Como Configurar o Outlook
Se você está procurando uma maneira melhor de gerenciar os seus emails, por que não usar um cliente como o Microsoft Outlook? Ele geralmente é usado para receber, enviar e armazenar emails. Contudo, ele possui várias outras funções como agenda, tarefas, contatos e muito mais.
Neste tutorial, vamos mostrar como configurar o seu email no Microsoft Outlook.
Conteúdo
Tutorial em Vídeo
Pré-Requisitos
Existem algumas coisas que você precisa preparar antes de começar a configurar o seu cliente de email.
- Nome de domínio – exemplo.com
- Seu endereço de email – admin@exemplo.com
- Sua senha de email
- Configuração IMAP/POP e SMTP
Assumindo que você já possui um domínio e criou um email, você já deve ter os primeiros três pré-requisitos que mencionamos. Contudo, para acessar o seu email através de um cliente de email, você precisa ter os detalhes dos servidores de entrada (IMAP/POP) e de saída (SMTP).
Como Configurar Uma Conta de E-mail no Outlook
Agora que você já tomou conta dos pré-requisitos, é hora de aprender como configurar o Outlook.
O Microsoft Outlook possui muitas versões diferentes, o suficiente para justificar a criação de uma seção para cada uma delas. As versões que vamos discutir são Outlook 2019, Outlook 2016 e Outlook 2013.
Você precisa se certificar de qual versão está utilizando, já que as configurações são levemente diferentes para cada uma delas.
Microsoft Outlook 2019
Aqui, você irá aprender como configurar a versão 2019 Outlook.
1. Abra o Microsoft Outlook 2019
Quando uma janela aparecer, insira seu email, escolha a opção de ajustar sua conta manualmente e clique em Conectar.
2. Escolha IMAP ou POP
Escolha se você deseja utilizar POP ou IMAP e preencha os detalhes correspondentes conforme você pode ver abaixo. Isso vai permitir que você configure o seu servidor de saída de email, assim como o de entrada.
3. Configure suas Opções de IMAP ou POP
Independentemente de você ter escolhido POP ou IMAP, preencha os detalhes correspondentes, como você pode ver abaixo. Então, clique em Add Account (Adicionar Conta) para prosseguir. Se você não sabe qual escolher, confira este artigo sobre POP ou IMAP.
4. Finalize seu setup
Preencha sua senha, clique em Conectar e espere o processo ser finalizado. Se você for bem sucedido, a janela abaixo irá aparecer.
Isso é tudo! Apenas o que falta fazer é clicar no botão Concluído e você pode começar a usar o Outlook imediatamente.
Microsoft Outlook 2016
Aqui, você irá aprender como configurar o Outlook (versão 2016).
1. Abra o Microsoft Outlook 2016
Se você está abrindo o cliente pela primeira vez, uma janela vai aparecer. Insira a informação da sua conta de email e não se esqueça de marcar a caixa de seleção. Então clique em Connect (Conectar).
2. Configure definições de IMAP ou POP
Quando a próxima janela aparecer, escolha entre POP e IMAP.
Quando a janela abaixo aparecer, preencha os formulários com as configurações do seu painel de controle e então clique em Next (Próximo) para seguir em frente. Então insira a senha para o seu endereço de email e clique em Connect (Conectar).
3. Finalize seu setup
Se uma janela de erro aparecer, você terá que reajustar a configuração ao clicar em Change Account Settings (Mudar Configurações da Conta) e conferir que todas as configurações estão corretas.
Contudo, se as configurações estiverem todas corretas, você vai receber a seguinte mensagem de êxito:
Dependendo da sua escolha, vai aparecer POP ou IMAP na lista. A seguir, clique em Done (Concluído) e você já estará navegando na interface do Outlook 2016.
Microsoft Outlook 2013
Aqui, você irá aprender como configurar o Outlook (versão 2013).
1. Abra o Microsoft Outlook 2013
Uma janela de boas vindas irá aparecer na primeira vez que você abrir o programa. Aperte em Next (Avançar) para prosseguir com o seu setup.
2. Configure sua conta de email
Quando a próxima janela aparecer, aperte em Yes (Sim) e clique Next (Avançar) novamente.
Então, escolha a opção de configurar sua conta de email automaticamente e prossiga para a próxima janela.
Na tela abaixo, escolha POP ou IMAP e clique em Next (Avançar) para prosseguir.
