Como Escrever Um Blog: 8 Dicas Práticas para Escrever Artigos de Sucesso

Como Escrever Um Blog: 8 Dicas Práticas para Escrever Artigos de Sucesso

Criar um blog continua sendo uma das formas mais populares e eficazes de gerar conteúdo na internet. É por isso que muitas empresas mantêm blogs próprios e os tratam como um de seus principais esforços de marketing digital para divulgar a marca e gerar leads.

Além disso, escrever um blog é uma excelente maneira de compartilhar sua paixão, mostrar sua experiência e aprimorar suas habilidades de redação.

No entanto, muita gente tem dúvidas sobre como escrever um blog, especialmente iniciantes que não têm a menor ideia de como começar o primeiro rascunho.

Portanto, é essencial traçar uma estratégia antes de elaborar seu primeiro artigo — desde a escolha de um assunto até a edição do rascunho antes da publicação. Tudo isso economizará tempo e ajudará você a criar conteúdo de qualidade, estabelecendo autoridade para o seu site e melhorando o seu tráfego orgânico.

Neste artigo, vamos nos aprofundar em cada uma das oito etapas de como escrever um blog e compartilhar dicas profissionais para criar artigos bem-sucedidos. 

1. Escolha o Assunto do Artigo

A primeira etapa para iniciar a escrita de um artigo é encontrar o assunto para abordar em sua postagem.

Uma ótima maneira de identificar assuntos relevantes para seu blog é fazer uma pesquisa de palavras-chave. Este processo tem como objetivo identificar os termos ou palavras-chave que o seu público-alvo mais digita nos mecanismos de pesquisa. Isso pode te ajudar a descobrir tópicos que interessam às pessoas e a verificar a popularidade deles.

Antes de fazer a pesquisa de palavras-chave, tente listar até dez termos relacionados ao nicho de seu blog. Você pode usar ferramentas como o Google Docs ou o Todoist para criar essa lista e acessar esse arquivo a qualquer momento. Em seguida, insira esses termos em uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave, como o Ahrefs ou o KWFinder, para encontrar mais sugestões de palavras-chave relacionadas que talvez você não tenha considerado.

Dica

Você também pode descobrir assuntos buscando perguntas relacionadas ao seu nicho com ferramentas como o Answer the Public ou o Keyword Questions Tool do SEOScout. Basta digitar uma palavra ou frase e as ferramentas mostrarão uma lista de perguntas relacionadas ao termo em questão.

captura de tela da página do seoscout

Além disso, experimente também essas dicas para encontrar os assuntos mais promissores para o seu blog:

  • Pesquise termos relacionados – busque uma palavra-chave no Google e verifique os termos de pesquisa relacionados na parte de baixo da primeira página de resultados.
  • Participe de fóruns on-line – descubra fóruns de discussão relacionados ao seu nicho e, em seguida, analise os tópicos desses sites que recebem mais curtidas de seus membros.
  • Examine os comentários do blog – passe algum tempo observando as seções de comentários nos blogs dos concorrentes e em outros sites populares do seu nicho. Em seguida, pesquise ideias de assuntos que seus leitores possam estar solicitando.
  • Encontre tópicos no Pinterest -o Pinterest é uma ótima rede social para encontrar tópicos populares. Basta digitar uma palavra-chave na barra de pesquisa e o site exibirá uma lista de outras sugestões.
  • Procure novos assuntos – assuntos novos geralmente são menos competitivos do que aqueles que já existem há anos. Para encontrar novos assuntos que você pode discutir, use ferramentas como o Exploding Topics.

Depois de juntar um número razoável de assuntos ou palavras-chave, revise a lista levando em consideração esses aspectos:

  • Identifique o volume de pesquisa de cada palavra-chave – o volume de pesquisa mostra quantas pessoas estão pesquisando aquele termo específico. Considere a possibilidade de escolher termos com baixo volume de pesquisa, pois eles são menos competitivos do que as palavras-chave de alto volume, facilitando a classificação da sua postagem nos resultados dos mecanismos de pesquisa (SERPs). Para ver o volume de pesquisa de uma palavra-chave, utilize uma ferramenta como o Planejador de Palavras-Chave do Google.
  • Procure palavras-chave de cauda longa – uma palavra-chave de cauda longa geralmente contém mais de três palavras. O foco em termos de cauda longa pode ajudar a gerar tráfego de qualidade, pois as pessoas que pesquisam essas palavras-chave estão procurando uma resposta específica.
  • Veja como os seus concorrentes estão ranqueando – avalie os assuntos analisando as palavras-chave para as quais seus concorrentes estão tentando ranquear e para as quais eles estão se classificando atualmente.
  • Identifique tendências – use o Google Trends para checar se um determinado tópico tem condições de permanecer relevante no futuro.

2. Defina o Formato do Seu Artigo

Depois de criar a lista de assuntos, escolha um deles para começar. Mais que isso: defina como será o formato do seu artigo, relacionando esse aspecto com o assunto escolhido.

