Como Adicionar um Redirecionamento Para Seu Site: Entendendo os Redirecionamentos de Domínio

Ao desenvolver um site, você pode precisar mudar para um novo domínio ou realizar testes A/B. Nesses casos, você terá que configurar um redirecionamento de URL para manter seu site funcionando.

No entanto, você deve escolher cuidadosamente o tipo de redirecionamento a ser utilizado, pois ele pode impactar o desempenho da otimização para motores de busca (SEO) do seu site.

Com isso em mente, vamos ver como redirecionar um domínio e os tipos de redirecionamento que você pode fazer. É muito simples: você não precisa sequer ter conhecimentos em linguagem de programação nem nada do tipo, bastando fazer uso do painel de controle do seu provedor de host.

Um redirecionamento de domínio aponta uma URL para outra. Configurar um redirecionamento permite que os visitantes acessem um endereço diferente do que digitaram. Por exemplo, o Google configura um redirecionamento de URL para usuários que digitem incorretamente o endereço googl.com para acessar o endereço correto, google.com.

Quais São os Tipos de Redirecionamento de Domínio?

Dependendo da duração e do estado do processo, existem alguns tipos de redirecionamentos de domínio. É importante conhecer a diferença entre eles, pois cada tipo afeta de maneira diferente sua pontuação de SEO e pode colocar a perder toda a sua pesquisa de palavra-chave.

Redirecionamento Site 301 – Unmasked

301 Redirect é um tipo de redirecionamento permanente que você pode utilizar após mover seu site para um novo domínio. Ele é bom para o SEO, pois você pode manter o ranking de pesquisa do domínio antigo.

Esse tipo de redirecionamento é do tipo unmasked (desmascarado), o que significa que os visitantes verão a URL mudar em seus navegadores.

Redirecionamento 302 – Unmasked

Ao contrário do 301 Redirect, o 302 Redirect é temporário. Você pode usar este tipo de redirecionamento durante uma manutenção mais profunda ou a realização de testes A/B.

Como o redirecionamento 302 também é unmasked, os visitantes notarão a mudança de URL.

Frame de URL – Masked

Ao contrário dos dois outros tipos, o frame de URL é um redirecionamento masked (mascarado). Isso significa que seus visitantes verão a URL exata que digitaram em seu navegador, embora estejam visualizando o conteúdo da web de outra URL.

Além disso, um frame de URL não redireciona para uma página web específica, mas apresenta uma moldura dela (daí o nome).

Esse tipo de redirecionamento geralmente é usado por pessoas que usam hospedagem de sites gratuita, pois esse tipo de serviço costuma usar um subdomínio. Ao atualizar para um plano premium, você pode evitar esse coimportamento, além de receber proteção de privacidade do domínio para TLDs elegíveis.

Não recomendamos o redirecionamento de URL por frame se você usar um serviço de hospedagem pago.

Isso porque o mesmo conteúdo encontrado em duas URLs diferentes é um sinal de conteúdo duplicado, então o motor de busca pode escolher uma URL em vez da outra que você não quer que seja indexada.

Por essa razão, nem todos os provedores de hospedagem permitem um frame de URL. Então, se você encontrar algum problema ao aplicar um redirecionamento de frame, entre em contato com a equipe de suporte ao cliente do seu serviço de hospedagem para obter mais informações.

Meta Refresh

Enquanto os outros três tipos de redirecionamento ocorrem no servidor, o meta refresh acontece no lado do cliente. Ele instrui o navegador a visitar uma página web diferente dentro de um determinado período de tempo.

Esse redirecionamento usa uma meta tag única colocada na seção de cabeçalho de um documento HTML:

<meta http-equiv="Refresh" content=“6; url=http://www.exemplo.com/“ />

O número 6 indica o tempo de redirecionamento em segundos.

O meta refresh pode exibir anúncios enquanto o contador regressivo está funcionando. No entanto, isso pode levar a certos problemas.

Primeiro, essa prática coloca em risco a credibilidade do seu site, pois os visitantes podem presumir que ele tem algum problema de segurança.