Insira os detalhes correspondentes nos formulários seguintes. Escolha o seu tipo de conta desejada (POP ou IMAP) e preencha os servidores de entrada e saída de email com as informações que você obteve do painel de controle. Então, insira seu endereço de email completo na coluna nome de usuário junto com a senha.
Em seguida, clique em More Settings (Mais Configurações…).
Na próxima janela do tipo popup, navegue até Outgoing Server (Servidor de Saída) e marque a caixa ao lado de “My outgoing server (SMTP) requires authentication” [Meu servidor de saída (SMTP) requer autenticação]. Após isso, selecione “Use same settings as my incoming mail server” (Usar mesmas config. do servidor de entrada de emails), conforme você pode ver abaixo.
Então, vá até a aba Advanced (Avançado). Preencha os números de portas do servidor e a conexão criptografada conforme a imagem abaixo e então clique em OK.
Passo 3: Finalize Seu Setup
Depois disso, clique em Next (Avançar) e o Outlook irá testar as configurações de sua conta e ver se as coisas estão indo bem. Você encontrar algo parecido com a tela abaixo se o processo for bem sucedido.
Aí, basta clicar em Close (Fechar) e uma janela indicando que o processo está completo irá aparecer.
Apenas clique em Finish (Concluir) e você será redirecionado para a interface do Microsoft Outlook, conforme você pode conferir na imagem abaixo.
IMAP vs POP
Então, qual a diferença entre IMAP e POP?
O IMAP (Internet Message Access Protocol ou Protocolo de Acesso à Mensagem da internet) possibilita a sincronização em tempo real com os servidores do webmail.
Por exemplo, se você marca uma mensagem como “não lida” na sua conta de email do Outlook, então o email real no servidor também estará marcado como “não lido”. Essa escolha é preferível se você quer usar o Outlook em múltiplos dispositivos.
Já o POP (Post Office Protocol) baixa e armazena o seu email de modo local. Quaisquer mudanças que você fizer no Outlook não vão aparecer no webmail.
Contudo, você ainda pode configurar a sua conta de email do Outlook para promover mudanças no servidor – deletando, salvando rascunhos e assim por diante. O lado positivo do POP é que, mesmo quando você não tem conexão à internet – ou o servidor cai – você ainda pode acessar seu email.
Como Coletar os Detalhes POP3, IMAP e SMTP
Coletando Detalhes no Painel de Controle Hostinger
Primeiro de tudo, a partir de seu provedor de email atual, você precisará obter detalhes POP3, IMAP e SMTP da conta de e-mail que você deseja configurar no Outlook. Abaixo as etapas mostram como coletar detalhes no painel de controle do Hostinger. Se estiver usando um provedor de hospedagem com cPanel, vá para a próxima etapa.
Passo 1: Faça login no painel de controle do Hostinger e acesse a seção Contas de e-mail.
Passo 2: Nesta tela, escolha o email que você deseja utilizar no Outlook. Então, no menu da laterla direita, clique em Configurações de Dispositivos, onde encontra as informações necessárias para configurar o Outlook.
Passo 3: Anote essas informações ou copie e cole em um editor de texto no seu computador. Você vai precisar delas para o próximo passo.
Coletando detalhes no cPanel
Abaixo as etapas se aplicam ao cPanel em particular, mas se você estiver usando qualquer outro e-mail/ serviço de hospedagem, eles devem fornecer estes detalhes.
Entre no cPanel da sua conta de hospedagem e siga as instruções abaixo:
Passo 1: Clique no ícone Contas de e-mail, localizado na categoria E-mail.
Passo 2: Uma vez dentro das Contas de e-mail, clique no diretório Configurar cliente de e-mail. IMPORTANTE! Neste momento você já deve ter uma conta de e-mail criada no cPanel.
Passo 3: Nesta página você vai ver os detalhes de POP3 e SMTP. O cPanel, em particular, oferece duas opções: Secure SSL/ TLS Settings e Non-SSL Settings. É sempre recomendável usar configurações seguras.
Passo 4: Copie as informações e cole em qualquer editor de texto no seu computador ou simplesmente deixe a página aberta para uso posterior.
Conclusão
Configurar o Outlook não é uma tarefa tão assustadora quanto parece. Todo o processo é bem simples e direto, e leva apenas um momento do seu tempo.
