Como Criar um Site no WordPress em 3 Passos Fáceis

Como Criar um Site no WordPress em 3 Passos Fáceis

Se você quer criar um site com o WordPress, mas não sabe por onde começar, veio ao lugar certo. Neste artigo, você vai aprender a fazer isso em três passos simples:

  1. Obtenha um nome de domínio e uma hospedagem
  2. Instale e configure o WordPress
  3. Escolha um tema do WordPress

Realmente é simples assim. Basta você manter este guia em mãos conforme você passa pelo processo e você terá um site pronto em questão de minutos.

1. Obtenha um Nome de Domínio e uma Hospedagem

Antes de você começar a criar o seu site, existe dois componentes essenciais que você precisa obter:

  • Um nome de domínio
  • Uma hospedagem de sites

Um nome de domínio é como as pessoas vão encontrar o seu site. A hospedagem é onde o seu site estará armazenado na internet.

Ambos os elementos são necessários, então é importante que escolhê-los com bastante carinho.

planos de hospedagem wordpress da hostinger

Vá até a Hostinger e escolha o plano de hospedagem WordPress. Esse tipo de hospedagem de sites vai permitir que você tire o máximo proveito do seu futuro site, já que ele é projetado especificamente para o WordPress.

Cada plano inclui vários recursos diferentes, que vão ajudar você a construir e gerenciar o seu site do WordPress. Você terá acesso a diversas ferramentas de gestão de site fáceis de usar, além de ter centenas de tutoriais em texto e vídeo para auxiliá-lo.

Mais do que isso, os planos WordPress Starter, Business e Pro vêm com um domínio grátis. Isso garante que você vai economizar um dinheiro que inevitavelmente seria gasto registrando o seu domínio em outro lugar.

Uma vez que você tiver escolhido o seu plano de Hospedagem WordPress, finalize o processo de registro e faça login na sua conta da Hostinger.

2. Instale o WordPress com Um Clique

Como Instar o WordPress com Um Clique

Role para baixo no hPanel até você ver a categoria Site. Então clique em Autoinstalador.

dashboard do hpanel

Encontre WordPress e clique em Selecionar.

instalação do plugin do wordpress

Preencha os campos exigidos e clique em Instalar.

instalação do wordpress

Agora que você instalou o WordPress na sua hospedagem, chegou a hora de configurá-lo.

Como Configurar o WordPress

O WordPress está pronto para ser usado assim que tiver sido instalado. Contudo, é uma boa ideia ajustar algumas configurações para melhorar as posições do seu site nos mecanismos de busca no futuro:

  • Garanta visibilidade nos mecanismos de busca
  • Defina links permanentes

Visibilidade em Mecanismos de Busca

Para garantir que os mecanismos de busca possam descobrir e indexar o seu site, você precisa deixá-lo “visível”.

Faça login na sua conta do WordPress e então vá para o Painel de Controle. No menu lateral, vá para Configurações -> Leitura.

configurações de leitura do wordpress

Na página de Configurações de Leitura, role para baixo e garanta que a caixa de visibilidade nos mecanismos de Busca esteja desmarcada. Clique em Salvar alterações e está tudo pronto.

seleção de visibilidade de mecanismos de busca do wordpress

Como Definir Links Permanentes

Definir links permanentes apropriados e fáceis de ler vai ajudar você a ranquear melhor nos mecanismos de busca e melhorar o seu tráfego orgânico.

Dentro das Configurações do seu painel de controle do WordPress, clique em Links Permanentes.

menu de permalinks do wordpress

Na página de Configurações de Links Permanentes, selecione a opção Nome do post. Isso vai defini-lo como um novo padrão para as URLs do seu site.

permalinks do wordpress

E pronto! Agora o seu WordPress está configurado e pronto para ser usado.

3. Escolha um Tema do WordPress

Temas são designs de sites finalizados que podem ser customizados para atender suas necessidades.

O WordPress tem milhares de temas pagos e gratuitos disponíveis. Para instalar um deles, você deve fazer login no seu painel de controle do WordPress.

No menu do lado esquerdo da tela, vá para Aparência -> Temas.

configurações de temas do wordpress

Isso vai levar você para o catálogo de temas do WordPress. Você então deve escolher um deles com base no propósito do seu site.

Sinta-se livre para ler esses guias de temas do WP, que separamos em diferentes categorias:

Uma vez que você tiver encontrado e instalado o seu tema, você pode começar a customizar o design dele. Crie as páginas necessárias e altere as cores para que combinem com a sua marca.

Adicione conteúdo, como texto e imagens. Para melhorar ainda mais as funcionalidades do seu site, não se esqueça de checar a enorme variedade de plugins para o WordPress.

Crie o seu Site Hoje

Com este guia à sua disposição, você pode imediatamente criar o seu site do WordPress, de um jeito bem fácil. Não gaste seu tempo se preocupando com tecnicalidades quando você pode simplesmente simplificar o processo clicando em alguns botões.

Author
O autor

Carlos E.

Carlos Estrella é formado em jornalismo pela UFSC e tem as funções de redator, tradutor e SEO na Hostinger Brasil. Já trabalhou com jornalismo de games e tecnologia e hoje aplica essa experiência escrevendo posts e tutoriais no blog da Hostinger. Suas paixões incluem games, dar rolês com a namorada e amigos e ler artigos aleatórios da Wikipédia de madrugada.