Wordpress

Como aumentar a segurança do seu WordPress

segurança_wordpress_hostinger

Você já sabe que o WordPress é um dos CMS’s favoritos para construção de sites e realizar outros projetos web. Porém, o que muitos usuários esquecem ou até mesmo negligenciam é a segurança dessa plataforma.

Assim como qualquer outro sistema, o WordPress pode apresentar “brechas” de segurança e possíveis falhas que podem comprometer a segurança do seu site. Pensando nisso, elaboramos algumas dicas muito importantes para você aprimorar a segurança digital e se precaver de possíveis problemas.

Procure por vulnerabilidades

No próprio diretório do WordPress existem inúmeros plugins que fazem o diagnóstico e a varredura de possíveis vulnerabilidades no seu site ou em outros plugins.
Essas ferramentas são fundamentais para manter a segurança constante do site e evitar que uma possível ameaça se torne um grande problema. Com elas é possível fazer verificações em plugins, temas e banco de dados.
O Vulnerability Alerts é um exemplo desse tipo de ferramenta, pois o plugin promete:

  • Verificar o núcleo do WordPress, seus temas e seus plugins em busca de possíveis vulnerabilidades;
  • Mostrar um ícone na Barra de Ferramentas do Admin com o número total de vulnerabilidades encontradas;
  • Notificar você por e-mail quando novas vulnerabilidades são encontradas.

Mantenha plugins sempre atualizados e exclua os desnecessários

Os plugins são responsáveis por executar funções específicas no seu site, mas também podem interferir no funcionamento regular do mesmo. Portanto, o ideal é mantê-los sempre atualizados para obter o melhor desempenho do seu site e só instale plugins no WordPress que tenham boa reputação e ofereçam algum suporte. Outra dica importante é utilizar o mínimo possível de plugins, pois em geral, essas aplicações são produzidas por terceiros e nem sempre são confiáveis, além de também deixarem o site mais pesado e mais lento para carregar.

Use o Login LockDown

Este é um plugin indicado para aumentar a segurança do seu site WordPress. Ele basicamente estabelece um limite de tentativas de login a partir de um mesmo IP.
Se várias tentativas forem detectadas dentro de um curto período de tempo a partir do mesmo IP, a função de login será desabilitada para todas as solicitações.
Isso ajuda a evitar a descoberta de senha por meio de “força bruta” (onde um software tenta descobrir uma senha por tentativa e erro).

Atualize seu WordPress

Sempre que sair uma atualização da plataforma, atualize-a o mais breve possível. Essa medida serve para corrigir bugs e falhas de segurança que podem ser usadas por hackers com o intuito de invadir o sistema.
Esse processo é muito fácil e leva poucos minutos para se concluir, pois basta apenas um clique para manter o seu site mais seguro e longe de ameaças. Não negligencie essa simples tarefa e evite correr riscos!

Use senhas fortes

Essa dica é válida para o WordPress como também para qualquer outra aplicação ou sistema. Evite usar informações óbvias como nomes de parentes, datas de aniversário, ou qualquer outro dado fácil de ser descoberto.Esqueça os números sequenciais ou repetidos e jamais salve a senha em computadores públicos ou de terceiros. As melhores senhas devem combinar letras maiúsculas, números, caracteres especiais e não devem ser muito curtas. Lembre-se disso!seguranca_wordPress_hostinger

Faça backup do seu site regularmente

Mesmo tomando essas medidas preventivas, ainda há o risco do seu site ser invadido ou acontecer alguma falha que comprometa as funcionalidades do seu projeto web.

Se isso ocorrer, não precisa ficar desesperado, pois com um backup é possível restabelecer tudo em pouco tempo. Se você não tem o hábito de fazer backups, pense bem no quanto você ou sua empresa pode perder em caso de roubo dos dados.

Desta forma, estabeleça um dia ou algumas horas para cuidar somente da segurança dos seus dados e não espere o pior acontecer, pois os prejuízos e o retrabalho podem ser grandes.

Omita a versão atual do seu WordPress

Essa dica parece estranha, nós sabemos, porém há um motivo para isso. O que ocorre é que muitos hackers já conhecem as vulnerabilidades específicas de cada versão do WordPress e deixar a versão publicada é um “prato cheio” para tentarem invadir o seu site.

Se você não sabe como remover essa informação ou não se sente seguro, procure um profissional experiente ou algum especialista em WordPress. Mas já adiantamos que isso é muito fácil de resolver ou se você preferir, também pode usar um plugin que executa essa função.

Altere o nome de usuário do WordPress

Por padrão o WordPress gera o “admin” como nome de usuário e sabendo disso, os hackers já possuem parte das informações para invadir o seu site, pois a primeira tentativa e mais óbvia para se logar no site é o nome “admin”.

O ideal é alterar esse nome de usuário e também omiti-lo para que não seja possível a sua identificação. Essa mudança pode ser feita facilmente na seção “Usuários” do painel administrativo.  

Analise o tema utilizado em seu site

Infelizmente alguns temas do WordPress podem vir com ameaças embutidas em forma de códigos ou arquivos mal-intencionados.  

Os códigos maliciosos podem conter desde simples scripts de promoções de sites como até mesmo algum código que explora as brechas para tentar roubar ou sequestrar dados. Fique atento a isso, principalmente em temas que são utilizados para lojas virtuais e e-commerces.

Isso é necessário devido a grande utilização da plataforma e por disponibilizar temas gratuitos produzidos por desenvolvedores do mundo todo. Logo, é muito difícil controlar ou saber as verdadeiras intenções de cada pessoa.

Conclusão

Pensar na segurança digital não é nenhuma novidade, mas sim um fator essencial nos dias atuais em qualquer projeto web. Embora seja negligenciada, a área de segurança de dados vem ganhando notoriedade, ainda mais com os acontecimentos de ataques e sequestro de dados que vem ocorrendo no mundo.

Os ataques cibernéticos estão evoluindo a cada dia e os hackers estão sempre aprimorando a forma de burlar os sistemas para obter benefícios de maneira ilegal.

Desta forma, aumentar a segurança do seu WordPress ou de qualquer outro sistema é extremamente importante para não ter aborrecimentos nem prejuízos.  Para mais tutoriais e informações sobre o assunto e também sobre hospedagem de sites, você encontra outros artigos em nosso site. tutorial-wordpress

Palavras-chave: WordPress, Segurança no WordPress, Hostinger, Dicas WordPress, Tutorial WordPress.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$6
99
/mês

Junte-se a centenas de inscritos em todo o mundo

e receba um resumo dos tutoriais mais recentes direto para o seu e-mail

Please wait...

Obrigado por se inscrever!