Se você enfrentar quaisquer problemas, apenas dê uma olhada neste tutorial sobre como configurar o seu email no Outlook.
Comentários
janeiro 04 2019
Olá, estou com uma dúvida. Fiz tudo certinho , mas no meu Outlook 2019 não consigo mudar o nome de remetente. Fica o nome do meu e-mail em vez do meu nome, como eu queria que aparecesse para os destinatários. Já fiz o que deve ser feito no Outlook, mas não dá certo. Então, gostaria de saber se tem como eu fazer isso pelo cPanel ou se tem alguma dica para eu resolver isso. Obrigado!
janeiro 08 2019
Oi, Alex. Como vai? Sobre o seu problema, é possivel alterar o nome do destinatário durante a configuração da conta e após a configuração também, seguindo este tutorial da própria Microsoft, você conseguirá alterar rapidamente :)
fevereiro 07 2019
Olá Rafael. Estou tentando configurar o Outlook 2010. Terias como me enviar o passo a passo no e-mail? Agradeço.
maio 13 2019
boa tarde! Para configurar no Outlook 2003 com POP3 como devo proceder? Não estou conseguido configurar email: producao2@studioventus.com
maio 14 2019
Oi, Marcelo. Você pode chamar nossos agentes do suporte pelo seu painel de controle :)
agosto 23 2019
Adorei o conteúdo, consegui configurar. Faltou a configuração para o celular, não estou conseguindo cadastrar no Outlook do androide. Pode me ajudar?
outubro 01 2019
Segui todos os passos. Revisei e não funciona :/
outubro 07 2019
Oi Rodrigo, você teria mais informações do problema que você está encontrando?
dezembro 03 2019
Segui todos os passos e não funciona já tinha configurado antes mais eu não sei o que acontece que eu paro de receber os e-mail tenho sempre que excluir e colocar novamente. Mas agora nada, que ódio. Eu perdi um monte de e-mail importante por conta disso. Vou com certeza procurar meus direitos!
dezembro 04 2019
Oi Lucas, sentimos muito pelos problemas que você enfrentou. Isso pode ser causado por dois fatores. Primeiro aconselhamos que você confira os seus apontamentos do tipo mx na sua zona DNS do painel. Isso porque incluímos o apontamento mx2.hostinger.br e eles diretamente relacionados aos seus emails. Depois dessa verificação, tente usar esses apontamentos no seu Outlook que eles devem funcionar: http://i.prntscr.com/hdw3xC0MTtqXlyvzua4icg.png Aqui onde está entrada, você coloca pop.hostinger.com.br ou imap.hostinger.com.br. e na saída, coloque smtp.hostinger.com.br. E depois em configurações de e-mail na internet: http://i.prntscr.com/fHoFaqKDTfWcTPIh2DiyVg.png No servidor de entrada, você deixa 995 para pop ou 993 para imapno servidor de saida 465/ ssl ou 587/tls Se encontrar algum problema ou dificuldade, não hesite em contatar nossa equipe de suporte 24/7!
fevereiro 16 2020
Caros, Consegui configurar a minha conta no outlook em meu laptop e tb no celular, mas as pastas de itens enviados e a exclusão de mensagens da própria caixa de entrada não sincronizam... É como se à partir do setup das contas em dispositivos diferentes elas passassem a funcionar de forma independente... Como posso resolver este problema?
fevereiro 18 2020
Oi, Bernardo! Você precisa verificar se as pastas estão configuradas para serem atualizadas e sincronizadas de forma manual ou a partir de conexões com a internet (wi-fi ou 4G). Você encontra isso nas configurações gerais do seu email. ;)
março 12 2020
Estou com dificuldade para configurar outlook 2013. Podem me ajudar? Obrigada.
março 17 2020
Oi, Juliana! Que tipo de dificuldade você está enfrentando?
abril 21 2020
Como sincronizar pastas do Outlook com o servidor?
maio 04 2020
Oi, Priscilla! Você encontra a opção de sincronizar pastas no Outlook pelas próprias Configurações Gerais do serviço de email. Para mais detalhes, clique aqui.
