links e as tags para as postagens são mantidas aqui.
  9. wp term relationships. As postagens são associadas com categorias e tags da tabela wp_terms. E essa associação é guardada aqui.
  10. wp term taxonomy. Essa tabela descreve a taxonomia (categoria, link ou tag) para cada entrada da tabela wp_terms.
  11. wp usermeta. Cada usuário tem informações próprias, que são chamadas de metadados. Elas ficam armazenadas nesta seção.
  12. wp users. A listagem de usuários é mantida aqui.

Por padrão, você não consegue remover as tabelas centrais do WordPress. Em vez disso, elas são adicionadas às suas informações de usuários automaticamente. Para conhecer mais sobre tabelas do banco de dados WordPress, sugerimos esta leitura (em inglês).

Na Hostinger, nosso usuário está sempre em primeiro lugar. E acreditamos que você queira saber as melhores ofertas de hospedagem de sites do mercado.

Se você está prestes a começar um projeto novo, aproveite nosso cupom com desconto especial e fique online agora mesmo!

Desconto em Todos os Planos de Hospedagem Compartilhada

O que é SQL Query?

SQL é a sigla para Structured Query Language que, em português adaptado, significa Linguagem de Consulta Estruturada. Ela é a linguagem de programação usada para gerenciar bancos de dados.

Um pedido SQL aos dados CRUD no servidor do banco de dados é chamado de QUERY (consulta, pedido, requisição). O WordPress usa MySQL queries para armazenar e recuperar dados e inseri-los nas páginas de internet,

Uma consulta (query) é muito útil quando você quer otimizar sua página na internet. Por exemplo, para remover spams nos comentários que enchem seu banco de dados e fazem seu site ficar mais lento. Uma query pode remover todos eles rapidamente. Para isso, basta executar o comando abaixo:

DELETE FROM wp_comments WHERE wp_comments.comment_approved = 'spam';

Você também pode usar comandos que apagam posts indesejados, especialmente se você quer se livrar dos mais antigos. Para fazer isso, execute o comando abaixo:

DELETE * FROM `wp_posts`<br>
WHERE `post_type` = 'post'<br>
AND DATEDIFF(NOW(), `post_date`) > 30

Você pode mudar o número “30” do código acima para qualquer data de postagem que quiser remover. No exemplo que usamos, postagens com mais de 30 dias serão removidas.

Você também pode remover os spams e postagens antigas manualmente usando a interface do WordPress. Mas o trabalho é muito mais manual. Com as queries (consultas ao banco de dados), você pode fazer isso em um estalar de dedos.

DICA: Sempre faça um backup antes de executar qualquer uma destas ações no seu banco de dados.  

Como Gerenciar um Banco de Dados WordPress?

Já falamos muito sobre a importância de gerenciar um banco de dados WordPress. Por conta disso, chegou a hora de pôr a mão na massa.

Você consegue acessar seu banco de dados do WordPress, ou melhor, o servidor MySQL, com o phpMyAdmin. O phpMyAdmin é uma aplicação web de código aberto com uma interface bem fácil de usar.

A Hostinger tem o phpMyAdmin no seu painel de controle. E você pode acessá-la através da seção Banco de Dados.

acessar banco de dados pelo phpmyadmin

Melhor ainda, já criamos um link direto para você acessar o phpMyAdmin. Só se lembre de preencher o nome de usuário e a senha do seu servidor MySQL. Você encontra o link nesta mensagem abaixo, dentro do seu painel de controle:

link de acesso ao banco de dados phpmyadmin

Depois de clicar ou no botão ou no link de acesso ao phpMyAdmin, você será redirecionado para a interface do phpMyAdmin. Oriente-se pela tela abaixo.

interface do phpmyadmin

Como vocẽ pode ver, essa é a tela do banco de dados WordPress. Não fizemos nenhuma mudança significativa nesta página. Por isso, não há nenhuma tabela adicional adicionada ao conteúdo dele.

Você precisa sempre ficar atento que, qualquer mudança que você fizer no WordPress será automaticamente refletida na quantidade de tabelas e informações mostradas no banco de dados. Por conta disso, você precisa ter um certo conhecimento no gerenciamento do banco de dados WordPress.

Vamos fazer uma atividade básica de gerenciamento de banco de dados criando um backup. Simplesmente clique na aba Exportar. Escolha o método Rápido, o formato SQL e clique em Executar.

exportar banco de dados phpmyadmin

Essa ação vai fazer o download dos arquivos SQL para o seu computador local. Mais detalhes de como exportar um banco de dados MySQL usando o phpMyAdmin, clique aqui.

DICA: Você também pode usar plugins para gerenciar seu banco de dados WordPress. Acesse o conteúdo com os melhores plugins de gerenciamento de banco de dados WordPress.

Conclusão

Um Bancos de Dados e o WordPress são como os dois lados de uma mesma moeda. Eles trabalham lado a lado para garantir que a sua página na internet funcione do melhor jeito possível. E para que todos os dados sejam armazenados e gerenciados em segurança.

Vamos resumir tudo? Falamos dos benefícios de ter um banco de dados para armazenar e recuperados dados. Também aprendemos como usar uma solicitação (query) para facilitar seu trabalho de gerenciar um banco de dados. E, por últimos, também vimos como fazer um gerenciamento básico de banco de dados WordPress pelo phpmyAdmin.

Andrei L.

Andrei é jornalista e conteudista SEO na Hostinger Brasil. Tem experiência em WordPress e na produção de conteúdos de tecnologia otimizados para conquistar as melhores posições no Google. É fã de games, adora vôlei, ama o inverno e está sempre buscando se aperfeiçoar no Inglês.

2 Comentários

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Conteúdo excelente, porém eu ainda fiquei com uma dúvida:

    É preciso criar um usuário exclusivo para cada banco de dados criado ou posso usar o mesmo usuário para vários?

    Exemplo: vou instalar um outro site WordPress como subdiretório. Sei que preciso criar outro banco de dados, porém, preciso criar um usuário novo para ele ou posso usar o mesmo usuário da instalação principal?

    Desde já agradeço a ajuda!

    • Oi, Emerson

      No caso do nosso painel, ele já cria o usuário junto ao banco de dados. Caso o seu painel seja cPanel, terá que criar o usuário, o banco e depois vincular o usuário ao banco de dados. O ideal é ter um usuário para cada banco pois assim terá mais segurança. 😉

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$2
29
/mês*