Website WordPress

Como adicionar Chat no WordPress (em apenas 2 passos)

guia para aprender como adicionar chat wordpress no seu site ou blog

Se você possui um site que oferece serviços ou uma loja online, é provável que receba muitas mensagens de clientes. Portanto, uma boa plataforma para responder seus clientes de forma eficaz é crucial para aumentar sua credibilidade e fortalecer seu negócio.

Felizmente, existem diversas ferramentas para instalar um chat online em seu site WordPress. Neste tutorial vamos explorar:

  1. Os benefícios de ter um chat online no seu site.
  2. Três dos mais populares plugins de chat WordPress.
  3. Como instalar e configurar um plugin de chat WordPress.
  4. Dicas para testar o sistema de chat online WordPress.

Atender bem seus clientes é essencial para o sucesso de qualquer negócio, então vamos direto ao assunto! A seguir, aprenda como adicionar chat WordPress ao seu site.

Por que devo adicionar um chat WordPress no meu site?

Se você possui um site de vendas de serviços ou produtos é provável que tenha que estar em contato com seus clientes diariamente. Existem diversas maneiras de realizar essa comunicação, seja via email, sistema de tickets ou até mesmo por um chat WordPress online.

Todas essas opções são válidas. Porém um chat online possui uma série de benefícios que os outros métodos não oferecem, como por exemplo:

  • Respostas mais rápidas. Com chat online, você pode dar respostas instantâneas a seus clientes, desde que esteja disponível.
  • Profissionalismo. Com um sistema de chat online você passa mais credibilidade para seus visitantes, aumentando a reputação de seu site.
  • Acessibilidade. Em muitos casos, clientes não gostam de comunicação por email ou ticket devido esforço e tempo necessários. Mas com o chat online é muito mais rápido falar com alguém que vai poder te ajudar.
  • Maior taxa de conversões. Frequentemente seus clientes vão acessar o chat online para tirar dúvidas sobre o seu produto. Com o chat online você vai poder mostrar as qualidades de seu produto e aumentar a probabilidade de venda.

Ter um chat WordPress online é uma ótima ferramenta para muitos sites. Mas não é tão vantajoso para projetos pequenos, como blogs ou portfólios. Geralmente sites de e-commerce são mais beneficiados por este tipo de ferramenta, afinal, precisam lidar com clientes diariamente.

Mas se você pretende adicionar um chat online para outro tipo de site, não há problema algum. Com o WordPress você tem muitas opções para implementar esse recurso, alguns até gratuitos.

Nós recomendamos a adição de chat online até se você já possui outros métodos de comunicação, como email. Quando mais opções você fornecer, mais confortáveis seus clientes vão se sentir para entrar em contato, o que os tornará mais felizes.

Os 3 melhores plugins para adicionar chat WordPress  

Como já deve ter imaginado, a maneira mais fácil de instalar um chat WordPress no seu site é através de um plugin. Nesta seção vamos apresentar as 3 melhores opções de chat online para WordPress. Então, vamos ensinar como usar uma delas.

1. WP Live Chat Support

plugin Wp Live chat support

Se está procurando por um plugin de chat  fácil de usar, WP Live Chat Support é uma ótima alternativa. Assim que ativado, seu site já vai poder ter um sistema de chat funcionando, além de possuir diversas opções de customização.

Por exemplo, você pode mudar a cor da janela do chat, assim como a mensagem automática que os usuários veem ao abrir o chat. WP Live Chat Support também permite que você converse com várias pessoas ao mesmo tempo, inicie um chat como administrador, e até verifique o histórico de conversas.

De modo geral, o WP Live Chat Support é uma ótima opção para projetos e negócios pequenos e médios. Entretanto só permite um atendente, ou seja, apenas uma conta vai ter acesso ao chat..

Se você precisa atender uma alta demanda de chats todos os dias é recomendado que procure uma outra opção. Ou pode realizar um upgrade para a versão premium do plugin.

Características:

  • Chat online no WordPress funcionando em poucos minutos.
  • Capacidade de conversar com diversos clientes de uma só vez.
  • Personalização da aparência e comportamento do sistema de chat.
  • Permite salvar o histórico das conversas e enviar para usuários se preciso.

Preço: O plugin é grátis, mas possui uma versão Pro.

