Tutoriais WordPress

Como atualizar o WordPress – Guia completo

tutorial de como atualizar o seu site wordpress

Se você está procurando dicas de como atualizar o WordPress, você está no lugar certo. O processo não será difícil se você está atualizando o núcleo, os temas ou plugins.

Neste post, nós vamos te ensinar como atualizar o WordPress sem quebrar nada. Você deve estar se perguntando o porquê de ter que se incomodar em atualizar o wordpress se está funcionando tudo perfeitamente, não é mesmo? Nós vamos responder essa pergunta e muitas outras também.

Por que atualizar o WordPress?

Eu devo atualizar o WordPress? Com certeza, sem nenhuma dúvida. Atualizar o WordPress te dá vantagens como:

  • Melhor segurança no WordPress pois alguns bugs e vulnerabilidades serão corrigidos;
  • Mais funcionalidades e utensílios para você utilizar
  • Velocidade e performance melhoradas em cada nova versão do WordPress
  • Compatibilidade com temas, plugins e tecnologias

Antes de clicar no botão de atualização ou fazer alterações no seu site WordPress, é importante se preparar antecipadamente para qualquer eventualidade. Erros acontecem e, se você não tiver um plano de recuperação, poderá ficar com um site quebrado e uma baita dor de cabeça.

Para começar, adquira o hábito de criar backups completos do WordPress.

Em segundo lugar, o WordPress recomenda que você desative todos os plugins antes de atualizar o WordPress manualmente.

Geralmente, o conflito entre plug-ins e update não é um grande problema, mas, quando acontece, pode inutilizar seu site. O problema ocorre quando as novas alterações no WordPress entram em conflito com os plugins que você já possui.

Depois de atualizar, lembre-se de ativar os plugins novamente. Com o backup feito e plugins desativados, vamos começar a  atualizar o WordPress começando com o núcleo do WordPress e, depois, temas e plugins.

Como atualizar o núcleo do WordPress

Nesta seção, vamos ver como atualizar o WordPress:

  • Através do painel de administrador do WordPress
  • Usando manualmente o FTP
  • Usando SSH e WP-CLI
  • Automaticamente via cPanel, wp-config.php e functions.php

Atualizando o WordPress através do painel de administrador

O mais fácil de todos os processos de atualização do WordPress, atualizar o WordPress através do painel de administrador é uma questão de apontar e clicar.

Se houver alguma atualização do WordPress disponível, o WordPress mostrará uma notificação na parte superior do seu painel de administrador.

wordpress-update

Basta clicar em “Update now” para iniciar o processo de atualização.

O WordPress irá colocar o seu site no modo de manutenção até que a atualização seja concluída. O processo envolve a desativação e reativação de seus plugins, o download e a instalação do WordPress, entre outras coisas.

Após uma pequena atualização bem-sucedida, o WordPress redireciona você para a tela de Updates, onde você pode atualizar seus temas e plugins.

wordpress-tutorial

Se foi uma grande versão do WordPress que você atualizou, digamos que você está atualizando da versão 4.8 para a 4.9.5, uma atualização bem-sucedida redireciona você para a tela de boas-vindas do WordPress, conforme mostrado abaixo.

wordpress-welcome-update

Na imagem acima você consegue ver a quantidade de correções que foram feitas quando a atualização foi finalizada. Neste momento, sua plataforma WordPress está atualizada. Agora prossiga e atualize seus temas e plugins.

Agora, vamos aprender a como atualizar o WordPress manualmente via FTP. Usar um programa de FTP, como o FileZilla, é útil quando você não consegue atualizar o WordPress por meio do painel de administrador por um motivo ou outro.

Como atualizar o WordPress manualmente via FTP

A atualização manual do WordPress não é tão difícil como muitos acham. Sim, há mais etapas envolvidas, mas é tão fácil quanto seguir uma receita de bolo.

Importante: Para esta seção, você pode usar um programa de FTP, como o FileZilla ou o Gerenciador de arquivos. Além disso, tudo que você precisa é de acesso ao seu diretório raiz do WordPress.

Para este tutorial, nós usamos o FileZilla.

Para usar um programa FTP, você precisa dos seguintes detalhes da sua hospedagem: nome de usuário, senha, host, hostname e porta do FTP. Se você é cliente Hostinger, você pode encontrá-los na seção “Painel de Controle” e depois em “Contas FTP”.

ftp-filezilla

Agora, com essas informações, vamos atualizar o wordpress manualmente. Faça o backup do seu site e desative todos os plugins, para a segurança do seu site.

Passo 1 – Faça o download da última versão do WordPress

wordpress-download

Vá até o site do WordPress e baixe a última versão do WordPress clicando no botão azul Download. Em seguida, extraia o arquivo do WordPress no seu computador usando o WinRar ou o WinZip.

Dentro da pasta, você deve ver subpastas como wp-admin, wp-includes e wp-content, assim como arquivos individuais como index.php, wp-login.php, wp-config-sample.php e etc.

Passo 2 – Acesse o diretório raiz do WordPress

Usando os detalhes de FTP, acesse seu diretório raiz do WordPress.

ftp-filezilla-wordpress

Quando acessar, mova os arquivos da versão mais recente do WordPress que você tem no seu computador para o diretório raiz do WordPress na sua hospedagem. Em outras palavras, substituiremos alguns arquivos e pastas na sua hospedagem pelos arquivos e pastas correspondentes do pacote WordPress que você extraiu há um minuto.

