Transforme Visitantes em Leads: Como Criar sua Landing Page

Transforme Visitantes em Leads: Como Criar sua Landing Page

Se você tem um negócio online, você precisa começar a criar landing pages sensacionais. Essa é uma estratégia de marketing digital muito usada para atrair novos clientes e conseguir muito mais tráfego para o seu site.

Hoje você vai aprender a como criar uma landing page e como otimizá-la de maneira eficiente para ter o máximo de conversões possíveis.

Tutorial em Vídeo

O Que é Landing Page?

Uma landing page é uma página de internet estática que foca em conquistar leads através de uma ação específica. Ela pode ser uma página única que faz um link diretamente para o seu site ou pode ser integrada totalmente dentro do seu mesmo site.

O foco de uma landing page depende do tipo de negócio. O mais comum é incentivar as pessoas a se registrarem ou assinarem algo para receberem promoções exclusivas, newsletters semanais, testes de produtos, e-books completos e outros materiais ofertados.

Por Que Você Precisa de uma Landing Page?

Uma página de internet comum pode ser abarrotada com menus, links, postagens, barras laterais e muitos outros elementos. Por isso é tão benéfico ter uma landing page, pois o foco total será capturar a atenção do usuário visando a conversão dele para o seu negócio.

Por exemplo, visitando a landing page do Google Docs, podemos ver que toda a atenção da página está voltada para uma frase valiosa e um botão CTA (call-to-action). Ela encoraja os usuários a usar os serviços do Google Docs para qualquer situação que eles precisarem criar documentos online.

página inicial do Google Docs com slogan e CTA

Uma landing page aumenta a taxa de interação dos seus visitantes, enquanto eles são incentivados a tomar uma ação para a qual você determinou anteriormente. Em média, a taxa de conversão é de 2.35%, sendo que 10% das empresas que estão no topo dessa métrica têm de 3 a 5 vezes mais conversões que isso.

Seus esforços de marketing online, incluindo gastos com anúncios e alcance em redes sociais, terão muito mais resultados de você direcionar todos eles para uma landing page eficiente. Claro, quando for apropriado fazer isso. 

Como Criar Uma Landing Page Que Converte Muito

Abaixo estão alguns passos necessários para você aprender a como fazer uma landing page de sucesso.

Defina Sua Meta de Conversão

Dependendo do tipo do seu negócio, você precisa decidir qual ação vai ser a mais eficiente para a sua landing page. Para isso, pergunte a si mesmo: “qual é o meu objetivo máximo”?

Você quer que seus visitantes comprem seus serviços e produtos, assinem algum plano mensal ou façam download de um aplicativo? Tudo isso precisa ser levado em conta.

Para atingir seus objetivos, você precisa, então, segmentar todo esse processo em metas menores. Você pode, por exemplo, encorajar seus usuários a se registrarem no seu site para testarem um serviço por 30 dias, receber um e-book ou cupons de desconto.

Num exemplo prático, a landing page do Spotify permite que você se registre no serviço e use alguns recursos gratuitamente. Porém, você também será impactado com comerciais e anúncios entre as canções. Se quiser uma experiência sem interrupções, você terá que contratar algum plano pago.

Conheça a sua audiência e tenha todas as características dela em mente sempre que for realizar algum esforço. Analise seu público e o comportamento típico dele em relação ao seu nicho de mercado. Defina o usuário médio e se coloque na perspectiva deles: do que eles precisam?

Sua landing page deve focar na otimização na sua meta máxima de taxa de conversão.

Escreva Frases Promocionais de Grande Valor 

O próximo passo para criar landing pages sensacionais é estar ciente sobre o desempenho da sua ação segmentada. Para isso, não seja genérico em sentenças como “A solução ideal para você” ou “Aqui você encontrará a felicidade”.

Use frases curtas, poderosas e muito específicas. A mensagem deve ser clara e concisa. Se precisar, adicione um slogan simples e que dê suporte às dimensões de tamanho da proposição principal da sua chamada.

De volta ao exemplo do Spotify, a marca usa o slogan “Música para Todos” com a adição de “Milhões de músicas à sua escolha. E nem precisa de cartão de crédito”.

