outubro 9, 2020
6min de leitura
Rafael H.
Você está procurando por uma maneira de melhorar o desempenho do seu site do WordPress? Então que tal tentar usar o Google Analytics? Neste artigo, vamos falar sobre as funcionalidades dessa ferramenta e todas as vantagens que você pode esperar por usá-lo. Para completar isso tudo, também vamos explicar como adicionar o Google Analytics para o seu site do WordPress.
Está procurando por um lugar para hospedar o seu novo site do WordPress? Embarque na Hostinger e tenha um desconto incrível de até 90%!
Conteúdo
Antes de você adicionar o Google Analytics ao seu site do WordPress, você precisa se cadastrar. Não se preocupe, pois o processo é bem simples e requer apenas uma conta do Google.
As etapas abaixo mostram como se cadastrar no Google Analytics:
Há dois métodos de adicionar o código de acompanhamento do Google Analytics ao WordPress:. O primeiro envolve usar e o segundo pede que você faça isso manualmente. Confira ambos abaixo.
Se você não quer mexer no seu tema, é possível usar um plugin de terceiros para resolver o problema para você. Isso não apenas é mais fácil como também reduz o risco de estragar o seu código.
Confira este artigo para aprender como instalar um plugin do WordPress.
Como existem dezenas de ótimos plugins do Google Analytics dentre os quais escolher, tomamos a liberdade de criar um guida usando uma das melhores opções de plugin do mercado – o MonsterInsights.
Com mais de dois milhões de usuários e contando, o MonsterInsights é um plugin robusto de painel de controle para o Google Analytics, que deverá dar conta de todas as suas necessidades de marketing. A maior vantagem do plugin está na sua habilidade de criar relatórios customizados com base nos parâmetros da sua escolha.
Se você precisa apenas das funcionalidades básicas de uma ferramenta analítica, O MonsterInsights oferece uma versão Lite gratuita. Agora, caso você precise de mais opções, é possível fazer upgrade para a versão Plus a partir de US$ 99,50 por ano – o que é uma ótima escolha para pequenos negócios.
Aqui está como adicionar o Google Analytics com o MonsterInsights:
Depois que você tiver logado na sua conta do Google Analytics, você precisa obter um código de rastreamento e colocá-lo no seu site.
Para adicionar o código do Google Analytics para o seu arquivo functions.php, você precisa ter um tema filho instalado. Como assim? Além de ser relativamente mais fácil de modificar, o tema filho preserva todas as mudanças que você já fez, mesmo quando você atualizar o tema pai.
Você pode conferir este artigo para aprender mais sobre isso.
Depois que você completar o processo de cadastro, o serviço vai direcionar você para uma área onde pode obter o código do Google Analytics. Contudo, se você quer refazer os seus passos, aqui está como obter o seu código de modo manual:
Uma vez que você tiver obtido o seu código de rastreamento, já pode navegar para o seu WordPress para começar os passos de configuração.
Existem algumas maneiras de adicionar o Google Analytics para o WordPress usando o trecho de código.
A primeira localização onde você pode adicionar o código de rastreamento do Google Analytics é no arquivo functions.php. Você pode criar uma nova função que contém o trecho de código.
NOTA: Por motivos de precaução, é melhor criar uma cópia de backup do seu arquivo antes de modificá-lo.
add_action('wp_head','my_analytics', 20); function my_analytics() { ?> <!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics --> <script async src="https://www.googletagmanager.com/gtag/js?id=UA-26575989-48"></script> <script> window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-26575989-48'); </script> <?php }
Você também pode adicionar o código de rastreamento do Google Analytics no arquivo de Cabeçalho do Tema (header.php).
Outro método que você pode usar com o Google Analytics e o WordPress é o Google Tag Manager. Isso é usado para aumentar a sua agilidade. Isso significa que você pode atualizar as suas próprias tags para rastreamento de conversões, conferir dados analíticos do site e mais.
Facilmente adicione ou modifique tags conforme você desejar, ou inclua tags de terceiros para a web e aplicativos móveis. A melhor parte é que você pode atualizar ou adicionar mais scripts a partir da interface de usuário do Tag Manager, ao invés de fazer isso no WordPress.
Depois de se cadastrar, baixe o plugin do Tag Manager para WordPress. No seu site do WordPress, vá para Plugins -> Adicionar novo -> procure por Google Tag Manager -> Ativar.