A escolha de um formato adequado pode aumentar a chance de um bom ranqueamento no Google, facilitando a descoberta do seu conteúdo pelos possíveis leitores.

Há muitos formatos de posts de blog que você pode escolher. Abaixo, listamos alguns deles:

  • Tutorial – um artigo de tutorial é um guia passo-a-passo que instrui os leitores sobre uma atividade específica. Aqui está um exemplo de uma postagem “como fazer” do blog Tua Casa, que compartilha um guia passo a passo para fazer crochê:
Postagem de dicas para fazer crochê no blog Tua Casa
  • Artigo em lista – você também pode optar por um artigo escrito em formato de lista. Esse tipo de conteúdo é fácil de reconhecer, pois geralmente eles contém um número em seu título. Os artigos em lista também são fáceis de ler, permitindo que os leitores vão direto ao ponto e obtenham as informações que desejam.
  • Artigo “O Que É” – esse tipo de publicação tem como objetivo apresentar e explicar um assunto específico, destacando a importância e a relevância do conceito. Uma dica para escrever um artigo de blog usando esse formato é evitar jargões e usar analogias que os leitores entendam.
  • Artigo de liderança – a ideia por trás dos artigos de liderança geralmente é educar o público sobre as últimas notícias ou tendências em um setor. Esse tipo de conteúdo é excelente para quem deseja ser visto como especialista em sua área.
  • Entrevista – esse tipo de conteúdo é excelente para apresentar a perspectiva de uma figura de autoridade em um determinado assunto. Entrevistas também são ótimas para desenvolver relacionamentos com especialistas ou influenciadores de um setor e atrair o público deles para o seu blog.
  • Review – em um blog, os artigos de review (ou avaliação, ou crítica) geralmente falam sobre os prós e os contras de um produto ou serviço. De acordo com a Podium, 93% dos clientes leem avaliações online antes de comprar um produto. É por isso que esse formato é um dos tipos de conteúdo mais populares na internet hoje em dia.
  • Comparativo – como o nome sugere, esse formato compara diferentes produtos ou serviços para ajudar os leitores fazer compra ou tomar uma decisão. Para escrever um comparativo justo, certifique-se de incluir fatos e estatísticas de fontes especializadas para respaldar suas afirmações.
  • Curadoria – o artigo de curadoria geralmente traz uma seleção de itens úteis sobre um assunto específico. Esse tipo de publicação é adequado para agregar conteúdo, como estatísticas ou exemplos do setor. Aqui está um exemplo de postagem de curadoria do nosso blog, sobre as tendências mais recentes do e-commerce:
captura de tela do tutorial de tendências de ecommerce da hostinger

Antes de escolher o formato de seu artigo, identifique a intenção de busca por trás da palavra-chave principal que você deseja ranquear. Isso mostra o que os usuários pretendem encontrar ao fazer aquela busca, permitindo que você ajuste o conteúdo de acordo com as expectativas deles.

Há três tipos de intenção de busca:

  • Informativa – as pessoas com intenção informativa têm uma pergunta específica e querem saber mais sobre um determinado assunto. Alguns formatos que podem ser adequados para essa intenção são artigos do tipo lista, tutorial ou “o que é”.
  • Navegacional – os usuários com esse tipo de intenção geralmente querem visitar um site ou uma página da web específica. Em outras palavras, uma página será irrelevante para suas necessidades, a menos que seja exatamente o que eles estão procurando. Por exemplo, as pessoas que pesquisam “LinkedIn” geralmente querem acessar o site do LinkedIn.
  • Transacional – as pessoas que fazem buscas com intenção transacional geralmente planejam comprar um produto ou serviço e usam mecanismos de busca para fazer pesquisas. Considere escrever artigos de review ou comparativos para termos com essa intenção.

Para checar a intenção de pesquisa por trás de um assunto, basta digitar a palavra-chave no Google usando o modo de navegação anônima. Dessa forma, os resultados não serão influenciados por seu histórico de pesquisa anterior.

Em seguida, analise qual tipo de intenção é mais comum nas páginas de resultados. Depois disso, certifique-se de escrever um artigo que esteja alinhado com essa intenção.

3. Escreva um Título Envolvente

Agora que você tem um assunto e um formato para o seu artigo, é hora de escrever um bom título.

O título é o primeiro elemento que as pessoas notam. Por isso, é fundamental criar um título atraente para convencer os visitantes a clicar e ler a publicação do blog.

Antes de começar a escrever o artigo, tente criar um título temporário – ele descreve o tópico e funciona como ponto de foco inicial para a redação.

Um título temporário não precisa ser perfeito. Ele só precisa ser específico o suficiente para orientar a publicação do blog. Quando você terminar de escrever o artigo do blog, aí sim é hora de se concentrar em criar um título de post perfeito.

Dica do Especialista

Um bom título é educativo e desperta curiosidade. Por isso, títulos que incluem termos do tipo “Como fazer…” e “Passo a passo” costumam funcionar muito bem.

