Se você decidiu construir um servidor web para hospedar um site, a primeira coisa que você terá que fazer é instalar LAMP. Ele consiste em serviços como Apache, MySQL (ou MariaDB) e mecanismo de PHP, também é conhecido como LAMP (Linux, Apache, MySQL, PHP). Depois de terminar este tutorial, você dominará todas as etapas básicas para instalar a LAMP com êxito em CentOS 7 VPS.
Conteúdo
O que você precisa?
Antes de começar este guia, você precisará do seguinte:
- Acesso root SSH ao servidor
Passo 1 – Instalando o Apache
Inicialmente lançado em 1995, o Apache é o software de servidor HTTP mais popular e mais antigo. O projeto Apache é mantido pela comunidade de código aberto Apache Software Foundation, o que significa que é gratuito. Podemos instalá-lo muito facilmente, pois ele vem com os repositórios padrão do software CentOS. Basta executar este comando no terminal:
yum install httpd -y
Agora, inicie o serviço Apache e ativá-lo na inicialização:
systemctl start httpd.service systemctl enable httpd.service
Para verificar se ele foi iniciado corretamente, execute o comando ps aux | grep httpd
:
[root@vps ~]# ps aux | grep httpd root 15817 0.5 0.2 221792 4908 ? Ss 04:33 0:00 /usr/sbin/httpd -DFOREGROUND apache 15818 0.0 0.1 221792 2628 ? S 04:33 0:00 /usr/sbin/httpd -DFOREGROUND
Como poderíamos ver, o daemon HTTP foi iniciado com êxito. Você deve ser capaz de acessar seu servidor via endereço IP agora.
Em primeiro lugar, verifique o IP do servidor usando dig
:
dig +short myip.opendns.com @resolver1.opendns.com
Depois de obtê-lo, insira o endereço IP para o navegador da Web preferido. O resultado deve ser uma página com texto como It works!
ou Testing 123
…
Passo 2 – Instalando o MySQL (MariaDB)
Após a implementação bem sucedida de um servidor web, vamos instalar o serviço de banco de dados real. MariaDB é uma comunidade desenvolvida fork do serviço muito conhecido MySQL, a boa notícia é que também é gratuito. Como ele vem com repositórios padrão CentOS também, basta executar Yum:
yum install mariadb-server mariadb -y
Quando a instalação for concluída, inicie o MariaDB e ative-a no boot:
systemctl start mariadb systemctl enable mariadb
Depois de iniciar o MariaDB, execute o script de segurança inicial para remover alguns padrões arriscados:
mysql_secure_installation
Em primeiro lugar, MariaDB irá pedir-lhe para a senha de root, no entanto, uma vez que esta é a instalação inicial, você não tem nenhum, então basta pressionar enter. O prompt seguinte perguntará se você deseja definir uma senha de root, insira Y e siga as instruções:
Enter current password for root (enter for none): OK, successfully used password, moving on... Setting the root password ensures that nobody can log into the MariaDB root user without the proper authorization. New password: password Re-enter new password: password Password updated successfully! Reloading privilege tables.. ... Success!
Para todas as outras perguntas, você pode clicar com segurança na tecla ENTER e aceitar as configurações padrão. Neste ponto a sua base de dados está pronta e podemos prosseguir para a instalação do PHP.
Passo 3 – Instalando o PHP
O motor PHP é necessário para processar o nosso código PHP, acessar o banco de dados e servir o conteúdo para o Apache. Mais uma vez, você pode usar o Yum para instalar os pacotes PHP necessários. Execute este comando no terminal:
yum install php php-mysql -y
Para que o Apache reconheça o mecanismo PHP, reinicie-o:
systemctl restart httpd.service
É isso aí! Você acabou de construir um servidor web.
Passo 4 – Teste do motor PHP
Você pode verificar se o PHP está realmente funcionando criando um arquivo de teste. Basta executar este comando:
echo "<?php phpinfo(); ?>" > /var/www/html/info.php
Agora, acesse info.php
via IP, como este:
http://your_server_IP_address/info.php
Você deve ver a página de informações PHP padrão com sua versão no cabeçalho:
Conclusão
Como você já deve ter notado, a construção de um servidor web simples não é tão difícil e não requer um pacote enorme de habilidades. Você acabou de instalar a pilha LAMP no CentOS 7. O Apache servirá conteúdo para o navegador, enquanto o PHP executará o código e fará consultas ao MariaDB para obter os dados necessários. Gostou do tutorial? Se quiser saber mais sobre o Linux, temos diversos posts aqui mesmo no nosso blog, acompanhe.
Muito obrigado, ajudou muito !
Muito Bom, ajudou muito.
Obrigado!
Como faço para alterar a versão do PHP? Queria colocar a versão 7…
Bom dia, Fábio! É só entrar no seu painel de controle, pressionar as teclas Ctrl + F e digitar “Versão do PHP”. Clique no ícone e você poderá escolher qual versão utilizar, inclusive a versão 7. 😀
Olá,
ta feito isso, como que configura o dominio no servidor, o acesso FTP para envio dos arquivos?
Ficou muito vago o tutorial, poderia ajudar?
Oi, Anderson
Configurar um domínio no servidor significa que você quer criar um virtual host. Para isso recomendamos a leitura deste tutorial https://www.hostinger.com.br/tutoriais/como-criar-um-virtual-host-apache-centos7/
Espero ter ajudado!
🙂
bacana! simples e objetivo!
um detalhe importante que eu não tinha visto na maioria dos blogs sobre o assunto foi a troca da senha do root via MySQL_Secure_Installation e pegar o IP via terminal.
Parabéns!