Como Divulgar Meu Site? 10 Dicas para Conquistar Mais Tráfego Sem Gastar Nada
access_time
hourglass_empty
person_outline

Como Divulgar Meu Site? 10 Dicas para Conquistar Mais Tráfego Sem Gastar Nada

Se você tem um site, com certeza vai querer receber cada vez mais acessos. Uma forma de conseguir isso é saber como promovê-lo na internet para um público maior. Existem várias maneiras eficientes de fazer isso. Neste conteúdo, vamos mostrar como divulgar seu site para ainda mais usuários sem precisar gastar nada.

Por Que Você Deve Saber Como Divulgar Um Site?

Seu site precisa receber cada vez mais tráfego para crescer. Como resultado, saber como divulgar um site é essencial para conquistar esse objetivo. 

Não existem limites quanto aos tipos de sites que precisam de alguma divulgação na internet. Seja um negócio local, uma loja online, um blog ou até mesmo um portal de uma organização não-governamental. Todos precisam de divulgação para ter mais exposição.

Cada tipo de divulgação tem exatamente o mesmo tipo de objetivo: conseguir mais tráfego do seu público-alvo. 

 Por exemplo, vamos dizer que você tem um ecommerce especializado em vender mochilas. Nesse caso, você precisa encontrar forma de fazer com que seus consumidores visitem o seu site. Só que, para isso, você precisa promovê-lo para alcançar uma exposição ainda maior.

Além disso, se sua loja já está em processo de expansão, conseguir mais tráfego pode resultar em um número ainda maior de conversões. E não é exatamente isso o que você procura em qualquer tipo de negócio online?

Entre os vários tipos existente de divulgação de sites, estão o Google Adwords e o YouTube Ads, que são opções pagas. Você pode aprender tudo sobre eles, como aplicá-los e fazer seu negócio decolar rapidamente, no nosso guia de marketing nas redes sociais.   

Como Divulgar Meu Site? 10 Maneiras Grátis Eficientes

Embora todos esses métodos abaixo tragam tráfego para seu site sem qualquer custo, saiba que você vai ter que se dedicar para colher os resultados esperados. Fora isso, você não fica restrito a escolher apenas um deles. Muito pelo contrário: você pode – e deve – potencializar seus resultado combinando vários tipos.

Escolha aquele que mais combina com seu jeito de trabalhar e com a proposta do seu projeto na internet. Então, sem mais enrolações, abaixo estão formas de saber como divulgar seu site sem desembolsar um centavo.  

1. Ter um Blog 

Se você decidir começar um blog no seu site, vai conseguir conquistar mais tráfego criando conteúdos interessante. Publicar conteúdos que as pessoas gostem de consumir muito provavelmente vai fazer com que elas voltem ao seu site depois de um tempo. E, com sorte, elas recomendem seu blog para outras pessoas.

É por isso que você precisa criar conteúdos de alta qualidade, que sejam relevantes e façam o seu público-alvo se engajar. Você consegue fazer isso garantindo que seus conteúdos tenham entretenimento, sejam educacionais ou inspiradores.

Porém, esse não é um único benefício de apostar em blogs. Ter um blog no seu site significa que você pode conseguir rankings melhores nos resultados das páginas de pesquisa dos motores de busca. Principalmente se seus conteúdos ajudam as pessoas a resolverem algum tipo de problema específico.

Para otimizar o ranking do seu site com a chegada de um blog, você precisa usar técnicas poderosas de SEO (Otimização para Motores de Busca) oferecendo conteúdos com os assuntos que a sua audiência pode procurar nos buscadores.

Para conseguir resultados melhores nos motores de busca, é recomendado que você use ferramentas de palavras-chave, como o Google Search Console, que ajudam você a fazer pesquisas e planejar seus conteúdos com os tópicos mais procurados. 

página inicial do Google Search Console

A boa notícia é que você pode expandir as utilidades de um blog se beneficiando de outros usuários que também possuem um blog na internet. Isso é chamado de guest blogging (ou guest posting). Como o próprio nome indica, nessa situação você se torna um autor convidado que escreve para outro blog. 

Além de promover seu conteúdo e blog em um outro blog da internet, você também passa a construir backlinks em outra plataforma. E isso vai definitivamente aumentar a exposição do seu projeto para uma audiência ainda maior. 

