WordPress

Como Remover o Modo Manutenção WordPress

como remover o modo manutenção wordpress

O WordPress é sem dúvida o Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) mais potente do mundo, principalmente devido à interface limpa e facilidade de gerenciar o back-end. Mas um dos problemas mais frequentes é quando aparece a mensagem Momentaneamente indisponível para manutenção programada. Confira novamente em um minuto. É o que apelidamos de modo manutenção WordPress. 

Como resultado disso, o site fica travado, é o que chamamos de modo de manutenção WordPress. E isso pode acontecer no meio de atualizações de conteúdo importantes, além de interferir com o tráfego do site. Mas não se assuste! Neste tutorial vamos mostrar o que fazer quando isso acontece.

Por que o erro ocorre?

Tecnicamente falando, a página do modo manutenção WordPress não é um erro, mas uma notificação informando o que está acontecendo com alguma atualização. Durante a atualização o WordPress faz download dos arquivos atualizados correspondentes para o servidor. Eles são então extraídos e instalados. Para este período o WordPress cria o arquivo oculto .maintenance e coloca o site em modo de manutenção, mostrando a mensagem “Momentaneamente indisponível para manutenção programada. Confira novamente em um minuto.”

Geralmente esta mensagem é mostrada por apenas alguns segundos. Mas pode ocorrer de o servidor ficar lento para responder ou um problema de memória aparece, causando a interrupção do processo de atualização. É aí que o problema começa. Como resultado, o tempo de resposta se esgota e o WordPress não consegue tirar o site do modo de manutenção.

Até que o script exigido for executado seu site vai continuar mostrando a mensagem de erro e permanecer travado no modo de manutenção.

Geralmente ocorre quando:

  • Seu servidor está demorando muito para responder;
  • Seu site está sem memória;
  • O script sendo executado para de responder ou é interrompido.

E como resolver? Vamos descobrir.

Como Corrigir o Erro

O erro Momentaneamente indisponível para manutenção programada. Confira novamente em um minuto. pode ser corrigido ao deletar o arquivo .maintenance manualemente. O arquivo .maintenance é gerado pelo WordPress a cada vez que uma atualização acontece e fica escondido no seu diretório principal. Normalmente, o WordPress automaticamente remove o arquivo quando a atualização estiver completa. Mas se o processo for interrompido, você tem que fazer isso manualmente. E existem três formas de resolver, vamos conferir!

1ª Opção – Via FTP

Siga os passos abaixo para remover o arquivo .maintenance usando o FTP:

  1. Use um cliente FTP como o FileZilla conecte com sua conta de hospedagem.
  2. Encontre o arquivo .maintenance. Ele vai estar localizado no diretório de instalação do WordPress.
  3. Clique com o botão direito em cima do arquivo e clique em Excluir.

acessar pasta manutenção

E pronto! Seu site está ativo novamente.

2ª Opção – Via Gerenciador de Arquivos da Hostinger

Você também pode usar o Gerenciador de Arquivos da Hostinger para acessar os arquivos em sua hospedagem. Mesmo se o seu site não estiver hospedado na Hostinger, outros provedores de hospedagem também possuem um Gerenciador de Arquivos. Em caso de dúvidas entre em contato com o suporte de seu provedor de hospedagem.

1. Acesse o painel de controle da Hostinger e clique em Gerenciador de Arquivos.gerenciador de arquivos hostinger2. Pesquise o arquivo .maintenance.

3. Clique com o botão direito em cima do arquivo e selecione Delete.

deletar pasta no gerenciador de arquivos hostinger

3ª Opção – Via SSH

A terceira opção é excluir o arquivo .maintenance via linha de comando:

  1. Faça a conexão SSH. Para saber mais acesse o tutorial sobre Como usar o PuTTy SSH e se conectar com sua hospedagem.
  2. Navegue até o diretório de instalação do WordPress, geralmente está na pasta public_html:
cd public_html
  1. Para ter certeza que você está no diretório correto e para ver todos os arquivos digite:
ls -a
  1. Para excluir o arquivo .maintenance é só inserir o comando:

rm .maintenance

E está feito.

Conclusão

Esperamos que o tutorial tenha sido útil para tirar seu site do modo de manutenção, que causa a mensagem momentaneamente indisponível para manutenção programada. confira novamente em um minuto. Se tiver alguma dúvida ou sugestão é só comentar abaixo.

 

Ariane G.

Ariane é jornalista, analista de conteúdo & SEO na Hostinger Brasil e tem o papel de contar para todo mundo o poder transformador da internet. Com foco em otimização, produção para web e técnicas de SEO, divide os dias entre pesquisas de palavras-chave e passagens aéreas (ela ama viajar).

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$2
29
/mês*