Wordpress

Como Restaurar Site WordPress Com Apenas o Backup do Banco de Dados

restaurar_wordpress_com_backup_banco_de_dados

Fazer um backup dos arquivos e bancos de dados do seu site é sempre uma boa ideia. Quanto mais backups você faz, maior será a chance de você não sofrer consequências de eventos imprevistos. Se você removeu alguns arquivos acidentalmente ou seu WordPress ficou comprometido e seus arquivos foram corrompidos por malware, ainda pode ser possível restaurar seu site WordPress. Neste tutorial, você aprenderá como restaurar o WordPress, mesmo se você tiver apenas um backup do banco de dados MySQL.

Este método de recuperação é apenas parcial e você pode não ser capaz de recuperar tudo, no entanto, WordPress armazena mais configurações e informações em seu banco de dados. Assim, você poderá recuperar a maioria do seu site do seu WordPress apenas usando o banco de dados.

O que você precisa?

Antes de começar este guia, você precisará do seguinte:

  • Acesso ao painel de controle de hospedagem;
  • Backup de banco de dados MySQL.

Passo 1 – Importando o backup do banco de dados do WordPress

Primeiro de tudo, precisamos criar um banco de dados vazio MySQL. Vamos importar o nosso banco de dados MySQL backup para ele.

  1. Acesse o painel de controle de hospedagem e encontre o menu de gerenciamento de Bases de Dados MySQL.hostinger mysq databases section
  2. Crie um banco de dados e atribua um usuário a ele. Neste exemplo, o painel de controle Hostinger oferece a capacidade de criar bancos de dados MySQL com usuários atribuídos a eles muito rapidamente, só precisamos preencher as informações necessárias. Confira este guia, se você estiver usando o cPanel para gerenciar sua conta.hostinger database creation
  3. Acesse seu banco de dados recém-criado via phpMyAdmin.hostinger phpmyadmin section
  4. Importe o banco de dados que você salvou de sua instalação anterior do WordPress. Você pode fazer isso na seção de Importação: basta selecionar o arquivo .SQL (1), definir o formato para SQL (2) e pressionar o botão Go (3). Um tutorial detalhado sobre como usar o recurso de importação do phpMyAdmin pode ser encontrado aqui.hostinger php my admin import

IMPORTANTE: Anote os detalhes do banco de dados MySQL: nome do banco de dados, usuário e senha, pois você vai precisar deles no próximo passo. Além disso, anote o prefixo de tabela. Você pode ver o prefixo de tabela no lado esquerdo do phpMyAdmin.

Passo 2 – Restaurando o WordPress

Como no momento você só tem um banco de dados MySQL, o próximo passo deve ser a instalação de uma nova instância do WordPress:

  1. Baixe os arquivos de instalação do WordPress aqui.
  2. Faça o upload dos arquivos do WordPress para sua conta de hospedagem de site. Se você não tiver certeza de como fazer isso, verifique um guia detalhado sobre como instalar o WordPress aqui.
  3. Acesse sua instalação do WordPress (acessando seu site com o navegador) e escolha um idioma para a instalação do WordPress. Depois de selecionar o idioma do seu site, clique em Let’s go! E você continuará na etapa de configuração do banco de dados. Use as informações do banco de dados que você criou anteriormente.hostinger restoring wordpress
  4. Se feito corretamente, no final da instalação, você verá uma mensagem de que o WordPress já está instalado.already installed

IMPORTANTE: Se você não recebeu esta notificação, talvez seja necessário refazer todo o processo. Verifique novamente a configuração de Prefixo.

Passo 3 – Reinstalando seu Tema e Plugins

Neste momento, seu site deve ter posts e páginas antigas, ajustes, arquivos CSS customizados e usuários. No entanto, sem os seus temas e plugins anteriores, isso não aparecerá como antes:

  • A primeira coisa que você deve fazer é reinstalar seu tema. Basta instalar o mesmo tema que você usou como seu padrão anterior. Certifique de verificar este guia para lembrar de como se instala temas WordPress.
  • Agora reinstale os plugins instalados anteriormente. Felizmente, seu banco de dados tem uma lista de plugins instalados e ativados anteriormente, então quando você acessa o menu de plugins, você verá uma lista de plugins que estão atualmente ausentes.missing wordpress plugins

Passo 4 – Corrigindo Permalinks

Agora que você recuperou a maior parte do seu site, você ainda pode ter problemas com ele. Muito provavelmente, seus Permalinks não funcionarão como estavam e navegar em seu site resultará em um erro de 404 páginas não encontradas.

Você pode corrigir seus Permalinks, clicando em Configurações no seu Painel e acessando sua seção de Links. Clique em Salvar alterações na parte inferior, sem realmente fazer alterações. Isso deve atualizar os permalinks e corrigi-los.

fix permalinks

Passo 5 – Solução de imagens ausentes

Agora vem a parte difícil. Infelizmente, seu banco de dados não contém imagens de seu site anterior. Não existe uma forma fácil de corrigir este problema. Você precisará fazer o upload de cada imagem que está faltando.

Para ajudá-lo a descobrir quais imagens estão especificamente ausentes, usaremos o plugin Broken Link Checkern.

  1. Assim como acontece com a maioria dos plugins para o WordPress, você pode instalá-lo através do repositório oficial de  plugins através de sua área de administração WordPress. Basta clicar em Plugins no Painel e selecionar Adicionar Novo. Insira o verificador de links quebrados na barra de pesquisa e instale o plug-in. Certifique-se de ativar o plugin recém-instalado.install plugin
  2. Acesse o plugin recém-instalado através do Dashboard clicando em Ferramentas e acessando os links quebrados. Você verá uma lista de links quebrados/ausentes, isso irá ajudá-lo a determinar quais imagens estão faltando e sua localização anterior.broken links list
  3. Agora refaça o download das imagens ausentes e, se necessário, atualize seus links.

A situação triste é quando você não tem mais essas imagens. Neste caso, a melhor solução é verificar uma versão arquivada do seu site. Archive.org é uma ótima ferramenta para esses casos e pode ter uma versão anterior, totalmente funcional do seu site. Você poderá baixar as imagens ausentes de lá:

  1. Acesso Archive.org. No topo da página você verá o “Waybackmachine“. Digite o URL do seu site e pressione ENTER.wayback archive
  2. Se houver alguns snapshots disponíveis do seu site, você verá esses círculos azuis em torno de certas datas do ano. Clique nessas datas para acessar uma versão anterior do seu site.previous date
  3. Depois disso, procure as imagens específicas que estão faltando e baixe-as da versão arquivada.

Conclusão

Agora você sabe como restaurar facilmente a maioria de sua instalação do WordPress a partir de um backup. Você também sabe como detectar problemas adicionais, como links quebrados ou imagens ausentes e truque de como recuperá-los se você já não possui essas imagens. Certifique-se de começar a fazer backups do seu site, a fim de evitar quaisquer problemas se o seu site ficar perdido ou for removido.

Já conhece nosso plano de hospedagem personalizado para WordPress? Escolha o pacote ideal e comece sua nova jornada WordPress com a Hostinger.

Hostinger - saiba mais

Palavras-chave: hospedagem WordPress, backup site, hospedagem de site.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$5
56
/mês

Junte-se a centenas de inscritos em todo o mundo

e receba um resumo dos tutoriais mais recentes direto para o seu e-mail

Please wait...

Obrigado por se inscrever!