Eu também observaria títulos que fazem sucesso nas mídias sociais – isso lhe dará uma ideia de quais manchetes as pessoas gostam e qual direção você deve seguir.

Editor

Neil P.

Empreendedor e Especialista em Marketing Digital

Confira as dicas a seguir para criar um bom título para o seu artigo:

  • Use números – se estiver criando um artigo de lista, considere o uso de números no título, pois um título com um número tem um desempenho melhor do que outros tipos de títulos. Além disso, a inclusão de um número pode dar aos leitores uma ideia da extensão de um artigo. Aqui está um exemplo de como usamos um número em nosso tutorial com os melhores temas gratuitos para WordPress:
captura de tela do tutorial de melhores temas grátis para wordpress da hostinger
  • Evite títulos vagos – um título deve ser claro e indicar o que o leitor ganhará consumindo aquele conteúdo. Quanto mais preciso for o benefício divulgado pelo seu título, maior será a probabilidade de os leitores-alvo clicarem na postagem. Coloque-se no lugar do seu leitor e faça a pergunta “O que eu ganho com isso?” ao escrever os títulos.
  • Prepare vários títulos para cada publicação – de acordo com um estudo da Orbit Media, os blogueiros que tiram tempo para escrever vários títulos antes de escolher um obtêm melhores resultados. Tente criar vários títulos usando fórmulas diferentes e escolha o mais atraente para o artigo.
  • Faça uma pergunta para despertar a curiosidade – os títulos com perguntas podem ser um gancho atraente para gerar interesse e atrair leitores curiosos sobre a resposta do assunto sobre o qual você está perguntando. Com base em uma pesquisa da Backlinko, os títulos que contêm uma pergunta têm uma taxa de cliques 14,1% maior do que os artigos sem uma pergunta no título.
  • Use um gerador de títulos – utilizar uma ferramenta gratuita, como o ChatGPT, pode ser uma excelente solução para aqueles que estão tendo dificuldades para criar títulos melhores.
  • Escreva títulos longos – de acordo com o BuzzSumo, títulos longos funcionam melhor para o engajamento do seu conteúdo. Um título longo geralmente contém mais informações, ajudando os leitores a entender o benefício de clicar naquele post.
  • Inclua hífens e dois pontos – títulos com hífens ou dois pontos têm melhor desempenho do que outros títulos. Uma técnica simples para usar hífens e dois-pontos é usa sua palavra-chave principal no início e adicionar um título atraente depois dele.
  • Melhore o título – use um analisador de títulos para fornecer feedback sobre o que deve ser melhorado no seu título.

4. Faça um Esboço

Criar um esboço do seu artigo também é uma etapa muito importante antes de começar a escrever de fato.

Um esboço é a estrutura básica do seu artigo. Ele existe para ajudar o escritor a criar conteúdo de qualidade com mais rapidez e eficiência.

Com a preparação de um esboço, os blogueiros podem manter as postagens do blog focadas, planejando e organizando suas ideias de maneira direta e simplificada.

Para começar a fazer o esboço, use uma ferramenta de escrita como o Google Docs, pois ele vem com um recurso de esboço que ajuda a organizar o seu texto.

Ao criar um esboço, não se esqueça de incluir o tópico principal da postagem e o título temporário. Também é essencial adicionar os cabeçalhos e subtítulos do artigo ao esboço.

Um cabeçalho é uma frase curta que representa o assunto de uma seção específica do seu artigo. Enquanto isso, um subtítulo é um texto colocado sob um título para expandir o seu significado.

Os cabeçalhos e subtítulos organizam o seu artigo e conduzem os leitores pelo conteúdo. Eles também ajudam a separar uma postagem longa em partes, tornando o conteúdo mais fácil de ser consumido. Além disso, cabeçalhos e subtítulos bem elaborados fazem com que o conteúdo seja classificado mais rapidamente nos mecanismos de pesquisa.

Aqui está um exemplo de um cabeçalho e subtítulo em nosso artigo sobre as diferenças entre site e blog:

captura de tela do tutorial da hostinger sobre a diferença entre site e blog

Dica

Você pode encontrar subtítulos relevantes para incluir no esboço pesquisando o assunto desejado no Google e analisando os dez artigos mais bem classificados. Identifique os cabeçalhos das seções desses artigos e escolha os que forem úteis e aplicáveis ao seu conteúdo.

Aqui estão algumas outras dicas a serem consideradas ao criar um esboço:

  • Forneça descrições breves – certifique-se de que cada cabeçalho tenha uma breve descrição que resuma o objetivo daquela seção.
  • Use listas – crie listas com todas as ideias gerais que você pode discutir em cada seção.
  • Tenha em mente a contagem de palavras – a extensão de uma postagem pode ajudar o redator a definir o número de cabeçalhos e subtítulos necessários no esboço. Portanto, certifique-se de estimar quantas palavras seu artigo deverá ter antes de criar o esboço. De acordo com a HubSpot, as postagens de blog mais lidas tendem a ter pelo menos 2.100 a 2.400 palavras.
  • Inclua pesquisas – adicione alguns fatos ou links para fortalecer suas ideias e considere adicionar mais quando o processo de escrita começar.
  • Certifique-se de que todas as ideias sejam relevantes – certifique-se de remover os itens que não se encaixam no escopo do artigo antes de se dedicar ao processo de escrita. Além disso, organize sua lista de cabeçalhos e subtítulos em uma estrutura lógica para que a redação flua melhor.

