Linux Servidores

Como Instalar Cassandra no Ubuntu 18.04

como instalar cassandra no ubuntu

Os gerenciadores de bancos de dados NoSQL são ideais para clusters de dados e aplicações escalonáveis. Com eles está Cassandra do Apache Foundation. Neste tutorial, vamos mostrar como instalar e configurar Cassandra no Ubuntu 18.04.

Gerenciadores de banco de dados são essenciais para o desenvolvimento de aplicativos. Uma das principais razões é que são eles que fornecem armazenamento seguro dos dados do aplicativo.

Nesse sentido, os gerenciadores de banco de dados mais conhecidos são os tipos SQL com o PostgreSQL, MySQL e MariaDB como os mais utilizados pela comunidade. Claro, existem outras soluções mais focadas no ambiente de negócios, como Oracle, DB2 ou Microsoft SQL Server.

Como mencionado anteriormente, os tipos NoSQL, como o Cassandra, são ótimos para outros usos, e vamos aprofundar nisso agora!

Cassandra, um Gerenciador de Banco de Dados NoSQL 

Cassandra é um gerenciador de banco de dados NoSQL que pertence à fundação Apache. De código aberto e disponível por diversos Linux distributions, e junto a ele, Ubuntu 18.04. Cassandra é rápido ao lidar com armazenamento de dados, porém, sua principal vantagem é a escalabilidade.

Com Cassandra, é muito vantajoso criar grandes aplicações com muitos dados porque os recursos de gerenciamento são excelentes. Além disso, possui tolerância a falhas, o que significa que quase nenhum dados é perdido em caso de problemas. Então se você precisa de escalabilidade e alta disponibilidade sem comprometer o desempenho, Cassandra é ideal.

Vamos instalar Cassandra no Ubuntu 18.04 e começar a usá-lo!

Instalar Cassandra no Ubuntu 18.04

Graças ao repositório de pacotes .deb do Cassandra, a instalação será fácil.

1. Acessar Seu Servidor Via SSH

Primeiro, precisamos conectar nosso servidor usando SSH. Se está com dificuldades, consulte nosso tutorial PUTTY.

2. Adicionar o Repositório de Arquivos Cassandra

Depois disso, precisamos adicionar repositório  Cassandra ao nosso repositório de arquivos. Para fazer isso, digite o seguinte comando na linha de comando:

echo "deb http://www.apache.org/dist/cassandra/debian 39x main" | sudo tee -a /etc/apt/sources.list.d/cassandra.sources.list

3. Adicionar a GPG Key

Para evitar problemas com o repositório, adicione a chave GPG key e aumente a segurança do repositório. Primeiro, precisamos instalar curl caso ainda não tenha feito:

sudo apt install curl

Então nós podemos adicionar a chave com o seguinte comando:

curl https://www.apache.org/dist/cassandra/KEYS | sudo apt-key add -

4. Instalar Cassandra no Ubuntu

Em seguida, vamos instalar Cassandra. Primeiro, atualizamos  o repositório e então procedemos a instalação do Cassandra no Ubuntu:

sudo apt update
sudo apt install cassandra

5. Ativar e Iniciar Cassandra

No final na instalação, temos que ativar os serviços Cassandra para iniciar automaticamente quando o sistema for inicializado. Além disso, devemos fazer isso manualmente. Vamos fazer isso usando os seguintes comandos:

sudo systemctl enable cassandra
sudo systemctl start cassandra

6. Verificar a Instalação

Para verificar se a instalação foi bem sucedida, vamos verificar o status do serviço. Para fazer isso, execute o seguinte comando:

sudo systemctl status cassandra

Configurar Cassandra on Ubuntu 18.04

A configuração padrão do Cassandra é válida se estamos executando Cassandra em um node individual. 

Por outro lado, se o Cassandra será usado em um cluster ou por diversos nodes simultaneamente, é conveniente fazer algumas modificações para configurar o arquivo.

A arquivo de configuração do Cassandra é chamado cassandra.yaml e está localizado no /etc/cassandra/. Podemos abri-lo com nosso editor de texto favorito e modificar algumas opções:

sudo nano /etc/cassandra/cassandra.yaml

Primeiro de tudo, temos que alterar o nome do cluster. Pesquise pelo parâmetro cluster_name e atribua o nome que você quiser:

cluster_name: [cluster_name]

Então, é uma boa hora para trocar o port do armazenamento de dados. Para fazer isso, pesquise pelo parâmetro storage_port e atribua um. Lembre-se que isto deve ser um port disponível no firewall para que tudo funcione corretamente:

storage_port :[port]

E por último, pesquisamos pelo parâmetro seed_provider na seção seeds, adicionamos o endereço de IP do node que compõe do cluster separado por uma vírgula.

Seeds: [node_ip],[node_ip]...[node_ip]

Ao terminar, salve o arquivo e recarregue o Cassandra.

sudo systemctl reload cassandra

Agora você já pode começar a trabalhar com Cassandra.

Conclusão

Cassandra é um gerenciador de banco de dados muito útil do qual podemos tirar várias vantagens. É criado para aplicações grandes que exigem flexibilidade e escalabilidade. Neste tutorial aprendemos como instalar Cassandra no Ubuntu 18.04.

Cassandra é uma aplicação poderosa, com muitas opções de configuração. Porém, destacamos os mais básicos para você começar a trabalhar. Se você quer aprender mais, recomendamos que confira a documentação oficial! Bom desenvolvimento!

Ariane G.

Ariane é jornalista, analista de conteúdo & SEO na Hostinger Brasil e tem o papel de contar para todo mundo o poder transformador da internet. Com foco em otimização, produção para web e técnicas de SEO, divide os dias entre pesquisas de palavras-chave e passagens aéreas (ela ama viajar).

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$2
29
/mês*