WordPress

Como criar Sitemap para WordPress

criar-Sitemap-WordPress-hostinger

O que é um sitemap? Como o nome indica, um sitemap é uma lista de todas as páginas acessíveis em um site que está disponível para usuários e bots de motores de busca. Você já deve ter visto em vários locais, especialmente aqueles que são do governo que tem um link intitulado ‘sitemap’. Isso é apenas uma maneira de orientar as pessoas e os motores de busca sobre todas as páginas acessíveis do site.

Os sitemaps foram introduzidos nos anos iniciais da Internet em 1994 e 1995, quando foi considerado como uma necessidade para incluir sitemaps em qualquer site. Isto foi provavelmente porque o sitemap de um site naqueles anos era a principal ferramenta de navegação antes de alguns user-friendly e navegação estética serem introduzidas pelos designers.

Você pode pensar que agora que temos navegação melhor e mais rápida, não precisamos mais de sitemaps. Não. Hoje, os sitemaps são ainda mais importantes a partir de um ponto de vista SEO. Aqui estão alguns benefícios de por que sitemaps são tão importantes:

  • Eles aumentam a visibilidade das páginas da web para os mecanismos de busca e asseguram uma indexação mais rápida;
  • Os sitemaps informam os mecanismos de pesquisa sobre alterações na estrutura do seu site;
  • Ele também ajuda os motores de busca a sinalizar grandes sites com muitas páginas que não são bem estruturados ou interligados

Estas são apenas algumas das várias vantagens por que sitemaps são importantes e por que você deve criar um sitemap para o seu site WordPress. Neste tutorial do WordPress, teremos um rápido resumo sobre os tipos de sitemaps, como adicionar um sitemap ao WordPress e como enviar um URL do sitemap do WordPress para os mecanismos de pesquisa. Vamos começar.

O que você vai precisar?

Antes de começar este guia, você precisará do seguinte:

  • Acesso à área de administração do WordPress.

Entendendo a diferença entre XML e HTML Sitemaps

Em geral, os sitemaps podem ser categorizados em dois: Sitemaps XML e HTML. A principal diferença entre os dois é que o XML é principalmente destinado aos motores de busca, enquanto HTML sitemap, para os usuários do site.

  • Sitemap XML:
    • Sitemap XML, como foi dito, destina-se principalmente aos motores de busca e contém metadados junto com os URLs do site. Ele contém todas as informações, incluindo os likes de quando um determinado URL foi atualizado pela última vez, assim como as mudanças ocorridas, etc.
  • Sitemap HTML:
    • Sitemap HTML destina-se aos usuários e fornece fácil navegação. Ele indica aos usuários onde a parte do Contato ou Carrinho de Compras estão, entre outros. Sem dúvida, destina-se a usuários, mas também ajuda você a impulsionar o seu site nos motores de busca melhorando seu ranking, já que seu site é mais amigável ao usuário.

Ambos os sitemaps HTML e XML resultam no fácil rastreamento das páginas pelos mecanismos de pesquisa. Recomendamos que você tenha ambos os sitemaps – um para os motores de busca e outro para os usuários. Isso irá garantir que você não está deixando faltar qualquer elemento importante relacionado com SEO, ao mesmo tempo, garantindo que você também forneça uma ótima experiência para seus usuários.

Não importa se você possui um site muito popular, um site relativamente novo ou um blog. Sitemaps são importantes igualmente em todos os casos. Para novos blogs com backlinks não tantos, um sitemap ajuda na indexação rápida das páginas da web.

Vamos começar com o tutorial e ver como adicionar um sitemaps no WordPress.

Passo 1 – Criando um Sitemap XML no WordPress

O Sitemap XML WordPress pode ser criado de várias maneiras. Neste tutorial, você aprenderá como adicionar sitemap usando alguns plugins do sitemap do WordPress. Vamos verificar.

Opção 1 – Criando Sitemap XML com SEO Yoast

Yoast SEO plugin é um plugin muito popular que é amplamente utilizado para melhorar o SEO de um site WordPress ou um blog. O plugin cuida de todos os aspectos técnicos relacionados ao conteúdo e ajuda a avaliar a densidade de palavras-chave, tags H1 e H2, legibilidade, etc. Além disso, ele pode ajudá-lo na criação de Sitemaps XML.

Siga os passos abaixo mencionados para adicionar Sitemap XML para o seu WordPress usando Yoast SEO plugin:

  1. Instale e ative o WordPress SEO pelo plugin Yoast.
    seo yoast plugin
  2. Agora você ativou o plugin navegar para SEO -> Características e o recurso de páginas de configurações avançadas. yoast advanced settings feature
  3. Este recurso permitirá Sitemap XML para o seu WordPress e uma nova seção  Sitemaps XML aparecerá no menu SEO. Aqui você pode gerenciar várias configurações como entradas máximas por sitemap, excluir páginas/posts específicos do sitemap e assim por diante. A menos que você precise de um sitemap personalizado do WordPress, você não precisa alterar nada aqui.yoast seo sitemap xml settings
  4. Desta forma, você acabou de gerar um Sitemap XML usando o plugin. Você pode encontrar o URL do site do WordPress em Seu Sitemap XML.
    wordpress sitemap url

Opção 2 – Criando Sitemap XML com Google Sitemaps XML

O plug-in do Sitemap  XML do Google também pode ser usado para gerar um Sitemap XML para seu site para ajudar os mecanismos de pesquisa a rastrear seu site.

