Como abrir um brechó online em 11 passos

Se você gosta de dar uma segunda vida a itens antigos ou é apaixonado por moda sustentável, abrir um brechó online pode ser um negócio lucrativo.

Mesmo que você seja um iniciante sem experiência comercial, é possível abrir sua própria loja de forma rápida e sem um grande orçamento.

Neste guia, vamos apresentar as 11 etapas fundamentais para abrir um brechó online, incluindo encontrar o nicho da loja, identificar as maneiras certas de configurar seu site e implementar uma estratégia de marketing eficaz.

Como abrir um brechó online

Qualquer pessoa pode montar um brechó online, mesmo quem nunca administrou uma loja virtual antes. Vamos conhecer os passos necessários para lançar um novo negócio de sucesso.

1. Escolha seu nicho

Identificar o nicho da loja é a primeira etapa para abrir um brechó online lucrativo.

Combine as estratégias apresentadas nesta seção para encontrar o ponto ideal entre seus interesses e as necessidades do mercado.

Considere seus interesses pessoais

Pense nos itens de segunda mão pelos quais você é apaixonado e considere as áreas em que você possui conhecimento e, já que isso pode te ajudar a se destacar entre a concorrência. Por exemplo, se você adora videogames clássicos, considere a possibilidade de abrir um brechó com foco em equipamentos de jogos retrô.

Analise as tendências do mercado

Use ferramentas como o Google Trends para identificar o tipo de produtos vintage que as pessoas mais pesquisam. Combine essas informações com dados fornecidos por marcas com autoridade no setor, como o Relatório de Revenda anual da ThredUp, através dos quais você pode identificar os segmentos de mercado que mais estão crescendo e fazer um plano de negócios.

Identifique as lacunas do mercado atual

Utilize redes sociais para encontrar discussões sobre brechós online. No X, pesquise palavras-chave, como “garimpo”, “brechó”, “desapegos” e “peças usadas”, e leia os debates entre os internautas. Em redes sociais como o Reddit, navegue por comunidades como r/ThriftStoreHauls ou r/Flipping e utilize termos em inglês, como “thrifting”, “secondhand” ou “sustainable fashion”. No Instagram, siga influenciadores de moda sustentável e analise os comentários das publicações. Preste atenção aos usuários que estejam expressando pontos problemáticos e identifique áreas de melhoria.

Verifique páginas de brechós populares

Analise as ofertas dos atuais concorrentes para ver o que está vendendo bem. Leia as avaliações dos clientes nos sites ou na Trustpilot para conhecer as reclamações mais comuns e entender quais segmentos geram mais interesse nos compradores. Pesquisas de concorrência ajudam a identificar áreas em que você pode diferenciar seu brechó entre os muitos concorrentes.

2. Configure a página do seu brechó online

A configuração do seu brechó online não precisa ser complicada. As duas principais opções de venda são: através de marketplaces (mercados online) ou via plataformas de e-commerce.

Seus objetivos e orçamento vão definir a melhor maneira de criar e configurar sua loja virtual. Nesta seção, vamos conhecer melhor duas opções de espaço para vendas online, assim você poderá avaliar qual faz mais sentido no seu caso.

Marketplaces 

Um marketplace, ou mercado online, pode ser uma boa opção se você quiser começar rapidamente e vender um número limitado de itens.

guia de presentes da etsy

Vamos dar uma olhada nos prós e contras desse modelo de vendas online:

Prós

  • Fácil configuração. Marketplaces como o Mercado Livre ou o eBay permitem que você crie seu brechó de forma rápida. Na maioria dos casos, basta criar uma conta, configurar listas referentes aos seus produtos e fazer o upload das fotos. 
  • Público interno. Essas plataformas já têm um público estabelecido, o que facilita muito seu contato com possíveis compradores. 