5. Escreva seu Primeiro Rascunho

Quando o esboço estiver pronto, é hora de partir para a escrita em si.

Entretanto, antes de começar a escrever o seu primeiro rascunho, certifique-se de determinar a perspectiva do artigo, que está relacionada com a pessoa gramatical para a qual o escritor explica o tópico. Muitos blogueiros iniciantes ignoram esse processo e não se comprometem com uma perspectiva desde o início; com isso, o texto pode pular entre um ponto de vista e outro ao escrever, o que dá uma sensação de amadorismo.

três tipos principais de perspectivas para escolher. Geralmente, os artigos mais atraentes usam a segunda pessoa, pois colocam os leitores e seus problemas no centro das atenções.

Dica do Especialista

Crie um toque pessoal. Inclua histórias, experiências pessoais, responda aos seus comentários – faça transparecer aos seus leitores que você está lá para ajudar.

Dê todos os toques pessoais ao seu texto para que as pessoas criem uma conexão emocional com o seu blog. Existe uma pessoa por trás dos textos, e ela está ali para ajudar os outros.

Editor

Neil P.

Empreendedor e Especialista em Marketing Digital

Depois de definir a perspectiva, comece a escrever o primeiro rascunho do artigo.

Uma postagem de blog costuma ser composta de três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Introdução

A introdução compreende os primeiros parágrafos do artigo, logo abaixo do título. Ela serve para que os leitores descubram o foco da postagem e sejam atraídos a continuar lendo o texto.

Aqui estão os três elementos essenciais que você deve ter em mente ao escrever a introdução dos seus artigos:

  • Gancho – é a parte da introdução que chama a atenção do leitor. Pode ser uma citação ou anedota interessante, uma pergunta instigante ou uma estatística que impressione. O gancho perfeito depende do tópico, do público-alvo e do estilo de escrita.
  • Transição – uma transição é uma frase ou parágrafo que conecta o gancho ao corpo da publicação. Ela informa aos leitores a importância do assunto a ser tratado antes de eles mergulharem em todos os detalhes da postagem.
  • Tese – como o último elemento de uma introdução, a tese resume o objetivo da postagem e reforça o motivo pelo qual os leitores devem continuar lendo o artigo. Por exemplo, se você planeja discutir dez maneiras de monetizar um site, diga aos leitores logo de início que você tem dez dicas para compartilhar.

Desenvolvimento

O desenvolvimento (ou corpo) do artigo é a parte na qual o escritor elabora o tópico principal de seu conteúdo em alguns parágrafos ou seções. Para escrever o desenvolvimento, use o esboço criado anteriormente para fazer com que os parágrafos fluam bem.

Como os leitores tendem a passar os olhos ao ler um artigo, é essencial manter os parágrafos curtos e cobrir apenas uma ideia principal em cada um deles. Para criar um parágrafo eficaz, certifique-se de que ele também contenha os seguintes aspectos:

  • Frase do assunto – é a primeira frase do parágrafo, que estabelece o assunto que você está abordando. Ela pode estabelecer uma nova ideia ou continuar uma da seção anterior.
  • Frase de apoio – pode incluir um reforço do assunto do parágrafo ou um exemplo para ilustrar seu argumento.
  • Frase de conclusão – use a última frase do parágrafo para concluir a ideia principal antes de passar para o próximo.

Certifique-se de escolher palavras simples ao escrever seus parágrafos, para tornar o texto mais acessível e amigável. Além disso, lembre-se de usar palavras de transição para garantir que as suas ideias fluem suavemente de um parágrafo para outro.

Conclusão

A conclusão é um elemento essencial de qualquer artigo, pois resume a ideia principal apresentada no corpo do texto. Ela encerra o assunto para os leitores e os lembra da importância do conteúdo.

Aqui estão algumas dicas para escrever a conclusão do seu artigo:

  • Reafirme o tópico – a primeira etapa para escrever a sua conclusão é reafirmar a ideia principal do artigo. Use uma frase ou parágrafo para resumir por que aquele assunto é importante. Certifique-se de este resumo seja claro e conciso.
  • Use a introdução como referência – considere a possibilidade de reapresentar os pontos listados na introdução. Por exemplo, se você iniciou a introdução com uma pergunta, mencione a resposta na conclusão.
  • Apresente soluções práticas – inclua todas as principais conclusões práticas de cada seção, bem como todos os aspectos que os leitores possam implementar em suas vidas.
  • Evite apresentar novas informações – uma conclusão é simplesmente uma recapitulação do artigo, portanto, evite introduzir novas ideias nessa parte.
  • Conclua seus pensamentos – termine a conclusão com uma chamada para ação (CTA) ou apresentando uma ideia que faça os leitores pensarem mais sobre o artigo.
  • Inicie uma discussão – considere fazer uma pergunta na conclusão para incentivar os leitores a deixar comentários e iniciar uma conversa.

