WordPress

Como Resolver Links Quebrados no WordPress

como resolver links quebrados no wordpress

Sabe qual é a maior frustração de um webmaster? É encontrar uma página do seu site com erro 404. Neste tutorial você vai aprender a utilizar uma ferramenta de verificação de links quebrados e corrigí-los no WordPress.

Ter um link quebrado diminui a probabilidade dos visitantes retornarem ao seu site. De acordo com as estatísticas, se um novo usuário encontra uma página com erro 404 em seu primeiro acesso, existe 88% de chance de que ele não irá retornar. As Diretrizes para webmasters do Google recomenda “Verifique se todos os links levam o usuário a páginas ativas”. Links quebrados podem fazer você perder ranqueamento SEO.

O Que Causa um Link Quebrado?

Existem algumas coisas que podem quebrar seus links:

  • Um erro de digitação no link.
  • Mudar a página para outro diretório.
  • Mover o site para outro domínio.

O navegador exibe o erro 404 apenas quando não consegue encontrar a página solicitada no servidor. Digamos que você possui um blog WordPress com diversos posts. Procurar links quebrados manualmente levaria bastante tempo. Mas temos uma solução.

Encontrar e Corrigir Links Quebrados no WordPress

É nesse momento que o plugin verificador de link quebrado entra em cena. Há diversos plugins deste tipo no mercado, mas o Broken Link Checker é nosso favorito. Além de ser de código aberto, ele possui um bom manual e várias funcionalidades.

Tudo que você precisa fazer é baixar, instalar e ativar em seu site WordPress.

Em seguida, acesse Configurações -> Link Checker para ver as ferramentas e opções do plugin.

Após a ativação, o Broken Link Checker faz uma busca por links quebrados em seu site. Você encontra o resultado da busca ao lado do status.

link checker plugin

No exemplo acima não há nenhum link quebrado. Mas, caso você se depare com algum, basta clicar na mensagem para exibir todos os links quebrados em seu site.

Para corrigir, clique em Editar URL ou Remover Link logo abaixo do link com problema. Você também pode ignorar, refazer a verificação ou marcar links como não quebrados, caso você ache que seja um falso positivo.

Configurar o Plugin

O plugin verifica novos links assim que publicados. Na aba Geral você pode especificar a frequência com que a verificação deve ser feita. O valor padrão é 72 horas.

Se você deseja receber emails sobre links excluídos ou sugestões para links quebrados, defina nesta página.

Na aba Procurar por links em você pode instruir o plugin os locais específicos que devem ser verificados. Desde campos personalizados e CSS customizados até posts e páginas – o plugin procura em tudo.

procurar links quebrados

A próxima aba é Quais Links Verificar. Ela inclui diferentes tipos de links. Talvez você tenha notado que o plugin dá atenção especial para vídeos do YouTube. Isto é porque existem diversar maneiras de incorporar um vídeo do YouTube no WordPress.

tipos de link

O Broken Link Checker não para por aí. Você também pode definir quais protocolos devem ser usados na verificação dos links. Acesse Protocolos & APIs se quiser mudar-los.

verificando links quebrados

Finalmente, a aba Avançado. Uma das configurações mais importantes. Por padrão, o Broken Link Checker marca links como quebrados sempre que demoram mais de 30 segundos para carregar. Este valor pode ser alterado aqui.

Outra funcionalidade útil é Verificar novamente todas as páginas. Ao clicar neste botão, o plugin vai automaticamente verificar todos os links atuais. Outras opções como editar e remover links em massa também são encontradas aqui.

verificar todas as páginas

3 Métodos Para Resolver Links Quebrados

Agora vamos mostrar 3 opções que podem te ajudar como resolver links quebrados no WordPress.

1ª Opção – Redefinir a estrutura de permalinks

Faça o login no seu WordPress e siga os passos abaixo.