Contras

  • Concorrência acirrada. Esses marketplaces exibem seus produtos ao lado dos produtos de outros vendedores, tornando mais complexa a tarefa de se destacar da concorrência.
  • Taxas sobre cada venda. A maioria dos marketplaces cobra taxas de listagem e taxas de transação. Por exemplo, o eBay cobra US$ 0,30 por produto listado e até 15,55% sobre cada venda, enquanto o Etsy tem uma taxa de inclusão de produtos por US$ 0,20 e uma taxa de transação de 5%. Essas tarifas podem reduzir significativamente os seus lucros. Por exemplo, se você vender um livro antigo no eBay por US$ 20, acabará recebendo apenas US$ 16,59, lembrando que sua plataforma de pagamentos também poderá cobrar uma taxa sobre a transação financeira.
  • Controle limitado da marca. Uma das desvantagens mais significativas do uso de mercados online é que seu controle sobre a marca e a jornada do cliente é bastante limitado. Por exemplo, em termos de design da página e elementos visuais, você geralmente precisa usar modelos e layouts predefinidos pelo marketplace. Isso significa que não será possível expressar totalmente a identidade da sua marca e se destacar dos concorrentes.

Plataformas de e-commerce 

Outra opção para vender digitalmente é construir sua própria loja virtual com uma plataforma de comércio eletrônico integrada, como o Criador de Loja Virtual da Hostinger.

landing page do criador de blogs da hostinger

Veja por que essa pode ser uma ótima solução de longo prazo para configurar seu brechó online:

Prós

  • Controle total sobre sua loja. Ao criar sua própria loja virtual, você terá controle total sobre a apresentação do seu brechó. É possível desenvolver seu site com um nome de domínio personalizado e utilizar um design que expresse a identidade da sua marca.
  • Sem taxas sobre cada venda. Ao vender diretamente de seu site, você evita as taxas e comissões que a maioria dos marketplaces cobra a cada transação. Isso pode fazer com que você tenha margens de lucro mais altas. Seguindo nosso exemplo anterior, ao vender o mesmo livro usado por US$ 20 em seu próprio site, você fica com o valor total da venda, sem compartilhar nada com a plataforma.
  • Não é necessário ter habilidades técnicas. No passado, criar um site exigia conhecimentos em programação e um processo de configuração altamente técnico. Agora, com o Criador de Sites da Hostinger, a IA te ajuda a abrir uma loja online em poucos minutos. Tudo que você precisa fazer é descrever a ideia para sua loja e deixar que a tecnologia faça o resto.
  • Os clientes se concentram em seus produtos. Com seu site próprio, os clientes só enxergam seus produtos. Você não precisará competir com outros vendedores na mesma página nem perder vendas como nos casos em que o marketplace recomenda um produto semelhante a um preço mais baixo.

Contras

  • Não há base de clientes existente. Enquanto os marketplaces online possuem públicos estabelecidos, as plataformas de construção de sites indicam que você não terá um alto tráfego de usuários logo de início. 
  • Investimento de tempo e esforços de marketing. Para construir seu público é preciso desenvolver estratégias de marketing digital eficazes. Felizmente, isso não é complicado e, neste guia, descrevemos algumas opções para você experimentar. 

Escolhendo a plataforma para abrir seu brechó online

Ao decidir onde configurar seu brechó online, considere o orçamento disponível, as metas de longo prazo e o tempo que deseja investir no negócio.

Se você tiver um orçamento apertado, os mercados online são uma boa opção, pois não há a necessidade de investir dinheiro antecipadamente. No entanto, você pagará taxas a cada venda que fizer, o que acaba reduzindo significativamente as margens de lucro a longo prazo.

Por outro lado, configurar uma loja virtual com o Criador de Sites da Hostinger requer um investimento inicial a partir de R$ 13.99/mês, já incluindo aspectos como hospedagem e e-mail profissional. Entretanto, como você não precisa pagar taxas ou comissões sobre cada venda, esse investimento representa um custo inicial relativamente pequeno e que se paga por meio de margens de lucro mais altas.

O Criador de Sites da Hostinger também facilita muito o processo de configuração do seu site. Tudo que você precisa fazer é descrever a ideia do seu brechó e deixar que a inteligência artificial crie um site personalizado. Não são necessárias habilidades técnicas, e você pode editar as páginas com uma ferramenta simples de arrastar e soltar elementos.

Assim, se você quiser ter controle total sobre a identidade da sua marca e sobre como os os produtos são exibidos aos compradores, a criação da sua própria loja virtual faz muito sentido.

Aqui está nossa recomendação final:

  • Marketplace – melhor escolha para vender alguns produtos rapidamente e sem criar uma marca. Também é um ótimo ponto de partida caso você não tenha o orçamento para criar um site.
  • Plataformas de e-commerce – melhores opções para quem deseja criar um negócio com metas de longo prazo e ter um site próprio.

