janeiro 21, 2019
5min de leitura
Ariane G.
janeiro 21, 2019
5min de leitura
Ariane G.
Na Hostinger, clientes Premium e Business possuem um serviço de email com contas ilimitadas. Mas se você possui um VPS e não quer perder tempo fazendo a configuração e manutenção de um servidor de email ou prefere usar um serviço de email de terceiros para sua aplicação web, é aí que o Zoho entra em cena. Como configurar Zoho Mail é uma dúvida frequente de nossos clientes que querem ter acesso ao seu próprio servidor de email, mas sem as incomodações.
Quando se trata de serviços de email de terceiros, o Zoho Mail é uma das escolhas mais populares no mercado. Isso por dois motivos: sua interface limpa e simples, além de ser completamente livre de propagandas. Enquanto a maioria das outras empresas do ramo cobram pelo seu serviço de servidores de email, o Zoho Mail possui um pacote gratuito para você experimentar o que eles tem a oferecer.
Neste tutorial, usaremos a versão gratuita do Zoho Mail para configurar um servidor de email para o seu domínio. A versão gratuita permite a criação de até 25 usuários, com um limite de 5 GB por usuário. Neste pacote só é permitido utilizar um único nome de domínio. Para nossos propósitos, isso é o suficiente.
Conteúdo
Para saber começar e configurar Zoho Mail, você precisará ter um domínio próprio pronto para ser utilizado. Vamos presumir que seu domínio já está apontando para os servidores DNS da Hostinger. Se você tiver um domínio que não esteja apontando para os nossos servidores, é só seguir este tutorial para aprender como apontar para a Hostinger.
Então, vamos começar!
Antes de configurar Zoho Mail, você precisa se inscrever no site. É um procedimento simples – é só seguir esses passos para criar a sua conta:
E é isso aí! Você acabou de criar uma conta grátis no Zoho Mail com sucesso.
Agora que a sua conta foi criada, vamos ao próximo passo, que é configurar Zoho Mail. Antes enviar e receber emails pelo Zoho precisamos fazer alguns ajustes. Todas as configurações devem ser feitas corretamente para não termos problemas mais à frente.
O Zoho Mail faz uma verificação no domínio informado na tela de cadastro. Você tem três opções para realizar a verificação: através de um registro CNAME, TXT ou HTML.
Neste tutorial iremos utilizar o método CNAME. Este método inclui os seguintes passos:
Nesta momento você poderá adicionar os usuários do seu serviço de email clicando em Prosseguir para “Adicionar usuários”. Neste tutorial iremos adicionar apenas um, então iremos inserir as informações da nova conta de email e clicar em OK. Mais abaixo iremos mostrar como adicionar mais usuários, caso necessário. Depois de terminar de criar as contas de email desejadas é só clicar em Back to Setup. Da mesma maneira, você poderá criar grupos clicando em Prosseguir para “Criar grupos”, mas iremos pular esta etapa.
O passo final da configuração do Zoho Mail é a adição de registros MX à sua zona DNS. O processo é semelhante à entrada do registro CNAME que fizemos no passo 2.1.
Novamente, acesse o Editor de Zona DNS. Para criar um registro MX, você precisará de um nome de servidor de email, prioridade, e TTL. Delete o registro MX da Hostinger, criado por padrão no momento da criação de sua conta de hospedagem, e adicione os valores informados pelo Zoho Mail durante a configuração:
Deverá ficar assim:
Voltando ao Zoho, clique em Pesquisa do MX. Caso apresente um erro constando o MX padrão da Hostinger, aguarde alguns minutos para que os novos registros MX possam propagar devidamente.
Você também pode adicionar um registro SPF para evitar a falsificação de identidade do remetente do email, também conhecido como email spoofing. Para aprender mais sobre a configuração do SPF é só clicar aqui.
Agora podemos, finalmente, utilizar todo o poderio do Zoho. Esse é um processo de duas partes: primeiro você precisa criar uma nova conta de usuário associada ao servidor de email do Zoho, e também realizar algumas configurações no SMTP.
Esse usuário é diferente daquele que criamos quando fizemos o cadastro no Zoho Mail. Enquanto aquele usuário é utilizado como administrador da conta, que será utilizado para gerenciamento, este novo usuário servirá como endereço para as pessoas que irão enviar emails para seu domínio.
Para criar um novo usuário, siga estes passos:
Agora que foi criado um novo Email ID para sua aplicação, você precisa configurar o SMTP de seu cliente de email ou aplicação para permitir a utilização do ID. Se você deseja utilizar o Zoho com sua aplicação web, como o WordPress, por exemplo, dê uma olhada nesse tutorial. Caso você queira usar um cliente de email mais tradicional, como o Outlook, veja aqui.
As configurações gerais que você precisa alterar são:
Uma vez que as configurações forem realizadas, sua aplicação/cliente de email já estará pronta para enviar e receber emails usando o Zoho. Neste momento esperamos que tudo tenha dado certo para configurar Zoho Mail, que é nosso objetivo com este tutorial.
O Zoho Mail é uma ótima maneira de gerenciar seu próprio servidor de email com o mínimo de esforço. Neste tutorial nós aprendemos:
Teste também o Zoho Mail App. Você pode adicionar ainda mais usuários ou criar grupos, caso ainda não tenha feito.
janeiro 18 2019
Olá Ariane, ainda é possível seguir esse tutorial?
Respondeu em janeiro 25 2019
Show de bola, obrigado Ariane!!
maio 23 2019
Boa tarde! criei uma conta de email mas nao cadastrei telefone, como faço para ativar a conta?
Respondeu em junho 03 2019
Oi, João Você pode entrar em contato com nossa equipe de sucesso ao cliente pelo seu painel de hospedagem :)
setembro 06 2019
Eu quero que venha a segunda via do meu registro
Respondeu em setembro 16 2019
Olá Geovana, de que registro você está falando no caso?
Ariane G.
Respondeu em janeiro 21 2019
Oi, Júlio. Refizemos o passo a passo e atualizamos alguns prints. Mas o caminho segue o mesmo ;) Deu certo aí?