WordPress

Como configurar um fórum WordPress em 3 passos

Como configurar um fórum WordPress em 3 passos

Fóruns são um dos elementos básicos da internet. Apesar de muitas pessoas gastarem todo o seu tempo em sites “normais”, fóruns são um dos tipos de plataforma que mais engajam as pessoas. Na realidade muitas redes sociais populares são basicamente fóruns com algumas funcionalidades a mais. O problema é que criar um fórum no WordPress pode ser um tanto trabalhoso, já que a plataforma não foi desenvolvida para isso.

Mas estamos aqui para te ajudar. Neste tutorial vamos mostrar como configurar um fórum no WordPress em 3 simples passos:

  1. Instalando e configurando o plugin Asgaros Fórum.
  2. Criando a estrutura do seu blog WordPress.
  3. Testando as funcionalidades do fórum.

Para que seu fórum funcione, você vai precisar instalar um novo conjunto de ferramentas ao WordPress. Isso pode dar muito trabalho, então vamos começar!

Por que ter um fórum WordPress

exemplo de fórum wordpress

Independente dos seus hobbies, é provável que existam diversos fóruns criados especificamente para debater sobre eles. De forma simples, fóruns são sites onde você pode criar novos tópicos ou “conversas” para que outros comentem. Eles são o lugar perfeito para ter discussões mais aprofundadas sobre qualquer assunto que puder imaginar.

forum wordpress

É bastante comum que a maior parte do conteúdo venha dos comentários. Contraste com o Blog da Hostinger, por exemplo. Mesmo que cada artigo possua uma seção de comentários, a atração principal de conteúdo vem da postagem.

Se você já é um fã de carteirinha de algum fórum, é provável que tenha percebido a similaridade de ferramentas e recursos das redes sociais. O Facebook, por exemplo. Além de postar fotos e manter o contato com os amigos, um dos principais recursos é o compartilhamento de conteúdo e a discussão com outros membros da rede, como um fórum.

Ao analisar 5 dos mais populares sites na internet, vai perceber que 2 deles possuem fóruns ou funcionalidades de um. Já mencionamos o Facebook, mas o Reddit também é basicamente um fórum com diversos recursos a mais.

No geral, manter um fórum tem desafios um pouco diferentes de um site comum, mas também tem seus benefícios. Por exemplo, em um fórum não há tanta pressão para postar conteúdos originais. Eles também são melhores no que se trata de criar discussões e manter seus visitantes engajados, para que continuem retornando.

Entretanto, ter um fórum não é viável para a maioria dos projetos online. Por exemplo, se você quer montar um portfólio, ter um fórum não vai ser de nenhuma utilidade sendo melhor criar um site comum.

Mas se você está criando um site para interações sociais, ou oferece serviços online, um fórum pode ser uma boa ideia. Você pode até criar um conjunto com seu website e utilizar para incentivar comentários sobre seu material ou serviços.

Configurar um fórum online geralmente exige o uso de softwares especializados. Com o WordPress, você pode adicionar a funcionalidade de fórum usando plugins, e existem diversas opções. Na próxima seção vamos comentar alguns dos plugins mais populares e mostrar mais detalhadamente um de nossos favoritos!

3 WordPress Forum Plugins – os mais populares

Primeiro, vamos conferir algumas das soluções mais populares disponíveis no que se trata de WordPress Fórum Plugin. Estas são geralmente as opções de referência para muitos usuários do WordPress, então vale a pena comentar cada uma delas antes de apresentar um dos nossos favoritos.

1. bbPress

bbpress WordPress Forum Plugin

Quando se trata de plugins para fórum no WordPress, o bbPress é provavelmente o mais popular. Inclusive é o software utilizado na criação do fórum de ajuda do próprio WordPress, então já possui certa reputação.

O bbPress é altamente customizável. Você pode estender suas funcionalidades com outros plugins e definir temas dedicados para seu fórum WordPress. No geral, é uma ótima opção para quem está procurando um plugin de fórum com diversas funcionalidades avançadas, mesmo que possa parecer um pouco antiquado no que se trata de estilo.

2. wpForo

wpforo wordpress forum plugin

O wpForo oferece uma experiência que seria uma mistura do bbPress com o próximo plugin a ser comentado (Asgaros Fórums) no que se trata de recursos. É um pouco mais complicado de configurar comparado ao anterior e possui diversas funcionalidades avançadas. O plugin até oferece diversos recursos adicionais próprios, mesmo que não sejam tantos quanto o bbPress.

Quanto ao estilo, o wpForo tem muita moral. Possui uma aparência limpa como o Asgaros, mesmo que visualmente tenha mais elementos. Se você está buscando um plugin que oferece recursos avançados e com uma bela aparência, essa pode ser a escolha certa para você.

