Black Hat SEO: Tudo o Que Você Precisa Saber e Como Se Proteger
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Black Hat SEO: Tudo o Que Você Precisa Saber e Como Se Proteger

Conseguir toneladas de tráfego com SEO (Otimização para Motores de Busca) é o que qualquer dono de site quer conquistar. O problema é que sempre existe aquele que quer pegar atalhos, implementando práticas ruins de SEO e prejudicando seu próprio site de maneira geral. Neste artigo, você vai aprender mais sobre Black Hat SEO e como se proteger dessa prática que pode colocar todo o seu negócio online a perder. 

O Que é Black Hat SEO?

Também conhecido como SEO Negativo, Black Hat SEO é um conjunto de práticas anti-éticas e altamente contestadas que podem prejudicar o ranking geral das páginas do seu site.

Imagine fazer um esforço tremendo em colocar seu site na primeira página dos resultados das pesquisas do Google. E, então, alguém que não gosta muito do seu site, um concorrente, por exemplo, decide rebaixar a posição do seu site ao invés de focar no crescimento dele próprio.

Essa é uma maneira de largar na frente na disputada competição pelas melhores posições sem ter que, por exemplo, executar uma estratégia trabalhosa de link-building. Eles podem querer justificar isso com outras ações também: por vingança, por querer se divertirem com a situação e assim por diante.

Seus concorrentes também podem acabar se prejudicando sozinhos pela falta de conhecimento (aplicando truques obsoletos de SEO, como o exagero demasiado de backlinks para uma página), pensando que isso pode ajudar nos rankings deles.

O Black Hat SEO pode ser feito de diversas formas: copiar seu conteúdo e disponibilizá-lo em centenas de outros sites, conseguir acesso ilegal a outros sites e apagar os textos alternativos das imagens deles, fazer linkagens sem contextualização repetidamente e outras coisas dessa natureza.

A maioria das pessoas que executam essas práticas esperam conseguir alguma penalidade para o site que estão tentando prejudicar, ocasionando um impacto negativo no ranking dele e fazendo com que ele seja removido da indexação natural do Google.

Tipos de Black Hat SEO

Tirando os exemplos que já citamos, existem alguns outros tipos de Black Hat SEO que você deveria conhecer. Tanto para ter precaução nas suas próprias estratégias quando para conhecer como seu projeto online pode ser prejudicado por outros usuários. 

Rede Privada de Blogs

Fazer link-building pode ser bem difícil, mas não se você tiver um conjunto de blogs para fazer linkagens entre todos eles. 

Quem usa essa técnica costuma usar domínios de boa qualidade que já tenham expirado. Isso porque os antigos donos desses domínios trabalharam duro para conseguir backlinks legítimos de sites com autoridade alta na internet.

Com a criação de blogs usando domínios já expirados, é possível conseguir rankings mais altos sem ter que se preocupar em fazer link-building tradicional, que geralmente inclui criar conteúdos que as pessoas gostam de linkar nos seus próprios sites, ganhar confiança e estabelecer uma ótima relação com outros blogueiros da internet e assim por diante.

No caso acima, esse método beneficiaria seus concorrentes sem prejudicar o SEO do seu site, mas as Redes Privadas de Blogs (PBN) podem causar grandes danos ao seu negócio online. Por exemplo, ao invés de encontrar domínios de alta qualidade, eles podem procurar os de baixa qualidade e começar a criar links para o seu site.

Perfil Falso em Redes Sociais Impactam Marcas

A presença nas redes sociais pode impactar no ranking do seu SEO. Seus concorrentes também estão contando com isso. Eles podem facilmente criar uma conta falsa da sua marca e começar a prejudicar a sua imagem adicionando links maliciosos e maltratando seus leitores.

Eles ainda podem compartilhar história enganosas ou conteúdos com informações erradas e que não ajudam em nada seus visitantes. Isso pode fazer com que essas pessoas percam a confiança e o interesse de visitar seu site, pensando que é você mesmo que está disseminando esse tipo de comportamento na internet.

Spam de Reviews Negativas

Parecido com os perfis falsos, esse método também é feito para prejudicar a imagem de uma marca na internet. Reviews (depoimentos) positivas são a essência da reputação de uma marca, pois é o que atrai os consumidores em potencial a interagir e a comprar produtos e serviços dela.

Então, imagine o dano causado por perfis falsos escrevendo centenas de análises negativas sobre o seu site. Ou ainda, perfis falsos compartilhando milhares de depoimentos positivos apenas das marcas dos seus concorrentes.

O Google pode detectar quando um site ou uma marca está com uma reputação manchada. E, quando as pessoas estão insatisfeitas com essa marca, o buscador usa isso como uma justificativa para diminuir o ranking de SEO dela, prejudicando o tráfego, conversões e vendas.

Conquistar Links Ruins para Seu Site

Antigamente, a prática de conseguir o máximo de backlinks possíveis para o seu site era uma maneira rápida e fácil se melhor o ranking de SEO de qualquer site. Agora, isso já não funciona e nem é tão simples assim.

