Como Escolher o Domínio Certo?

Como Escolher o Domínio Certo?

Um domínio é aquele endereço que os visitantes vão escrever na barra de pesquisa dos seus navegadores para acessar o seu site.

É por isso que é essencial garantir que o seu domínio seja memorável, fácil de se soletrar e que, idealmente, inclua o nome da sua empresa. Afinal, você não quer que seus potenciais clientes tenha dificuldades de encontrar a sua empresa online só porque você escolheu um domínio ruim.

Como escolher um domínio que vai ser adequado para a sua empresa? Como garantir que ele vai ajudar a construir sua credibilidade e confiança enquanto representa sua marca ao mesmo tempo?

Para responder essas perguntas, vamos dar uma olhada nos elementos que compõem um domínio. Vamos usar www.loja.nomedamarca.com como exemplo:

  • www e loja – ambos são subdomínios, mas hoje em dia o www é considerado mais um prefixo opcional do que uma necessidade. O www é mais usado junto de nomes de domínio
  • nomedamarca – é o nome de domínio
  • com – é a extensão

Idealmente, um nome de domínio vai incluir o seu nome pessoal ou o nome da sua empresa. Essa é a parte que os visitantes têm que memorizar para acessar o seu site, então o nome precisa combinar.

A melhor maneira de escolher um ótimo nome de domínio é fazer uma lista de escolhas em potencial. Então reduza as escolhas ao conferir a sua disponibilidade usando um verificador de domínios.

Assim que você tiver chegado a apenas algumas poucas opções, veja mais extensões (TLDs) podem ser escolhidas e defina aquela que vai funcionar para o seu site.

Como Escolher um TLD

O TLD é a parte final do seu endereço de URL e ele indica o propósito do seu site, conforme a coordenação do ICANN.

Em suma, existem três tipos principais de TLDs:

  • gTLD – extensão genérica
  • sTLD – extensão patrocinada
  • ccTLD – extensão de código de país

Um gTLD é o tipo mais comum de extensão, e não possui nenhuma restrição para ser registrado. Bons exemplos de gTLDs são:

  • .com
  • .org
  • .net

Idealmente, cada tipo de gTLD deve representar um propósito para o seu site. Por exemplo, o .com deve ser usado para sites comerciais, enquanto o .org deve ser reservado apenas para organizações.

Contudo, hoje em dia qualquer um pode registrar o seu site usando qualquer um dos gTLDs, não importa se ele é adequado para a sua proposta ou não.

Ows sTLDs são gerenciados por organizações privadas. Isso significa que você só pode registrar um sTLD se seguir regras específicas e tiver a permissão para fazê-lo.

Bons exemplos de sTLDs incluem:

  • .gov – apenas para instituições governamentais
  • .edu – para instituições educacionais
  • .mil – para organizações militares

O último tipo de extensão é o ccTLD. Eles representam o local ou país onde o site ou organização é baseado.

Bons exemplos de ccTLDs são:

  • .us – Estados Unidos
  • .ca – Canadá
  • .br – Brasil

Quando veem esse tipo de TLD, os visitantes podem identificar de que região é o site. Não é necessário ter permissões adicionais ou atender a outros requisitos específicos na hora de registrar um ccTLD.

Conclusão

Saber como escolher um domínio para a sua empresa é algo crucial. Um domínio ruim pode afetar diretamente o tráfego, as taxas de conversão e até a credibilidade do seu site em geral.

Para impedir que isso aconteça, pense bastante sobre o assunto. Faça um brainstorming de opções diferentes, veja o que representa melhor a sua marca e reduza sua lista até encontrar a melhor escolha.

Para resumir, aqui estão as dicas de como escolher um bom domínio:

  1. Faça uma lista de domínios que são adequados para o seu site e seu branding.
  2. Confira o registrar de domínio para ver a disponibilidade e faça uma lista mais focada.
  3. Compre o domínio escolhido para o seu site.

Aqui na Hostinger, os preços de ótimos domínios partem de apenas R$ 5,00/ano.

Você também pode obter um domínio completamente de graça se escolher um dos nossos planos premium de hospedagem de sites.

 

Em resumo, considere qual opção é a melhor para você e tome uma decisão com base no que é melhor para o seu negócio.

Author
O autor

Carlos E.

Carlos Estrella é formado em jornalismo pela UFSC e tem as funções de redator, tradutor e SEO na Hostinger Brasil. Já trabalhou com jornalismo de games e tecnologia e hoje aplica essa experiência escrevendo posts e tutoriais no blog da Hostinger. Suas paixões incluem games, dar rolês com a namorada e amigos e ler artigos aleatórios da Wikipédia de madrugada.