Importante: não tenha pressa em substituir tudo no diretório raiz do WordPress. Você pode facilmente prejudicar seu site se você fizer isso. Em vez disso, siga as instruções abaixo. Exclua as pastas wp-admin e wp-includes existentes em sua hospedagem. Se você estiver usando o FileZilla, basta selecionar as pastas, clicar com o botão direito do mouse e escolher deletar:

ftp-delete-files

Não mexa na pasta wp-content, pois seus temas, plugins e mídia estão ali.

Passo 3 – Atualize as novas versões

Depois de excluir as pastas wp-includes e wp-admin, é hora de fazer o upload das novas versões do seu computador. Acesse a pasta WordPress no seu computador através do painel esquerdo, como mostrado abaixo. Em seguida, selecione a pasta wp-includes e wp-admin, clique com o botão direito e escolha Upload:

wordpress-filezilla

Com as novas versões do wp-includes e do wp-admin no seu servidor, é hora de atualizar os outros arquivos individuais dentro da pasta do WordPress. Dessa vez, não excluiremos nenhum arquivo no servidor, apenas os substituiremos. Selecione todos os arquivos como mostrado abaixo, clique com o botão direito e escolha Upload.

filezilla-upload-files

Se você obtiver uma caixa de diálogo de confirmação, escolha Sobrescrever e clique no botão OK. Examine o wp-config-sample.php para ver se existem linhas de código que você precisa copiar para o arquivo wp-config.php existente em seu servidor.

Finalmente, basta navegar para sua área de administração (seusite.com/wp-admin/upgrade.php/) para verificar se tudo está funcionando e atualizar seu banco de dados.

Como atualizar o WordPress via WP-CLI

Nesta parte, nós presumimos que você já tem acesso SSH ao seu diretório raiz do WordPress, que é public_html no nosso caso. Se você não tem certeza de como acessar sua conta via SSH, veja este tutorial.

Atualizar o WordPress via WP-CLI é um caso um pouco mais complexo, visto que você precisa atualizar o banco de dados e os arquivos do WordPress. Se você instalou seu site WordPress em uma pasta separada, como public_html/seu-site, então, seu diretório raiz do WordPress é “seu site”.

Em primeiro lugar, use o comando cd para mudar para o diretório raiz do WordPress:

cd public_html

Depois, cheque se há alguma nova versão do WordPress para atualizar:

wp core check-update

Exemplo:

+---------+-------------+---------------------------------------------------------------+
| version | update_type | package_url                                                 |
+---------+-------------+---------------------------------------------------------------+
| #.#.#   | minor       | https://downloads.wordpress.org/release/wordpress-#.#.#.zip |
| #.#.#   | major       | https://downloads.wordpress.org/release/wordpress-#.#.#.zip |
+---------+-------------+---------------------------------------------------------------+

Se não houver atualizações disponíveis, você verá a mensagem “Sucesso: o WordPress está na versão mais recente”.

Em terceiro lugar, execute o seguinte comando para atualizar o WordPress:

wp core update

Exemplo:

Updating to version #.#.# (en_US)...
Downloading update from https://downloads.wordpress.org/release/wordpress-#.#.#-no-content.zip...
Unpacking the update...
Cleaning up files...
No files found that need cleaned up.
Success: WordPress updated successfully.

Agora você sabe como atualizar o núcleo do WordPress via WP-CLI. Agora, aprenda a atualizar seu banco de dados, tema e plugins. Siga os passos abaixo:

Banco de dados: wp core update-db

Tema: wp theme update –all

Plugins: wp plugin update –all

Como atualizar o WordPress automaticamente

Você sabe que as pequenas atualizações do WordPress são feitas automaticamente. Mas você sabia que pode configurar lançamentos importantes para atualizar automaticamente também?

Se você não gosta de programar, pode configurar atualizações automáticas usando um plugin, como o Easy Updates ManagerOdeia plugins? Não tem problema. Você pode ativar as atualizações automáticas do WP, adicionando o seguinte comando ao seu arquivo wp-config.php:

code-wp

Como atualizar os temas e plugins do WordPress

Você fará um desserviço a si mesmo se deixar seus temas e plugins desatualizados enquanto atualiza seu núcleo do WordPress. Vá até o seu painel de controle e vá até “Updates”.

wp-temas

Atualizar seus temas e plugins a partir desta tela é auto-explicativo. Apenas marque Selecionar tudo e clique em Atualizar plugins ou Atualizar temas para atualizar todos os plugins e temas, respectivamente. Você também pode atualizar seus plugins individualmente, indo até a opção “Plugins” -> “Installed Plugins” como mostrado abaixo.

temas-plugins-instalar

Da mesma forma, você pode atualizar os temas do WordPress indo até a opção “Appearance -> “Themes” como ilustramos abaixo.

wp-temas-plugins

Lembre-se: Atualizar o tema do WordPress eliminará todas as modificações que você fez com o tema. Portanto, para evitar perder essas alterações, considere usar um tema teste em vez de editar seu tema principal diretamente.

wp-update-conclusion

Conclusão

Aprender a atualizar o WordPress ajuda você a atualizar seu site sem problemas sem danificá-lo. Esperamos ter ajudado você nesta questão. Agora, veja uma recapitulação. Sempre crie backups completos do seu site WordPress, independentemente de você estar ou não atualizando seu site.

Além disso, comece sempre com um tema teste, para que você possa personalizar e ainda atualizar seu tema sem perder seu trabalho personalizado. Para inicializar, sempre crie temas e plugins WordPress de desenvolvedores confiáveis ​​que atualizem seus produtos.

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$6
39
/mês*

Junte-se a centenas de inscritos em todo o mundo

e receba um resumo dos tutoriais mais recentes direto para o seu e-mail

Please wait...

Obrigado por se inscrever!

[href]
[href]