Como Criar uma Página Inicial que Impulsiona as Vendas

Como Criar uma Página Inicial que Impulsiona as Vendas

Uma página inicial efetiva executa duas funções — ao mesmo tempo em que ela representa a sua empresa, ela também converte seus visitantes em clientes. Contudo, atingir isso não é uma tarefa fácil, já que até mesmo a página inicial mais bela pode se sair mal quando se trata de taxas de conversão.

O truque é concentrar tanto nos CTAs (botões de chamada à ação) da sua página inicial quanto no design. Enquanto estiverem na sua página inicial, os visitantes devem saber o que você espera que eles vão fazer a seguir.

Para ajudar você a alcançar isso, nós compilamos uma lista de cinco dicas. Cada uma vai ajudar a melhorar a sua página inicial e fazer com que ela impulsione as vendas.

1. Garanta que a Página Inicial é Responsiva

Mais de metade de todo o tráfego no mundo inteiro vem de dispositivos móveis. Isso significa que existe cerca de 50% de chance dos seus visitantes acessarem a sua página inicial num celular ou tablet.

Se a sua página inicial não se adapta ao tamanho da tela, você vai perder um cliente na hora. Os visitantes não vão ficar num site que não serve seu propósito básico — exibir conteúdo de maneira clara e funcionar sem problemas.

É por isso que é vita fazer com que a sua página inicial seja totalmente responsiva. Ela deverá ser capaz de se adaptar a qualquer tamanho de tela com facilidade, não importa qual dispositivo está sendo usado para acessar o site.

2. Melhore o Tempo de Carregamento

Se a sua página inicial demora muito para carregar, os visitantes vão deixá-la. Em média, as pessoas estão dispostas a esperar no máximo até 5 segundos antes de decidirem que o seu site não vale o tempo delas.

Para garantir que a sua página inicial carrega rapidamente, você escolher um serviço de hospedagem que oferece os recursos que você precisa. Por exemplo, a maioria dos planos de hospedagem da Hostinger vêm com largura de banda ilimitada, o que significa que a sua página nunca terá problemas para carregar, mesmo se estiver enfrentando um tráfego pesado.

Você também pode melhorar a velocidade de carregamento da sua homepage ao usar ferramentas de otimização de sites.

3. Mantenha sua Homepage Organizada

Uma página inicial apenas deve incluir informações que servem a um propósito. O conteúdo deve explicar que produto ou serviço a página inicial representa, porque o visitante deve se importar e como é possível comprar o que você oferece.

Você deve incluir uma quantidade mínima de conteúdo, mas é importante implementar diferentes formatos de informação. Use itens visuais, como imagens da sua marca ou vídeos, para quebrar o texto. Além disso, nunca subestime o poder do espaço branco — quando usado corretamente, ele pode ser mais efetivo do que palavras.

4. Inclua um Site em Tempo Real

Um atendimento ao cliente prontamente e facilmente disponível é um ótimo benefício para uma empresa em qualquer indústria. As pessoas amam saber que podem fazer uma pergunta, pedir ajuda ou simplesmente enviar uma mensagem e receber uma resposta imediata.

É por isso que ter um chat ao vivo na sua página inicial é algo essencial. Isso indica que você coloca as necessidades dos seus clientes em primeiro lugar.

Mais do que isso, isso proporciona a você uma oportunidade de obter os endereços de email dos seus visitantes para futuras campanhas de email marketing.

Existem muitas maneiras de incluir um chat ao vivo na sua página inicial, com a mais fácil delas sendo instalar um plugin do WordPress de chat em tempo real. Escolha aquele que se adequa às suas necessidades e defina-os de uma maneira que seja visível para os seus visitantes.

5. Use CTAs Claros

Os CTAs são o aspecto mais importante de uma página inicial que tem o objetivo de vender um produto. Eles encorajam os visitantes a tomarem quaisquer ações que você quiser que eles tomem, ao mesmo tempo em que aumentam as suas taxas de conversão.

A maneira que os CTAs são exibidos podem variar dependendo da sua página inicial. Aqui estão algumas maneiras populares de usar CTAs:

  • Botões. Os botões de CTA que são posicionados dentro do conteúdo são o método mais comum.
  • Pop-ups. Podem ser pop-ups baseados em tempo, baseados em saída ou ativados por scroll.
  • CTAs de cabeçalho/rodapé. Este tipo de CTA pode ser posicionado no topo da página inicial, acima de todo o conteúdo, ou na parte inferior da página inicial. Eles também são “flutuantes”, o que significa que sempre serão exibidos no topo ou na parte inferior da tela, mesmo quando você rolar pela tela.

Pare de Hesitar e Comece Agora

Criar uma página inicial que converte visitantes em clientes que fazem compras não é algo simples, especialmente se você não tem muita experiência na indústria do eCommerce. Contudo, essas dicas vão ajudar você a começar do jeito certo.

Para resumir, vamos lembrar das coisas em que você deve focar na hora de criar uma página inicial que impulsiona vendas:

  1. Faça com que ela seja totalmente responsiva e que também funciona em dispositivos móveis.
  2. Garanta que ela carrega rapidamente para que seus visitantes não tenham que esperar.
  3. Não deixe sua homepage desorganizada com conteúdo desnecessário e faça com que ela fique mais empolgante com itens visuais.
  4. Tenha um chat em tempo real disponível caso seus visitantes tenham uma pergunta.
  5. Não se esqueça do aspecto mais importante de uma página inicial que busca converter — os CTAs.

Com esses pontos em mente, você pode parar de hesitar e começar a criar a sua homepage. Tenha em mente que pode levar algum tempo para que o tráfego aumente e você veja os resultados completos, mas tenha paciência. Seja persistente, e em breve você verá as vendas se concretizarem.

Author
O autor

Carlos E.

Carlos Estrella é formado em jornalismo pela UFSC e tem as funções de redator, tradutor e SEO na Hostinger Brasil. Já trabalhou com jornalismo de games e tecnologia e hoje aplica essa experiência escrevendo posts e tutoriais no blog da Hostinger. Suas paixões incluem games, dar rolês com a namorada e amigos e ler artigos aleatórios da Wikipédia de madrugada.