Uma vez que o processo tiver sido completado, você precisará inserir a sua ID do Google Tag no plugin. Para fazer isso, vá para o seu site do Tag Manager e clique em Admin. Aqui, você vai encontar um ID que começa com GTM. Copie-o por agora.
Então, no seu site do WordPress, vá para Configuraçoes -> Google Tag Manager e cole na caixa Google Tag Manager ID.
O Google Analytics é uma das mais populares ferramentas analíticas para web do mercado. Este serviço gratuito impulsionado pela Google pode fornecer dados valiosos sobre o tráfego do seu site e o comportamento do seu público. Portanto, você pode fazer decisões baseadas em dados para planejar o crescimento do seu site a longo prazo.
Se você quer aprender mais sobre o Google Analytics, se cadastre para Cursos Gratuitos do Analytics. Eles incluem cursos para iniciantes, avançados, power users e mais.
Quando você começa um blog, o seu objetivo principal normalmente será obter mais seguidores e mais tráfego. O Google Analytics é uma das melhores maneiras de se chegar lá.
Aqui estão quatro motivos de porque você deveria considerar a opção de adicionar o Google Analytics para o seu site do WordPress:
O Google Analytics é uma ferramenta de análise para web gratuita e robusta, que coleta informações cruciais sobre seu desempenho na internet e seu público-alvo. Ao obter insights de dados analíticos na web, você pode tomar decisões baseadas em dados para fazer o seu site no WordPress crescer da maneira mais eficiente.
Existem duas maneiras de adicionar o Google Analytics num site do WordPress:
Esperamos que você tenha achado este guia sobre como adicionar o Google Analytics ao WordPress útil. Se você tiver mais perguntas, sinta-se livre para adicionar um comentário abaixo.
fevereiro 05 2018
Top a 3 Opção funcionou perfeitamente haha valeu
março 28 2018
Tentei as opções 2 e 3 e não consegui alterar pelo wordpress e aparecia a seguinte mensagem: Algo deu errado e sua alteração pode não ter sido salva. Tente novamente. Há também uma chance de que você precise corrigir e enviar o arquivo manualmente por FTP. Por que será?
Respondeu em março 29 2018
OLá, Diego. Se está acontecendo isso, não se preocupe, você pode fazer isso através do FileZilla. Baixe o arquivo, edite no bloco de notas ou em algum outro programa de edição de código e substitua o arquivo que você editou pelo que existe no servidor através do FileZilla.
abril 13 2018
Obrigada, me ajudou bastante. Tudo de bom.
Respondeu em abril 16 2018
Oi, Rosana! Que bom que deu certo :) Abraço!
julho 19 2018
Muito obrigada. Você não imagina o quanto me ajudou!
Respondeu em julho 20 2018
Oi, Pamela! Todo mundo aqui ficou feliz com o seu feedback! Conte com a gente :)
fevereiro 06 2019
Oi Rafael, Quando clico em "aparência" não aparece a opção "editor" para mim. Será que é porque meu plano é gratuito? Configurar o analytics manualmente para wordpress só funciona para contas pagas? (Digo isso porque também não consigo instalar plugin... Sou avisada de que preciso migrar para o plano de negócios)
maio 06 2019
Bom dia. Adicionando através do WordPress ou pelo Header.php. O código do Google Analytics irá funcionar em todas as páginas do site ou apenas a página principal?
julho 09 2019
Vocês fazem a diferença. Gratidão!
setembro 19 2019
Adorei!!! Me ajudou muito!! Parabens!!!
maio 08 2020
Ola, só é possível instalar na versão paga do wordpress? não consegui instalar de nenhuma forma pelo grátis bjs
Respondeu em maio 13 2020
Oi, Rafaela! A versão grátis do WordPress conta com algumas restrições de produtos e recursos. Essa é uma delas. Recomendamos usar o WordPress (.org) para criar e desenvolver seu site com mais potencial! A Hostinger pode te ajudar com isso. Se precisar, entre em contato conosco!
outubro 16 2020
O Google Adwords me deu um ID que não inicia com GTM e sim com UA, não está funcionando :( diz que o id não foi encontrado
Respondeu em outubro 26 2020
Olá Bruna, você já tentou substituir o UA por GTM?
arianegoncalves
Respondeu em fevereiro 06 2018
Oi, Jean. Que bom que deu certo o/ Abraço!