maio 26 2020
Nem POP e nem IMAP. Tenho outlook do office 365 e ao invés de sincronizar aparece o erro : Algo deu errado... Não foi possível conectar ao servidor de entrada... (POP ou IMAP).... Solucionar problema de sua conta... aparece 3 opções e nenhuma resolve. Podem me ajudar por favor
maio 26 2020
Oi, Leonardo, beleza? É que também depende de alguns fatores. Por exemplo, do provedor que você está usando, dos dados da hospedagem que está usando e assim por diante. Se estiver usando a hospedagem da Hostinger, use estes dados abaixo: Onde está Entrada, coloque pop.hostinger.com.br ou imap.hostinger.com.br Na Saída, coloque smtp.hostinger.com.br Depois, nas portas (ports): Servidor de entrada: 995 para pop ou 993 para imap Servidor de saida: 465 para SSL ou 587 para TLS. E é isso, baixamente. Se precisar de mais ajuda, não deixe de entrar em contato com nossos agentes de sucesso por este link.
abril 26 2022
Estou com o mesmo problema
abril 29 2022
Olá, Evandro. Sugiro que você siga as instruções que o Andrei forneceu acima! Você também pode conferir nosso artigo de suporte ou entrar em contato com nosso time de Customer Success! 😉
novembro 23 2020
Também estava com problemas para configurar no Office 365. Só consegui quando troquei IMAP para POP. Daí foi... porta 995
novembro 23 2020
Ah, que bom que deu tudo certinho agora Daniel! Ficamos felizes :D
abril 30 2021
Durante uma configuração aqui do Outlook 2019 só conseguir conectar com o SMTP com a configuração de protocolo igual ao do Outlook 2016 ou seja NENHUMA. Com o recomendado no tutorial não conectou
junho 02 2021
Como configurar o Outlook para apagar mensagem do servidor após 2 horas? O mínimo é 1 dia? Não tem como alterar pra menos que isso?
junho 04 2021
Dá sim, Emerson! Você pode colocar um número tipo 0.09 para apagar após cerca de 2 horas. Se você colocar 0.5, ele vai apagar depois de 12 horas!
julho 27 2021
Tenho várias contas no outlook, porém de algumas eu não queria que elas enviassem nem respondessem... apenas recebesse... tem algum lugar que dá para desabilitar isso?
agosto 12 2021
Olá Fernando! Nunca ouvimos falar de algo do tipo, mas eles oferecem uma opção de encaminhamento automático de email. Para mais informações, você pode entrar em contato com o time de suporte do Outlook
agosto 09 2021
Bom dia! Estou tentando baixar o e-mail pelo outlook 2010. Tem como? Não consegui. Quem pode me dar um suporte?
agosto 12 2021
Olá Humberto! Você pode seguir este tutorial aqui para isso 😉
setembro 08 2021
Boa tarde. A nossa empresa está configurada no Outlook com a mesma conta para 3 computadores, porém em duas delas os emails depois de um curto período estão se apagando sozinhos. Poderia me direcionar por gentileza?
setembro 10 2021
Olá! Dê uma olhada nessas configurações aqui, que elas devem resolver seu problema 😉
setembro 16 2021
Olá, se a empresa já estiver usando o outlook, e agora ela quer construir o site dela na hostinger como hospedagem, vou precisar direcionar o DNS para os servidores de vocês, a configuração do outlook nos emails e computadores da empresa se perdem? vou precisar reconfigurar tudo novamente?
setembro 17 2021
Olá, João! Se você for trocar o servidor de email também, aí será necessário redirecionar o DNS. Caso contrário, se mantêm as mesmas configurações. Mas se for necessário fazer mudanças, entra em contato com nosso time de suporte que eles te ajudam rapidinho!
novembro 09 2021
Olá estou configurado no Gmail e não consigo enviar e-mail sempre volta com erro de autenticação, tento entrar no Gostinger e também da erro de log... Não mudei a senha e não consigo acessar o site para ver o que houve. Só recebo e não consigo responder meus clientes... Qquem por favor pode me ajudar.
novembro 12 2021
Olá, José! Conversa com nosso time de suporte do cliente que eles te ajudam rapidinho!
junho 09 2022
2. Configure definições de IMAP ou POP Bom dia, tem uma desatualização na porta de saída, por favor atualizem. Ao invés de 465 esta 587 que é a antiga.
junho 10 2022
Obrigado pelo alerta, Caio! Vamos atualizar o artigo aqui sim. Por enquanto, você pode sempre encontrar aqui neste artigo as portas mais recentes de configuração do seu email da Hostinger!