3. Crie sua marca

Uma marca bem elaborada pode te ajudar a se destacar entre os concorrentes e a criar uma impressão positiva em seus possíveis clientes.

Abaixo listamos algumas dicas para criar uma ótima marca:

Escolha um bom nome comercial 

Encontre um nome que indique a especialidade da sua loja, seja ela vintage, moderna ou focada em meio ambiente. Lembre-se de que o nome deve ser fácil de pronunciar e de lembrar, também evite nomes muito semelhantes a marcas existentes.

Estabeleça um estilo consistente

Comece com um logo simples que as pessoas possam lembrar facilmente. Com o Criador de Sites da Hostinger, você pode criar um logotipo rapidamente com o suporte da IA. Escolha as cores e as fontes textuais que mais combinam com estilo do seu brechó e use esses mesmos elementos de design em todo o site e nas redes sociais.

criador de logo com ia da hostinger

Combine a mensagem da sua marca ao perfil do seu público

Uma mensagem de marca se refere à visão que sua loja pretende transmitir aos usuários. Uma boa mensagem de marca comunica claramente o que torna sua loja única e o que ela representa. Esses valores de identidade ajudam a atrair o público ideal para seu negócio, alinhando suas necessidades e preferências à sua audiência desejada. Mantenha um tom consistente em todas as plataformas para comunicar com eficácia os princípios e a história do seu negócio.

A marca que você criar deve representar o propósito da sua loja virtual. Uma marca forte pode atrair e reter clientes e, ao mesmo tempo, criar confiança e gerar fidelidade.

4. Encontre produtos de boa qualidade

Depois de configurar seu brechó virtual, será preciso desenvolver diversas estratégias para encontrar bons produtos de forma eficaz. Não se esqueça de concentrar seus esforços apenas em produtos que estejam alinhados com seu nicho, que atendam ao seu plano de negócio e que atraiam seu público-alvo.

Nesta seção, indicamos várias maneiras possíveis de obter ótimos produtos para seus clientes:

  • Bazar ou feira de antiguidades. As feiras de antiguidades e bazares populares geralmente estão repletas de tesouros escondidos, especialmente em vendas de garagem e afins. Chegue cedo para fazer uma boa seleção dos itens — desde roupas até objetos para casa e decoração — procurando produtos com preços baixos e que possam interessar seu público-alvo. 
  • Vendas de imóveis. Muitas vezes, vendas de casas e apartamentos podem incluir itens usados de alta qualidade. Consulte sites específicos, como EstateSales.org, para ver as próximas vendas nas regiões selecionadas. Muitos desses processos são baseados em leilões, portanto, pense em uma faixa de preço confortável para seu orçamento antes de dar lances. 
  • Outros brechós. Visite brechós e sebos em sua área e procure lojas que estejam fechando ou mudando de local, já que nessas situações a compra em grandes quantidades pode gerar bons descontos. Crie relacionamentos com outros proprietários de lojas de usados para ser notificado sobre futuros estoques que se encaixem em seu nicho.
  • Mercados de pulgas. Essas são ótimas fontes de itens subvalorizados que você pode revender online. Chegue cedo e leve dinheiro para facilitar a negociação com os feirantes. Estabeleça contato com vendedores regulares que podem lhe dar prioridade em novos estoques.
  • Atacadistas. Localize fornecedores de itens em excesso de estoque, em liquidação ou fechamento. Esses fornecedores geralmente têm estoques muito grandes e produtos parados que desejam vender em grandes quantidades.  

Lembre-se de começar aos poucos

É fácil se deixar levar pela empolgação de encontrar produtos que seus clientes vão adorar. No entanto, você precisa se lembrar de começar devagar.

Primeiro, concentre-se em ter uma pequena coleção de produtos de excelente qualidade. Isso permitirá que você gerencie o estoque de forma eficaz e, ao mesmo tempo, obtenha informações e identifique padrões sobre as preferências dos clientes.

Depois de estabelecer sua marca no mercado e identificar o que seus clientes desejam, você poderá expandir o estoque.

5. Armazene e gerencie seus produtos

Um armazenamento eficaz é essencial para garantir que seu estoque permaneça em boas condições até que seja vendido.

