Como se Preparar para o Crescimento do seu Site?

Como se Preparar para o Crescimento do seu Site?

O objetivo de todas as startups e empresas online é crescer e se transformar num grande negócio, com tráfego amplo e recorrente, e com uma grande receita que poderá garantir uma aposentadoria tranquila. 

De todo modo, é importando lembrar que o processo, se der certo, será em certa medida lento e deverá ser minucioso, com muitas tentativas e erros. 

Além do mais, há bastante informação sobre como aumentar o tráfego de um site, mas não existe tanta informação sobre como fazer com que o site esteja pronto para crescer nesse nível. Afinal de contas, não faz sentido conseguir com que milhares de pessoas visitem seu site se ele não conseguirá suportar esses acessos. 

Este guia traz dicas de como preparar seu site para o crescimento. Vamos passar por todos os passos que você precisa dar para garantir que seu site estará apto a receber um alto tráfego, tornando-se o tipo de negócio online que é estável e que seguirá performando muito bem nos próximos anos. 

Verifique sua Hospedagem 

Primeiramente, é necessário verificar os recursos do seu plano de hospedagem atual. Recomendamos que você foque inicialmente em dois elementos – largura de banda e garantia de uptime. 

A banda larga determina quantos dados seu site pode transferir aos visitantes em um determinado espaço de tempo. Ou seja, se sua banda larga é limitada, existe a possibilidade do seu site não conseguir lidar com o aumento de acessos.  

A garantia de uptime indica a porcentagem com a qual você pode contar que seu site estará disponível e acessível. Os servidores online tendem a sofrer quedas às vezes, e alguns passam por isso mais do que outros. 

Confirme qual a garantia de uptime que sua atual hospedagem oferece, e caso seja qualquer coisa abaixo de 99%, você deveria considerar mover seu site para outro provedor de serviços.

Há ainda outros aspectos importantes aos quais você deve prestar atenção quando for verificar os detalhes do seu plano de hospedagem, como armazenamento, recursos de segurança e suporte ao cliente. 

Se seu plano atual não parecer suficiente para suportar seu site uma vez que ele passe a receber mais acessos, você tem duas opções: fazer um upgrade do seu plano, ou escolher outro provedor de hospedagem

Torne seu Site Responsivo 

Mais da metade do tráfego online vem de dispositivos móveis. Por isso é crucial que você tenha um site preparado para ser acessado por toda e qualquer pessoa que o visitar, independente do dispositivo que ela utilizar. 

A forma mais fácil de construir um site amigável para navegação móvel é utilizando um tema responsivo. Se você criou seu site no WordPress e utiliza um tema, verifique se o design e as funções dele rodam tranquilamente em diversos tipos e tamanhos de telas. 

Se a acessibilidade não for boa em alguns formatos de navegação, você precisará dar um passo a mais e adicionar o código necessário para tornar seu site responsivo. Ou, ao invés de adicionar um código de programação, você pode instalar um plugin de responsividade do WordPress, como o WPtouch, Jetpack, ou AMP for WP

Acelere a Velocidade de Carregamento 

A velocidade de um site é um dos aspectos mais importantes de um negócio online, pois influencia significativamente as taxas de conversão e rejeição do site. Todo segundo conta quando se trata de tempo de carregamento, já que 40% das pessoas abandonam um site caso ele leve mais do que 3 segundos para carregar

É por isso que antes de começar a fazer seu site atrair mais acessos, você precisa acelerar ao máximo a velocidade de carregamento de suas páginas.  

  • Otimize o código. Faça a minificação (minify) dos arquivos HTML, CSS e JavaScript. Delete pastas, arquivos e elementos desnecessários, corrija a formatação e utilize variáveis mais curtas no código de criação. 
  • Faça a compressão das imagens. Comprimir imagens mantém a qualidade visual das mesmas, mas diminui o tamanho delas, assim ocupam menos espaço e carregam mais rápido. Isso significa que as imagens, quando comprimidas, não vão tornar mais lenta a página onde estão. 
  • Utilize uma Rede de Fornecimento de conteúdo. Um CDN (Content Delivery Network) ajuda a tornar acessível o conteúdo do seu site de forma mais rápida pelo mundo todo. Se você planeja fazer com que seu site cresça globalmente, configurar um CDN deve ser uma de suas prioridades. 
  • Não utilize plugins desnecessários. Quando falamos em plugins, “mais” definitivamente não é “melhor”. Ter muitos plugins ativos e instalados pode tornar seu site mais lento, então mantenha apenas aqueles que são essenciais. 
  • Configure um sistema de cache. Um sistema de cache faz com que elementos específicos de seu site fiquem salvos nos navegadores dos visitantes, assim não precisam ser recarregados por completo quando o site é acessado novamente, acelerando o processo. 

Prepare seu Site para o Sucesso

Quando seu site estiver pronto para crescer, não há nada que vá te impedir de alcançar o sucesso!

Enquanto sua hospedagem estiver preparada para oferecer todos os recursos que seu site precisa, e enquanto você estiver atento para atender às expectativas de seus visitantes, você pode seguir adiante e planejar suas táticas de crescimento e campanhas de marketing digital e online.  

Mas lembre-se que coisas boas não acontecem de forma fácil. Esteja preparado para dedicar muito tempo e esforço no seu negócio antes de ver resultados tangíveis. Seja persistente e mantenha-se trabalhando e evoluindo, pois, eventualmente, você vai conseguir chegar onde deseja.

Author
O autor

Bruna B. Barro

Bruna é determinada em tornar o conhecimento sobre tecnologia acessível para todas as pessoas. Dá dicas para pequenos negócios, e escreve sobre estratégias de crescimento empresarial, hospedagens de sites e registro de domínios. Tem experiência com atendimento ao cliente, otimização de processos, organização de eventos e redação acadêmica. No tempo livre, gosta de estudar sociologia e assistir séries.