6. Enriqueça seu Artigo com Elementos Visuais

Uma das maneiras mais eficazes de manter os leitores entretidos em seu artigo é a inclusão de elementos visuais, como imagens e vídeos

De acordo com uma pesquisa da Creatopy e da Orbit Media, todos os blogueiros do estudo usam imagens relevantes em seus artigos, mostrando como os recursos visuais são importantes para suas postagens.

Um elemento visual pode ser usado para separar blocos de texto muito grandes, facilitando a leitura e a compreensão do artigo pelos leitores. Ele também ajuda a reforçar a mensagem do artigo e a torná-la mais simples de entender.

Há muitos tipos de elementos visuais que podem ser usados que seu post fique mais atraente. Alguns deles incluem:

  • Imagens – são os arquivos de mídia mais comuns em artigos. Incluir imagens em suas postagens pode ajudar os leitores a se lembrarem das informações por mais tempo. Se você optar por fotos de bancos de imagens, evite problemas de direitos autorais baixando-as de sites gratuitos como o Unsplash.
  • Infográficos – esse tipo de elemento visual pode aumentar o tráfego do seu site em até 12%. Os infográficos trazem dados em formato visual, mais fácil de entender, e por isso são excelentes para ilustrar seu artigo e reforçar seus argumentos. Por outro lado, eles podem exigir mais tempo e energia para serem criados. Algumas ferramentas úteis para a criação de infográficos são o Piktochart e o Canva.
  • Vídeos – adicionar vídeos ao conteúdo pode incentivar seus visitantes a passarem mais tempo em um site. Isso é ótimo, porque as publicações que incorporam vídeos podem atrair três vezes mais backlinks do que artigos sem vídeo. Algumas boas fontes de vídeos gratuitos incluem o Videvo e o Stock Footage for Free.
  • GIFs – esse elemento visual pode divertir e chamar a atenção do público com animações sutis. Ele é fácil de consumir e tem um tamanho de arquivo relativamente menor em comparação com outros formatos de imagem.
  • Capturas de tela – as capturas de tela são excelentes para um guia de instruções ou passo-a-passo que mostre dicas práticas para ajudar os leitores. Uma excelente ferramenta para criar capturas de tela com facilidade é o Lightshot. Sinta-se à vontade para inserir setas, formas ou texto explicativo na captura de tela para transmitir melhor a sua mensagem.
captura de tela da página do lightshot
  • Gráficos e tabelas – use gráficos ou tabelas ao apresentar dados numéricos para simplificar as informações e torná-las mais atraentes. No entanto, certifique-se de utilizar o tipo correto de gráfico e as estatísticas relevantes. Por exemplo, os gráficos de barras são mais adequados para comparações, enquanto os gráficos de pirâmide são ótimos para transmitir a hierarquia dos dados.
  • Ilustrações – se você puder criar uma ilustração, considere a possibilidade de usá-la em vez de imagens padrão para fazer com que seu blog se destaque dos demais. Lembre-se de estabelecer um guia de estilo para as imagens a fim de garantir que elas sejam consistentes em todas as suas postagens.

Dica

Ao adicionar elementos visuais ao seu artigo, lembre-se de fazê-lo em intervalos regulares.

De acordo com o BuzzSumo, artigos com uma imagem a cada 75-100 palavras recebem o dobro de compartilhamentos em redes sociais em relação a artigos com menos imagens.

Além disso, lembre-se de otimizar as imagens antes de usá-las em seu blog – arquivos grandes consomem muito espaço de armazenamento e tornam o site mais lento. Se for adicionar vídeos, hospede-os em uma plataforma de hospedagem de vídeos, pois eles podem ocupar a largura de banda do servidor e o espaço de armazenamento da sua hospedagem.

7. Revise o Seu Texto

Depois que o primeiro rascunho estiver pronto e já dotado dos elementos visuais certos, é hora de revisar seu trabalho e garantir que não haja erros antes da publicação.

Seja você um escritor experiente ou um blogueiro iniciante, é fundamental dedicar algum tempo à edição do artigo para torná-lo mais claro e conciso. Ao mesmo tempo, essa etapa também evita que você precise voltar à postagem posteriormente para fazer correções ou alterações.

Lembre-se de que a revisão envolve mais do que apenas corrigir erros: uma boa edição garante que seu artigo tenha todos os elementos necessários para torná-lo mais atraente e envolvente.