Sendo assim, a frase de impacto do Spotify é oferecer música para todo mundo. E os benefícios são a vasta coleção de músicas que você pode escutar sem pagar nada.

Crie Botões (CTAs) com Chamadas Irresistíveis

Toda landing page deve ter um botão CTA (call-to-action ou chamada para ação, do inglês) visível, claro e perfeitamente entendível. Ele é um elemento chave que guia os visitantes ao próximo passo da estratégia bolada pelo dono do negócio.

Não importa se esse CTA seja um botão ou um formulário de cadastro, ele precisa se destacar entre os elementos da página e ser fácil de clicar. Use cores vibrantes em contraste com as cores da landing page, como o Spotify faz: o CTA é verde, enquanto o fundo da página mistura amarelo com laranja.

página inicial do Spotify com exemplo de slogan e CTA

O CTA deve incluir um texto que incentiva a ação do usuário, sendo curto e com uma fonte de escrita entendível e suficientemente visível.

Garanta que as imagens ou certos elementos da página que você adicionar como contexto ajudem o CTA a se destacar, e não desviar a atenção do usuário para este momento tão importante.

Abaixo estão alguns exemplos de CTA usados com frequência:

  • Registre-se Gratuitamente
  • Leia Mais Artigos
  • Comece Agora
  • Compre Agora
  • Teste Gratuitamente

Assim que você tiver um modelo de layout e uma ideia para CTA, é hora de criar a sua landing page. É isso o que vamos mostrar na sequência.

Como você quer que sua landing page converta muito pelo seu CTA (botão de ação), você não vai querer distrair o leitor com outros elementos que desviem a atenção dele pela sua página. Por conta disso, evite usar menos e links espalhados pelo conteúdo informativo.

Os menus vão fazer com que seu cliente em potencial acesse áras do seu site ou outras páginas que, provavelmente, nem tem a ver com a proposta de captura da sua landing page. Sendo assim, é possível que você perca a chance de conseguir o contato dele ou fazê-lo converter.

O mesmo acontece com o uso de links. Não faz muito sentido levar seu visitante para uma página de produto ou conteúdo de blog se ele está prestes a informar suas informações de contato ou assinar algum serviço pago que você está oferecendo. Pode ser que ele nem retorne à sua landing page por conta dessa distração.

Vídeos Ajudam na Conversão

Vídeos são grandes aliados na sua estratégia de marketing. Com landing pages, eles podem ajudar na quantidade de conversões. Eles devem ser usados como complementação de informação de qualidade sobre o que você está oferecendo ou vendendo ao visitante ou cliente. E, claro, fazer total sentido com a proposta da sua página de captura.

É comum as pessoas não quererem ler muita informação em texto em páginas da internet. Isso se agrava um pouco mais quanto o conteúdo destas páginas são mais promocionais com claras intenções de vender algo. Um vídeo pode ajudar na compreensão do assunto e tornar seu conteúdo bem mais atrativo.

O ideal é que o vídeo que você for disponibilizar seja de grande valor ao usuário. Ele pode ser, por exemplo, uma prévia sobre como usar uma ferramenta ou produto da sua empresa, um guia com os benefícios que o usuário vai receber ou, ainda, uma compilação de depoimentos de pessoas que já usaram seus produtos e ficaram satisfeitas.

Como Fazer uma Landing Page Com o Construtor de Sites da Hostinger

página inicial do criador de sites da Hostinger

O construtor de sites da Hostinger é o melhor criador de sites que você pode querer usar. Além de ser uma solução rápida, ele é otimizado para criar landing pages grátis e que convertem com facilidade. Ele é sensacional, inclusive, para criar site com inteligência artificial rapidamente e sem passar trabalho. 

Você não precisa começar do zero ou de um rascunho, pois a ferramenta conta com templates de sites responsivos feitos por designers profissionais prontos para você escolher. Esses modelos são também amigáveis a SEO, dispensando preocupações com rankings baixos nos motores de busca. 

A ferramenta de IA de Mapa de Calor é também muito útil para reunir ideias que você possa ter, como onde posicionar os CTAs e as informações principais.

