Tutoriais WordPress

Como criar um blog de sucesso no WordPress

como criar um blog no wordpress

Nosso objetivo com este artigo é tirar todas as suas dúvidas para começar um blog agora mesmo e lançar seu projeto na internet. Assim como você, muita gente já teve pelo menos uma boa ideia mas acabou desistindo ou deixando o plano na gaveta, para fazer depois. Se a desculpa é a falta de conhecimento ou dificuldade de criar um blog do zero, nós vamos resolver isso agora mesmo!

Você já sabe o que é um blog e quais as infinitas opções de empreender online que você pode explorar, certo? Um blog nada mais é que um espaço virtual onde você pode compartilhar conteúdo e promover a si mesmo ou seu negócio. E neste caso nós recomendamos o WordPress por alguns motivos, além de ser o CMS mais recomendado do mundo, você encontra infinitas funcionalidades para ter um blog de sucesso. 

Então foco total agora porque até o final deste artigo você vai saber como criar um blog de sucesso no WordPress. Vamos lá!

Por que vale a pena fazer um blog

Já ouviu o termo “blogueiro”? Ser blogueiro é promover suas atividades ou o seu dia a dia através de um blog, um espaço virtual. Podemos citar profissões que exploram bem as oportunidades “ser blogueiro”. Ao expôr o seu trabalho, serviços ou produtos em um blog, você ganhar mais audiência, pode fidelizar o seu pública e expandir o seu negócio. 

Frequentemente nos deparamos com as notícias populares (ou fofocas mesmo) de famosos que decidem criar um blog e acabam faturando milhões na internet. Neste caso eles já tem uma certa audiência por já serem conhecidos na mídia, o que economiza um bom trabalho da parte deles. Para ganhar dinheiro com seu blog, vamos ser realistas, você vai precisar investir um pouco mais.

Aqui estão cinco maneiras comuns de ganhar dinheiro com seu glog:

  1. Publicidade: através de publicidade e patrocínio regulares.
  2. Marketing de afiliados: ganhe comissões quando vender produtos para outros.
  3. Produtos digitais: criando e vendendo e-books, plugins, aplicativos, webinars, cursos e mais.
  4. Produtos físicos: livros, eventos, classes e produtos.
  5. Serviços: desenvolvimento, design, consultoria, treinamento, freela de redator e mais.

Estes são só alguns exemplos. Mas tudo mostra que você só tem a ganhar por criar um blog. Você aumenta suas chances de expandir o seu negócio e crescer na internet. Criar um blog elimina as barreiras geográficas, ou seja, você pode interagir e se comunicar com todos a qualquer momento. Ter um blog é como ter um funcionário em tempo integral para ser atendido pelo seu público na hora que eles precisarem de você. 

Já falamos aqui de muitas opções para você ter um negócio online, ecommerce, site, e agora chegou a vez de focarmos em um blog!

Agora que você entende que fazer um blog pode dar aquele impulso inicial no seu projeto, vamos focar em blog WordPress.

Quando você deve escolher criar um blog no WordPress 

página inicial do wordpress

O WordPress é, atualmente, o CMS mais usado do mundoalimentando cerca de 29% de todos os sites e quase 60% de todos os sites que fazem uso de CMSs, justamente por ser simples. E para quem quer começar um blog e não entende muito bem de programação ou de criação de sites, é definitivamente a melhor escolha. Então continue porque você está no caminho certo.

Uma das maiores vantagens, além de centenas de funcionalidades e recursos, você pode criar um blog no WordPress sem gastar nada. O WordPress é um software de código aberto e gratuito. 

O que queremos que você saiba é que você tem condições de criar um blog no WordPress sem muitos conhecimentos técnicos e sem comprometer o seu orçamento financeiro. O que vamos mostrar até o final deste artigo é como criar um blog de sucesso no WordPress sem depender de ajuda de profissionais. Você vai criar um blog sozinho.

Agora vamos começar a agir!

Como criar um blog no WordPress: o que você precisa saber?  

O WordPress é uma plataforma de código fonte aberto, disponível para download em WordPress.org. Lá, você também encontrará temas com código aberto e plugins, documentação, blogs de desenvolvimento e fóruns de suporte.

