Linux

Como Instalar Docker no CentOS 7 + Docker Compose

como instalar docker compose no centos7

O conceito e a tecnologia do Docker são muito difundidos hoje e muitos sysadmins o utilizam para seu trabalho por causa das muitas vantagens que ele proporciona no momento de lidar com containers no Linux. É por isso que, hoje, nós mostraremos para você como instalar o Docker no CentOS7. E, então, como instalar o Docker Compose para empoderar ainda mais o seu VPS (Virtual Private Server ou Servidor Virtual Privado)!

Acima de tudo, o Docker é popular pela capacidade de implementar imagens que contenham aplicações ou serviços que queremos instalar em nossa rede. Além disso tudo, ele é um projeto de código aberto, o que facilita o entendimento de sua operação e até mesmo sua versatilidade dentro da companhia.

Entendendo Dockers e Containers

Docker é uma tecnologia de código aberto que gerencia e automatiza a implementação de aplicações através de um container. Esses containers são distribuídos através de imagens que contêm tudo que é necessário para rodar uma aplicação. Por exemplo, existem imagens para WordPress, Nginx, MariaDB e muitos outros serviços e aplicações.

A principal vantagem de usar o Docker é que nós podemos “instalar” serviços ou aplicações em muitos sistemas, independentemente do hardware que eles utilizem. Por exemplo, podemos criar uma imagem de nossa aplicação e rodá-la em qualquer computador que tenha o Docker instalado. Tudo isso sem se preocupar com o sistema ou o hardware em questão.

E o melhor de tudo: começar a usar essa ferramenta é fácil! Aprenda como instalar o Docker no CentOS7!

Como Instalar o Docker no CentOS 7

Instalar o Docker no CentOS 7 é simples. Para fazer isso, é necessário nos conectarmos ao nosso servidor usando SSH. Confira nosso tutorial ensinando a utilizar um terminal PuTTY SSH se você estiver com dificuldades.

ssh seu-usuário@seu-servidor

Após isso, nós temos que instalar uma série de pacotes antes mesmo de instalar o Docker. Nós precisamos ser o usuário root e rodar a seguinte linha na linha de comando:

yum install -y yum-utils device-mapper-persistent-data lvm2

A maneira mais fácil e mais segura de completar esse processo é através dos repositórios oficiais do Docker. Para fazer isso, é necessário executar essa linha:

yum-config-manager  --add-repo 

https://download.docker.com/linux/centos/docker-ce.repo 

A partir daí, já podemos instalar o Docker no CentOS 7 ao rodar esse comando específico:

yum install docker-ce

Agora já sabemos como instalar o Docker no CentOS. Mas ele ainda não está rodando! Para habilitá-lo e iniciar o docker, execute os seguintes comandos:

systemctl enable docker
systemctl start docker

Finalmente, nós podemos checar o estado do serviço para garantir que tudo ocorreu da maneira esperada:

systemctl status docker

No output, nós devemos ver uma linha verde indicando que o Docker está configurado e funcionando.

Comandos Básicos do Docker

Primeiramente, vamos rodar o comando “Hello World” (“Olá Mundo”) do Docker como um passo inicial. Para isso, nós precisamos rodar a seguinte linha:

docker run hello-world

Essa imagem de teste é uma que a desenvolvedora Docker, Inc. recomenda checar toda vez que você reinstalar essa ferramenta.

Nós podemos verificar todas as imagens que temos em nosso sistema com esse comando:

docker images

Ou procurar dentro do repositório do Docker por uma imagem disponível com o comando de pesquisa:

docker search [pesquisa]

Exemplificando, nós podemos procurar por uma imagem relacionada ao CentOS 7.

docker search centos7

Se nós quisermos baixá-la, podemos fazer isso ao executar o seguinte comando:

docker pull [nome_da_imagem]

Para finalizar, nós utilizaremos o comando “run” (“rodar”) para executá-la. Nós podemos chamar a imagem através de seu ID ou diretamente pelo seu nome.

docker run -t -i [id_da_imagem ou nome_da_imagem]

A opção “-i” significa que nós tornaremos a imagem interativa, enquanto a opção “-t” quer dizer que nós teremos acesso ao terminal e podemos simular um.

Para sair de uma imagem, é necessário pressionar CTRL + D.

Como Instalar o Docker Composer no CentOS 7

O Docker Compose é uma ferramenta que nos permite exibir imagens no Docker. Ela foi criada porque muitos programas requerem outros serviços para rodar.

Por exemplo, com o WordPress ou outro CMS (Content Management System ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo), nós exigimos, antes de tudo, um servidor da web funcional e a imagem de um gerenciador de base de dados para finalmente ter a imagem da aplicação.

Nós teríamos que implementá-los um por um e então configurá-los. Com o Docker Compose, nós podemos definir tudo isso num arquivo, com todas as imagens sendo dependentes de uma principal e então carregá-las normalmente.

Para instalar o Docker Compose no CentOS 7, nós precisamos rodar esse comando:

curl -L "https://github.com/docker/compose/releases/download/1.23.2/docker-compose-$(uname -s)-$(uname -m)" -o /usr/local/bin/docker-compose

Caso a gente não tenha o “curl” instalado, é possível fazê-lo através do seguinte comando:

yum install curl

Então nós temos que atribuir permissões de execução para o binário do Docker Compose;

chmod +x /usr/local/bin/docker-compose

E agora, para garantir que não existirão problemas na hora de usar a ferramenta no terminal, temos que fazer um link simbólico para o sistema:

ln -s /usr/local/bin/docker-compose /usr/bin/docker-compose

Para completar, cheque a versão instalada:

docker-compose --version

E agora nós estamos prontos para usar tanto o Docker quanto o Docker Compose.

Conclusão

O Docker é uma ferramenta amplamente utilizada hoje. A implementação de aplicações na forma de containers nos salva de erros de compatibilidade. Além disso, o Docker facilita a instalação e a manutenção de containers existentes.

Por outro lado, se nós adicionarmos uma ferramenta como o Compose para a tecnologia do Docker, a produtividade e a eficiência podem ser melhoradas ainda mais.

Saber sobre o Docker é muito importante hoje em dia e é por isso que nós recomendamos que você visite o site o projeto para ler mais sobre ele.

Bom desenvolvimento por aí!

 

Ariane G.

Ariane é jornalista, analista de conteúdo & SEO na Hostinger Brasil e tem o papel de contar para todo mundo o poder transformador da internet. Com foco em otimização, produção para web e técnicas de SEO, divide os dias entre pesquisas de palavras-chave e passagens aéreas (ela ama viajar).

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$2
29
/mês*