DNS

Como apontar o nome de domínio para Hostinger

Como-apontar-nome-domínio-Hostinger

Para que os visitantes acessem seu site, ele precisa ter um endereço – um nome de domínio. Se você registrou um nome de domínio na Hostinger, ele é automaticamente apontado para sua conta de hospedagem e nenhuma outra ação é necessária. No entanto, se você decidiu usar um nome de domínio registrado com um registrador de terceiros, você precisará apontá-lo para a Hostinger.

Há duas maneiras principais de apontar um nome de domínio para Hostinger:

  • Alterando os nameservers no registrador de nome de domínio. Esse método é recomendado, pois sua zona DNS será configurada automaticamente. Ao apontar o nome do domínio para servidores de nomes Hostinger, você será capaz de administrar a zona DNS no painel de controle do Hostinger.
  • Apontando o nome de domínio através de um registro. Este método requer mais conhecimento técnico, já que você terá que alterar manualmente os registros DNS. Além disso, sua zona DNS não será atualizada automaticamente. Por exemplo, se você criar um nome de subdomínio na Hostinger, você terá que criar um registro apropriado em sua zona DNS manualmente.

IMPORTANTE: Este tutorial mostra como apontar um nome de domínio se não estiver registrado com a Hostinger. Para o tutorial geral, mostrando como apontar um nome de domínio para qualquer outro provedor, clique aqui.

Glossário:

O que é DNS?

O DNS (Domain Name System) converte um endereço fácil de lembrar para um endereço de IP físico. É como uma lista telefônica de Internet. Por exemplo, quando você digita www.hostinger.com no seu navegador, o sistema DNS converte esse endereço para o endereço IP real onde o nosso site está hospedado.

O que é uma zona DNS?

A zona DNS é um arquivo que contém todos os registros DNS de um domínio específico.

O que é um servidor de nomes?

Nameserver armazena os registros do servidor DNS para seu domínio. Os servidores de nomes são responsáveis por fornecer o endereço IP do nome de domínio. Ele permite que você acesse sites usando nomes de domínio em vez de endereços IP. Alterando nameservers, você pode apontar um nome de domínio para um provedor de hospedagem diferente.

O que é um registro A?

Este registro é o mais básico, mas é o mais usado registro DNS. Um registro mapeia um nome de domínio ou um subdomínio para um endereço IP. Ele é usado para apontar um domínio ou um subdomínio para um endereço IP quando o endereço IP é conhecido e permanente.

O que é um registro MX?

O registro MX (correio de troca) é uma entrada na zona DNS que especifica o servidor de email que é responsável pela recepção de mensagens de e-mail. Por exemplo, se você definir o registro MX do Google para seu nome de domínio, qualquer e-mail enviado para o seu nome de domínio será encaminhado para os servidores do Google.

IMPORTANTE: Antes de iniciar este tutorial, tenha em mente que as alterações de DNS podem demorar até 24 horas para se propagar completamente em todo o mundo.

O que você precisa?

  • Acesso ao painel de controle do Hostinger
  • Acesso ao registrador de nome de domínio.

Opção 1 – Alteração de Nameserver de domínio (recomendado)

Esta opção é recomendada uma vez que a sua zona DNS será auto-configurada. Isso significa que você não terá que alterar nenhum registro DNS individual no seu registrador. Para apontar seu domínio para servidores de nomes do Hostinger, siga estes passos:

Passo 1 – Localizando Nameservers Hostinger

Primeiro de tudo, você precisa descobrir os nameservers para sua conta. Na Hostinger, você pode encontrá-los facilmente na seção Painel de Controle da Conta de Hospedagem -> Detalhes, no painel Detalhes do Servidor.

hostinger nameservers

IMPORTANTE: Dependendo do seu país, os nameservers da sua conta Hostinger podem ser diferentes.

Na Hostinger, usamos quatro nameservers para garantir estabilidade e máxima conectividade. Portanto, se um servidor de nomes falhou, outros resolveriam os pedidos.

Como você pode ver, cada servidor de nomes tem um endereço IP correspondente. No entanto, na maioria dos casos, você precisará apenas os nomes, para copiá-los.

