DNS

Como Apontar o Nome de Domínio para a Hostinger (Atualização)

ilustração para conteúdo sobre como apontar nome de domínio para Hostinger

Saber como apontar o nome de domínio para a Hostinger é bem importante se você está usando o nosso servidor de hospedagem, mas comprou o domínio em algum outro lugar.  Continue lendo este tutorial para aprender a como apontar domínio para Hostinger e conectar seu nome com o nosso serviço sem passar por problemas.

Antes de começar, qualquer mudança de DNS pode levar até 24 horas para se propagar mundialmente. Então, não se preocupe caso leve algum tempo caso tudo não esteja funcionando perfeitamente logo em seguida. 

Como Apontar Domínio para Hostinger

Existem duas formas de apontar domínio para Hostinger. São elas:

  • Mudar os Nameserves no Seu Registrador de Domínio. Esse método é o mais recomendado porque a sua Zona de DNS será configurada automaticamente para coincidir com o endereço de IP da hospedagem. Além disso, ele permite que você transfira o controle das configurações do seu domínio para o nosso hPanel, tornando o gerenciamento dele bem mais conveniente.
  • Apontar Domínio pelo Registro A. Esse método exige que você altere o endereço de IP conectado aos registros de DNS. Dessa maneira, o controle do seu domínio fica com o registrador. A menos que você garanta que o IP seja estático, esse procedimento não é muito recomendado.   

Alterar Nameserves do Domínio (Recomendado)

O processo de mudar os nameservers em vários registradores é bem parecido. Aqui está o que você precisa fazer para apontar seu nome de domínio para a Hostinger.

  1. Encontre os nameservers da sua conta Hostinger. Faça isso acessando o Editor de Zona de DNS no seu hPanel. Desça o mouse pela tela até encontrar a opção NS (Nameservers). A Hostinger usa dois nameservers para garantir a estabilidade e a máxima conectividade da hospedagem. Assim, caso um nameserver dê problema, o outro vai atender a todos os processos normalmente.

    nomes de nameservers da hostinger

  2. Todos os nameservers correspondem a um endereço de IP. Você pode localizá-los descendo o mouse pela página até a seção A (Host). Ainda que na maioria das vezes você precisa apenas dos nomes para configurar tudo, alguns registradores podem exigir um endereço de IP também. 
  3. Faça login no painel de controle da sua registradora de email. Se você não sabe ou esqueceu qual é ela, use a Busca WhoIs.  
  4. Vá até o Editor de Zona DNS. Dependendo da sua empresa registradora, o nome desta seção pode ser um pouco diferente. Elas podem ser algo como Editor DNS, Gerenciar Configurações de DNS, Mudar Nameserver, Detalhes de DNS e assim por diante. 
  5. Apague todos os valores dos campos dos nameservers (se houver algum) e coloque os nameservers da Hostinger. 
  6. Clique em Salvar Mudanças.   

Não se esqueça da propagação de DNS, que pode levar até 24h para se concretizar.

DICAS PRO

  • Todos registros de domínios na Hostinger recebem automaticamente os novos nameservers.
  • Se você tiver um domínio na Hostinger e resetar a zona de DNS, os novos nameservers serão definidos automaticamente.
  • Se você NÃO tiver um domínio na Hostinger e resetar a zona de DNS, você vai receber uma mensagem informando que precisa colocar os novos nameservers automaticamente para o seu domínio antes de resetar a zona de DNS.

Apontar Um Domínio pelo Registro A

Como mencionamos antes, essa é uma alternativa que você pode tentar se você quiser manter o controle da sua zona de DNS com o sua registradora de domínio. Ela consiste em dois passos principais.

1° Passo – Alterar os Registros A

O Registro A mapeia o nome domínio que é apropriado para o endereço de IP. Por causa disso, se você quer apontar um domínio para a Hostinger, você pode modificar esses registros substituindo o IP antigo por algum da Hostinger. 

Na maioria das vezes, você tem que criar dois Registros A para o seu domínio. Um com o subdomínio www e o outro sem. 

Por exemplo, se você tem um domínio chamado seudominio.com.br e quer apontar para 212.1.212.62 como endereço de IP, você precisa de dois Registros A que se parecem com o esquema abaixo:

editar dns pelo registro A na hostinger
Também é possível que seu subdomínio seja apontado pelo Registro CNAME. Nesse caso, você só precisa mudar o Registro A pelo seu nome de domínio padrão (raiz).  

Não se preocupe se você vir algumas opções um pouco diferentes na sua registradora de domínio. Apenas preencha os valores que parecem familiares às da imagem acima. Agora, vamos entender cada campo mostrado:

  • Host/Nome – O domínio ou o subdomínio para o qual você quer apontar. Alguns registradores usam o símbolo @ em vez do nome para representar o domínio padrão.
  • TTL – É a abreviação para Time to Live. Ele determina quanto tempo o servidor vai armazenar as informações de DNS antes de recarregá-las em cache. O valor padrão é geralmente 14400 segundos (4 horas).
  • Type (Tipo) – É o tipo de Registro (A, neste caso). 
  • Aponta Para / Record / Adress – É o endereço de IP para o qual você quer apontar.

2° Passo – Alterar o Registro MX para Email

O Registro MX especifica os servidores de email que vão gerenciar os emails que chegam a sua conta de hospedagem. Se você quer usar os servidores da Hostinger para receber os emails enviados para o seu domínio, você precisa alterar o Registro MX do seu domínio.

Na Hostinger, o Registro MX também pode ser encontrados no Editor de Zona de DNS. 

Anote o endereço do servidor de email. Depois disso, abra o Registro MX do seu domínio e substitua o servidor de email antigo por:

mudar dns de recebimento de email na hostinger

  • Host/Nome – É o seu nome de domínio. Se você colocar o @, ele já identifica automaticamente o seu domínio raiz.
  • Prioridade – Se você tem mais de um servidor, esse campo determina a prioridade de cada servidor. Quanto menor o número, mais prioridade ele recebe.
  • Tipo – O tipo de Registro.
  • Aponta Para / Adress – O endereço ou o destino final do servidor responsável por receber os emails.

Conclusão

Hoje você aprendeu a como apontar domínio para a Hostinger. O primeiro método que mostramos foi alterar os nameservers. Já o segundo foi mudando o Registro A da sua provedora de registro de domínios.

Recomendamos a primeira opção porque ela automaticamente define seu domínio com o nosso endereço de IP. Assim, você não precisa refazer todo o processo caso algum dia ele muda. 

Então, o que achou? Qual método você prefere? Deixe suas dúvidas e comentários logo abaixo!

Andrei L.

Andrei é jornalista e conteudista SEO na Hostinger Brasil. Tem experiência em WordPress e na produção de conteúdos de tecnologia otimizados para conquistar as melhores posições no Google. É fã de games, adora vôlei, ama o inverno e está sempre buscando se aperfeiçoar no Inglês.

2 Comentários

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Boa tarde, adicionei um novo dominio na minha hostinger, como faço para saber qual o DNS desse novo dominio, para adicionar no registro.br

    • Olá Marcelo, agora estamos com novos apontamentos para a Hostinger

      Então você precisa apontar o domínio para as nossas Nameservers:

      ns1.dns-parking.com
      ns2.dns-parking.com

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$2
29
/mês*