Existem algumas coisas sobre fazer link-building que realmente podem colocar o ranking do seu site em desvantagem e é isso que seus concorrentes podem está tentando fazer para prejudicar o SEO do seu projeto na internet. São elas:

  • Criar Links Externos sem Contexto. O Google sabe detectar quando um link externo é manipulado ou não. Se seu concorrente cria um nicho de blog (ou mesmo um que não é digno de confiança, como apostas ou sites adultos), eles podem criar um artigo e inserir links para o seu site nessas páginas duvidosas.
  • Usar a Mesma Palavra-Chave como Texto Âncora. Isso é algo que não apenas seus competidores podem fazer, mas você também pode já ter usado essa estratégia para conseguir rankings melhores sem saber que eles fazem, na verdade, o oposto.

Por exemplo, vamos considerar que você queira alcançar a primeira posição para quem procurar “melhores games de 2019” no Google. Então, talvez você queira que outros sites ou blogs façam links para o seu site usando com o texto âncora “melhores games de 2019”.

A questão é que, se as pessoas quiserem fazer links naturalmente para o seu site, é pouco provável que elas usem sempre a mesma palavra-chave. O Google vai considerar essa prática como manipulação de links e o ranking de SEO do seu site será automaticamente reduzido por conta disso.

O que é preocupante é que esses tipos de ataques de SEO continuam acontecendo de tempos em tempos e o número de ataques têm crescido a cada dia que passa. Por isso, é crucial saber se proteger de SEO Negativo, algo que vamos cobrir logo abaixo.

Como Se Proteger de Black Hat SEO?

Depois de conhecer os perigos do Black Hat SEO, chegou a hora de conhecer como seu site pode se proteger dessa prática tão prejudicial. 

Em suma, existem dois métodos de proteger seu site: monitorar os backlinks que você conseguir e usar uma ferramenta de rejeição. Vamos detalhar mais essas estratégias nos próximos passos.

Monitorar Seus Backlinks

Explicamos antes que seus competidores podem apontar para seu site manipulando backlinks de baixa qualidade e em grande quantidade, o que pode ser extremamente prejudicial.

É por isso que você precisa impedi-los. Você pode conseguir fazer isso conhecendo cada backlink que está apontado para o seu site. Então, você pode descobrir qual deles está causando dano no seu ranking de SEO. Isso não é tão fácil de fazer, principalmente quando seu site já tem um batalhão de backlinks conquistados. 

Por sorte, existe várias ferramentas de monitoramento de backlinks que você pode usar sem gastar nada. Ainda que elas tenham suas próprias limitações, elas são bem precisas. E, caso você esteja insatisfeito com as funções grátis, também existem ferramentas pagas que vale o investimento do seu dinheiro.

Além disso, vale notar que a melhor forma de encontrar links manipulados para seu site é você mesmo vasculhar os sites da internet. Links não naturais são comumente referenciados como backlinks feitos apenas para manipular os motores de busca e influenciar no ranqueamento de páginas. 

Agora, vamos dar uma olhada nas melhores ferramentas que você pode usar para rastrear e analisar seus backlinks

1. Ahrefs

ferramenta de backlinks Ahrefs para detectar black hat

O Ahrefs oferece muitos serviços que ajudam você a pesquisar palavras-chave e a ter vantagem sobre seus concorrentes na sua estratégia de SEO. A ferramenta também vem com pesquisa de conteúdos, monitoramento de rankings, gerador de palavras-chaves e outros recursos.

Melhor ainda, ela ainda é uma das melhores e mais confiáveis ferramentas para monitorar backlinks, oferecendo uma coleção de informações relevantes sobre a classificação do domínio de onde vem o link, textos âncoras e o quanto de tráfego é direcionado para ao seu site por cada backlink

Você pode usar o Ahrefs gratuitamente, mas ele fica limitado a apenas 100 backlinks. Se você quiser ver o restantes dos backlinks, vai precisar comprar um dos pacotes pagos Lite (US$ 99/mês) ou Standard (US$ 179/mês). Ele ainda tem um programa de testes por 7 dias que custa US$ 7

É claro que, se você tem menos de 100 backlinks, não tem razão para investir na ferramenta, principalmente se você não tem planos de usar os recursos mais avançados da ferramenta. 

2. Majestic SEO

Majesttic SEO ferramenta de backlink

O Majestic SEO é outra ferramenta útil para monitorar seus backlinks. A plataforma é conhecida por ter o maior índice de banco de dados do mundo.

Ela tem uma abordagem mais focada, organizando todas as informações de backlinks em uma interface bem amigável. Similar ao Ahrefs, suas principais funções são espiar os backlinks dos concorrentes, monitores métricas (citações e desenvolvimento de confiança), links quebrados e muito mais.

Para usar sua função de backlinks, você vai precisar pagar US$ 49/mês pela versão Lite, US$ 99/mês pela versão Pro e US$ 399/mês pela versão mais completa. 

