Como Criar Uma Plataforma de Cursos Online – Passo a Passo
access_time
hourglass_empty
person_outline

Como Criar Uma Plataforma de Cursos Online – Passo a Passo

Nos últimos anos, as plataformas e-learning têm crescido muito. Segundo uma pesquisa da Coursera, os cursos online oferecem mais conhecimento prático e habilidades cotidianas de desenvolvimento sobre qualquer assunto mais do que a educação tradicional.

Isso resultou em um aumento da credibilidade dos cursos online, assim como os próprios recrutadores têm levado esses certificados mais a sério para contratar novos profissionais.

Por isso, é sempre uma ótima ideia retribuir à sua comunidade compartilhando suas habilidades aprendidas. Saiba que você também pode ganhar algum dinheiro com isso, o que é sempre bem-vindo. 

Neste conteúdo, você vai aprender a como criar uma plataforma de cursos online. Ao final do tutorial, você vai entender como esse método pode ajudar outras pessoas a aprenderem ou se especializarem em algum campo ao mesmo tempo em que sua renda cresce.

1. Criar Uma Presença Online

Antes de começar a trabalhar na sua plataforma de cursos online, você precisa de um nome. Além disso, esse nome também precisa ter um domínio disponível para usar. Abaixo estão algumas dicas de como criar um domínio que se encaixa com a proposta da sua plataforma de ensino online.

  • Comece fazendo um brainstorm de ideias de nomes, algo que reflete tanto o seu gosto pessoal quanto o seu nicho de atuação.
  • Verifique a disponibilidade de domínios usando um verificador de domínios
  • Dê preferências a extensões que passam mais tradicionais, como .com ou .com.br, mas você também sempre pode usar as mais em conta, como .xyz, que tem se tornado cada vez mais popular.
  • Tente criar algo curto para facilitar a memorização das pessoas que acessem seu site de cursos.
  • Evite símbolos e números, tornando seu domínio mais universal.
verificador de domínios da Hostinger

Assim que tiver um domínio, você vai precisar de um serviço de hospedagem para hospedar o seu site. A Hostinger foi criada para facilitar a vida do usuário com planos escaláveis e ferramentas apropriadas para desenvolver e estabelecer a sua jornada online.

Para começar um site, recomendamos escolher um planos de Hospedagem Compartilhada Premium, ideal para pequenos e médios negócios.

preços dos planos de hospedagem compartilhada da Hostinger

2. Como Criar Uma Plataforma de Cursos Online

Montar um curso online fica bem mais acessível se você usar o WordPress. A plataforma tem a vantagem de ter uma biblioteca gigantesca de plugins que podem fazer qualquer coisa que você quiser.

Isso inclui um site de cursos online para você gerenciar conteúdos com todo o material didático proposto e os vídeos completos com as aulas que que você for disponibilizar. Além disso, o WordPress é bem amigável, dispensando conhecimentos mais técnicos.

Abaixo estão alguns dos plugins mais úteis e confiáveis do WordPress para você aprender a como fazer um curso online.

Tutor LMS

Esse plugin vai ser o centro do seu site – ele é um sistema de gerenciamento completo que comanda tudo relacionado ao ambiente virtual de aprendizado no seu site. 

Mesmo para iniciantes, o Tutor LMS vem ganhando mais destaque em virtude da sua grande biblioteca de recursos gratuitos e pagos.

Você consegue fazer uma plataforma de cursos online com a versão grátis, mas suas funções pagas são um ótimo investimento para levar o plugin – e o seu site – a um outro patamar.

preços e planos do plugin Tutor LMS

Assim que tiver feito a compra do plugin, o arquivo dele estará disponível na sua Themeum Dashboard

Quando tiver feito o download o arquivo .zip, vá ao painel de controle do WordPress. Clique em Plugins > Adicionar Novo e, então, clique em Enviar Plugin e selecione o arquivo que você acabou de baixar. 

fazer upload do plugin Tutor LMS no WordPress

Instale e ative o plugin. Você também vai precisar da versão gratuita do Tutor LMS para ele funcionar perfeitamente. Por isso, no campo de buscas, procure por “Tutor LMS” para encontrar o Tutor LMS Grátis. Instale e ative essa versão gratuita. E é isso, você adicionou a versão premium do Tutor LMS ao seu site de cursos online.

WooCommerce

O WordPress tem muitos sistemas de monetização disponível para os usuários. Talvez o mais popular deles seja o WooCommerce

O WooCommerce é um plugin de ecommerce muito fácil de usar: ele faz com que o processo de monetização seja bem tranquilo de lidar. Além disso, ele é gratuito.

instalar plugin WooCommerce no WordPress

Com anos de experiência e de apreciação dos usuários, o WooCommerce permite que você gerencie como as pessoas podem comprar seus cursos online. Ele é uma ferramenta essencial quando você for lidar com seu próprio site de e-learning.