Hospedar seu próprio blog WordPress leva um pouco de tempo de preparo. O Software é gratuito e de código aberto, mas onde você vai por? Como as pessoas vão acessar? Antes de saber como criar um blog passo a passo, você vai precisar dos seguintes elementos:

Muitas hospedagens de sites, como a Hostinger, oferecem-se um domínio grátis com alguns de seus serviços, por isso recomendamos começar escolhendo a melhor hospedagem de sites primeiro. Recomendamos procurar aspectos que possam tornar sua vida mais fácil como backups regulares, instaladores WordPress com um clique e o domínio gratuito mencionado lá em cima. No entanto, os desenvolvedores vão querer procurar recursos mais avançados como PHP com suporte PHPMyAdmin, acesso FTP, tudo isso para gerenciar seus arquivos, tarefa cron para agendamento de atualizações automáticas e acesso SSH seguro para gerenciamento de ajustes ao servidor.

Com a combinação certa de recursos, você pode rapidamente colocar seu blog WordPress em funcionamento. Claro, enfatizamos que tudo isso precisa vir em um pacote acessível. Depois de selecionar o tópico, o domínio e a empresa de hospedagem de sites do blog, é hora de realmente saber como criar um blog no WordPress. Vejamos as etapas necessárias.

Como criar um blog passo a passo no WordPress

Você já escolheu o WordPress como sua plataforma, configurou uma conta de domínio e hospedou sua conta com uma empresa confiável? Então já está pronto para começar a criar um blog no WordPress.

1. Instale o WordPress em sua hospedagem

Frequentemente, muitos servidores de hospedagem de sites incluem um instalador automático que podem ser acessados via cPanel ou pelo próprio painel principal de hospedagem de site. Há muitas permutações. No entanto, todas seguem os mesmos princípios básicos.

Primeiramente, inicie a sessão em seu painel de controle, desça a página até embaixo e clique em Softaculous App Installer. Depois, clique no ícone do WordPress, como mostra a imagem abaixo:

instalando o wp na hospedagem

Na próxima etapa, preencha os dados que aparecerão. Os campos são bem simples de preencher, pois envolve o nome de domínio, o nome do site, a sua conta de administrador, a linguagem e outros itens. Nesta área você também pode escolher o tema que será usado. Após tudo preenchido com os dados, clique em “Install” no fim da página.

OBS: Você pode receber informações da instalação por e-mail. Basta preencher com o e-mail desejado logo abaixo da opção “Install“.

Prontinho. Se tudo der certo, você vai ver a imagem abaixo no seu navegador:

instalação do wp completa

2. Ajustar as configurações padrão do WordPress

configurando o wp

O WordPress vem com uma infinidade de configurações padrão que você pode ajudar para atender às suas necessidades. Essas configurações ditarão o visual de seu site e como será executado. Embora muitas das configurações padrão funcionem para você, estamos assumindo que o seu slogan não é “apenas outro site do WordPress” tomar um tempo para ajustar esses detalhes antecipadamente significa que você terá menos a se preocupar em ajustar mais tarde.

Primeiro, faça o login no painel de controle do WordPress. A partir daqui, vá na aba Configurações > Geral, onde você vai receber uma série de configurações padrão. Comece verificando o título do site e a descrição. Embora você possa ter configurado durante a instalação, você também pode fazer por aqui.

arrumando o título e a descrição nas configurações gerais do wp

Em seguida, analise o idioma e o fuso horário do seu site. Se você está blogando de outro idioma diferente do inglês, então mude para linguagem apropriada (existem mais de 70 idiomas), escolher o fuso horário correto também é importante, porque isso dita o tempo que o WordPress exibe suas postagens, assim como o conteúdo é agendado:

alterando o idioma e o fuso nas configurações gerais do wp

Finalmente, revise as opções de formatação de data. Diferentes locações tendem a ter diferentes formatos, então, considere também que audiência você quer focar. Por exemplo, para uma audiência americana, você espera ver o formato de exibição como M/D/A e para um público internacional, estão mais acostumados com o formato D/M/A:

formato de data nas configurações gerais do wp

Quando tiver terminado, clique em salvar alterações. Após isso, vá em Configurações> Discussões para habilitar ou desabilitar a sessão de comentários, ou configurar restrições contra certas palavras-chave. Você também pode escolher entre receber ou não notificações de email por comentário. Neste caso, quais configurações funcionam melhor baseadas em quanto tempo queremos gastar moderando comentários. Pecar em excesso de moderação é inicialmente uma boa ideia enquanto você ainda estabelece sua base de usuários. Também recomendamos a desativação de pingbacks e trackbacks e quaisquer tentativa de notificação de blogs vinculados.