Manter seus produtos em casa costuma ser a opção que faz mais sentido no início. Use a garagem, porão, quarto de hóspedes ou prateleiras vazias. Essa pode ser uma opção econômica que facilita o acesso e o gerenciamento dos produtos.

O aluguel de uma unidade de armazenamento pode ser vantajoso se você não tiver espaço em casa. A maioria dos depósitos é climatizada, o que protege os itens da temperatura e da umidade. Esses espaços também oferecem recursos avançados de segurança, como câmeras de vigilância e acesso fechado. Escolha uma unidade que esteja localizada próximo de você e que permita acesso flexível.

Independentemente de onde você armazena seu estoque, é importante se manter organizado. Confira abaixo algumas considerações quanto ao gerenciamento de seus produtos:

  • Combine as categorias de armazenamento no depósito com as categorias de produtos no site. Separe os produtos com base nas categorias da sua loja virtual. Use prateleiras, estantes, compartimentos e caixas organizadoras para manter os itens ordenados e etiquetar tudo com clareza.
  • Faça auditorias no inventário regularmente. Verifique os níveis de estoque e identifique quaisquer discrepâncias. Essa tarefa te ajuda a manter os níveis de estoque precisos e evita o excesso de oferta.
  • Use um sistema de gerenciamento de estoque. Comece com uma planilha simples que permita o monitoramento da quantidade de produtos, há quanto tempo eles estão armazenados e como estão categorizados.

Desenvolver um sistema de armazenamento bem organizado pode contribuir significativamente para o sucesso do seu brechó. Preste atenção aos detalhes e se mantenha ativamente empenhado na tarefa de organização do estoque, assim você pode simplificar os processos de venda e envio.

6. Tire boas fotos dos produtos

A alta qualidade nas fotos dos produtos é essencial para criar confiança nos usuários visitantes e convertê-los em compradores.

Em um brechó físico, os clientes podem tocar e avaliar os produtos de perto. Em um brechó online, as fotos dos produtos são o mais próximo que os compradores podem chegar de tocar ou experimentar os itens. Portanto, elas devem causar uma ótima impressão nesses possíveis clientes.

Para tirar fotos ótimas dos seus produtos, considere os fatores listados abaixo:

  • Boa iluminação. A iluminação natural funciona melhor e garante fotos mais nítidas, ou seja, tente fotografar durante o dia. Considere investir em uma ring light simples se não houver luz natural disponível.
  • Fundo simples. Utilize um plano de fundo de cor neutra, permitindo que seus produtos se destaquem. O criador de sites da Hostinger conta com a ferramenta de AI Background Remover, que permite que você utilize um plano de fundo transparente ou de cor única. Assim, ao manter os fundos consistentes, as fotos acabam contribuindo com a clareza e coesão geral do design das páginas.
ferramenta para remover fundo de imagens de produtos no criador de loja virtual da hostinger
  • Vários ângulos. Ofereça aos clientes uma visão completa dos seus produtos, publicando fotos da frente, de trás e de ambos os lados dos itens. Tire e publique fotos com zoom em detalhes importantes das peças. Não se esqueça de incluir fotos de quaisquer defeitos para manter a transparência e gerar mais confiança nos compradores.
  • Consistência. Mantenha um estilo consistente em todas as fotos de seus produtos para aprimorar a experiência de navegação e compra dos usuários. 
  • Edição de fotos. Use ferramentas simples, como o PicMonkey ou o Canva, para destacar ainda mais seus produtos com retoques simples, como ajuste de brilho ou corte de imagens.

7. Precifique seus produtos adequadamente

Para determinar o preço dos seus produtos, é necessário considerar diferentes fatores, como os custos de aquisição do item e os valores praticados pela concorrência na venda de produtos parecidos.

Vamos conhecer melhor alguns elementos que são essenciais para precificar corretamente os produtos do seu brechó online.