1. No painel de navegação, clique em Configurações > Links Permanentes.Abrir a seção de links permanentes no wordpress

2. Remova suas Configurações comuns de permalinks padrão para uma configuração alternativa. Por exemplo, se era a opção Numérica, altere-as para Nome do Post. Não se esqueça de salvar as alterações.

abrir a seção de configurações comund dos links permanentes

3. Agora, retorne para sua configuração padrão (Numérica neste caso) e clique em Salvar alterações novamente. Se você fez tudo corretamente, você também verá uma tela de confirmação.

mensagem de confirmação de estrutura de links atualizada

4. Em seguida, abra o seu site e tente acessar suas páginas e posts que estavam inacessíveis.

Se estiver tudo certo, você acaba de corrigir os permalinks do WordPress. Mas se ainda encontrou o erro 404 ou Page Not Found, a próxima opção pode te ajudar.

2 Opção – Desativar plugins

Um conflito entre os plugins do WordPress também pode causar links quebrados. A solução mais confiável seria desativar os plugins do WordPress, um a um, e realizar uma redefinição do link permanente descrita na 1ª Opção deste tutorial. Em resumo, aqui está o que você precisa fazer:

1. Navegue até a seção Plugins.

2. Desative um dos plugins já instalados no seu site.

exemplo de plugin para desativar3. Vá para a seção Configurações > Links Permanentes e redefina as configurações.  

4. Não esqueça, é preciso Salvar alterações todas as vezes.

5. Tente acessar as páginas.

6. Repita esse processo para cada plugin.

Para agilizar esse processo, sugerimos começar com os plugins que foram instalados ou atualizados mais recentemente. Se você conseguir localizar o plugin problemático, sugerimos remover e instalar novamente.

3ª Opção – Realocar o arquivo .htaccess

Caso nenhuma das duas opções funcione para você, o problema pode estar relacionado à configuração do seu arquivo .htaccess. Uma maneira rápida de verificar se essa é a causa do link quebrado do WordPress é renomear/ desativar seu arquivo .htaccess atual e substituí-lo pelo arquivo .htaccess padrão do WordPress, que é:

# BEGIN WordPress
<IfModule mod_rewrite.c>
RewriteEngine On
RewriteBase /
RewriteRule ^index\.php$ - [L]
RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-f
RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-d
RewriteRule . /index.php [L]
</IfModule>
# END WordPress

Aqui estão os passos a seguir:

1. Acesse o seu arquivo via Gerenciador de Arquivos localizado seu painel de controle ou use um cliente FTP.

2. Vá até a pasta raiz do seu site WordPress e localize a pasta .hatccess.

3. Selecione a pasta e clique na opção Rename, para renomear.

arquivo htaccess

4. Para desativar o arquivo, escolha um nome diferente, pode ser .htaccess1 como exemplo.

5. Agora crie um novo arquivo .htaccess

criar movo arquivo no gerenciador de arquivos

6. Abra o arquivo que você acabou de criar e copie > cole o padrão WordPress que mencionamos acima e clique em salvar.

salvar padrão htaccess no wordpress

7. Atualize o seu site e verifique se as páginas estão funcionando corretamente.

Caso seus links ainda não estejam funcionando, o problema pode estar escondido em algum outro lugar. Tente lembrar quais ações foram executadas antes que o problema ocorresse. Por exemplo, se os links permamentes do WordPress foram danificados após uma atualização específica, a restauração de um backup mais antigo seria uma opção para colocar seu site em funcionamento novamente.

Conclusão

Os permalinks do WordPress quebrados e os erros de 404 Páginas não encontradas no seu site não são apenas frustrantes, mas também podem afetar o tráfego. Assim, pode ser realmente útil conhecer algumas etapas de solução de problemas.

Esperamos que o tutorial acima tenha te ajudado a resolver seus links quebrados no WordPress. Se você tiver alguma dúvida, dicas ou truques, aproveite o espaço dos comentários abaixo para compartilhar com a gente!

 

Ariane G.

Ariane é jornalista, analista de conteúdo & SEO na Hostinger Brasil e tem o papel de contar para todo mundo o poder transformador da internet. Com foco em otimização, produção para web e técnicas de SEO, divide os dias entre pesquisas de palavras-chave e passagens aéreas (ela ama viajar).

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$2
29
/mês*