3. Asgaros Fórum

Asgaros WordPress Forum plugin

Agora vamos analisar o plugin que vamos usar no resto do tutorial. O Asgaros Fórum é um dos diversos plugins de fóruns gratuitos do WordPress, mas se destaca devido a facilidade de uso. De forma prática você deve levar poucos minutos desde a instalação do plugin até o funcionamento do seu fórum.

Se você quer ter mais controle, o plugin oferece a opção de edição de várias configurações. Assim que o plugin estiver ativo você vai poder configurar um fórum dedicado no WordPress no seu site que você pode usar como qualquer outro fórum para criar tópicos, subfóruns, comentar em tópicos existentes e mais.

Você também pode adicionar fóruns individuais para praticamente qualquer página utilizando shortcodes, o que pode ser útil se você não quer criar um quadro de discussão inteiro. E mais, o plugin também oferece a funcionalidade de moderação básica. Isso significa que você pode excluir conteúdo, se necessário, e até banir usuários por infrações. Com o crescimento do seu fórum WordPress, você pode até designar outros usuários como moderadores para manter tudo em ordem.

Por último, o Asgaros Fórum permite que você customize o estilo do seu fórum com a utilização de temas e suporta diversos idiomas.

Características:

  • Permite a criação de um fórum WordPress totalmente funcional em minutos.
  • Permite que usuários comentem como convidados.
  • Habilidade de moderar o conteúdo do seu fórum WordPress e permite designar outros usuários como moderadores.
  • Oferece relatórios em postagens específicas e bane usuários se necessário.

Mesmo que sua configuração e uso sejam simples, o Asgaros Fórum não deixa a desejar em suas funcionalidades. Ele oferece praticamente todas as ferramentas que você espera de um fórum em 2018. A não ser que você esteja em busca de uma ferramenta extremamente específica, o Asgaros Fórum é uma escolha segura.

Como Configurar um Fórum WordPress em 3 Passos

Nesta seção vamos mostrar como configurar um fórum WordPress com o plugin Asgaros Fórum. Mesmo que os outros plugins que mostramos possuem etapas semelhantes, elas provavelmente não são as mesmas. Isso quer dizer que você precisa verificar o manual do plugin que estiver utilizando para realizar a configuração.

1º Passo: Instalando e configurando o plugin Asgaros Fórum

Claro que o primeiro passo é a instalação e ativação do plugin. No seu painel do WordPress acesse a aba Plugins > Adicionar novo. Procure o plugin Asgaros Fórum:

Como instalar wordpress forum plugin

Clique em Instalar Agora, então clique em Ativar. Uma nova aba Fórum vai aparecer no painel do seu WordPress.

Aqui você vai encontrar a opção Settings, onde vai poder configurar em qual página seu fórum será instalado. Faça isso clicando no menu Localização do Fórum. Aqui você também pode configurar quantos tópicos e respostas quer que seja mostrado por página:

configurar wordpress forum plugin

De forma geral, as configurações padrão já são boas. Mas pode pode aumentar o número de respostas por página, se preferir. O Asgaros também utilizar seu editor nativo para criação de novos tópicos e comentários, que é habilitado por padrão. Nós já vamos mostrar como ele funciona, então recomendamos deixar esta ferramenta ativa.

Abaixo existe a opção de habilitar o uso de shortcodes dentro do editor. Nós recomendamos a desativação já que pode implicar em problemas de segurança:

habilitar shortcodes

Então, você pode configurar o plugin para destacar o nome dos moderadores e autores de cada tópico. Este geralmente é um bom recursos para que os usuários saibam quem contatar em caso de problemas, então vamos manter ambas as opções ativadas. Ainda nesta página, vamos ativar a opção Show author posts counter, esta ferramenta conta a quantidade de tópicos criados pelo autor, o que incentiva a participação no fórum:

configurar plugin

Continue descendo e você vai encontrar algumas opções para mostrar os botões de login, logout e registro para seu fórum. Recomendamos ativar essas configurações para que seus usuários encontre mais facilmente:

configuracoes-forum-wordpress

A próxima seção inclui configurações que alteram as funcionalidades básicas do seu fórum. Aqui você pode habilitar a menção a usuários, reações, e mostrar quem está online. Você também pode habilitar posts de convidados, mas recomendamos que não habilite pois é mais fácil para que spammers foquem em seu fórum:

habilitar configurações do fórum

A seguir tem a opção para habilitar inscrição de postagens para seus usuários. Isso significa que eles vão receber notificações quando há um novo conteúdo nas postagens para qual eles se inscreveram:

habilitar inscrições do fórum

Temos mais duas seções para cobrir agora. A primeiro é sobre configurações de perfil. Na maioria dos casos é uma boa ideia habilitar perfis já que é uma funcionalidade que os usuários geralmente esperam que tenha. Você também pode definir se usuários que não estão logados podem visualizar esses perfis:

habilitar perfil no fórum

Finalmente, se você descer até o final da página Settings vai ver a opção de habilitar reports e receber notificações sobre reports recebidos. Isto deve tornar a moderação do fórum mais fácil, então recomendamos deixam ambas habilitadas:

habilitar perfil no forum

Se você gosta de manter sua caixa de entrada limpa e organizada, recomendamos ter uma conta de email somente para assuntos do seu fórum. Caso contrário pode ser difícil encontrar as mensagens relacionadas ao seu fórum em meio aos outros emails, principalmente no caso de fóruns com bastante acesso.

Essas são as configurações necessárias para deixar seu fórum WordPress rodando direitinho! Salve as alterações e vá para o passo 2!

2º Passo: Construindo a estrutura do seu fórum WordPress

Agora que você configurou como seu fórum WordPress deve funcionar é hora de montar sua estrutura. Para isso acesse Fórum > Estrutura no WordPress. Aqui você vai ver que o plugin já tem uma estrutura preparada para você:

estrutura forum wordpress

Neste momento o fórum ainda vai estar vazio. Se você acessar pelo site deve estar assim:

visao geral forum wordpress

Neste momento você já deve conseguir criar novos tópicos e os usuários podem responder. Mas qualquer fórum sério tem diversas seções únicas para manter as coisas organizadas. Por exemplo, você pode configurar um fórum de Boas-vindas onde as pessoas podem se apresentar, que é o que vamos fazer agora. Clique no botão Adicionar Fórum para começar:

categoria forum

Para adicionar um novo fórum você só precisa de um nome e uma descrição:

nome e descrição de fórum

Você também pode configurar a ordem em que seus fóruns serão exibidos com números:

configurar apresentacao de fórum

Agora vamos editar o fórum para utilizar. Para isso clique em Editar Fórum. Mude seu nome e descrição. Você também já pode alterar a Ordem do fórum.

Agora você já tem 2 fóruns funcionando e sabe como criar mais, se precisar. Vá em frente e crie outro fórum que desejar. Se quiser criar um Sub-Fórum é só clicar em Adicionar Sub-Fórum:

adicionar subforum

Depois que a estrutura estiver pronta, vamos para o passo final, que é testar o fórum.

3º Passo: Testando a Funcionalidade do Fórum

A primeira coisa que precisamos fazer é criar um novo tópico para ter certeza que está tudo funcionando perfeitamente. Para isso clique no botão Novo Tópico ao lado direito do fórum.

Como mencionamos anteriormente, o Asgaros utiliza uma versão simplificada do editor do WordPress. Aqui você pode definir um título e o corpo do novo tópico:

Testando subforum

Como este é um tópico de teste, digite qualquer coisa. Já aproveite e clique em Inscrever-se neste tópico para testar se o email está funcionando corretamente.

Quando o tópico estiver pronto, vai parecer assim:

exemplo forum

Perceba que há diversas maneiras de interagir com este tópico. Como administrador você pode Fixar, Mover, Apagar e Fechar, coisas que um usuário comum não consegue fazer. Você também pode responder a qualquer botão do seu fórum ao clicar no botão Responder..

Se você consegue criar novos tópicos e responder a eles, significa que está tudo funcionando corretamente. Agora é hora de compartilhar seu fórum com o mundo!

Conclusão

Quando as pessoas pensam no WordPress, fórum não é a primeira coisa que vem a mente. Mas com o plugin correto qualquer pessoa consegue criar um fórum no WordPress. Há diversas opções, mas se você busca um plugin simples mas com muitas funcionalidades o Asgaros é o plugin ideal. Com ele você pode montar um fórum totalmente funcional em questão de poucos minutos.

E se o WordPress não for a sua especialidade, existem diversas outras alternativas. Confira nosso tutorial sobre como criar um fórum.

Ficou com alguma dúvida sobre como criar um fórum WordPress? Comente na seção de comentários logo abaixo!

 

Ariane G.

Ariane é jornalista, analista de conteúdo & SEO na Hostinger Brasil e tem o papel de contar para todo mundo o poder transformador da internet. Com foco em otimização, produção para web e técnicas de SEO, divide os dias entre pesquisas de palavras-chave e passagens aéreas (ela ama viajar).

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$3
12
/mês*

Cadastre-se

Receba nossos conteúdos e novidades direto no seu e-mail!

 

Estamos cadastrando...

Pronto! Obrigado por se inscrever!

Share this
[href]
[href]