Hospedagem de Vídeos

No processo de criar um curso online, você vai precisar de um lugar para guardar com segurança e distribuir seus conteúdos em vídeo. 

Ter uma plataforma desse tipo é muito importante quando você quiser ter total controle de quem realmente vai estar acessando seus conteúdos.

VooPlayer

O vooPlayer é uma plataforma de hospedagem de vídeo especializada em distribuir seus vídeos aos seus assinantes. Para usá-lo, vá ao site dele e selecione um plano que se encaixa melhor com a dimensão da sua plataforma de cursos online.

Depois de finalizar a compra, você pode fazer upload dos seus conteúdos em vídeo para o seu site vooPlayer em segurança. Vamos mostrar como fazer isso nos passos mais abaixo.

YouTube

Se você não tem planos de monetizar o conteúdo do seu curso, opções como o YouTube podem ser bem acessíveis. Simplesmente crie uma conta (se você já não tiver uma) e comece a enviar seus materiais para a plataforma. 

Assim que eles estiverem todos completos no YouTube, você pode adicioná-los ao seu curso numa data posterior.

Temas WordPress

Os temas do WordPress permitem que você configure um visual todo original à sua plataforma LMS, tirando o tema que vem nela por padrão. 

Existem muitas opções de temas baseados na plataforma LMS, alguns são pagos, outros são gratuitos. Mas, talvez, nenhum outro tema pode ser integrado tão bem ao Tutor Pro como o tema Edumax. 

Edumax

O Edumax é um tema que tem suporte a todas as funções que o Tutor LMS tem, como um painel de análise de dados, um construtor de sites próprio e assim por diante. 

Para obter o Edumax, primeiro você precisa ir ao site dele e completar o processo de compra exatamente como você fez com o Tutor Pro. Então, o arquivo do seu tema vai estar disponível para download na sua Themeum Dashboard. 

página de temas do edumax

Na sequência, você vai poder baixar o arquivo “.zip” do tema, como aconteceu anteriormente. Depois, basta você ir ao painel de controle do WordPress, navegar por Aparência > Temas > Adicionar Novo > Enviar Tema. Então adicione o arquivo “zip” que você acabou de baixar, instale e ative o tema

fazer upload de tema para o WordPress

3. Como Criar Um Curso Online

Agora que você já viu tudo de mais importante sobre como criar uma plataforma de cursos online, é hora de focar na criação de conteúdo especializado. O Tutor LMS Pro oferece duas maneiras diferentes de criar cursos, cada uma com recursos próprios e que se encaixam com dois tipos de instrutores. 

Construtor de Cursos Back-End (Interno)

Esse construtor de cursos pode ser encontrado no painel de controle de administrador do WordPress. Para adicionar um novo curso, navegue até Tutor LMS Pro > Cursos > Adicionar Novo e você será levado a uma página de criação de cursos. 

Uma das melhores coisas sobre o Tutor LMS é que todo o curso pode ser criado a partir dessa única página, independente da dimensão do curso e do tamanho dos conteúdos.

página de criação de cursos online pelo Tutor LMS Pro

A partir desta página, você pode começar a adicionar conteúdos dos cursos, como Título, Descrição, Tags e Imagens Destacadas. Caso você queira limitar o número de estudantes, você pode preencher o campo Máximo de Estudantes para fazer a delimitação de quantidade que quiser. Você também pode definir o Nível de Dificuldade do curso. 

Se seu curso tiver anexos privados, como planilhas ou materiais para praticar, você pode colocá-los no campo Attachments (Anexos). Isso vai ficar disponível para seus estudantes fazerem download e poderem completar o curso.

Depois disso, você pode criar um pré-requisito para seu curso, algo que seus estudantes vão ter que realizar antes de completar a matrícula. Num exemplo aleatório, um curso Algoritmos Java Avançado só poderia ser acessado depois do estudante completar o curso Linguagens de Programação Básico.

descrição dos detalhes da lição do curso online

Agora, vamos à parte principal do curso – o próprio construtor de cursos online. Aqui você adicionar Tópicos (Topics), dar um nome a ele e incluir um sumário. A hierarquia do curso pode parecer um pouco confusa, mas você vai acabar aprendendo como tudo funciona com o tempo. Cada um desses tópicos podem ter Questionários (Quizzes) e Atribuições (Assignments), .   

As Lições/Aulas (Lessons) contêm a maior parte do conteúdo do curso. Quando for criar uma aula, você pode dar um nome a ela, bem como um resumo do seu conteúdo, dos materiais disponibilizados, uma imagem de destaque e um vídeo complementar. 

E, se você estiver usando o vooPlayer, você pode Integrar (Embbeded) um vídeo ao conteúdo rapidamente. 

