HTTPS: como forçar o acesso SSL em meu site
access_time
hourglass_empty
person_outline

HTTPS: como forçar o acesso SSL em meu site

É tendência nos dias de hoje ter uma loja online. E apesar do avanço das tecnologias nos dias de hoje, muita gente ainda segue desconfiada quanto o assunto é segurança e privacidade na internet. Por isso, é fundamental que a loja online forneça um ambiente seguro para os clientes, garantindo assim transações online de forma segura e sem riscos. Dados importantes  como número de cartão de crédito ou CPF/CNPJ são os principais exigidos nas movimentações online e são os mais suscetíveis à interceptações de terceiros. E a solução para isso é o SSL.

O que é SSL?

SSL é abreviação de Secure Sockets Layer, que nada mais é que uma ferramenta de encriptação de páginas, que pode ser instalado em seu site para melhorar a segurança.

Em muitos casos, ao concluir a  instalação do certificado em seu site, percebe-se que ao acessar o site, o certificado não é carregado ou ele fica acessível tanto pelo http:// quanto pelo https:// e você quer que ele acesse somente pelo protocolo SSL ou seja, quer que seu cliente abra seu site com o https:// e com aquele cadeado verde na barra de endereço. Para que seja possível acessar seu site somente pelo protocolo SSL é preciso forçar que o acesso seja feito somente por https:// mesmo que o acessante tente digitar http:// ele será direcionado para o https://

Como editar o HTTPS na sua conta de Hospedagem

Neste vídeo você verá como instalar o Certificado SSL e também como forçar o https no seu endereço de domínio. É a nossa melhor recomendação para fazer esse processo com sucesso. Abaixo também há um passo a passo em texto.

Para forçar o acesso em seu site através de HTTPS, é preciso editar o arquivo .htaccess na sua conta de hospedagem e é isso que você vai conferir hoje neste tutorial.

1. Na sua conta de hospedagem, acesse o Gerenciador de Arquivos:

ssl-hostinger

2. Navegue até a pasta public_html, onde está o arquivo .htaccess:

ssl-hostinger-tutoriais

3. Clique na opção de editar o arquivo .htaccess:

tutoriais-hostinger-ssl

4. Adicione as seguintes linhas no início do arquivo:

RewriteEngine On
RewriteCond %{HTTPS} !=on
RewriteRule ^ https://%{HTTP_HOST}%{REQUEST_URI} [L,R=301]

Pronto! Você já editou o arquivo  .htaccess na sua conta de hospedagem . Caso algo não tenha dado certo, entre em contato com nossa equipe de suporte para tirar dúvidas.

Fale-conosco

 

O Autor

Author

Ariane G. / @arianegoncalves

Ariane é jornalista, analista de conteúdo & SEO na Hostinger Brasil e tem o papel de contar para todo mundo o poder transformador da internet. Com foco em otimização, produção para web e técnicas de SEO, divide os dias entre pesquisas de palavras-chave e passagens aéreas (ela ama viajar).

Tutoriais relacionados

Author

Oton Responder

julho 25 2018

Muito legal!!! Aqui funcionou perfeitamente. Obrigado!

    Author

    arianegoncalves

    Respondeu em julho 26 2018

    Nós também agradecemos o feedback! Valeu, Oton!

Author

leandro Responder

agosto 01 2018

valew foi muito útil. lembrando que se vc ja tem alguma configuração no seu htaccess que ja inicia com "RewriteEngine On" então so adiciona as 2 ultimas linhas no final que funciona: RewriteCond %{HTTPS} !=on RewriteRule ^ https://%{HTTP_HOST}%{REQUEST_URI} [L,R=301]

Author

Augusto Responder

fevereiro 15 2019

Muito bom! Parabéns pelo trabalho! Vale destacar que no meu caso apareceu um botão na página do gerenciador dizendo "Forçar HTTPS". Cliquei nele e já funcionou direto.

    Author

    Ariane G.

    Respondeu em fevereiro 16 2019

    Obrigada pelo feedback, Augusto. Todo mundo por aqui agradeceu :) E valeu pela dica!

Author

Antonio Responder

Maio 14 2019

Acho que eu amo a Ariane =)

    Author

    Ariane G.

    Respondeu em Maio 14 2019

    E a equipe Hostinger ama você também, Antonio! 🤗

Deixe uma resposta

Comentar*

Nome*

Email*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Faça parte da Hostinger agora!