E se você estiver com dificuldades em criar algum conteúdo escrito para a página, a ferramenta de IA para Geração de Conteúdo ajuda com a geração de textos para você usar na sua landing page.

E caso você esteja sem ideias de logomarca e esteja precisando de uma, o criador de sites tem um gerador de logos feito a partir da IA para tornar seu portfólio digital bem mais impactante.

Abaixo está o passo a passo para criar uma landing page no criador de sites da Hostinger.

  1. Faça seu registro conosco. Então, escolha um modelo de template para a sua landing page grátis. 
  2. Personalize sua landing page. Clique em Adicionar Elementos e insira botões de CTA, imagens ou textos usando o recurso de arrastar-e-soltar.
    ferramenta de criação Zyro para aprender como criar uma landing page
  3. Faça uma pré-visualização do site em plataformas desktop e mobile, garantindo que o layout esteja perfeito nas duas versões. 
  4. Quanto estiver satisfeito com o resultado, clique em Publicar Site para lançar a sua landing page

Leitura Sugerida

Prefere usar um CMS dedicado para isso? Confira nosso tutorial sobre como criar uma landing page no WordPress!

Dicas Profissionais Para Ter Uma Landing Page Matadora

Assim que sua landing page estiver online, certifique-se de que ela já está convertendo. Para isso, abaixo listamos duas tarefas de marketing que vão otimizar sua jornada na internet.

Configure o Google Analytics para Monitorar suas Conversões

O Google Analytics é uma ferramenta poderosa para acompanhar e analisar as métricas da sua landing page. Você pode rastrear tudo e entender como suas conversões estão desempenhando observado dados de taxas de conversão.

O sistema de relatórios da ferramenta ajuda você com:

  • Relatórios > Tempo Real > Conversões: é onde você pode ver todas as atividades da sua landing page naquele exato momento de acesso. .
    gráficos de conversões em tempo real no Google Analytics
  • Conversões >  Metas: têm as métricas Metas Completadas e Taxas de Conversão de Metas.  
    relatórios de metas de conversões no Google Analytics
  • Conversões > Funis Multicanal > Visão Geral: mostra as informações dos caminhos de onde as suas conversões estão chegando. 
    relatório de conversões gerais no Google Analytics

Use o Google Analytics para ter ideias que podem ser usadas na hora de fazer a otimização da sua landing page

Faça Testes/AB com sua Landing Page

Considerando que você tenha algumas versões das suas landing pages, você pode fazer comparações sobre qual delas tem o desempenho melhor. Isso se chama teste/AB e você pode usar uma ferramenta específica para ter os melhores resultados. 

O Google Optimize tem uma ferramenta de teste A/B que é integrada ao Analytics e permite que você faça múltiplas versões da mesma página de internet. Ela é rápida e prática de configurar como um experimento e pode ser colocada online com alguns cliques simples.

Mude as cores e a posição dos seus botões ou se diferentes CTAs para ver qual o desempenho dessas alterações nas novas conversões. Se você começar a perder visitantes, o Google Optimize pode ajudar você a descobrir a causa vasculhando nos dados analíticos da própria plataforma. 

Você também pode verificar se seu construtor de páginas tem uma ferramenta integrada de teste A/B.

Conclusão

Uma landing page é um site simples ou uma página de internet cujo objetivo é converter visitantes através de ações desejadas pelo criador, como realizar uma compra ou enviar uma informação de contato. Ela é uma necessidade em qualquer negócio online.

Você pode criar e lançar uma usando um construtor de landing pages, como o criador de sites da Hostinger. Só garanta que ela tenha um objetivo definido, frases promocionais com grande valor e um botão CTA que incentiva o leitor a realizar alguma ação.

Para ir um pouco mais além, você pode monitorar o desempenho da sua landing page usando o Google Analytics ou uma ferramenta de testes A/B, caso você tenha várias versões de uma mesma página.

Boa sorte!

Author
O autor

Andrei L.

Jornalista e conteudista SEO/Localização na Hostinger Brasil. Tem experiência em WordPress e na produção de conteúdos de tecnologia otimizados para conquistar as melhores posições no Google. É fã de games, adora vôlei, ama o inverno e está sempre buscando se aperfeiçoar no Inglês.