Este plugin é uma maneira fácil de gerar um Sitemap para vários motores de busca como Ask, Google, Yahoo e Bing. O plugin cria Sitemaps para todas as páginas do WordPress e URLs personalizados. Além disso, ele automaticamente notifica todos os principais motores de busca sempre que o novo conteúdo é publicado.

Aqui estão alguns passos que você precisa seguir:

  1. Instale e ative o plugin do diretório oficial do plugin WordPress.
    google xml sitemaps plugin
  2. Uma vez ativado, isso irá gerar automaticamente o Sitemap para seu site.
  3. Para descobrir o URL do site do WordPress, abra a página de configuração do plug-in clicando em Configurações -> Sitemap XML. Aqui você também pode alterar várias configurações como prioridade de postagem / página, excluir conteúdo, etc.
    google xml wordpress sitemap url

Passo 2 – Criando HTML Sitemap para WordPress

Os dois plugins mencionados acima ajudarão você a gerar um Sitemap XML. Agora, se você quiser criar um Sitemap HTML para o WordPress, use o plugin WP Sitemap Page.

Para criar um sitemap HTML para o seu site WordPress, siga estas etapas:

  1. Instale e ative o plugin no seu site WordPress.
  2. Configure uma nova página e adicione o código abreviado [wp_sitemap_page] onde deseja que seu sitemap HTML fique visível. wordpress html sitemap
  3. Publique a página e visite seu URL para visualizar seu sitemap HTML.

wordpress html sitemap page

Passo 3 – Enviando o Sitemap XML WordPress para motores de busca

Passo 3.1 – Enviar Sitemap XML para o Google

Assim que o Sitemap XML estiver pronto, recomendamos que você o envie para a ferramenta do console de pesquisa do Google. O primeiro passo para enviar o seu Sitemap através do Google Search Engine Console é para você mesmo submeter como o proprietário do site. Para fazer isso, use um dos métodos de verificação.

  1. Depois de feito, abra a página inicial do Google Search Console e selecione seu site.
  2. Clique no rastreamento e selecione Sitemaps.
  3. Clique em Adicionar/Teste Sitemap.
  4. Insira o URL do site do WordPress e clique no botão Enviar. submit wordpress sitemap to google seach console
  5. Agora, permita que alguns bots do Google processem seu envio e rastreiem suas páginas.

Se o seu site contém muitas imagens, recomendamos que você também crie um Sitemap de imagem. Você também pode adicionar Sitemap vídeo no caso de você ter muitos vídeos em seu site.

Passo 3.2 – Enviando Sitemap XML para Bing

Bing é outro mecanismo de pesquisa que você pode querer enviar seu Sitemap. Assim como usamos o Google Search Console para apresentar um Sitemap ao Google, usaremos as Ferramentas do Bing de webmasters para enviar nosso Sitemap para o Bing. Claro, você primeiro precisa verificar a propriedade de seu site. Você pode encontrar instruções sobre como fazer isso aqui. Durante o processo de verificação, insira o URL do sitemap do WordPress XML e pressione o botão Adicionar.

bing webmaster tools add sitemap

Isso é tudo o que é necessário para adicionar um Sitemap às Ferramentas do Bing para webmasters.

Conclusão

Sitemaps são uma parte essencial de nossos sites. O principal objetivo da criação de um site é atender às necessidades dos usuários, e depois tornar seguro no top ranking de sites de busca. Ambos estes aspectos são aceitos por Sitemaps que não só tornam o seu site fácil de navegar e amigável ao usuário, mas também ajudam no rastreamento.

Esperamos que, seguindo os passos mencionados acima, você tenha sido capaz de gerar um Sitemap para o seu site WordPress e também consiga enviá-lo para os sites de busca. Tem alguma dúvida? Deixe nos comentários. Nós também temos um post sobre os 13 melhores plugins para WordPress. Saiba mais no link abaixo.

Hostinger - saiba mais

Rafael H.

Jornalista e estudante de economia, Rafael H faz parte da equipe de marketing da Hostinger desde 2017. Atualmente trabalha com crescimento e aquisição da empresa focado na aquisição de novos afiliados. Se apaixonou pelo mundo da tecnologia e hospedagem de sites, tendo experiência com WordPress, marketing digital e ferramentas de automação de marketing. Também já trabalhou como analista de conteúdo, redator, assessor de imprensa e analista de comunicação.

7 Comentários

Deixe seu comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$3
12
/mês*

Cadastre-se

Receba nossos conteúdos e novidades direto no seu e-mail!

 

Estamos cadastrando...

Pronto! Obrigado por se inscrever!

[href]
[href]