2. Live Chat by Formilla

plugin Formilla para chat online WordPress

Live Chat by Formilla é outra excelente opção de chat online. Ele permite que você instale a ferramenta de chat online às suas páginas automaticamente ou use widgets para ter mais opções. Você também pode monitorar a atividade dos usuários pelo painel de controle do plugin e começar um chat com qualquer usuário que desejar.

Além disso, o Live Chat by Formilla permite ativar uma janela de chat após um período de tempo determinado. Nós gostamos desse recurso pois cria uma experiência mais natural ao usuário navegando no site. No geral, este plugin oferece muitas funcionalidades e uma interface agradável de usar.

Para usar o plugin é preciso criar uma conta Formilla. O processo é simples e você pode escolher um plano grátis. As vantagens recebidas fazem valer a pena o trabalho de criar um conta. Mas se você não quer usar um aplicativo terceiro como seu software de chat, esta pode não ser a melhor opção.

Características:

  • Configure janelas de chat personalizadas.
  • Forneça um tempo médio de espera para seus visitantes.
  • Use widgets para configurar seu chat.
  • Programe suas janelas para aparecer após um certo período.

Preço: O plugin em si é grátis, assim como o plano mais básico. Mas se você precisa de mais funcionalidades, os planos premium começam a partir de $11.99 ao mês (por agente de chat).

3. Click to Chat for WhatsApp Chat

plugin de chat Whatsapp para WordPress

Como o nome indica, Click to Chat for WhatsApp Chat é um pouco diferente dos outros plugins. O que este plugin faz é abrir uma janela de chat no seu site que automaticamente gera uma conversa no WhatsApp para que você responda seus clientes logo em seguida. Para usuários de Desktop, o plugin vai enviar para o WhatsApp web, que funciona da mesma maneira.

A vantagem deste plugin é que o WhatsApp é extremamente popular em muitas partes do mundo, então as pessoas estão bem familiarizadas com o app. E mais, já que a maioria das pessoas estão com seus celulares o tempo todo, fica mais fácil e rápido de ajudar seus clientes.

A desvantagem é que os clientes vão ver o seu número de telefone ao abrir um chat. Então é recomendado que você tenha um número dedicado somente para seus clientes.

Características:

  • Permite que clientes iniciem conversas de WhatsApp pelo site.
  • Funciona para celulares e Desktop.

Preço: O plugin em si é grátis, assim como o WhatsApp. Mas há uma versão Premium com mais funcionalidades.

Como adicionar um chat online no WordPress em 2 passos

Agora que apresentamos alguns de nossos plugins favoritos para adicionar um chat online no seu site vamos mostrar como um deles funciona, o WP Live Chat Support, devido à facilidade de instalação e de uso até para novatos.

Mas isso não significa que as outras opções sejam inferiores, pelo contrário, incentivamos que você use o plugin que preferir e que se adeque melhor às suas necessidades.

Passo 1: Instale e configure seu plugin de chat online no WordPRess

Como mencionamos, a instalação e configuração deste plugin é bem simples. Acesse seu painel do WordPress e acesse Plugins › Adicionar novo. Utilize a barra de pesquisa para encontrar o plugin WP Live Chat Support e deve aparecer como primeiro resultado:

plugins de chat online WordPress

Clique no botão Instalar agora e aguarde até que o WordPress finalize a instalação. Após alguns segundos vai aparecer o botão Ativar. Clique nele e vamos começar a configurar seu chat.

Assim que o plugin estiver ativado, você vai ver uma caixa de mensagem no seu site:

campo de chat com mensagem no seu site wordpress

Os visitantes de seu site vão poder acessar o botão de chat assim que o plugin estiver ativado, então é uma boa ideia desativar até que a configuração esteja concluída. Para isso navegue até a aba Live Chat › Configurações, procure pela opção Chat ativo, e desative:

configurações gerais de chat online no wordpress

Lembre de salvar as alterações. Agora podemos continuar com a configuração do chat online sem que ninguém acesse o chat.

Então, retorne às Configurações Gerais do plugin, e verifique as opções Required Chat Box Fields e Default visitor name. Aqui você pode configurar quais informações o plugin vai perguntar ao cliente assim que iniciar o chat, e como deve identificá-los a você:

configurações de perguntas no chat online para os clientes

Geralmente é uma boa ideia perguntar o nome e email das pessoas iniciando um chat. Assim você vai saber como chamá-los e qual é o seu endereço de email caso precise entrar em contato novamente mais tarde.

