março 8, 2021
3min de leitura
Carlos E.
Se você está aqui porque está procurando por uma maneira rápida e fácil de começar um blog, você veio para o lugar certo. Este guia vai ajudar você a colocá-lo no ar em questão de minutos.
Você não vai precisar contratar desenvolvedores ou pagar por um designer. Siga esses três passos e você terá um blog profissional, totalmente funcional e que você pode usar para negócios ou por hobby.
E realmente é só isso que é necessário. Tem interesse? Então continue lendo.
Conteúdo
Antes de você começar a construir um site para o seu blog, existem dois componentes essenciais que você precisa contratar:
Um domínio é o que as pessoas vão usar para encontrar o seu blog. A hospedagem de sites é onde o seu blog será armazenado na internet.
Ambos os elementos são necessários, então é importante que você faça a escolha certa.
Vá para a Hostinger e escolha um plano de hospedagem WordPress. Esse tipo de hospedagem vai permitir que você tire o máximo proveito do seu blog no futuro, já que o WordPress é uma das melhores plataformas para blogs.
Cada plano de WordPress inclui diversos recursos diferentes que vão ajudar você a construir e gerenciar o seu blog. Você terá acesso a uma série de ferramentas de gestão fáceis de usar, assim como centenas de tutoriais escritos e em vídeo.
Você também poderá contatar os nossos especialistas em WordPress para obter ajuda a qualquer momento do dia, em qualquer dia do ano.
Além disso, os planos de hospedagem WordPress Starter, Business e Pro vêm com um domínio grátis. É garantido que você vai economizar um dinheiro que inevitavelmente seria gasto registrando seu domínio em outro lugar.
Uma vez que você escolher um plano de Hospedagem WordPress, finalize o processo de registro e faça login na sua conta de Hospedagem.
Na sua conta, role para baixo no hPanel até você ver a categoria Site. Então clique em Autoinstalador.
Encontre WordPress e clique em Selecionar.
Preencha os campos exigidos e clique em Instalar.
Agora que você instalou o WordPress na sua hospedagem, chegou a hora de configurá-lo.
O WordPress está pronto para ser usado assim que tiver sido instalado. Contudo, é uma boa ideia ajustar algumas configurações para melhorar as posições do seu site nos mecanismos de busca no futuro:
Para garantir que os mecanismos de busca possam descobrir e indexar o seu site, você precisa deixá-lo “visível”.
Faça login na sua conta do WordPress e então vá para o Painel de Controle. No menu lateral, vá para Configurações -> Leitura.
Na página de Configurações de Leitura, role para baixo e garanta que a caixa de visibilidade nos mecanismos de Busca esteja desmarcada. Clique em Salvar alterações e está tudo pronto.
Definir links permanentes apropriados e fáceis de ler vai ajudar você a ranquear melhor nos mecanismos de busca e melhorar o seu tráfego orgânico.
Dentro das Configurações do seu painel de controle do WordPress, clique em Links Permanentes.
Na página de Configurações de Links Permanentes, selecione a opção Nome do post. Isso vai defini-lo como um novo padrão para as URLs do seu site.
Agora, toda vez que você publicar um novo post, o seu título será incluído na URL da página.
Isso vai ajudar cada postagem a ranquear melhor, aumentando as chances de aparecer nas primeiras páginas em mecanismos de busca.
Temas são designs de sites finalizados que podem ser customizados para atender suas necessidades.
O WordPress tem milhares de temas pagos e gratuitos disponíveis, sendo que estes são os melhoers deles:
Escolha aquele que você mais gosta e chegou a hora de começar a instalá-lo.
Faça login no seu painel de controle do WordPress. No menu do lado esquerdo, vá para Aparência -> Temas.
Clique em Adicionar Novo e insira o nome do seu tema desejado na barra de pesquisa ao topo. Assim que ele aparecer, clique em Instalar e está tudo pronto.
Assim que você instalar o seu tema, você já pode começar a customizar o seu design. Crie as páginas necessárias e altere as cores para que combinem com a sua marca.
Adicione conteúdo, como textos e imagens. E para melhorar ainda mais a funcionalidade do seu site, não se esqueça de você vai conferir a enorme variedade de plugins do WordPress.
Com esse guia à sua disposição, você pode começar o seu blog de imediato e de um modo fácil. Não gaste o seu tempo se preocupa com tecnicalidades, especialmente quando você pode simplificar o processo clicando em alguns botões.
Deixe uma resposta