Além disso, a técnica pode impactar negativamente o SEO se os mecanismos de busca considerarem o redirecionamento como spam. Isso pode resultar na desindexação do seu site ou página.

Para entender melhor os tipos de redirecionamento, veja a tabela abaixo. Ela mostra um exemplo de redirecionamento de x.com para novox.com usando diferentes tipos de redirecionamento.

RedirecionamentoDomínio PretendidoPágina AbertaURL ExibidaImpacto no SEO
301 (unmasked)x.comnovox.comnovox.comOs rastreadores irão indexar novox.com mantendo o Google PageRank de x.com.
302 (unmasked)x.comnovox.comnovox.comOs rastreadores irão indexar x.com.
Frame de URL (masked)x.comnovox.comx.comDuplicação de conteúdo. Não recomendado para SEO.
Meta Refreshx.comUma página de contagem regressiva de redirecionamento antes de acessar novox.com.novox.comPode ser considerado spam. Não recomendado para SEO.

Como Redirecionar um Domínio?

A maneira mais fácil de redirecionar um URL é através do painel de controle do seu provedor de hospedagem. Para este tutorial, usaremos o hPanel:

  1. Navegue até o menu Sites.
  2. Clique no botão Gerenciar  no site que você deseja redirecionar.
  3. Pesquise Redirecionar na barra lateral esquerda, depois clique na opção correspondente.
  4. Preencha as informações necessárias:
  • Redirecionar – escolha o domínio que você deseja redirecionar.
  • /caminho – se necessário, especifique um caminho personalizado para redirecionar.
  • Redirecionar para URL ou IP – escolha o tipo de destino desejado.
  • Redirecionar para – insira o destino para onde o domínio será redirecionado.
criando redirecionamento de url no hpanel
  • Clique em Criar quando você terminar.

Caso você não tenha um plano de hospedagem, apenas um registro de domínio na Hostinger, também oferecemos o recurso de redirecionamento para estes casos. Navegue simplesmente até a seção Domínios e selecione seu domínio. A partir daí, escolha a opção Encaminhar domínio:

encaminhamento de domínio no hpanel

Dica

Caso você utilize o cPanel, basta conferir nosso tutorial completo sobre este painel de controle para saber como redirecionar uma URL por lá.

Conclusão

Um redirecionamento de URL envolve apontar um determinado endereço da web para outro domínio. Existem quatro tipos de redirecionamento mais comuns:

  • Redirecionamento 301 – um redirecionamento permanente que mostra a nova URL e transfere o seu ranqueamento do Google.
  • Redirecionamento 302 – redirecionamentos temporários que também exibem a nova URL.
  • Frames de URL – redireciona exibindo um frame do site para o qual você está redirecionando.
  • Meta refresh – um redirecionamento que ocorre no navegador, que mostra uma mensagem específica e um cronômetro regressivo antes de redirecionar para uma página diferente.

Antes de configurar um redirecionamento de URL no seu site, pesquise o melhor tipo para o seu caso e certifique-se de não criar loops que possam afetar negativamente o SEO do seu site.

Como Redirecionar um Domínio: Perguntas Frequentes

Confira algumas das perguntas mais feitas por pessoas que estão buscando informações sobre como redirecionar um site.

Por Que eu Preciso Redirecionar meu Site?

Existem várias situações em que redirecionar um domínio ou URL pode ser útil.
Por exemplo, ter várias postagens com o mesmo conteúdo e palavras-chave em seu site pode impactar negativamente o SEO, então você pode querer criar um redirecionamento de URL para evitar que isso aconteça. Ou então você está mudando seu site para um novo local por conta de uma mudança na sua marca.

Posso Redirecionar uma Página Excluída?

Sim. Você pode evitar o erro 404 redirecionando as URLs de qualquer página excluída para uma nova.

Author
O autor

Rafael H.

Trabalho com marketing digital desde 2017. Atualmente sou Country Manager do Brasil na Hostinger. Sou apaixonado pelo mundo da tecnologia e hospedagem de sites, tendo experiência com WordPress, marketing digital, SEO, copywriting e ferramentas de automação de marketing. Também já trabalhei como analista de conteúdo, redator, assessor de imprensa e analista de comunicação.