Você também pode mudar a mensagem que aparece ao usuário assim que inicia o chat:

configuração de mensagem para cliente em chat online

Mais abaixo você vai ver a opção de ativar o chat para celulares. Recomendamos que você mantenha esta opção ativada, já que o tráfego de dispositivos móveis tem crescido significativamente.

Por último, vá até a parte de baixo da tela e procure pela seção Chat Transcript Settings. Aqui você pode configurar a opção de enviar um histórico da conversa para o usuário que acabou de falar com você:

transcrição do histórico de conversa com cliente no chat online WordPress

Este recurso pode ser útil em alguns casos. Porém a ativação desse recurso vai depender da preferência e necessidade de cada site. Vale lembrar que se você vai estar tratando de informações sigilosas, ativar essa opção pode não ser a melhor ideia.

Agora, vamos para a aba Estilos. Aqui você pode escolher entre dois temas básicos para sua janela de chat e a sua cor:

configurar estilo de janela de chat online no site WordPress

Idealmente o chat deve ser uma parte do seu site. Então é importante escolher cores que vão combinar com o estilo e padrão do site.

Depois de escolher o tema e as cores que melhor combinam com seu site, desça até a configuração Texto da primeira seção. Aqui você pode personalizar todas as mensagens automáticas que seus visitantes vão ver antes e durante o chat. Sinta-se a vontade para customizar as mensagens da maneira que preferir.

Depois de concluir as configurações, salve as alterações realizadas e ative novamente o chat. É hora de testar!

Passo 2: Testando o chat online no seu site WordPress

Neste momento, o chat vai estar ativo e funcionando no seu site WordPress. Ao visitar o seu site e clicar no botão do chat, o visitante verá:

teste da janela de chat online no seu site WordPress

Após inserir os dados solicitados, o plugin vai solicitar que o visitante aguarde até que um agente (você) entre na conversa:

mensagem de espera no chat online para o cliente WordPress

Desde que seu painel esteja aberto, você vai receber a notificação de que alguém está aguardando. Ao clicar na aba Live Chat, você vai ver uma lista de conversas ativas:

lista de conversas ativas no chat WordPress online

Clique no botão Accept Chat e é hora de ajudar seu cliente! Na maioria dos casos o visitante vai dizer logo qual é o problema. Mas nada impede você de iniciar a conversa e dizer Oi:

iniciando conversa em um chat online no WordPress

Você pode encerrar a conversa a qualquer momento, assim como o visitante. Assim que isso acontecer, a conversa vai desaparecer da aba Active Visitors. Mas você ainda pode ler o histórico na aba Live Chat › History, que pode ser útil ao avaliar o desempenho de outros agentes.

Agora você está pronto para usar o chat online nos eu site WordPress! Mas lembre que ao utilizar o plugin WP Live Chat Support é necessário manter o painel aberto em uma aba para receber a notificação no caso de novos chats. Caso contrário, é provável que o visitante fique cansado de esperar e saia chateado e sem respostas.

Conclusão

Adicionar um chat WordPress no seu site é uma das melhores maneiras de agradar seus clientes. E você sempre pode utilizar em adição a outros meios de comunicação, como suporte via email ou telefone. Se você utiliza o WordPress, pode conferir plugins como o WP Live Chat Support para ter um chat no seu site em poucos minutos.

Possui alguma dúvida sobre como fornecer um serviço de atendimento ao cliente de boa qualidade? Comente logo abaixo!

Andrei L.

Andrei é jornalista e conteudista na Hostinger. Tem experiência no WordPress, em conteúdos de tecnologia e conhecimentos avançados em SEO. É fã de games, adora vôlei e ama o inverno.

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$2
29
/mês*

Cadastre-se

Receba nossos conteúdos e novidades direto no seu e-mail!

 

Estamos cadastrando...

Pronto! Obrigado por se inscrever!

OFERTA BLACK FRIDAY 90% OFF
0
DIAS
0
HORAS
0
MINUTOS
0
SEGUNDOS
×
[href]
[href]