Passo 2 – Alterando os Nameservers

Depois de ter os nameservers, você pode alterá-los em seu registrador de nome de domínio. Um registrador é uma empresa que gerencia registros de nomes de domínio. Em palavras simples, é uma empresa onde você registrou um nome de domínio. Se você esqueceu o nome da empresa onde registrou o nome de domínio, use whois lookup.

Processo de alteração nameservers em vários registradores é bastante semelhante:

  1. Faça login no painel de controle do registrador.
  2. Encontre a opção de alteração de DNS. Dependendo do registrador, ele pode ser nomeado de forma diferente. A maioria dos nomes comuns contém: editor de DNS, gerenciar configurações de DNS, alterar os servidores de nomes, detalhes de DNS.
  3. Exclua todos os valores dos campos nameserver e insira os nameservers Hostinger. Salve as alterações.
  4. Permita até 24 horas para o DNS se propagar completamente em todo o mundo.

Instruções para alterar nameservers nos prinicpais registradores:

Opção 2 – Apontando um nome de domínio via um registro

Passo 1 – Mudando um registro

Se você quiser manter sua zona DNS no registrador do seu domínio, terá que alterar o registro A do domínio (Registro de endereços). Um registro mapeia o nome de domínio para o endereço IP apropriado e é usado para localizar o servidor a partir do nome, de modo que você não teria que inserir o endereço IP toda vez que você quisesse abrir seu site.

O endereço IP da sua conta do Hostinger pode ser encontrado na mesma seção de detalhes dos seus nameservers:

hostinger a record

Na maioria dos casos, você terá que criar dois registros A para o seu nome de domínio: um com www subdomínio e um sem. Por exemplo, se você tem um nome de domínio example.com e você deseja apontá-lo para 31.220.104.172 endereço IP, você terá que criar o seguinte registros A:

NomeTTLTipoEndereço
example.com14400A31.220.104.172
www.example.com14400A31.220.104.172

Também é possível que o seu subdomínio www seja apontado através do registro CNAME. Neste caso, você precisaria alterar apenas o registro A do seu nome de domínio raiz:

NomeTTLTipoEndereço
example.com14400A31.220.104.172
www.example.com14400CNAMEexample.com

Não se preocupe se você tem uma visão ligeiramente diferente em seu registrador, basta criar valores que tenham um aspecto semelhante aos mostrados acima ou editar os registros já existentes para corresponder ao seu novo endereço IP.

  • Nome – seu nome de domínio ou o subdomínio que você deseja apontar.
  • TTL – abreviação de Time to Live. Time to Live determina o período de tempo, após o qual, o servidor atualiza suas informações relacionadas ao DNS. O valor padrão da maioria dos provedores é 14400 segundos.
  • Tipo – tipo de registro.
  • Endereço – Endereço IP para apontar um nome de domínio para.

Passo 2 – Alterando o registro MX para o e-mail

Se você apontou seu nameserver para Hostinger através de um registro e deseja usar servidores Hostinger para receber e-mails, você terá que alterar o registro MX (Mail Exchanger) de acordo. O registro MX determina o servidor de e-mail recebido, que recebe e-mails enviados para o seu nome de domínio.

Na Hostinger, o registro MX pode ser encontrado na seção Detalhes, no painel Detalhes do e-mail.

hostinger mx record

Na maioria dos casos, você deve ser capaz de definir o registro MX na mesma seção. A definição do registro MX é semelhante à configuração do registro A, basta alterar o valor do endereço para coincidir com o endereço da conta da Hostinger:

NomePrioridadeTipoEndereço
yourdomain.com0MXmx1.hostinger.com
  • Nome – seu nome de domínio.
  • Prioridade – este campo é usado para determinar qual endereço deve ser usado para receber os e-mails se você tiver mais de um registro MX. O número mais baixo representa a prioridade mais alta.
  • Tipo – tipo de registro.
  • Endereço – destino / endereço do servidor, responsável pela recepção de emails.

Conclusão

Ao terminar este tutorial, você aprendeu duas maneiras de apontar seu nome de domínio para a Hostinger. Assim que a propagação do DNS estiver concluída, seu site será facilmente acessível em todo o mundo.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$6
99
/mês

Junte-se a centenas de inscritos em todo o mundo

e receba um resumo dos tutoriais mais recentes direto para o seu e-mail

Please wait...

Obrigado por se inscrever!