WordPress

Como adicionar o botão Curtir do Facebook no WordPress

tutorial para aprender como adicionar o botão Curtir do Facebook no WordPress

Não tem jeito: se você quer conquistar seu espaço na internet, você precisa estar nas redes sociais de qualquer jeito. Por isso, este tutorial vai ensinar você a como adicionar o botão Curtir do Facebook no WordPress

As redes sociais são ótimas para gerar tráfego e volume de usuários ao seu site WordPress. Assim, é muito importante que seu site torne fácil o ato de compartilhar e espalhar conteúdos pela rede.

Lembrando que a rede criada por Mark Zukerberg é a mais popular e usada no mundo. Então seria uma excelente ideia você ter algo do tipo instalado no seu blog ou loja online para facilitar a sua autoridade e relevância online.

Vamos começar?

O que você vai precisar

Antes de começar este guia, você vai precisar do seguinte:

  • Acesso ao painel de controle do seu site WordPress

Opção 1 – Como adicionar o botão Curtir do Facebook no WordPress com um plugin

A maneira mais fácil de adicionar botão Curtir Facebook no site WordPress é usando plugins. Os passos abaixo mostram como instalar e ativar o botão Curtir do Facebook usando o plugin BestWebSoft.

  1. Acesse o painel de controle do WordPress e navegue até a seção Plugins >> Adicionar Novo. Lá, procure pelo plugin Facebook Button by BestWebSoft no campo de busca. Aperte ENTER, localize o plugin e aperte em Instalar Agora. Clique aqui se precisar de instruções mais detalhadas de como instalar plugins.

    instalar plugin Facebook Button by BestWebSoft

  2. Assim que a instalação tiver sido concluída, clique em Ativar.ativar plugin Facebook Button by BestWebsoft
  3. Chegou a hora de configurar o plugin. Para inserir botão Curtir Facebook no site WordPress, acesse a página de configuração do plugin navegando até Painel >> Facebook Button.

    configuração do plugin Facebook Button by BestWebSoft

  4. Na página de configuração, configure o botão Curtir do Facebook de acordo com o que você quer para o seu site. Por exemplo, você pode escolher onde quer posicionar o botão, o idioma dele e assim por diante.

    opções de configuração do botão curtir do facebook no wordpress

  5. Quando a configuração estiver terminada, navegue a qualquer página ou post que você quer criar. Comece um novo conteúdo e insira o botão Curtir do Facebook no WordPress apertando em Add BWS Shortcode.

    atalho de inserir botão curtir numa postagem do wordpress

  6. Aperte em Inserir novamente e o botão será inserido na postagem. Pronto, você acabou de aprender como colocar botão curtir no WordPress.

    inserir botão curtir do facebook numa página ou post do site wordpress


Opção 2 – Como adicionar o botão Curtir do Facebook no WordPress manualmente

Esta opção é um pouco mais trabalhosa, pois ela envolve um pouco mais de conhecimento da estrutura de códigos e arquivos  PHP do WordPress. Basicamente, essa forma vai ensinar você a como adicionar o botão curtir do Facebook no WordPress manualmente.

Mas não se preocupe. Trabalhar manualmente com códigos não é um bicho de sete cabeças. Basta seguir as orientações abaixo exatamente como elas são mostradas que você vai conseguir realizar tudo sem qualquer tipo de contratempo.

Antes de tudo, recomendamos que você faça um backup do seu site WordPress (o conteúdo está em inglês). Agora, siga os passos a seguir para conseguir adicionar o botão Curtir do Facebook.

  1. Acesse o painel de controle do seu WordPress. Navegue até a seção Aparência >> Editor.

    adicionando botão de curtir manualmente no wordpress

  2. No lado direito da tela você encontra os arquivos editáveis. Escolha onde você quer que o botão Curtir do Facebook apareça no seu site. Neste tutorial, escolhemos o rodapé das páginas. Por conta disso, editamos o arquivo footer.php (rodapé).

    encontrando o rodapé do tema para inserir botão de curtir

  3. Copie o seguinte código e adicione no respectivo arquivo PHP. O resultado da inserção você vê na imagem abaixo.
    <iframe src="http://www.facebook.com/plugins/like.php?href= <?php echo urlencode(get_permalink($post->id)); ?>&amp;layout=standard& amp;show_faces=false&amp;width=350&amp;action=like&amp;colorscheme=light" scrolling="no" frameborder="0" allowTransparency="true" ></iframe>

    inserindo código do botão curtir no rodapé do arquivo php do wordpress

  4. Aperte em Atualizar Arquivo para salvar as mudanças.
  5. Visite a página inicial do seu blog WordPress e veja como a inserção do botão Curtir do Facebook ficou. Deve aparecer algo como a imagem abaixo. Se não estiver como você espera, remova o código e o coloque em outro lugar da sua preferência.

    botão curtir posicionado no rodapé do site wordpress

Conclusão

Parabéns! Neste tutorial, você aprendeu a como adicionar o botão Curtir do Facebook no WordPress. E, o mais legal de tudo, por duas formas diferentes: usando um plugin e também manualmente.

São ações rápidas como essa que ajudam seu site a chamar mais visitantes e espalhar a mensagem dos seus conteúdos pela internet. E não é exatamente isso que você quer para o seu blog? Temos certeza que sim!

Ficou com alguma dúvida ou tem algo a acrescentar? Use a caixa de comentários abaixo para mandar sua pergunta ou sugestão. A gente vai adorar interagir com você! 😉

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$6
39
/mês*

Junte-se a centenas de inscritos em todo o mundo

e receba um resumo dos tutoriais mais recentes direto para o seu e-mail

Please wait...

Obrigado por se inscrever!

[href]
[href]