É claro, você precisa escolher com inteligência onde você quer participar como autor convidado em um outro blog. O ideal é que você escreva para outra plataforma que seja visitada regularmente pelo seu público-alvo. Caso contrário, tudo o que você escrever pode ir para uma audiência que pode não estar interessada no seu site.

O ponto é que, você precisa produzir conteúdo de alta qualidade que seu público-alvo goste e entenda como sendo relevante para consumir. Tenha isso em mente independente de onde for escrever, seja no seu próprio blog ou no blog de outro alguém.

2. Email Marketing

Os emails que você envia devem ser escritos sob medida para um público-algo muito específico: o seu. Se essas pessoas se inscreveram no seu site para receberem mais conhecimentos, então você deve educá-las. Se elas se inscreveram no seu site para receberem promoções, então você deve oferecer ofertas com descontos. 

Mas antes de fazer tudo isso, você vai precisar criar uma lista de emails, contendo os endereços para os quais vai enviar as mensagens. Você pode fazer isso oferecendo um formulário de cadastro para seus usuários, algo que eles vão preencher caso sintam vontade. Depois, basta adaptar o conteúdo das mensagens de acordo com as necessidades deles.  

É possível criar campanhas automatizadas de email marketing usando serviços de email marketing. A maioria deles é paga, mas alguns também oferecem planos gratuitos, como o MailChimp e o SendInBlue

ferramenta de marketing SendInBlue

Leia nosso artigo sobre email marketing para aprender a como montar uma estratégia eficiente. 

3. Indexar Seu Site nos Motores de Busca

Você pode tirar ainda mais vantagem se indexar seu site nos motores de busca, como Google, Yahoo ou o Bing. Se seu site estiver listado nesses sites, é possível que você receba ainda mais tráfego para seu projeto online.

Mas, para ser regularmente indexado pelos buscadores, você precisa oferecer conteúdo novo também com uma certa frequência. As páginas de resultado dos motores de busca vão sempre mostrar os conteúdos mais relevantes. É por isso que você precisa atualizá-los regularmente.

Saiba que indexar seu site nos motores de busca é completamente grátis. Você, pode, inclusive, registrá-lo manualmente para garantir que sua página possa ser mostrada como indexada pelos buscadores. No Google, por exemplo, você faz isso através desta ferramenta

4. Sorteios

Já viu alguma promoção que oferece brindes de graça? Essa prática é chamada de sorteio. E ela é mais usada para chamar a atenção de uma audiência específica sobre um site, um produto ou um serviço.

Esse método pode ser usado como uma forma de conseguir visualizações rápidas. Por exemplo, você pode oferecer um e-book no seu site de graça. 

Então, pode ser que as pessoas fiquem interessadas e visitem seu site para receber esse e-book gratuitamente. Esse tipo de exposição é o que se espera de sorteios promocionais. 

Agora, considerado que você já tenha conseguido atrair mais tráfego para seu site, é hora usar alguma estratégia para sustentar essas visitas. 

Você pode escolher como quer mostrar seus melhores conteúdos para esse público enquanto ainda existe interesse deles ou deixar essas visualizações decaírem com o tempo. Tenha um plano consistente quando você escolher seu método de sorteios.

5. Facebook

O Facebook é conhecido como uma ótima maneira de promover um site. Sobretudo por causa das suas funções bem versáteis, que permitem que os usuários façam configurações de exposição e de divulgação com muita facilidade.

Uma das ferramentas mais usadas na plataforma é o Facebook Pages. Nele, você pode criar um perfil para o seu site. E, então, começar a produzir conteúdo e oferecer novidades para que a sua audiência encontre você. Desse jeito, você também pode interagir com os seus visitantes.

No Facebook, também é possível construir uma reputação;. O número de curtidas e o contexto dos comentários nas suas postagens são indicadores para mostrar se o seu público gosta dos conteúdos do seu site ou não.

Outro recurso do Facebook que você pode usar para divulgar seu site é o Facebook Groups. Com ele, você cria um grupo em que seus visitantes podem fazer perguntas sobre qualquer coisa a respeito do seu negócio. E, se você se comunicar bem e construir um certo nível de engajamento, é provável que eles se tornem fiéis à sua página por conta das ótimas respostas. 

página inicial do Facebook for Business

Fora isso, o Facebook ainda oferece uma opção paga de anúncio chamada Facebook Ads. Ela funciona de forma parecida com o Google Adwords, com uma ferramenta de leilões de palavras e termos baseado em um sistema de pagar-por-clique. De forma geral, o marketing no Facebook é um método excelente para divulgar um negócio, principalmente se você quer ganhar exposição rapidamente. 

