Como Criar Uma Landing Page Poderosa em 2020 – Passo a Passo
access_time
hourglass_empty
person_outline

Como Criar Uma Landing Page Poderosa em 2020 – Passo a Passo

Como dono de um negócio online, você precisa criar landing pages sensacionais para o seu site. Essa é uma estratégia de marketing digital muito usada para atrair novos clientes e muito mais tráfego para o seu site. Neste artigo, você vai aprender a como criar uma landing page e como otimizá-la de maneira eficiente para ter o máximo de conversões possíveis.

O Que é Landing Page?

Uma landing page é uma página de internet estática que foca em angariar leads através de uma ação específica. Ela pode ser uma página única que faz um link diretamente para o seu site ou ser integrada totalmente dentro do seu mesmo site. 

O foco de uma landing page depende do tipo de negócio. O mais comum é incentivar as pessoas a se registrarem ou assinarem algo para receberem promoções exclusivas, newsletters semanais, testes de produtos, e-books completos e outros materiais ofertados.

Por Que Você Precisa de uma Landing Page?

Uma página de internet comum pode ser abarrotada com menus, links, postagens, barras laterais e muitos outros elementos. Por isso é tão benéfico ter uma landing page, pois o foco total será capturar a atenção do usuário visando a conversão dele para o seu negócio.

Por exemplo, visitando a landing page do Google Docs, podemos ver que toda a atenção da página está voltada para uma frase valiosa e um botão CTA (call-to-action). Ela encoraja os usuários a usar os serviços do Google Docs para qualquer situação que eles precisarem criar documentos online.

página inicial do Google Docs com slogan e CTA

Uma landing page aumenta a taxa de interação dos seus visitantes, enquanto eles são incentivados a tomar uma ação para a qual você determinou anteriormente. Em média, a taxa de conversão é de 2.35%, sendo que 10% das empresas que estão no topo dessa métrica têm de 3 a 5 vezes mais conversões que isso.

Seus esforços de marketing online, incluindo gastos com anúncios e alcance em redes sociais, terão muito mais resultados de você direcionar todos eles para uma landing page eficiente. Claro, quando for apropriado fazer isso. 

Como Criar Uma Landing Page Que Converte Muito

Abaixo estão alguns passos necessários para você aprender a como fazer uma landing page de sucesso. 

Defina Sua Meta de Conversão

Dependendo do tipo do seu negócio, você precisa decidir qual ação vai ser a mais eficiente para a sua landing page. Para isso, pergunte a si mesmo: “qual é o meu objetivo máximo”? 

Você quer que seus visitantes comprem seus serviços e produtos, assinem algum plano mensal ou façam download de um aplicativo? Tudo isso precisa ser levado em conta.

Para atingir seus objetivos, você precisa, então, segmentar todo esse processo em metas menores. Você pode, por exemplo, encorajar seus usuários a se registrarem no seu site para poderem testar um serviço por 30 dias, receber um e-book ou cupons de desconto.

Num exemplo prático, a landing page do Spotify permite que você se registre no serviço e use alguns recursos gratuitamente. Porém, você também será impactado com comerciais e anúncios entre as canções. Se quiser uma experiência sem interrupções, você terá que contratar algum plano pago.

Conheça a sua audiência e tenha todas as características dela em mente sempre que for realizar algum esforço. Analise seu público e o comportamento típico dele em relação ao seu nicho de mercado. Defina o usuário médio e se coloque na perspectiva deles: do que eles precisam?

Sua landing page deve focar na otimização na sua meta máxima de taxa de conversão.

Escreva Frases Promocionais de Grande Valor 

O próximo passo para criar landing pages sensacionais é estar ciente sobre o desempenho da sua ação segmentada. Para isso, não seja genérico em sentenças como “A solução ideal para você” ou “Aqui você encontrará a felicidade”.