configuração de discussão no painel de controle wp

Novamente, você precisa salvar suas alterações antes de seguir para Configurações> Links permanentes. Aqui, você pode escolher que tipo de estrutura de link que você gostaria que suas URLs tenham. Nós recomendamos você escolher qualquer um exceto Plain principalmente para facilitar o trabalho das Search Engine Optimization (SEO). Escolher o nome das postagens também é muito importante pois URLs curtas e memoráveis tendem a funcionar melhor:

configurações de links permanentes

Depois de escolher uma estrutura de Permalink que mais te satisfazer, clique em Salvar Alterações. Agora é hora de dar ao seu blog um design adequado!

3. Selecione um tema adequado do WordPress

temas do wordpress para instalar

É hora de escolher um tema adequado do WordPress (veja nossa lista dos 30 melhores temas gratuitos do WordPress aqui) este é essencialmente um modelo que dita seu design e é uma parte inerente do núcleo do WordPress. Você pode alterar os temas a qualquer momento, então não se preocupe com o que escolhe para começar. Como foi mostrado na imagem acima, existem diversas opções de tema que você pode escolher.

Dito isso, seria ótimo se encontrasse algum tema que trabalhe com suas necessidades imediatamente! Aqui estão algumas orientações que você pode usar para encontrar um tema adequado para seu blog WordPress:

  1. O Design Responsivo é uma obrigação.
  2. O tema deve funcionar bem em todos os navegadores e os principais plugins do WordPress deve ser suportados logo após a instalação.
  3. Deve ter uma tradução pronta caso planeje blogar em outro idioma.
  4. Verifique se há um fórum de suporte onde os usuários obtêm respostas rapidamente.
  5. O código limpo é importante para o SEO, valide uma demonstração apenas para ter certeza.
  6. Avaliações e análises são um bom sinal, porque a experiência fala melhor.

Sabendo das dicas acima, você pode encontrar um tema que corresponda às suas necessidades no diretório de temas WordPress. Depois de encontrar um tema, revise o painel do WordPress e vá para a aba Aparência>temas>adicionar novo:

adicionando um tema wp no blog

Na caixa de pesquisa, digite o nome de algum tema que encontrou no diretório de temas WordPress e te agradou. Depois de aparecer, passe o mouse sobre ele e clique em instalar:

instalando o tema wp no blog

Quando a mensagem de instalação for concluída, clique em ativar:

ativando o tema wp no blog

Se você encontrou um tema WordPress em algum outro lugar, por exemplo, um tema premium de um desenvolvedor, se você carregar o arquivo .zip do tema usando o “Enviar Tema”.

Depois de escolher um tema, você provavelmente vai querer personalizar o seu layout. Antes disso, você precisa ver algumas funcionalidades adicionais a serem implementadas em seu site.

4. Instale alguns plugins do WordPress

instalando os plugins no blog wp

Muito parecido com o tema, o WordPress também oferece muitos plugins gratuitos.

Todo desenvolvedor do WordPress possui uma lista de plugins que ele mais vai precisar. Em poucas palavras, estas ferramentas estendem os recursos do WordPress e muito dos melhores e mais essenciais plugins são de código aberto e gratuito. Por exemplo:

  • Jetpack. É uma coleção de módulos dos criadores do WordPress que permite proteger seu site, compartilhar seu conteúdo automaticamente, exibir formulários de contato e muito mais além disso.
  • Yoast SEO. SEO é a chave para ganhar um alto ranking do Google, e este plugin é de longe a opção mais popular e abrangente disponível. Analise seu conteúdo e exiba áreas de otimização através de um sistema de tráfego leve.
  • Painel de controle do Google Analytics para WP. Este plugin oferece uma maneira fácil de incorporar o Google Analytics em seu blog, o que faz com que seja mais fácil monitorar o tráfego em seu site.
  • Akismet. Spam é como uma maldição na vida para muitos proprietários de sites e este plugin retira-os com base em um banco de dados comunitário. Esta é uma outra solução para os desenvolvedores do WordPress.
  • Wordfence Security. Com certeza este é o plugin mais vital que você pode instalar. Este Plugin multifuncional que ajuda você a proteger seu site contra tentativas de login a força bruta, previne também que IPs maliciosos de acessarem seu site em primeiro lugar e muito mais.
  • WUpdraftPlus. Fazer o backup do seu site será uma dádiva quando algo der errado. O UpdraftPlus é o mais popular e possivelmente a melhor solução disponível.

A instalação de plugins é similar ao processo de adicionar temas no WordPress. Para começar vá até o painel de controle e acesse Plugins > Adicionar Novo :

instalando plugins para wp no painel

Depois, procure o nome do plugin desejado:

instalando o plugin yoast seo no wp

Depois disso, é só clicar em Instalar e ativá-lo.

5. Escreva e publique seu primeiro post no Blog

adicionando um novo post no blog

O WordPress oferece um editor claro e fácil para escrever posts e páginas.

Agora que suas ferramentas estão preparadas, é hora de criar e publicar conteúdo para o seu site! É importante que faça isso nesta fase pois isso lhe dará uma ideia de como seu site vai se comportar quando publicar um conteúdo. É importante lembrar que seu site será um eterno trabalho em andamento, você poderia passar o resto da vida personalizando o seu site e nunca sentir como se estivesse perfeito. O conteúdo sempre deve vir primeiro.

Aqui está um guia simples de como escrever sua primeira postagem em seu blog:

  1. Escolha o tópico de sua postagem.
  2. Escreva seu título, incorporando a palavra chave que você gostaria que esta publicação classificasse nos sites de busca.
  3. Destaque seu post, usando subtítulos para dividir sua postagem em várias seções. Deve conter uma introdução, seção de apoio e uma conclusão.
  4. Escreva sua postagem incluindo links a fontes externas.
  5. Inclua uma CTA (call to action) para os comentários, contato ou assinatura no final de sua publicação.

O tamanho de sua publicação não é crucial, então, escreva quantas palavras precisar para deixar o seu texto excelente. O resultado final deve ser informativo, divertido ou de outra forma fornecer valor para o leitor.

Depois de criar sua primeira postagem, poderá adicioná-la ao WordPress! Você vai iniciar esse processo navegando até Postagem>Adicionar novo em seu painel do WordPress. Para começar, coloque o título na onde está destacado “Digite o título aqui e seu conteúdo na maior área de texto abaixo:

como escrever um post no blog wp

Depois disso, clique no botão “Adicionar Mídia” para incluir  imagem, vídeo, ou qualquer outra mídia dentro de sua postagem. Após upar seu arquivo, clique em Inserir no post:

adicionando mídia em postagem de blog wp

Caso tenha instalado o plugin Yoast SEO, você também poderá customizar a meta descrição em sua postagem. Esta será a curta “sinopse” encontrada nos sites de busca. Por isso, é crucial fazer tudo certo. Basta clicar em Editar amostra para modificá-lo:

fazendo a otimização da primeira postagem no blog wordpress

Depois de finalizar toda a otimização do post, clique em Atualizar. Se desejar, você pode usar o botão Visualizar para garantir que sua postagem esteja perfeita e sem nenhum erro.

Depois de checar tudo, clique em Publicar. Mas caso você ainda não quiser que sua postagem seja exibida, coloque como privado em Visibilidade:

publicando o primeiro post no blog wp

Parabéns, você publicou a primeira postagem de seu blog. Agora, você pode prosseguir com a optimização da experiência de seus visitantes.

6. Personalize a experiência das pessoas que visitam o seu site

personalizando seu blog wordpress

Você está quase deixando o seu site pronto, mas ainda há alguns ajustes a serem feitos para deixar tudo perfeito.

Personalizar seu site provavelmente se concentrará em torno de seu tema. A maioria dos temas suporta algumas configurações básicas e alguns também oferecem opções adicionais de customização. O ideal é que você escolha um tema que mais se adapta aos seus objetivos, mas aproveitar das opções que você tem a sua disposição, vai lhe ajudar a criar um site útil e único.