  • Cubra seus custos. Calcule os custos totais de cada produto, incluindo o preço que você pagou por ele, quaisquer taxas de viagem ou deslocamento, até os gastos com embalagem e envio do item ao comprador. Para manter a lucratividade, seu preço de venda deve ser maior do que o somatório desses custos.
  • Verifique os preços dos concorrentes. Encontre produtos semelhantes em outros brechós online ou em marketplaces, como eBay ou Etsy, para determinar uma faixa de preço competitiva. Em seguida, pense nos fatores que podem influenciar esse preço, como as condições de uso do produto e as tendências de mercado.
  • Trabalhe com preços estratégicos. Vender pela internet envolve questões de apresentação e percepção. Para criar uma percepção de valor, use preços que terminam em 99, como R$ 9,99 em vez de R$ 10 ou R$ 99 em vez de R$ 100. Essa estratégia dá a impressão de que o produto tem desconto ou que seu preço é significativamente menor, mesmo que a diferença seja marginal.
  • Considere as demandas sazonais. Alguns produtos podem ter preços mais altos em determinadas épocas do ano, como mochilas e material escolar quando os alunos se preparam para voltar às aulas ou equipamentos de camping e para atividades ao ar livre na primavera e no verão.
  • Mantenha o dinamismo nos preços. Ajuste seus preços de acordo com a demanda, com o tempo em que os produtos ficaram listados no site sem serem vendidos e nas condições gerais do mercado.

Ao considerar cuidadosamente esses fatores, você poderá encontrar uma faixa de preços que cubra seus custos e que reflita o valor de seus produtos.

8. Defina o modelo de envio

O processo de remessa é outro componente essencial para abrir um brechó online de sucesso.

Desde o gerenciamento de custos até o trabalho com os parceiros de logística, suas decisões de envio podem afetar significativamente a satisfação do cliente, e também a lucratividade da sua loja virtual.

Vamos conhecer melhor os principais elementos de um bom sistema de entrega:

  • Parceiros de logística. Compare as taxas e os serviços oferecidos por diferentes transportadoras para encontrar uma solução que caiba no seu orçamento e que atenda às suas necessidades de entrega. 
  • Custos de remessa. Negocie descontos com as transportadoras para envios em massa e considere taxas fixas ou frete grátis para incentivar compras maiores.
  • Embalagens adequadas. Utilizar embalagens adequadas é essencial para proteger os produtos durante o transporte, especialmente no caso de itens frágeis ou vintage. Considere a utilização de embalagens ecológicas para representar valores sustentáveis.
  • Prazos de entrega. Comunique os prazos de entrega aos clientes de forma clara e realista. Além do tempo de transporte, considere o tempo necessário para preparar os itens para o envio.

9. Divulgue seu brechó online

O marketing é essencial para direcionar o tráfego de usuários e gerar vendas para o seu brechó online. As estratégias de marketing ajudam a apresentar sua loja a possíveis clientes, destacam o que torna seus produtos diferenciados e informam as pessoas sobre os benefícios das compras de usados.

Nesta seção, vamos apresentar diferentes atividades de marketing para você experimentar:

Otimização de mecanismos de busca (SEO)

Use ferramentas como o Planejador de palavras-chave do Google para pesquisar e identificar palavras-chave relevantes para seus conteúdos e descrições de produtos. Ao adicionar keywords no seu site, ele terá mais chances de ficar melhor posicionado no ranking de resultados das pesquisas feitas em mecanismos de busca, fazendo com que mais pessoas descubram seu brechó online. 

Para subir ainda mais nos mecanismos de busca, como o Google, lembre-se de que seu site deve carregar rápido e ser responsivo. Felizmente, todas as páginas criadas com o Criador de Sites da Hostinger são compatíveis com dispositivos móveis.

Marketing em redes sociais

Atue em plataformas como Instagram, TikTok e Facebook para criar um conjunto de possíveis clientes. Compartilhe fotos e vídeos exclusivos de seus produtos e interaja com sua comunidade. Incentive os usuários a compartilhar seus conteúdos e publicar fotos das compras feitas em seu brechó. Use hashtags (#) relevantes para aumentar a visibilidade da sua loja e aproveitar as tendências do momento.

Anúncios pagos

Se você tiver um orçamento que inclui estratégias de marketing, considere a possibilidade de fazer anúncios pelo Google Ads ou em redes sociais, como Facebook e Instagram. Você pode utilizar palavras-chave específicas relacionadas aos seus produtos e direcionar os anúncios a usuários específicos que tenham interesse em produtos como os seus. Esforços com publicidade paga podem ajudar a alcançar mais pessoas dentro de um público-alvo específico, mas é fundamental testar o desempenho dos anúncios e manter o controle dos custos.