3.  Google Webmaster Tools

página inicial do Google Search Console

Se você não tiver um orçamento disponível, por que não usar o Google Search Console? Ele é uma ferramenta gratuita que você pode usar para monitorar tudo o que de válido for saber sobre o desempenho e os rankings do seu site. 

Tudo é muito direto na ferramenta: a navegação é fácil e muitas página vêm com um pop-up explicativo no canto inferior direito, fazendo com que as coisas sejam melhor entendidas, até mesmo para usuários com nenhuma experiência.  

O ponto fraco é que toda informação mostrada na plataforma é separada. Por exemplo, você pode ver uma lista de sites que mais fazem links e os textos que mais linkam (os textos âncora que linkam) para o seu site ou página, mas terá que descobrir qual site usa tal texto âncora.

Além disso, você precisa passar por um processo de verificação antes mesmo de ter acesso a qualquer função da plataforma. Então, você não tem permissão para analisar sites que não estejam dentro da sua propriedade de usuário. 

4. LinkMiner

LinkMiner ferramenta de backlink

Esta é outra ferramenta de monitoramento de backlink que você deve considerar usar. O LinkMiner é uma plataforma rica em recursos que dá ao usuário a habilidade de inserir um domínio no campo de pesquisas e rastrear todo o seu perfil de backlinks – até mesmo aqueles sites que não são seus.

O LinkMiner tem várias opções para mostrar e esconder certos tipos de informação. Se você quiser ver os backlinks que chegam de outros blogs, fóruns ou sites de FAQ, você pode filtrar tudo com apenas alguns cliques. É bem prático.

Você até mesmo receber uma amostra de um site que você clica no painel pelo lado direito, permitindo detectar estratégias de links maliciosos que chegam ao seu site de forma muito mais fácil.

Além disso, você ainda pode ver informações relacionadas sobre qualquer domínios, como a ocorrência de citações (textos âncora), a evolução do nível de confiança, o ranking no Alexa, o número de compartilhamentos no Facebook e a força do perfil de links conquistados até aquele momento.

Para uma ferramenta gratuita, não existe outra opção que chegue próximo da capacidade do LinkMiner. 

Usar o Google Disavow

Se você é vítima de Black Hat SEO, com certeza vai querer descobrir a presença de linkagens artificiais para o seu site através de monitoramento de backlinks. Mas o que você pode fazer para impedi-los de afetar seu ranking de SEO? 

A resposta é rejeitá-los a qualquer custo. Rejeitar significa anular um backlink conquistado; assim, o Google não vai mais considerá-lo como um fator decisivo em acessarem seu site ou no ranking geral do seu domínio. 

Para fazer isso, você vai precisar usar o Google Disavow Tool. Essa ferramenta faz parte do pacote Google Webmaster Tool, assim como o verificador de backlinks que citamos anteriormente.

Para renegar um ou mais backlinks, siga esses passos abaixo. 

  1. Quando estiver monitorando seus backlinks, encontre e liste qualquer backlink suspeito que você acredita estar afetando seu ranking de SEO Negativo, como sites de apostas, conteúdo adulto e outras origens duvidosas. Garanta que você verifique um por um manualmente para ver se o conteúdo tem alguma coisa a ver com seu site ( caso não, então ele deve fazer parte da sua planilha).
  2. Crie um arquivo contendo os backlinks rejeitados relacionados. Esse arquivo deve estar no formato .txt e deve ser salvo no seu diretório local. 
  3. Navegue pelo Google Disavow Tool. Selecione sua propriedade (a URL da página ou do site afetado por backlinks negativos). Então, clique em Disavow Links (Rejeitar Links).
    rejeitar links pelo Google Search Console
  4. Clique em Rejeitar Links mais uma vez e uma janela vai abrir pedindo que você faça o upload de um arquivo de texto. Clique em Choose File (Escolher Arquivo) e selecione o arquivo de texto que você criou logo acima. Então, clique em Submit (Enviar). 
  5. É isso! O Google rejeitou os links de todos os domínios que você listou no arquivo de texto. Pode levar alguns dias até que essa ação seja completada. 

Importante: Se você quiser rejeitar mais links no futuro, o próximo arquivo de texto vai substituir o seu arquivo de texto atual. Então, adicione todos os links, incluindo os antigos já rejeitados, no seu novo arquivo de texto.

 

Conclusão

Mostramos a você a definição de Black Hat SEO, como essa prática maliciosa funciona e como ela pode impactar no ranking do seu site. Também mostramos como se proteger desses tipos de ataques usando ferramentas específicas de monitoramento de backlinks negativos. E, claro, o Google Disavow Tool é um grande aliado seu nessa jornada!

Até a próxima! 

O Autor

Author

Andrei L. / @andreilongen101

Andrei é jornalista e conteudista SEO na Hostinger Brasil. Tem experiência em WordPress e na produção de conteúdos de tecnologia otimizados para conquistar as melhores posições no Google. É fã de games, adora vôlei, ama o inverno e está sempre buscando se aperfeiçoar no Inglês.

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