cPanel WordPress

Como ativar a verificação em duas etapas no WordPress e no cPanel

tutorial para aprender como ativar verificação em duas etapas no WordPress e no cPanel

Não tem nada pior do que ter seu sistema invadido ou deletado por algum usuário mal intencionado, não é mesmo? Pois este pesadelo está para acabar: hoje você vai aprender a como ativar verificação em duas etapas no WordPress e no painel de hospedagem cPanel.

Geralmente, você usa um nome de usuário e uma senha para acessar a área de administrador do WordPress e do cPanel. Suponha, então, que sua senha seja roubada ou divulgada por aí. É possível que alguém a use e invada o painel de controle do seu site.

A verificação em duas etapas é uma ótima maneira de adicionar uma camada extra de segurança ao seu site e ao seu painel de controle de hospedagem. Ela vai ajudar você a proteger a sua conta e a sua senha. Mas além disso, também vai ajudar a proteger contra spams, phishing e ataques do tipo key-loggers.

Resumidamente, o acesso ao painel de controle do WordPress e do cPanel será bloqueado a todo mundo. A menos que eles usem um código especial, que será guardado no seu celular. Por isso, também já fica o alerta de cuidado na forma como você acessa essas informações no seu dispositivo.

Vamos começar?

O que você vai precisar

Antes de começar este guia, você vai precisar do seguinte:

  • Acesso ao seu painel de administrador do WordPress.;
  • Acesso a sua conta de hospedagem cPanel;
  • Um aplicativo de autenticação de segurança com senha de uso único;
  • Acesso ao seu smartphone;
  • Acesso ao FTP (opcional).

1° Passo – Escolher um plugin WordPress para aprender como ativar verificação em duas etapas

Antes de aprender como ativar verificação em duas etapas no seu site WordPress ou no cPanel, você vai precisar de um plugin especializado nessa função.  

Existem alguns plugins de verificação em duas etapas que você pode escolher. São eles:

Neste guia, nós vamos mostrar como o Google Authenticator funciona. Siga os passos abaixo para saber como ativar verificação em duas etapas no seu blog ou painel de hospedagem e impedir usuários tóxicos de acessá-lo.

2° Passo – Instalar um plugin para usar a verificação em duas etapas no WordPres

Neste segundo passo para aprender a como ativar verificação em duas etapas, você vai precisar instalar o plugin Google Authenticator no seu site WordPress.

No seu site WordPress, navegue até a seção Plugins >> Adicionar Novo e procure pelo Google Authenticator no campo de buscas. Encontre o plugin Google Authenticator e, em seguida, clique em Instalar Agora. Então, clique em Ativar.

instalação e ativação do plugin Google Authenticator no WordPress

Além disso, também vai precisar instalar o aplicativo Google Authenticator no seu smartphone. Dependendo do sistema operacional do seu aparelho, acesse as lojas Google Play (Android) ou iTunes (iOS) para baixar o aplicativo no respectivo sistema que você usa.

Abra o Google Authenticator no seu celular. Clique no botão de adicionar. Daqui, vão aparecer duas opções que você pode escolher para dar sequência ao processo. São elas:

  • Ler um código de barras
  • Digitar uma chave fornecida

Você pode escolher qualquer uma dela. Seja qual for a opção escolhida, estas informações você encontra no seu próprio site WordPress. E é colocando as informações de segurança do site no aplicativo que você consegue saber como ativar verificação em duas etapas.

Para tanto, no painel de controle do WordPress, navegue até Usuários e clique no usuário em que você quer definir a segurança em duas etapas. Role a janela para baixo e encontre a opção Google Authenticator Settings.

tela de configurações do Google Authenticator no WordPress

Já na janela de configurações do Google Authenticator, você encontra as opções abaixo. Faça o que é descrito para configurar o plugin corretamente. 

  • Active – Marque esta opção para ativar a função do plugin.
  • Relaxed Mode – Dá mais tempo para os usuários digitem os códigos de acesso ao blog. Marque esta opção apenas se achar que não conseguirá digitar o código de acesso em até 1 minuto.
  • Description – É uma descrição que identifica como o seu site vai aparecer escrito no Google Authenticator. Simplesmente coloque o nome do seu site aqui.
  • Secret – É a chave que o aplicativo no seu celular vai precisar para gerar códigos de acesso ao seu site. Clique em Create New Secret para gerar os códigos e inseri-los no aplicativo. Ou, se preferir, escaneie o do código QR com a câmera do seu aparelho.
  • Enable App Passwordpres – Ignore esta opção.

Agora, clique no botão azul Atualizar Perfil, ao final da página.

Na sequência, acesse a página de login do seu site WordPress. Se precisar de ajuda, acesse o conteúdo WordPress Login para conseguir acessar seu blog sem problemas. Feito isso, você vai chegar a esta tela abaixo.

inserindo código no google authenticator no login do wordpress

Observe que, na tela acima, o acesso ao seu site pede um código do Google Authenticator. Você encontra este código (número com 6 dígitos) no aplicativo instalado no seu celular. Basta inseri-lo e você conseguirá entrar no painel de controle do seu blog WordPress.