Para revisar seu artigo com propriedade, siga as dicas abaixo:

  • Deixe a postagem descansar um pouco antes de revisá-la – espere pelo menos algumas horas, ou mesmo alguns dias, antes de fazer a revisão. Quando sua mente estiver revigorada, será mais fácil identificar erros de digitação ou gramaticais.
  • Leia o artigo em voz alta – ler um rascunho em voz alta é uma excelente maneira de detectar erros e frases truncadas, difíceis de acompanhar.
  • Preste atenção na estrutura e no formato – certifique-se de que todos os elementos do seu conteúdo estejam formatados corretamente para facilitar a leitura, desde os cabeçalhos até os recursos visuais. Considere a possibilidade de incluir listas numeradas ou bullet points para ajudar os leitores a ler e identificar rapidamente as conclusões mais importantes.
  • Identifique inconsistências na linguagem – corrija qualquer inconsistência de linguagem para parecer mais profissional. Você pode se basear em guias de estilo reconhecidos, como o do Senado Federal do Brasil, para esse processo.
  • Faça a checagem de fatos – certifique-se de que todos os links e informações em seu conteúdo sejam precisos e de fontes confiáveis.
  • Elimine advérbios excessivos e palavras desnecessárias – use um aplicativo como o Hemingway para detectar advérbios e palavras de preenchimento, que fazem o conteúdo parecer fraco.
captura de tela da página do hemingway app
  • Revise a gramática – use um corretor como o Grammarly para corrigir erros ortográficos e gramaticais, palavras repetitivas e erros de digitação.
  • Escolha as categorias e tags apropriadas – antes de clicar em “publicar” na sua plataforma de blog, certifique-se de escolher as categorias e tags relevantes para a sua postagem. Isso permite que os leitores naveguem facilmente por outros conteúdos da mesma categoria e ajuda o Google a descobrir mais publicações sobre um assunto semelhante.
  • Use uma imagem destacada – adicionar uma imagem destacada relevante e atraente logo no início do artigo é uma excelente maneira de direcionar a atenção dos visitantes para os parágrafos introdutórios, que geralmente são ignorados.

8. Publique e Promova seu Artigo

Tudo pronto? Agora é hora da publicação!

Antes de publicar o seu artigo, certifique-se de que a URL seja curta, descritiva e contenha o título da postagem – alterar a URL após a publicação pode afetar seu ranqueamento o tráfego orgânico do texto.

Outro elemento ao qual você deve prestar atenção antes de publicar seu artigo é a meta descrição, que é um resumo do assunto da postagem. Tente criar uma descrição legível e atraente usando palavras-chave relacionadas, para melhorar a taxa de cliques orgânicos.

Depois que a postagem for publicada, comece a promovê-la para atrair leitores. Sem divulgar o seu conteúdo, os possíveis leitores não terão como encontrá-lo.

Aqui estão alguns métodos para promover seu blog gratuitamente:

  • Aproveite as mídias sociais – tente compartilhar a publicação do seu blog em redes sociais populares, como Instagram, Facebook ou Pinterest. Mas tenha em mente que as redes sociais são plataformas de engajamento bidirecional. Em outras palavras, elas exigem que você realmente interaja com outros usuários, iniciando conversas ou comentando as publicações de outros.
  • Crie uma lista de e-mails – essa é uma maneira eficaz de notificar os leitores sobre novas publicações no blog. Para criar uma lista de e-mails, considere oferecer aos visitantes um incentivo, como um curso ou um eBook gratuito, em troca do endereço de e-mail deles. Se estiver usando o WordPress, utilize um plugin de newsletter, como o Jackmail, para criar e enviar emails diretamente do painel de controle.
  • Participe de fóruns on-line – considere fazer parte de fóruns online que estejam no nicho do seu blog. Participe do fórum regularmente e veja se há oportunidades de mencionar suas publicações na conversa.
  • Use sites de compartilhamento recíproco – outra maneira de direcionar o tráfego para uma publicação é participar de um site de compartilhamento recíproco, como o Triberr, que permite que você se conecte com outros blogueiros. Se você compartilhar o conteúdo de outros usuários nas mídias sociais, eles também poderão promover suas publicações.
captura de tela da página do triberr
  • Guest posts em sites populares – fazer postagens como convidado em outros sites também pode ser uma oportunidade de gerar tráfego de qualidade para o seu site. Para encontrar sites que aceitam guest posts, acesse diretórios de blogs como o AllTop e o OnTopList. Além disso, procure sites que permitam adicionar links ao seu blog.

Dica do Especialista

Toda vez que escrevo um artigo de blog, eu faço o seguinte:

1. Envio um e-mail para os sites que linkei e digo: “Ei, meu novo texto inclui um link para o seu site! Dê uma olhada no meu post e fique à vontade para compartilhá-lo em sua rede social favorita”. E muitas pessoas fazem isso porque se sentem lisonjeadas.
2. Entro em redes sociais como o Twitter, vejo quem compartilha conteúdos semelhantes ao meu e entro em contato com essas pessoas pedindo para compartilhar meu conteúdo. Também digo: ‘Ei, se você quiser que eu compartilhe seu conteúdo, me avise’.
3. Faço cross links. Isto é, toda vez que eu publico um novo conteúdo, volto aos artigos anteriores de assuntos semelhantes e faço links para o novo artigo.
4. Dou uma olhada no relatório de oportunidades de backlinks no UberSuggest e vejo sites que linkaram para alguns dos meus concorrentes. Se alguém tiver linkado três ou quatro de seus concorrentes, mas não tiver linkado para você, é bem provável que esteja disposto a linkar para você também. Então eu entro em contato com eles, digo como meu conteúdo é melhor, mais completo, mais detalhado e melhor para o público deles e peço um link.