Use frases curtas, poderosas e muito específica. A mensagem deve ser clara e concisa. Se precisar, adicione um slogan simples e que dê suporte às dimensões de tamanho da proposição principal da sua chamada.

De volta ao exemplo do Spotify, a marca usa o slogan “Música para Todos” com a adição de “Milhões de música à sua escolha. E nem precisa de cartão de crédito”. 

Sendo assim, a frase de impacto do Spotify é oferecer música para todo mundo. E os benefícios são a vasta coleção de músicas que você pode escutar sem pagar nada.

Crie Botões (CTAs) com Chamadas Irresistíveis

Toda landing page deve ter um botão CTA (call-to-action ou chamada para ação, do inglês) visível, claro e perfeitamente entendível. Ele é um elemento chave que guia os visitantes ao próximo passo da estratégia bolada pelo dono do negócio.

Não importa se esse CTA seja um botão ou um formulário de cadastro, ele precisa se destacar entre os elementos da página e ser fácil de clicar. Use cores vibrantes em contraste com as cores da landing page, como o Spotify faz: o CTA é verde, enquanto o fundo da página mistura amarelo com laranja.  

página inicial do Spotify com exemplo de slogan e CTA

O CTA deve incluir um texto que incentiva a ação do usuário, sendo curto e com uma fonte de escrita entendível e suficientemente visível. 

Garanta que as imagens ou certos elementos da página que você adicionar como contexto ajudem o CTA a se destacar, e não desviar a atenção do usuário para este momento tão importante.

Abaixo estão alguns exemplos de CTA usados com frequência:

  • Registre-se Gratuitamente
  • Leia Mais Artigos
  • Comece Agora
  • Compre Agora
  • Teste Gratuitamente

Assim que você tiver um modelo de layout e uma ideia para CTA, é hora de criar a sua landing page. É isso o que vamos mostrar na sequência. 

Como Fazer Uma Landing Page Com o Construtor de Sites Zyro

página do zyro de como criar uma landing page

Com o Construtor de Sites Zyro, você pode criar uma landing page grátis. Além de ser uma solução rápida e fácil, a plataforma é otimizada para criar landing pages luxuosas e que convertem com facilidade.

Você não precisa começar do zero ou de um rascunho, pois a ferramenta conta com templates criados por designers profissionais prontos para você escolher. Esses modelos são também amigáveis a SEO, dispensando preocupações com rankings baixos nos motores de busca. 

A ferramenta IA Mapa de Calor é também muito útil para reunir ideias que você possa ter, como onde posicionar os CTAs e as informações principais. 

E se você estiver com dificuldades em criar algum conteúdo escrito para a página, a ferramenta IA Gerador de Conteúdo ajuda com a geração de textos para você usar na sua landing page

Você também pode integrar tudo com plataformas de redes sociais para uma visibilidade melhor. Mas, para isso, você vai precisar fazer um upgrade para os planos premium do Zyro. 

Abaixo está o passo a passo para criar uma landing page no Zyro. 

  1. Registre-se. Então, escolha um modelo de template para a sua landing page grátis. 
  2. Personalize sua landing page. Clique em Adicionar Elementos e insira botões de CTA, imagens ou textos usando o recurso de arrastar-e-soltar.
    ferramenta de criação Zyro para aprender como criar uma landing page
  3. Faça uma pré-visualização do site em plataformas desktop e mobile, garantindo que o layout esteja perfeito nas duas versões. 
  4. Quanto estiver satisfeito com o resultado, clique em Publicar Site para lançar a sua landing page

Como Criar Uma Landing Page no WordPress

Se você já tem um site WordPress e quer adicionar uma landing page nele, é só seguir os passos abaixo para fazer uma landing page grátis no CMS. 