6. Twitter

Se o que você quer ter é resultados bons de divulgação em uma única plataforma, então o Twitter é a sua melhor escolha. 

página inicial do Twitter

O Twitter é conhecido pela sua simplicidade, já que ele permite que os usuários publiquem conteúdos e informações com um tamanho mais reduzido em quantidade de caracteres. E esse método funciona muito bem. 

Nessa plataforma, você pode compartilhar conteúdos variados que chamem a atenção dos seus usuários, enquanto ainda usa um sistema de hashtags para mirar no público-alvo certo. Não importa se são apenas informações básicas ou alguma promoção que estiver realizando, você precisa garantir que suas postagens realmente condizem com o que seu site representa. 

Existe um recurso no Twitter que você pode usar para complementar suas postagens: é o Twitter Cards. Ele permite configurar cada postagem individualmente, inserindo links, fotos ou vídeos. Essa tática pode ser usada para promover posts e conteúdos na plataforma para deixar tudo mais detalhado. 

7. Instagram

O Instagram é uma das redes sociais mais populares. Ele tem mais de 1 bilhão de usuários ativos, o que faz com que a plataforma tenha um potencial absurdo para divulgar e promover um site.

Mas, “como divulgar meu site” no Instagram, você deve estar se perguntando. Você precisa postar conteúdos interessantes, com apelo visual que façam as pessoas se engajarem, curtindo, comento e marcando outros usuários que elas conhecem. Use hashtags para aumentar o alcance das postagens e ajudar seu público-alvo a encontrar você.

página inicial do Instagram

Além das postagens regulares, você também pode usar o Instagram Stories para promover seus conteúdos diariamente, como fotos e vídeos. Embora as publicações do Stories expirem após 24 horas, essa é uma ótima opção para compartilhar momentos e campanhas.

Se você quer promover seu site com um vídeo de longa duração, aí você pode usar o IGTV. Esse novo recursos permite que você publique vídeos mais longos que aqueles que você consegue postar nas postagens regulares do Instagram e também do Stories. É uma ótima alternativa para conteúdos mais ricos.

É por isso que o marketing no Instagram vai ser uma ótima maneira de promover seu site na internet. Tudo por conta do apelo visual dos conteúdos que a plataforma exibe. Aliás, essa é uma tendência positiva e que não para de crescer. 

8. YouTube

Se você quer atrair a atenção da sua audiência com vídeos, você deve apostar no marketing de vídeos. E a plataforma mais popular para saber como promover um site é o YouTube. 

Ela é uma ótima escolha para usar na sua estratégia de divulgação. Tanto que pesquisas indicam que 8 em cada 10 pessoas, em média, usam o YouTube para ver vídeos regularmente todos os meses.

Existem muitas coisas que você ganha ao promover seus conteúdos no YouTube. Por exemplo, você pode compartilhar tudo em outras redes sociais e até mesmo inserir tudo em uma postagem de blog ou no seu próprio site.

O YouTube também é um ótimo lugar para publicar conteúdos variados. Tudo, desde um vídeo introdutório a até parcerias com outros canais podem ser extremamente úteis para seu negócio online.

Além disso, a plataforma também permite que você meça todo o seu trabalho de divulgação com dados completos. Você faz isso pelo YouTube Analytics. Com ele, você acompanha o número total de visualizações dos seus vídeos, o número de inscritos do seu canal e as impressões totais sobre o seu canal.

9. Reddit

O Reddit é um site onde você pode discutir sobre qualquer tipo de tópico ou assunto. O mais importante, antes de entrar na plataforma, é saber como é a estrutura de funcionamento dela e em qual nicho você quer atuar. 

Por exemplo, se seu site é sobre resenhas de livros, o que você pode fazer é se aproximar de usuários que estejam falando deste assunto e entrar em subgrupos de discussão que tenham entusiastas. 

página inicial do Reddit

O legal do Reddit é que é muito fácil encontrar o nicho em que você quer ou deve atuar. Isso porque o sistema de subdiretórios e subgrupos cobre centenas de milhares de tópicos e assuntos específicos.