Editor

Neil P.

Empreendedor e Especialista em Marketing Digital

Bônus: Dicas para Escrever um Artigo de Blog de Sucesso

Agora que você sabe como escrever um artigo para blog, vamos ver outras dicas para que suas postagens sejam bem-sucedidas.

Conheça o Seu Público-Alvo

O público-alvo é o grupo de pessoas que se identificam com o seu conteúdo e têm o potencial de se tornarem leitores fiéis do seu blog.

Conhecer e entender o seu público-alvo pode te ajudar a escrever artigos com a linguagem e o tom que os atraem.

Para saber mais sobre seu leitor em potencial, comece coletando seus dados demográficos. Isso inclui informações como idade, renda, localização, hobbies, gênero e emprego.

Tente usar uma ferramenta de escuta social, como o Awario, para identificar dados demográficos das pessoas discutem a palavra-chave do seu artigo nas mídias sociais.

Quando tiver as informações demográficas dos seus leitores em potencial, considere a possibilidade de criar uma persona do leitor – trata-se uma pessoa semi-fictícia criada para representar o leitor ideal. Geralmente essa persona inclui nome, rosto, personalidade e objetivos.

Utilize um gerador de persona, como o Userforge, para criar facilmente uma persona de leitor. Com uma persona, os blogueiros podem imaginar como se estivessem escrevendo o artigo para alguém que conhecem.

captura de tela da página do userforge

Dê Ênfase ao SEO

A otimização para mecanismos de busca (SEO) é o processo de aprimoramento de um site para aumentar sua visibilidade nas páginas de resultados do Google e de serviços semelhantes.

De acordo com a BrightEdge, 53% de todo o tráfego da Web é proveniente de pesquisas orgânicas. É por isso que o SEO é crucial para os blogueiros, pois ele ajuda os sites a se classificarem bem nos resultados de pesquisa e a aumentar o tráfego de pesquisa.

Uma das práticas de SEO que você deve adotar é sempre incluir o texto alternativo nas suas imagens. Eles descrevem o conteúdo visual do seu artigo, o que ajuda o Google a entender o contexto da imagem e melhora a acessibilidade do site.

Usar links internos e externos também é uma das dicas mais importantes de SEO para WordPress que você deve ter em mente. Os links internos (isto é, para outras páginas do seu site) permitem que os visitantes e os rastreadores de pesquisa naveguem facilmente pelo seu blog. Enquanto isso, os links externos para páginas relevantes e bem classificadas ajudam a aumentar a autoridade do site.

Dica do Especialista

Normalmente, eu escrevo de 15 a 20 artigos antes de realmente me concentrar em SEO. Se você usa o WordPress, há muitos plugins de SEO, como o All-in-One SEO ou o Yoast, que ajudam a garantir que seu site fique otimizado sem que você precise se preocupar muito com isso.

Editor

Neil P.

Empreendedor e Especialista em Marketing Digital

Lembre-se de monitorar regularmente o desempenho de SEO das suas postagens usando o Google Search Console, uma ferramenta gratuita que exibe resultados para qualquer palavra-chave para a qual um site esteja atualmente ranqueado no Google.

captura de tela da página do google search console

Use Chamadas Para Ação (CTAs)

Ao escrever seu artigo, lembre-se de incluir uma chamada para ação. Esse elemento direciona os leitores para qualquer ação que o autor queira que eles realizem.

Muitos blogueiros usam CTAs após a conclusão da postagem. Uma chamada para ação pode ser feita de várias formas:

  • Botão
  • Hiperlink de texto
  • Texto simples, sem link

Há também uma variedade de CTAs que podem ser implementadas no próprio texto do artigo, tais como:

  • “Deixe um comentário”
  • “Siga nas mídias sociais”
  • “Compartilhe a postagem do blog”
  • “Assine o boletim informativo”

Ao criar uma CTA, certifique-se de usar termos fortes que estimulem a ação, como “participe” ou “faça o download”, por exemplo. Considere também usar palavras com um senso de urgência, como “agora” ou “hoje”.

Publique nos Horários de Pico

Publicar um post quando seu público no momento em que seu público está online ajuda a chamar a atenção e gera mais tráfego para a página.

Vários estudos podem ajudar a determinar o melhor horário para lançar uma publicação. Um deles é a pesquisa da Shareaholic, que afirma que o melhor horário para publicar um artigo de blog é de manhã cedo nos dias úteis.