  1. No painel de controle do WordPress, vá em Páginas > Adicionar Nova. Se preferir, você pode editar a sua Homepage (página inicial).  
  2. Clique no botão Adicionar Bloco, localizado no canto superior esquerdo da página. Insira os elementos de design da sua página – título, capa, textos e botões.
    blocos de conteúdo para fazer landing pages no WordPress
  3. Agora, aperte no botão Publicar. A sua landing page estará disponível no painel de controle. 
  4. Agora, vá em Aparência > Personalizar. Escolha Configurações da Página Inicial > Uma Página Estática. Agora, defina o seu modelo de landing page como a Página Inicial. Apenas garanta que você tenha uma página de blog já feita para as suas postagens de conteúdos para não misturar as duas coisas.
    modelo de landing page no WordPress como página inicial do site

Dicas Profissionais Para Ter Uma Landing Page Matadora

Assim que sua landing page estiver online, certifique-se de que ela já está convertendo. Para isso, abaixo listamos duas tarefas de marketing que vão otimizar sua jornada na internet. 

Configure o Google Analytics para Monitorar suas Conversões

O Google Analytics é uma ferramenta poderosa para acompanhar e analisar as métricas da sua landing page. Você pode rastrear tudo e entender como suas conversões estão desempenhando observado dados de taxas de conversão.

O sistema de relatórios da ferramenta ajuda você com:

  • Relatórios > Tempo Real > Conversões: é onde você pode ver todas as atividades da sua landing page naquele exato momento de acesso. .
    gráficos de conversões em tempo real no Google Analytics
  • Conversões >  Metas: têm as métricas Metas Completadas e Taxas de Conversão de Metas.  
    relatórios de metas de conversões no Google Analytics
  • Conversões > Funis Multicanal > Visão Geral: mostra as informações dos caminhos de onde as suas conversões estão chegando. 
    relatório de conversões gerais no Google Analytics

Use o Google Analytics para ter ideias que podem ser usadas na hora de fazer a otimização da sua landing page

Faça Testes/AB com sua Landing Page

Considerando que você tenha algumas versões das suas landing pages, você pode fazer comparações sobre qual delas tem o desempenho melhor. Isso se chama teste/AB e você pode usar uma ferramenta específica para ter os melhores resultados. 

O Google Optimize tem uma ferramenta de teste A/B que é integrada ao Analytics e permite que você faça múltiplas versões da mesma página de internet. Ela é rápida e prática de configurar como um experimento e pode ser colocada online com alguns cliques simples.

Mude as cores e a posição dos seus botões ou se diferentes CTAs para ver qual o desempenho dessas alterações nas novas conversões. Se você começar a perder visitantes, o Google Optimize pode ajudar você a descobrir a causa vasculhando nos dados analíticos da própria plataforma. 

Você também pode verificar se seu construtor de páginas tem uma ferramenta integrada de teste A/B. Ou, se você estiver usando o WordPress, você pode usar um plugin, como o A/B Testing for WordPress

Conclusão

Uma landing page é um site simples ou uma página de internet cujo objetivo é converter visitantes através de ações desejadas pelo criador, como realizar uma compra ou enviar uma informação de contato. Ela é uma necessidades em qualquer negócio online.

Você pode criar e lançar uma usando um construtor de landing pages, como o Zyro ou o WordPress. Só garanta que ela tenha um objetivo definido, frases promocionais com grande valor e um botão CTA que incentiva o leitor a realizar alguma ação.

Para ir um pouco mais além, você pode monitorar o desempenho da sua landing page usando o Google Analytics ou uma ferramenta de testes A/B, caso você tenha várias versões de uma mesma página. 

Boa sorte! 

O Autor

Author

Andrei L. / @andreilongen101

Andrei é jornalista e conteudista SEO na Hostinger Brasil. Tem experiência em WordPress e na produção de conteúdos de tecnologia otimizados para conquistar as melhores posições no Google. É fã de games, adora vôlei, ama o inverno e está sempre buscando se aperfeiçoar no Inglês.

Tutoriais relacionados

Deixe uma resposta

Comentar*

Nome*

Email*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Faça parte da Hostinger agora!