Pronto, você conseguiu adicionar uma camada a mais de segurança ao seu blog. Com isso, fica mais trabalhoso para usuários tóxicos da internet tentarem invadir seu site ou negócio online.

Apenas proteja sua conta e credenciais de acesso com senhas fortes usando números e caracteres especiais. Vale a pena!

Passo 3 (Opcional) – Desativar a verificação em duas etapas no WordPress

Caso você perca seu telefone e não tenha como acessar o painel de controle do seu site WordPress, você consegue facilmente desativar o plugin usando o Gerenciador de Arquivos ou um cliente FTP.

Simplesmente navegue até wp-content >> plugins e renomeie a pasta authy-two-factor-authentication.

Por exemplo, você pode colocar o nome de authy-two-factor-authentication.disabled, para que seja mais fácil saber quais plugins você desabilitou manualmente.

Já se quiser reativá-la novamente, apenas coloque de volta o nome original e ela vai voltar a funcionar sem problemas.

Passo 4 – Como ativar verificação em duas etapas no cPanel

O processo de ativar verificação em duas etapas no cPanel é bem semelhante ao que acontece no WordPress. E, novamente, vamos usar o aplicativo do Google Authenticator que você já viu antes.

Entre na sua hospedagem cPanel. No painel de controle, localize a seção Segurança. Lá, procure pela opção Autenticação de dois fatores. Clique nela. Oriente-se pela imagem abaixo.

acessando a área de segurança do cpanel para ativar a proteção de duas etapas

Você será redirecionado para a tela de configuração de verificação em duas etapas. Nela, clique na no botão Configurar autenticação de dois fatores.

configurando autenticação de dois fatores

Você será introduzido a duas opções que realizam o processo. Explicaremos cada uma delas abaixo para você saber como ativar verificação em duas etapas no cPanel.

Nesse meio termo, é aqui que você vai precisar do aplicativo Google Authenticator instalado no seu smartphone. Acesse as lojas Google Play (Android) ou iTunes (iOS) para baixar o aplicativo no respectivo sistema que você usa. Instale-o.

etapa 1 da verificação de dois fatores no cpanel

Na Etapa 1, as opções que você pode usar para ativar verificação em duas etapas são:

  • Opção 1: Escanear um QR Code (se você tiver um leitor dessa ferramenta no seu celular).
  • Opção 2: Inserir uma chave gerada (encontrada logo abaixo do símbolo do QR Code).

Com o Google Authenticator instalado e configurado no seu smartphone, abra o aplicativo. Vão aparecer duas opções para você escolher. São elas:

  • Ler um código de barras (o QR Code anterior)
  • Digitar uma chave fornecida (a chave mencionada logo acima)

Use qualquer uma destas opções para fazer a ligação entre o cPanel e o aplicativo automaticamente. O aplicativo vai, então, gerar uma combinação de 6 dígitos.

Esses dígitos precisam ser inseridos no seu cPanel para completar o processo. Essa é a Etapa 2 do processo. Em seguida, clique em Configurar autenticação de dois fatores. Veja a imagem abaixo.

etapa 2 da verificação em duas etapas no cPanel

E é isso! Você acabou de completar o processo de como ativar verificação em duas etapas no cPanel. Veja a mensagem de confirmação abaixo para conferir que tudo deu mesmo certo.

mensagem de confirmação da ativação de dois fatores no cPanel

De agora em diante, cada vez que você for fazer o login no cPanel, você terá que digitar os 6 dígitos que estão sendo mostrados no Google Authenticator no seu smartphone.

Se você não colocar os códigos, você não vai conseguir entrar. O que significa que ninguém que saiba essa combinação também não vai conseguir logar na sua conta. Só não perca seu smartphone para ter sempre os códigos em mãos.

Conclusão

Viu como é tranquilo saber como ativar a verificação em duas etapas no WordPress e no cPanel? Não tem muito segredo, desde que você consiga operar alguns aplicativos, plugins e seu próprio smartphone e painel de controle no CMS.

A partir de agora, mesmo que alguém consiga a sua senha de acesso ao seu site WordPress ou cPnel, você não precisa mais se preocupar.

Como os próprios plugins mostrados neste tutorial permitem ativar o acesso a outros usuários ao WordPress e também ao cPanel, você também consegue garantir a segurança de editores de sites, desenvolvedores de sites e outros tipos de profissionais na rede.

Agora você já sabe: não vacile e tenha um sistema de verificação em duas etapas no seu site. Essa é a melhor forma de proteger seu site, seus dados, conteúdos e patrimônio na internet.

Ficou com alguma dúvida ou tem algo a acrescentar? Use a caixa de comentários abaixo para entrar em contato com a gente! Vamos adorar interagir com você!

Andrei L.

Andrei é jornalista e conteudista na Hostinger. Tem experiência no WordPress, em conteúdos de tecnologia e conhecimentos avançados em SEO. É fã de games, adora vôlei e ama o inverno.

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$3
12
/mês*

Cadastre-se

Receba nossos conteúdos e novidades direto no seu e-mail!

 

Estamos cadastrando...

Pronto! Obrigado por se inscrever!

[href]
[href]