Case de sucesso Website

Como um site ajuda jornalistas a empreender online contando histórias inspiradoras

case de sucesso Construtores de Memórias empreendem online contando histórias inspiradoras

Histórias que valem um livro, ideias que valem um site. Um site é a sua porta de entrada na internet. Com ele, você pode fazer um blog, um site empresarial, uma vitrine de portfólios e até mesmo uma loja virtual. Mas essas não são as únicas opções. Você também pode começar seu próprio negócio online e se tornar referência em algum campo de atuação.

E esse é o caso da Construtores de Memórias, uma editora de livros especializada em biografias sob encomenda. Abaixo, você confere a história de sucesso do projeto que começou apenas como um trabalho freelancer, mas que tem colecionado momentos emocionantes na vida de muitas pessoas e famílias.

A paixão por contar histórias inspiradoras

O escopo do negócio surgiu no final de 2015, quando o jornalista Marcone Tavella começou sua jornada de sucesso na internet. Segundo ele, um empresário de Florianópolis (SC) queria produzir sua biografia para entregar para seus irmãos que estavam vindo para a capital catarinense passar as festas de fim de ano.

“O negócio começou como um trabalho freelancer. Foi uma correria, porque nos conhecemos na primeira semana de dezembro. E, já no dia 23, entregamos o livro escrito, editado e diagramado. A entrega foi muito emocionante para os familiares. Eles choravam muito e estavam bem realizados com aquilo”, conta Tavella.

Desse resultado positivo do trabalho, somado às conversas com a esposa e também jornalista, Aline Torres, a dupla resolveu criar a editora Construtores de Memórias no final de 2016. Desde, então, dois projetos ganharam a luz do dia: “Deus T’Abençoe” e “Minha vida em direção ao mar”, os carros-chefes da empresa, foram lançados em fevereiro deste ano.

Um site na internet como vitrine de biografias

A decisão de ter um site na internet é um passo gigante no próprio negócio que, às vezes, muita gente não leva adiante. Seja por alguma dificuldade ou falta de conhecimento em como fazer ou como gerenciar os conteúdos, essas pessoas simplesmente não pensam em ter uma página dedicada ao seu projeto de vida ou profissional.

Mas esse não foi o caso da editora Construtores de Memórias. Marcone detalha que, assim que idealizaram o projeto e lançaram as primeiras obras, fez-se necessário criar uma vitrine virtual para mostrar o ideal do projeto. Algo para reforçar a qualidade do trabalho da editora e o profissionalismo dos dois jornalistas.

“Assim que escolhemos o nome [do projeto], já garantimos a hospedagem e o domínio. Nunca pensamos na editora sem o site, mas faltava o portfólio para que pudéssemos mostrar que éramos capazes de realizar o trabalho. O site é uma vitrine, dá credibilidade à marca e, ao mesmo tempo, divulga o conceito, um pouco de cada trabalho e também nosso perfil”.

“[O site] ainda tem muito o que melhorar. Até porque eu mesmo que construí, sem muito conhecimento em programação e webdesign. Mas eu gostei de como ele ficou e de como se propõe à essência do nosso trabalho, que é questionar ‘Sua vida vale um livro? Então conte para a gente’”, detalha o desafio de ter feito o seu próprio site sem muita experiência técnica.

DICA ÚTIL: Quer começar seu próprio negócio na internet? Faça isso agora mesmo! Aprenda Como Criar um Site e tire seu projeto do papel!

O posicionamento do Construtores de Memórias com um site

Um dos propósitos de ter um site na internet é se tornar autoridade e ter relevância naquilo que se faz. Pois este parece ser o impacto inicial que a editora Construtores de Memórias tem tido apenas pelo fato de ter uma página dedicada na rede. Como explica Marcone, o papel de se posicionar na internet está cumprido.

“O site cumpre bem a função de nos posicionar na internet de uma forma profissional, mesmo que de uma forma um pouco tímida. Mas estamos bastante satisfeitos com o que temos. Recebemos elogios pelo site e pela proposta. As pessoas gostam muito da ideia, pois se identificam, lembram de algo da família que poderia estar nas páginas de um livro”.

“O site provoca esse interesse e isso faz muita diferença para a nossa editora. Estamos negociando alguns trabalhos, mas vieram por indicação de amigos ou de clientes de outros trabalhos das nossas carreiras no jornalismo. Mas acreditamos que estas indicações estão respaldada pela imagem profissional que o site passa”, complementa. 

Estratégias para aumentar tráfego e conquistar clientes

Embora tenha quase 2 anos de operação, o site da editora Construtores de Memória não recebe muitas visitas. Ainda assim, o projeto como todo é responsável por metade da renda que o casal de jornalistas recebe o ano inteiro.  

