Linux

Como Instalar Jenkins no Ubuntu 18.04

Como instalar Jenkins no Ubuntu 18.04

O Jenkins é uma ferramenta de código aberto de integração contínua (CI) e entrega contínua (CD) criada em Java. Jenkins basicamente constrói, testa e implementa projetos de software. É uma das ferramentas de desenvolvimento mais úteis que você pode se especializar. Por isso, hoje vamos mostrar como instalar o Jenkins no Ubuntu 18.04. Potencialize seu servidor VPS com o poder desta ferramenta!

Jenkins é o preferido de times de diversos tamanhos, para projetos de diversas linguagens como Java, Ruby, Dot Net, PHP, etc. Jenkins é uma plataforma independente, o que significa que você pode usá-la no Windows, Linux ou qualquer outro sistema operacional.

Por Que Usar Jenkins?

Para entender como Jenkins funciona, você precisa entender sobre Integração Contínua (CI) e Entrega Contínua (CD):

  • Integração Contínua – a prática de mesclar constantemente o trabalho de desenvolvimento com o ramo principal.
  • Entrega Contínua – é a entrega contínua de códigos para um ambiente quando o código estiver pronto para ser enviado. Isto poderia ser para adaptação ou produção. O produto é entregue a uma base de usuário, que pode ser Perguntas e Respostas ou clientes para revisão e inspeção.

Desenvolvedores regularmente atualizam o código no repositório compartilhado (como o GitHub ou TFS). Durante o trabalho noturno, alterações feitas na origem do código durante o dia são construídas juntas no final do dia, tornando difícil para encontrar erros. E é aí que entra o Jenkins.

Assim que um desenvolvedor confirma qualquer alteração em um repositório compartilhado, o Jenkins acionará uma compilação imediatamente. E, em caso de erro, imediatamente notificar (Continuação Integrada – CI).

Com Jenkins, também é possível configurar testes pós-construção (teste de unidade, teste de performance, teste de aceitação) de maneira automatizada. Sempre que houver uma compilação bem sucedida, Jenkins vai realizar testes e gerar um relatório (Entrega Contínua CD).

Por Que o Jenkins é Popular?

  • Fácil de Usar – a interface do usuário é simples, intuitiva e com visual atraente;
  • Ótima extensibilidade – Jenkins é extremamente flexível e simples para adaptar conforme sua escolha. Existem centenas de plugins de código aberto disponíveis para Jenkins com diferentes funcionalidades.

Com o Jenkins, você recebe suporte para sistemas de controles de diferentes versões, métricas de qualidade de código, notificações de construtores, customização UI e muito mais!

Como Instalar Jenkins no Ubuntu 18.04

Agora é hora de aprender como usar Jenkins na sua máquina ou servidor Ubuntu 18.04:

1. Acesse Seu VPS

Acesse seu VPS usando SSH. Se você está com problemas, confira nosso tutorial PuTTY.

2. Instale JDK

O primeiro pré-requisito do Jenkins é JDK. O comando seguinte vai instalar JDK e JRE:

sudo apt-get install openjdk-8-jdk

3. Instale um Servidor Web

A primeira coisa que você precisa é um servidor web como Apache ou Nginx. Você pode instalar o servidor web de sua preferência. Neste tutorial, usaremos o Nginx.

Para instalar Nginx no seu VPS, execute o seguinte comando na linha de comando:

sudo apt-get install nginx

Certifique-se que Nginx está ativo e funcionando na sua máquina Ubuntu ao digitar o IP do seu servidor no seu navegador web e clique em enter. Você deve receber a mensagem de boa-vinda do Nginx da sua tela.

4. Instale Jenkins

Agora vamos instalar o Jenkins. Submeta os quatro comandos abaixo em sequência para instalar Jenkins no Ubuntu:

wget -q -O - https://pkg.jenkins.io/debian/jenkins-ci.org.key | sudo apt-key add -
sudo sh -c 'echo deb http://pkg.jenkins.io/debian-stable binary/ > /etc/apt/sources.list.d/jenkins.list'
sudo apt-get update
sudo apt-get install jenkins

5. Insira a Senha do Administrador

Por padrão, o Jenkins vai executar o portão 8080. Para iniciar o Jenkins, insira o IP do seu VPS e o número do portão. No seu navegador, a informação ficará parecida com isso – 120.0.0.1:8080.

Será solicitado que você insira a senha do administrador. Você pode encontrar a senha no arquivo /var/lib/jenkins/secrets/initialAdminPassword. Você também pode usar o comando cat para exibir a senha:

cat /var/lib/jenkins/secrets/initialAdminPassword

Copie a senha no campo Administrator password e pressione enter.

6. Personalize o Jenkins

Em seguida, você verá uma tela com sugestões de plugins para instalar, e que nós também recomendamos.

7. Defina o Nome do Usuário e Senha para Jenkins

Agora, você pode definir o nome do usuário e senha na tela seguinte. Depois disso, você será direcionado para o painel de controle, onde poderá começar o trabalho!

Conclusão

Instalar Jenkins no Ubuntu é bem simples. De uma forma geral, o Jenkins tem uma curva de aprendizado baixa, o que significa que você pode começar o quanto antes.

Espero que este tutorial tenha sido útil para melhorar o desenvolvimento do seu projeto. Bom trabalho!

Ariane G.

Ariane é jornalista, analista de conteúdo & SEO na Hostinger Brasil e tem o papel de contar para todo mundo o poder transformador da internet. Com foco em otimização, produção para web e técnicas de SEO, divide os dias entre pesquisas de palavras-chave e passagens aéreas (ela ama viajar).

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$2
29
/mês*