Parcerias com influenciadores

Forme parcerias com empresas de ramos complementares ou influenciadores cujo público tem interesse em moda sustentável. Ofereça uma comissão de afiliado para todas as vendas que eles proporcionarem ao seu brechó.

Lembre-se que quando for implementar qualquer um desses esforços de marketing, é fundamental manter uma identidade de marca consistente em todos os canais de comunicação. Acompanhar e analisar o desempenho das estratégias para ver o que funciona melhor para sua loja, e adaptar sua estratégia com base nos feedbacks de clientes são tarefas igualmente importantes.

10. Forneça um excelente atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é fundamental para o sucesso de qualquer loja virtual. Ele ajuda a garantir que os clientes podem confiar em seu negócio, ao mesmo tempo em que os incentiva a recomendar seu brechó a outras pessoas.

Aqui estão algumas maneiras fáceis de criar uma experiência positiva para os clientes:

Trabalhe com vários canais de comunicação

Forneça suporte por email para consultas mais detalhadas, suporte por chat em tempo real para questões rápidas e, para as dúvidas mais comuns, desenvolva uma seção de perguntas frequentes (FAQ) em seu site. Todas essas tarefas podem ser facilmente realizadas com o Construtor de Sites da Hostinger, através do qual é possível configurar uma caixa de bate-papo via WhatsApp ou Facebook Messenger, um formulário de contato para comunicação por email, e uma página específica para as perguntas frequentes. Com essa estratégia você atende a uma variedade de preferências dos clientes e demonstra que está disposto a ajudá-los a encontrar respostas de forma fácil e conveniente.

Responda rapidamente às perguntas dos clientes

Respostas rápidas mostram aos clientes que você se preocupa com eles, além de ajudar a evitar frustrações que podem gerar críticas negativas. Defina valores claros com relação aos tempos de resposta, assim os clientes sabem que devem esperar um retorno dentro do tempo estipulado em vez de imediatamente.

Simplifique as políticas de devolução e troca 

Torne o processo de devolução simples e fácil de seguir, ofereça um prazo de devolução razoável e comunique claramente as suas políticas no site do seu brechó. Quanto mais transparente forem as políticas de troca, melhor a reputação da sua marca e maior a maior será a confiança dos clientes nos seus produtos.

Um excelente serviço de atendimento ao cliente não precisa ser complicado. Comece antecipando as prováveis dúvidas e eventuais necessidades dos clientes, oferecendo respostas e soluções antes delas surgirem.

11. Monitore e analise o desempenho do seu negócio

O acompanhamento das principais métricas de desempenho é vital para o sucesso e crescimento do seu brechó online. A análise regular das atividades da sua loja permite que você entenda o que está funcionando bem e onde devem ser feitas melhorias.

Principais métricas de monitoramento

Aqui estão os principais dados de comércio pela internet que você deve acompanhar em seu site:

  • Desempenho das vendas. Ao identificar quais produtos estão vendendo bem, você pode se concentrar mais na venda desses itens populares. Isso também pode indicar caminhos de convergência a nichos e segmentos específicos. 
  • Tráfego do site. O monitoramento do tráfego de usuários no seu site te ajuda a entender de onde vêm os visitantes, permitindo que você concentre melhor seus esforços de marketing. Quando o tempo é limitado, o ideal é se dedicar às estratégias de marketing mais eficazes.
  • Taxas de conversão. Para melhorar a experiência do cliente e gerar mais vendas, é preciso entender quantos visitantes se convertem em compradores em sua loja virtual. Os fatores que podem melhorar as taxas de conversão incluem fotos de melhor qualidade, descrições de produtos mais atrativas, estratégias de preços diferenciadas e políticas de envio simplificadas.
  • Comportamento do cliente. Essa métrica permite que você entenda se os compradores se tornam clientes recorrentes ou se houve um aumento considerável nas devoluções. Isso quer dizer que você terá uma ideia geral da satisfação dos usuários, indicando o que precisa ser melhorado no site e nos processos de venda. Por exemplo, a oferta de mais itens complementares e brindes, ou a criação de descrições mais transparentes para gerenciar as expectativas dos clientes com relação aos produtos.