Para aumentar a audiência, a dupla começou a realizar ações para espalhar a mensagem do site pelas redes sociais. Além disso, existem planos de usar recursos e ferramentas de marketing digital para chamar a atenção das pessoas e incentivar que elas se tornem novos clientes.

“Atualmente, estamos com um projeto de otimização, com pontos de captura e de conversão. Também temos usado as redes sociais para ajudar a aumentar o tráfego. Como queremos também transformar o tráfego em clientes, pretendemos usar formulários, canais de interação, guias e até e-books”.    

O site da Construtores de Memórias ainda tem um blog incorporado à sua página. Atualmente, as postagens se revezam entre conteúdos institucionais e divulgação de trechos de obras lançadas. Mas a ideia é usar o potencial da plataforma para conquistar mais audiência e clientes.

“Queremos usar cada vez mais o blog. O primeiro passo vai dar consistência com publicações mais regulares e pautas mais definidas. Acreditamos que o blog vai mostrar ainda mais nosso trabalho, os serviços que prestamos e como impactamos os clientes, os retornos que eles são a partir do livro nas mãos”, adiciona Tavella.  

O diferencial da hospedagem de qualidade

Pouco adianta ter um projeto e querer mostrá-lo para potenciais clientes na internet se a base de tudo não está preparada para fornecer os recursos necessários ao sucesso do empreendimento online.

Foi levando isso em conta que Marcone escolheu a Hostinger como provedora de serviços de hospedagem, domínio e certificado de segurança SSL. Além disso, outros fatores como atendimento, suporte e facilidade de construir um site foram determinantes na decisão.

“Conheci a Hostinger por meio de um amigo. Fiz uma pesquisa rápida e concluí que era a melhor estratégia para começar a versão online da editora. Estou satisfeito com as facilidades que encontrei para construir o site do zero e pelo suporte ágil que recebi em momentos de dúvida”, comenta.

“E acho que o que mais mudou depois de ter me tornado cliente foi não ter que me preocupar com o site. Fico tranquilo com a hospedagem. Nunca tive problemas e, comparado com uma experiência anterior, em que o site caía direto, já é uma mudança bem considerável”.

Uma hospedagem de qualidade é fundamental para que seu projeto online esteja sempre disponível os visitantes. Quando for criar um site para o seu negócio e procurar um plano de hospedagem, certifique-se de que os recursos oferecidos sejam compatíveis com a grandeza do seu projeto.

Conclusão

Ter um site é um dos requisitos básicos de fazer com que seu negócio decole na internet. No caso da editora Construtores de Memórias, o site é uma vitrine de divulgação de biografias sob encomenda de um projeto que encanta pessoas, famílias e conhecidos com histórias que marcam vidas.

A editora Construtores de Memórias é o projeto de vida de Marcone e Aline. O empreendimento responde por cerca da metade da renda anual do casal. E, com o tempo, a ideia é fazer com que o projeto se torne sua única fonte de renda. Vai levar algum tempo e será preciso conciliar algumas questões, mas ambos querem viver de contar histórias.   

Aos poucos, com a ajuda de amigos e indicações profissionais de conhecidos, a marca tem se tornado mais conhecida em Santa Catarina. E, em breve, receberá investimentos de marketing digital e outras ferramentas para conseguir maior alcance, engajamento e conversão.

A mensagem principal da Construtores de Memórias já está consolidada. “Ter sucesso na internet para nós é ser lembrado como referência na produção de biografias”, completa Tavella, ao tocar o coração das pessoas que veem nos livros uma forma de eternizar memórias de uma pessoa ou ente querido ou momentos especiais.

Quer tirar seu projeto do papel e partir rumo à sua jornada de sucesso na internet? Independente da sua ideia, você vai precisar de uma hospedagem de qualidade e de um domínio. Consulte os planos da Hostinger e, se precisar de ajuda, estamos aqui para orientar qual deles se encaixa mais com seu perfil de usuário e dimensão do seu negócio.

Andrei L.

Andrei é jornalista e conteudista na Hostinger. Tem experiência no WordPress, em conteúdos de tecnologia e conhecimentos avançados em SEO. É fã de games, adora vôlei e ama o inverno.

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$2
29
/mês*

Cadastre-se

Receba nossos conteúdos e novidades direto no seu e-mail!

 

Estamos cadastrando...

Pronto! Obrigado por se inscrever!

OFERTA BLACK FRIDAY 90% OFF
0
DIAS
0
HORAS
0
MINUTOS
0
SEGUNDOS
×
[href]
[href]