WordPress

Como Remover o Modo Manutenção WordPress

como remover o modo manutenção wordpress

O WordPress é sem dúvida o Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) mais potente do mundo, principalmente devido à interface limpa e facilidade de gerenciar o back-end. Mas um dos problemas mais frequentes é quando aparece a mensagem Momentaneamente indisponível para manutenção programada. Confira novamente em um minuto. É o que apelidamos de modo manutenção WordPress. 

Como resultado disso, o site fica travado, é o que chamamos de modo de manutenção WordPress. E isso pode acontecer no meio de atualizações de conteúdo importantes, além de interferir com o tráfego do site. Mas não se assuste! Neste tutorial vamos mostrar o que fazer quando isso acontece.

Por que o erro ocorre?

Tecnicamente falando, a página do modo manutenção WordPress não é um erro, mas uma notificação informando o que está acontecendo com alguma atualização. Durante a atualização o WordPress faz download dos arquivos atualizados correspondentes para o servidor. Eles são então extraídos e instalados. Para este período o WordPress cria o arquivo oculto .maintenance e coloca o site em modo de manutenção, mostrando a mensagem “Momentaneamente indisponível para manutenção programada. Confira novamente em um minuto.”

Geralmente esta mensagem é mostrada por apenas alguns segundos. Mas pode ocorrer de o servidor ficar lento para responder ou um problema de memória aparece, causando a interrupção do processo de atualização. É aí que o problema começa. Como resultado, o tempo de resposta se esgota e o WordPress não consegue tirar o site do modo de manutenção.

Até que o script exigido for executado seu site vai continuar mostrando a mensagem de erro e permanecer travado no modo de manutenção.

Geralmente ocorre quando:

  • Seu servidor está demorando muito para responder;
  • Seu site está sem memória;
  • O script sendo executado para de responder ou é interrompido.

E como resolver? Vamos descobrir.

Como Corrigir o Erro

WordPress Briefly Unavailable For Scheduled Maintenance error can be fixed by deleting the .maintenance file manually. .maintenance is a hidden file which is generated by WordPress in your main directory every time an update happens. In a normal scenario – WordPress automatically removes this file when the update is completed. But if the process is interrupted, you may have to do it manually. There are three ways of doing this, let’s check them out:

1ª Opção – Via FTP

Siga os passos abaixo para remover o arquivo .maintenance usando o FTP:

  1. Use um cliente FTP como o FileZilla conecte com sua conta de hospedagem.
  2. Encontre o arquivo .maintenance. Ele vai estar localizado no diretório de instalação do WordPress.
  3. Clique com o botão direito em cima do arquivo e clique em Excluir.

acessar pasta manutenção

E pronto! Seu site está ativo novamente.

2ª Opção – Via Gerenciador de Arquivos da Hostinger

Você também pode usar o Gerenciador de Arquivos da Hostinger para acessar os arquivos em sua hospedagem. Mesmo se o seu site não estiver hospedado na Hostinger, outros provedores de hospedagem também possuem um Gerenciador de Arquivos. Em caso de dúvidas entre em contato com o suporte de seu provedor de hospedagem.

1. Acesse o painel de controle da Hostinger e clique em Gerenciador de Arquivos.gerenciador de arquivos hostinger2. Pesquise o arquivo .maintenance.

3. Clique com o botão direito em cima do arquivo e selecione Delete.

deletar pasta no gerenciador de arquivos hostinger

3ª Opção – Via SSH

A terceira opção é excluir o arquivo .maintenance via linha de comando:

  1. Faça a conexão SSH. Para saber mais acesse o tutorial sobre Como usar o PuTTy SSH e se conectar com sua hospedagem.
  2. Navegue até o diretório de instalação do WordPress, geralmente está na pasta public_html:
cd public_html
  1. Para ter certeza que você está no diretório correto e para ver todos os arquivos digite:
ls -a
  1. Para excluir o arquivo .maintenance é só inserir o comando:

rm .maintenance

E está feito.

Conclusão

Esperamos que o tutorial tenha sido útil para tirar seu site do modo de manutenção, que causa a mensagem momentaneamente indisponível para manutenção programada. confira novamente em um minuto. Se tiver alguma dúvida ou sugestão é só comentar abaixo.

 

Ariane G.

Ariane é jornalista, analista de conteúdo & SEO na Hostinger Brasil e tem o papel de contar para todo mundo o poder transformador da internet. Com foco em otimização, produção para web e técnicas de SEO, divide os dias entre pesquisas de palavras-chave e passagens aéreas (ela ama viajar).

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$2
29
/mês*

Cadastre-se

Receba nossos conteúdos e novidades direto no seu e-mail!

 

Estamos cadastrando...

Pronto! Obrigado por se inscrever!