Linux VPS

Comando Cat Linux: Guia Básico de Uso e Exemplos

Tutorial Básico Comando Cat Linux

O comando cat do Linux é um dos mais úteis para se aprender. Seu nome é uma derivação da palavra concatenate (concatenar) e permite que você crie, una e exiba arquivos no formato padrão de tela ou em outro arquivo, entre outras coisas.

Ele não requer instalação uma vez que vem pré-instalado com o pacote coreutils em qualquer sistema baseado em Debian ou Red Hat.

Neste tutorial vamos mostrar alguns dos usos mais comuns do comando cat Linux e explicar suas funcionalidades.

Sintaxe do Comando Cat

Antes de começar é necessário acessar o servidor VPS através de SSH e logo poderemos ver a sintaxe básica do comando, que utiliza um nome de arquivo como argumento juntamente com opções para determinar operações específicas.

cat [OPÇÃO] [ARQUIVO]

Para mostrar algumas funções disponíveis. Para conhecer todas as opções, digite cat –help no terminal.

Criar um Novo Arquivo com o Comando Cat

O comando cat permite a criação de novos arquivos de texto de forma rápida. Para isso utilize o operador de redirecionamento > para redirecionar o texto no arquivo.

cat > arquivo.txt

O arquivo está criado e você pode começar a inserir seu texto. Para quebrar linhas basta pressionar Enter. Quando terminado, pressione CTRL+D para sair do arquivo.

Para conferir se o arquivo foi de fato criado, basta executar o seguinte comando no terminal:

ls -l

Visualizar o Conteúdo de um Arquivo com o Comando Cat Linux

Este é um dos usos mais básicos do comando. Sem nenhuma opção, o comando irá ler o conteúdo do arquivo e exibi-lo no terminal.

cat arquivo.txt

Para evitar ter que rolar por arquivos muito grandes, você pode adicionar | more mostrar o resultado com as opções “mostrar mais” ou “mostrar menos”:

cat arquivo.txt | more

Você também pode visualizar o conteúdo de mais de um arquivo. Por exemplo, para visualizar todos os textos de todos os arquivos, use o seguinte comando no terminal:

cat *.txt

Redirecionar Conteúdo

Ao invés de exibir os conteúdos no console, você pode redirecionar o resultado para outro arquivo com a opção >. O comando fica assim:

cat fonte.txt > destino.txt

Se o arquivo de destino não existir, o comando irá criá-lo ou sobrescrever o arquivo com o mesmo nome.

Para anexar os conteúdos do arquivo de destino, use a opção >> com o comando cat Linux:

cat fonte.txt >> destino.txt

Utilizar o Comando Cat para Concatenar Arquivos

Este comando permite a concatenação de diversos arquivos em apenas um. Basicamente ele funciona exatamente como a ferramenta acima, mas com diversos arquivos fonte.

cat fonte1.txt fonte2.txt > destino.txt

Assim como anteriormente, o comando irá criar o arquivo de destino, caso não exista, ou sobrescrever o arquivo com mesmo nome.

Destacar Término de Linha

O comando também marca o término de linha mostrando o caractere $ ao final de cada uma delas. Para utilizar esta ferramenta acrescente a opção -E ao comando:

cat -E arquivo.txt

Exibir o Número da Linha com o Comando Cat

O comando também permite visualizar os conteúdos de um arquivo juntamente com o número das linhas. Para isso adicione -n:

cat -n arquivo.txt

Exibir Caracteres Não-imprimíveis

Para visualizar caracteres não-imprimíveis utilize a opção -v no comando, como mostra o exemplo:

cat -v arquivo.txt

Para exibir tabulação apenas, utilize -T:

cat -T arquivo.txt

A tabulação será mostrada como ^I.

Utilizando o Comando Cat para Suprimir Linhas Vazias

Para suprimir linhas vazias repetidas e economizar espaço na exibição do arquivo, o comando cat disponibiliza a opção -s. Lembre-se que esta opção vai manter uma linha vazia e remover apenas as linhas repetidas em branco. O comando fica da seguinte maneira:

cat -s arquivo.txt

Numerar Linhas com Conteúdos

Para visualizar o número das linhas que possuem algum conteúdo utilizamos a opção -b. É importante mencionar que a opção -b sobrescreve a opção -n:

cat -b arquivo.txt

Visualizar um Arquivo em Ordem Contrária com o Comando Cat

Utilizamos a opção tac para ver os conteúdos em ordem contrária, começando da última linha e terminando com a primeira. Tac nada mais é do que cat ao contrário:

tac arquivo.txt

Conclusão

Agora você já sabe as funcionalidades e operações básicas do comando cat Linux. Faça bom uso! Para mais informações sobre o comando cat, confira o manual executando man cat !.

Esperamos que este artigo tenha sido útil. Até a próxima!

Brendon M.

Brendon é tradutor e apaixonado por tecnologia. Antes de se juntar à incrível Equipe de Conteúdo & SEO, fazia parte da da Equipe de Sucesso do Cliente da Hostinger, onde descobriu na área de hospedagem de sites sua paixão. Nas horas vagas divide seu tempo entre a família, séries, games, futebol e o violão.

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$2
29
/mês*