Para acessar a interface de personalização, vá para Aparência>Personalizar. Isso deve carregar uma tela onde você pode ver uma prévia do seu site, com uma nova lista de opções no lado esquerdo.

É importante notar que cada tema terá potencialmente um conjunto diferente de opções. Recomendamos começar com qualquer cor, plano de fundo, ou opções de tipografia fornecidas para garantir que seu tema se encaixe na sua marca rapidamente. Alguns temas até permitem que você upe uma logotipo ao site. Procure por estes logos na seção de Identidade do Site:

personalizando a identidade do site em busca de logos

Em seguida, você pode escolher entre uma home page estática ou uma listagem dos seus últimos posts. Para fazer isso, encontre a opção Configurações da página inicial.

Nesta parte você também seleciona se prefere que a sua home exiba as suas postagens mais recentes ou fique estática.

configurando a home página do seu blog wordpress

Finalmente, caso queira configurar um menu personalizado, encontre a seção Menu do customizador. Se ainda não criou um menu, clique em Adicionar Menu para começar. Aqui você pode adicionar páginas, postagens, categorias e até mesmo links personalizados a um menu.

Na parte inferior do menu você pode marcar a opção de localização apropriada para exibir como menu principal do seu tema.

localizando o menu e configurando-o

Sinta-se livre para experimentar o Customizer até que a visualização do site esteja correta para você. Depois de terminar clique em Salvar e publicar para salvar todas as modificações.

7. Planeje seus próximos passos

Você deve ter agora um blog do WordPress pronto, funcionando e com uma postagem publicada no blog. No entanto, o trabalho ainda não para por aqui, há alguns passos que você deve levar em consideração antes de prosseguir.

Primeiramente, você deve considerar quão frequente você quer blogar e o que você exatamente planeja escrever sobre. Caso só esteja blogando por diversão, isso não vai lhe importar tanto. No entanto, se você estiver blogando por motivos profissionais, vai considerar criar um calendário editorial. Lá você pode rastrear ideias de conteúdo, fazendo isso, você vai poder seguir suas ideias para conteúdo, agendar postagens e conferir para ter certeza que está atingindo seus objetivos com o blog.

Você também precisa considerar o desempenho de seu blog, isso significa que deve carregar rapidamente para os usuários e ficar bem otimizado em todos os dispositivos. Isso não vai ser problema se você escolher um tema responsivo e seguir as nossas dicas. E para ter certeza, você pode testar quão rápido seu site carrega utilizando uma ferramenta online como GTmetrix. A maioria dos sites se beneficiam de plugins de cache como o WP Super Cache. Em resumo, isso salva uma versão das páginas de seu site no computador de seu visitante. Encurtando mais o tempo de carregamento quando eles visitarem novamente seu site. Isso pode diminuir rapidamente o tempo de carregamento de seu site.

Você também deve prestar atenção com a segurança do seu site. E é uma boa ideia falar com sua empresa de hospedagem de sites sobre a criação de um certificado SSL, que será essencial caso  planeja realizar algum tipo de venda dentro do seu blog, pois um SSL protege os dados do visitante da interceptação de hackers.

Finalmente, agora que você sabe como criar um blog no wordpress, precisa pensar em como atrair visitantes para seu blog. Para implementar isso em seu blog, otimize seu site da melhor maneira possível. Considere também colocar botões de compartilhamento e usar serviços como MailChimp para criar seus assinantes de Email.

Agora você está totalmente equipado para configurar e executar o seu próprio blog. Nós mal podemos esperar para ver o que você irá fazer.

Conclusão 

Quem não sabe como criar um blog no wordpress pode achar o início uma experiência desanimadora, especialmente se você é novo na plataforma. Mas usar um tutorial abrangente como este vai te ajudar bastante. Utilize todas as dicas, principalmente a de SEO. 

Você tem alguma pergunta sobre como criar um blog no wordpress? Pergunte-nos abaixo!

 

10 Comentários

Deixe seu comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$6
39
/mês*

Junte-se a centenas de inscritos em todo o mundo

e receba um resumo dos tutoriais mais recentes direto para o seu e-mail

Please wait...

Obrigado por se inscrever!

[href]
[href]