Dica do Especialista

Tente postar de manhã, seja em seu fuso horário ou no fuso horário do seu público-alvo. Isso tende a melhorar seus resultados.

Portanto, se meu público-alvo estiver na Europa, eu faria as publicações pela manhã, talvez às 8h no Reino Unido. Dessa forma, você pode obter o tráfego de e-mail e os compartilhamentos sociais, e o resultado tende a ser melhor. Postar à tarde ou à noite não é tão bom, a menos que seja uma notícia de última hora.

Editor

Neil P.

Empreendedor e Especialista em Marketing Digital

Depois que seu o blog ganhar algum tráfego, use o Google Analytics para obter informações sobre o horário de pico das visitas – essa ferramenta mostra o número de visitas dividido por dia e hora.

página inicial do google analytics

Continue experimentando com diferentes horários de postagem e veja qual horário funciona melhor para o seu blog.

Como Ganhar Dinheiro com Meus Artigos?

Os blogs também podem ser uma excelente forma de ganhar dinheiro on-line. Aqui estão algumas maneiras de ganhar dinheiro com blogs:

  • Marketing de afiliados – com esse método, os blogueiros só precisam adicionar links de afiliados às suas postagens e receberão uma comissão quando um visitante comprar por meio desses links.
  • Publicações patrocinadas – um blogueiro também pode ganhar dinheiro falando sobre produtos ou serviços que gosta. Alguns sites para descobrir oportunidades de patrocínio são o Social Stars e o Blog Meets Brand.
  • Exibição de anúncios – a exibição de anúncios no blog é outra maneira rápida de obter renda com o seu blog. Um dos serviços mais populares para monetizar um blog com anúncios é o Google AdSense, que é gratuito e tem requisitos fáceis de atender.
  • Venda de serviços – se você tiver habilidades específicas, transforme seu blog em um portfólio on-line e comece a oferecer um serviço online em sites como Upwork e Toptal. Essa é uma excelente maneira de ganhar dinheiro com blogs com pouco ou nenhum investimento inicial.

Conclusão

Escrever artigos relevantes e envolventes é a primeira etapa para criar um blog de sucesso.

Para criar conteúdo de qualidade, é necessário planejar cada etapa do processo de redação. Isso evita que você enfrente o temido bloqueio criativo e garante que o conteúdo agregue valor à vida dos leitores.

Neste artigo, abordamos oito etapas sobre como escrever um artigo de blog. Vamos recapitular o que discutimos:

  • Escolha um assunto sobre o qual escrever – faça uma pesquisa de palavras-chave para formar uma lista de assuntos que interessam aos seus leitores em potencial.
  • Pesquise formatos de posts de blog – escolha o formato de post mais adequado ao tópico e à intenção do usuário.
  • Crie um título envolvente – o título é o primeiro elemento do conteúdo que as pessoas notarão. Para chamar a atenção do leitor, crie um título que seja atraente e tenha uma proposta de valor clara.
  • Faça um esboço – um esboço tem o objetivo de tornar o processo de redação mais rápido e eficiente. Ele geralmente inclui o título, os cabeçalhos e os subtítulos do artigo.
  • Escreva o primeiro rascunho – nesta etapa, o escritor usa o esboço para orientar sua redação e começa a criar a introdução, o corpo e a conclusão do artigo.
  • Otimize o texto com elementos visuais – incluir elementos visuais, como imagens, vídeos e infográficos, pode ajudar a manter os leitores na página por mais tempo e tornar a leitura mais fácil.
  • Revise seu trabalho – esse processo inclui corrigir problemas de redação, melhorar passagens problemáticas e adicionar elementos essenciais, como uma imagem destacada, categorias e tags.
  • Publique e promova – depois de publicar o conteúdo, não deixe de promovê-lo para atrair os leitores ao seu artigo.

Para criar um artigo de blog bem-sucedido, lembre-se de ter em mente seus leitores-alvo, aplicar as melhores práticas de SEO, incluir uma CTA no conteúdo e publicá-lo durante os horários de pico.

Esperamos que este artigo tenha te incentivado a escrever o seu primeiro post e começar a desenvolver seu blog. Fique à vontade para deixar um comentário aqui abaixo se tiver alguma dúvida ou se tiver alguma dica para compartilhar!

Author
O autor

Andrei L.

Jornalista e conteudista SEO/Localização na Hostinger Brasil. Tem experiência em WordPress e na produção de conteúdos de tecnologia otimizados para conquistar as melhores posições no Google. É fã de games, adora vôlei, ama o inverno e está sempre buscando se aperfeiçoar no Inglês.

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O Coautor

Bruno Santana

Jornalista formado pela Universidade Federal da Bahia, além de colaborador eventual do site MacMagazine e da editoria de cultura do Jornal A Tarde, de Salvador. Fascinado por tecnologia desde criança, criei meu primeiro blog no Wordpress aos 13 anos e nunca mais parei. Nas horas vagas, gosto de ir ao cinema e fazer experimentos na cozinha.