O ponto negativo fica por conta da moderação do Reddit. A plataforma tem regras e usuários que fazem a moderação de absolutamente todos os subdiretórios e subgrupos que você encontrar. Por isso, não é tão fácil assim promover algo no fórum.

A melhor maneira de driblar essa vigilância é fazendo uma aproximação delicada no  subdiretório que você quer atuar, juntando-se à comunidade. Se você conseguir uma boa reputação de um grande número de votos positivos pelas suas postagens, você pode começar a introduzir o seu site ao Reddit.

É claro, existe sempre a opção de perguntar diretamente aos usuários o que eles acham do seu site. Mas isso traz um risco: é bem provável que as respostas não sejam tão produtivas assim e você seja notificado de que está burlando uma regra do canal.

Fora isso, se você for o representante de uma marca mais conhecida, você também pode usar a sessão Ask Me Anything (Pergunte-me Qualquer Coisa). É aqui que os usuários podem interagir com você ao responderem as perguntas que você faz. 

10. Quora

O Quora é diferente quando comparado às plataformas anteriores, já que ele tem um conceito de perguntar-e-responder. Você pode enviar uma pergunta ou responder as perguntas dos outros usuários. 

página inicial do Quora

Nessa plataforma, existem pessoas que vão perguntar sobre coisas relacionadas ao que seu site ou negócio online oferece. É por isso que ela é uma ótima oportunidade para você interagir com a sua audiência.

Por exemplo, se seu blog fala sobre moda em geral, então você pode passar a responder perguntas relacionada a esse segmento. Isso vai fazer com que a sua reputação cresça, ajudando na autoridade e presença de marca do seu negócio online.

Em outras palavras, você precisa prestar atenção que tipos de problemas as pessoas estão perguntando e responder da forma mais completa possível. Não se esqueça de colocar um link direto para o seu site na resposta, caso os usuários fiquem interessados em aprender mais sobre aquele assunto.

Fora isso, saiba que o Quora não permite fazer divulgação de site descaradamente. As pessoas estão na plataforma porque querem ajuda sobre dúvidas e a encontrar a solução mais adequada. Não propaganda e links indesejados.

Conclusão

“Como divulgar meu site” é uma pergunta que aparece quando se quer conseguir mais tráfego para um site na internet, seja um blog, uma loja virtual ou até mesmo uma página de currículo.

Não importa qual tipo de negócio online você tem: fazer uma divulgação dele, especialmente de graça, só traz benefícios a curto e a longo prazo. Dito isso, vamos recapitular as melhores formas de divulgar um site sem gastar nada.

  • Blog – Uma ótima forma de compartilhar conteúdos de qualidade e fazer com que seu site ganhe várias posições nos rankings das páginas de resultados dos buscadores. 
  • Email Marketing – Ajuda você a manter uma relação mais aproximada com a sua audiência. 
  • Indexar Seu Site nos Buscadores – Ajuda você a indicar aos motores de busca que seu site existe e deve ser indexado o quanto antes para receber mais visitas. 
  • Sorteios – Podem ser usados como uma forma de conseguir mais tráfego e de forma rápida. 
  • Facebook – Uma plataforma com funcionalidades diversas, ideal para você aprender como divulgar um site e colocar sua estratégia em prática.. 
  • Twitter – Coloca a simplicidade acima de todas as outras opções, o que pode facilitar seus esforços de divulgação de site grátis.
  • Instagram – Vai ajudar você a publicar conteúdos com visuais incríveis.
  • YouTube – A melhor plataforma para fazer marketing em vídeo.
  • Reddit – Oferece uma forma de interagir com seu público-alvo por subgrupos e subdiretórios.
  • Qurora – Permite responder dúvidas da sua audiência mais diretamente, ao mesmo tempo em que promove seu site e a sua credibilidade na internet. 

E é isso! Se tiver qualquer dúvida, basta deixar um comentários que vamos responder logo em sequência! Agora, mão na massa e consiga mais visitantes e acesso no seu site!

O Autor

Author

Andrei L. / @andreilongen101

Andrei é jornalista e conteudista SEO na Hostinger Brasil. Tem experiência em WordPress e na produção de conteúdos de tecnologia otimizados para conquistar as melhores posições no Google. É fã de games, adora vôlei, ama o inverno e está sempre buscando se aperfeiçoar no Inglês.

Tutoriais relacionados

Deixe uma resposta

Comentar*

Nome*

Email*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Faça parte da Hostinger agora!