Melhores ferramentas de monitoramento de desempenho

Há várias ferramentas disponíveis para te ajudar a acompanhar os dados de venda e performance do seu site. Abaixo indicamos as mais eficientes:

  • Google Analytics. Ferramenta gratuita que fornece insights detalhados sobre as fontes de tráfego do site e o comportamento dos usuários.
  • HotJar. Oferece um conjunto avançado de ferramentas para entender como as pessoas navegam pelo seu site.
  • Criador de Sites da Hostinger. Oferece uma visão abrangente do desempenho das vendas, do tráfego e do comportamento dos usuários com ferramentas avançadas, como o AI Heatmap (mapa de calor desenvolvido por inteligência artificial) – que ajuda a identificar em quais áreas do site os visitantes passam mais tempo. Esses insights podem te ajudar a melhorar drasticamente a experiência do usuário e as taxas de conversão da loja. Você também pode configurar várias ferramentas externas ao painel de hospedagem, incluindo o Google Analytics
mapa de calor ia do criador de sites da hostinger

Conclusão

Abrir um brechó online é uma jornada divertida. Com sua paixão e as estratégias apresentadas neste tutorial, você estará no caminho certo para deixar sua marca no mundo do eCommerce.

Vamos recapitular os principais 11 passos:

  1. Identificar o nicho. Faça uma pesquisa de mercado e explore seus interesses para encontrar seu nicho ideal.
  2. Configurar a loja virtual. Pesquise diferentes plataformas e identifique qual delas responde melhor aos seus objetivos.
  3. Criar sua marca. Crie um nome comercial memorável e desenvolva um logotipo que represente sua identidade de marca.
  4. Adquirir bons produtos. Use diferentes métodos para obter produtos que gerem interesse no seu público-alvo.
  5. Armazenar e gerenciar os itens. Crie um sistema de estoque bem organizado para garantir que os produtos permaneçam em boas condições.
  6. Postar fotos de alta qualidade Mostre seus produtos da melhor forma possível através de fotos profissionais.
  7. Determinar o preço dos seus produtos. Calcule um preço justo para os produtos levando em conta seus custos, os preços dos concorrentes e quaisquer características de exclusividade das peças.
  8. Configurar o processo de envio. Um sistema de remessa confiável envolve encontrar transportadoras adequadas e usar embalagens apropriadas para transportar os produtos até os compradores.
  9. Divulgar seu brechó online. Planeje várias estratégias de marketing, como SEO, marketing em redes sociais, anúncios pagos e parcerias com influenciadores e outras marcas.
  10. Oferecer um sistema de atendimento ao cliente. Se comunique de forma proativa e imediata com seus clientes, proporcionando uma experiência positiva. 
  11. Monitorar e analisar o desempenho da loja virtual. Analise os dados de desempenho do seu brechó online para tomar decisões informadas sobre o que funciona bem e o que pode ser melhorado.

Lembre-se de começar aos poucos, aprender e melhorar à medida que avança e comemorar todas as suas pequenas vitórias. Boa sorte nessa jornada!

Perguntas Frequentes: como abrir um brechó online

Brechós online são lucrativos?

Um brechó online pode ser lucrativo, mas seu sucesso depende de várias questões. Encontrar um nicho popular e de baixa concorrência, encontrar itens sob demanda e oferecer um atendimento excepcional ao cliente são alguns fatores vitais para a lucratividade do seu negócio.

Quanto eu posso lucrar com um brechó online?

Os lucros de um brechó online variam muito, desde algumas centenas de reais por mês até muito mais para empresas bem estabelecidas. Diferentes fatores afetam o quanto você pode ganhar, inclusive a qualidade e a quantidade de seu estoque, suas margens de lucro e a eficiência de seu marketing. 

Quanto custa abrir um brechó online?

Os principais custos para abrir um brechó online são a contratação da plataforma de comércio eletrônico utilizada, o registro do nome do domínio do site e a aquisição do estoque inicial. Antes de investir mais e aumentar a escala, o ideal é começar aos poucos para entender o que vende bem.

Author
O autor

Bruno Santana

Jornalista formado pela Universidade Federal da Bahia e Especialista em Marketing de Conteúdo na Hostinger, onde atuo na criação e otimização de artigos úteis, envolventes e criativos em áreas como desenvolvimento web e, marketing. Além disso, sou colaborador eventual do site MacMagazine e da editoria de cultura do Jornal A Tarde, fascinado por arte, culinária e tecnologia.