Como Fazer Seus Pop-ups Converterem Mais?

Um pop-up pode ser uma ótima ferramenta de marketing para aumentar a sua lista de inscritos, sua base de clientes ou para qualquer outra ação específica. Porém, se usado de forma errada, o pop-up pode se transformar num incômodo e espantar os visitantes do seu site. 

Em outras palavras, um pop-up pode acelerar o crescimento do seu negócio consideravelmente, mas desde que seja usado da forma certa. Por exemplo, se ele for exibido muitas vezes para um mesmo visitante, é provável que ele nunca mais volte a acessar seu site. 

É por isso que decidimos compartilhar este guia rápido. Ele não apenas vai ajudar você a criar pop-ups visualmente atrativos, como também explicar como você pode usá-los para aumentar suas conversões.

Um Design Eficiente Vale Mais do que Mil Palavras

Quando você decidir adicionar um pop-up numa página do seu site, você precisa ter um objetivo claro em mente. Quer aumentar o número de inscritos? Oferece um cupom de desconto esperando aumentar as vendas? Ou, talvez, oferecer algum tipo de isca para conseguir mais oportunidades, como um eBook grátis ou artigo completo?

Seja qual for a intenção, ela deve ser clara logo de cara. O pop-up deve apresentar a mensagem de forma instantânea, sem que os visitantes precisem ler todo o texto dele. 

Isso significa que ter um título claro e atrativo que explique qual é a sua oferta. Então, que tenha uma descrição mais detalhada logo abaixo, para que os visitantes poessam ler caso fiquem interessados. 

Além disso, um pop-up deve ter um CTA bem claro. Se os visitantes ficarem interessados no eu você tem a oferecer, eles precisam completar uma ação logo em seguida. 

Por último, garanta que o design do pop-up esteja de acordo com o seu site. Use um tipo de fonte e estilo de escrita semelhantes, assim como cores complementares que funcionam bem com o seu site. 

Planeje o Momento Certo da Ação

Esta é a parte que mais afeta em como seu pop-up vai converter. Se ele aparecer muito cedo ou tarde demais, é bem provável que a taxa de rejeição do seu site vai aumentar. 

Segundo alguns estudos, o melhor momento para um pop-up é de 50% a 60% do tempo de navegação em uma página. Isso permite que os visitantes tenham tempo suficiente para saber eles têm interesse no que o seu negócio oferece, mas não o tempo suficiente para decidir se querem tomar uma ação naquele momento. 

Outro aspecto que afeta o momento dos pop-ups é o tipo deles. Geralmente, os pop-ups podem ser divididos em três categorias:

  • Pop-ups de saída: aparecem quando o visitante tenta sair do seu site. O objetivo principal deste tipo é convencer o visitante a dicar ao oferecer algo em troca a ele.
  • Pop-ups de rolagem: acontecem quando um gatilho preparado é ativado, como alcançar até certo ponto de rolagem numa página. Este tipo funciona bem para vários propósitos.
  • Pop-ups cronometrados: uma opção flexível que também pode ser usada de várias formas. 

Dê uma outra olhada no objetivo do seu pop-up e você vai ver em qualquer categoria ele se encaixa melhor e vai ser mais eficiente para a sua campanha. 

Escolha as Ferramentas Certas 

Você não precisa saber de programação para criar ou personalizar um pop-up. Se você estiver usando o WordPress no seu site, existem diversas opções de plugins gratuitos e pagos que fazer um para você.

Estes são os três melhores que recomendamos:

  • OptinMonster. É um conjunto de ferramentas que ajuda você a criar tipos diferentes de campanhas para gerar mais oportunidades, incluindo pop-ups. 
  • Sumo. É usado principalmente para crescer sua lista de emails. 
  • Bloom. Permite que você personalize a aparência e o local de posicionamento dos pop-ups  uma página. 

Com tanta variedade de opções de ferramentas para escolher, você já pode começar com sua campanha de geração de oportunidades sem perder tempo. 

Prepare-se Para Gerar Mais Oportunidades

Caso o seu pop-up seja eficiente, você já vai começar a ver um aumento no tráfego e nas vendas logo em seguida. Dê uma olhada nas métricas do seu site e calcule a velocidade de crescimento esperada para o seu site. 

Porém, saiba que seu trabalho não termina aqui. Para atingir o potencial de tráfego e crescimento que você para o seu site, ele precisa estar preparado para o volume extra de acessos

Por isso, analise o seu serviço atual de hospedagem e os recursos ele oferece. Garanta que o plano venha com largura de banda e armazenamento suficientes para acomodar todo o crescimento do seu negócio. Ou que um upgrade possa ser feito. 

Caso você julgue que serviço de hospedagem de site não seja suficiente ou que possa ficar obsoleto em breve, é hora de procurar outras alternativas disponíveis no mercado. 

Author
O autor

Andrei L.

Jornalista e conteudista SEO/Localização na Hostinger Brasil. Tem experiência em WordPress e na produção de conteúdos de tecnologia otimizados para conquistar as melhores posições no Google. É fã de games, adora vôlei, ama o inverno e está sempre buscando se aperfeiçoar no Inglês.