Para isso, vá a sua conta no aplicativo e copie o código de integração (embedded) dele. Cole esse código no campo de criação das aulas. Isso vai automaticamente puxar o vídeo do vooPlayer para o seu curso. O mesmo pode se feito com um vídeo seu no YouTube, mas neste caso, basta copiar o link direto do app para o conteúdo da sua aula.

Você também vai querer usar a função Questionários (Quizzes) para cada tópico. Vamos falar um pouco sobre o gerenciador de questionários logo abaixo. Fora isso, você também pode adicionar um Vídeo Introdutório (Intro Vídeo), que nada mais é do que uma apresentação do seu curso em vídeo para persuadir a atenção dos usuários. 

Depois de adicionar todo o conteúdo de uma lição, você finalmente pode clicar em Publicar (Publish). A partir daqui, usuários da sua plataforma de cursos online e outros visitantes da internet poderão ver o seu curso. Eles precisarão se inscrever no curso para começarem a aprender. 

Construtor de Cursos Front-End (Externo)

Esse construtor de cursos é um dos recursos exclusivos do Tutor Pro. Ele permite que novos instrutores possam usar todas as funções do LMS sem precisarem ir até o painel de controle do plugin toda vez que precisarem criar ou editar algo dos seus cursos.

página de criação de cursos online no painel do Tutor LMS

Mas saiba que, mesmo usando esse atalho, você ainda vai ter que aprovar a publicação de cada postagem pelo painel de administrador (back-end mostrado no passo anterior).  

4. Como Criar Questionários e Respostas

A forma de criar questionários é a mesma no back-end e no front-end dos criadores de cursos. O Tutor LMS permite criar até 10 tipos de perguntas para os estudantes, sendo que cada tipo tem suas vantagens e opções próprias de customização.

10 tipos de questionários possíveis no Tutor LMS

Depois de dar um Nome (Name) ao Questionário e uma Descrição (Description) opcional, você pode começar a adicionar as questões e as respostas para elas. Você pode definir que as perguntas sejam aleatórias, assim como a resposta correta usando um campo de marcação. 

Também é possível definir a importância de cada questão, delimitando pontuações diferentes para cada resposta. Isso é bem útil para quando você elaborar perguntas com respostas mais abertas, que exigem justificativas e que vão além da marcação de Verdadeiro ou Falso. 

criação de quizzes e perguntas no painel do Tutor LMS

5. Monetização e Integração com WooCommerce

Para transformar seu curso em premium, primeiro você precisa adicionar um Produto WooCommerce. Para fazer isso, vá ao painel de controle do administrador do WordPress. Navegue para WooCommerce > Produtos > Adicionar Novo

adicionar novo produto pelo plugin WooCommerce no WordPress

Daqui, você criar um nome para o produto, a descrição dele, colocar um preço regular e um preço promocional

dados avançados de produtos no WooCommerce

Você também pode agendar uma promoção para cada produto que criar. Junto a isso, garanta que a opção For Tutor esteja marcada pois, assim, o Tutor LMS pode usar essa agenda para sincronizar as promoções às agendas e os produtos à venda. Depois de adicionar o produto, você pode publicá-lo (Publicar).

Assim que tiver tudo pronto, você vai poder acessar a parte de edição de cursos no back-end. Lá, clique em Editar Curso (Edit Course) para gerenciar o seu curso. Deslize o mouse pela página e aperte em Adicionar Produto (Add Product), que é o local onde você vai poder adicionar o seu curso como produto na parte de produtos.

No menu suspenso Selecione um Produto (Select a Product), escolha o produto que você acabou de criar anteriormente. Isso vai anexar o Produto WooCommerce ao seu curso online. Marque a opção Pago (Paid) no campo Tipo de Curso (Course Type), e você estará terminado com o processo de monetização. 

seleção de produtos pagos ou grátis no WooCommerce

Daqui em diante, quando for adicionar novos cursos, você vai ter que repetir todo esse processo. Desde a parte de criar o curso, produtos e a integração entre as plataformas Tutor LMS, WordPress e WooCommerce. 

Conclusão 

Com o Tutor LMS, o WooCommerce e o vooPlayer, você pode criar uma plataforma de cursos online muito competente, eficiente e sem qualquer dificuldade. Da mesma forma como essas plataformas têm crescido a cada ano, seu negócio vai seguir o mesmo destino nessa nova jornada. Então, o que você está esperando? Consiga um domínio e comece a compartilhar seus conhecimentos!

O Autor

Author

Andrei L. / @andreilongen101

Jornalista e conteudista SEO/Localização na Hostinger Brasil. Tem experiência em WordPress e na produção de conteúdos de tecnologia otimizados para conquistar as melhores posições no Google. É fã de games, adora vôlei, ama o inverno e está sempre buscando se aperfeiçoar no Inglês.

Tutoriais relacionados

Deixe uma resposta

Comentário*

Nome*

Email*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Faça parte da Hostinger agora!