Website WordPress

Como usar do_shortcode WordPress

C

Introdução

Os shortcodes WordPress fornecem uma funcionalidade extra e permitem embedar conteúdos em páginas, posts e barras laterais. Muitos plugins e temas usam shortcodes e empoderam os usuários para que adicionem conteúdo de uma forma dinâmica em seus blogs. Para ilustrar melhor como os shortcodes funcionam, vamos usar o Contact Form 7 shortcode como exemplo:

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Como você pode ver, é muito simples. Temos o macro do Contact Form 7 nos colchetes. O macro é gerado pelo plugin Contact Form 7. O WordPress substitui o macro com conteúdo que é produzido pela função PHP. Se você adicionar este shortcode em uma publicação, página ou em uma barra lateral, o WordPress vai exibir o Contact Form 7.

Mas e se você quer usar o shortcodes WordPress nos arquivos do tema? Bom, você pode fazer isto usando a função do_shortcode WordPress.

Vamos nos aprofundar e entender como usar do_shortcode WordPress.

O que você vai precisar

Antes de começar este tutorial, você vai precisar do seguinte:

  • Acesso ao Painel do Administrador do seu WordPress.

Este tutorial mostra como editar arquivos em temas WordPress. Porém antes de começar, nós recomendamos fortemente que faça um backup completo do seu site WordPress usando um tema filho WordPress.

Usando WordPress do_shortcode

Agora, que você tem uma ideia básica do que é o shortcode WordPress, vamos seguir adiante e ver como usar shortcodes WordPress para impulsionar as funcionalidades do seu site.

Neste momento, vamos simular que você quer incluir o plugin WordPress Contact Form 7  em algum lugar no cabeçalho do seu tema. Mas o problema é que você não tem nenhum widgets ali.

Primeiro de tudo, você precisa ter o shortcode do plugin que você quer usar. Como um exemplo, nós vamos usar o mesmo shortcode do Contact Form 7.

  1. Acesse seu painel WordPress e clique em Contact -> Contact Forms.
  2. Você vai encontrar o shortcode para o seu formulário no lado direito, perto do título.
[contact-form-7 404 "Not Found"]

do_shortcode wordpress exemplo       3. Clique duas vezes no shortcode para e copie.

Considerando que o nosso tema não tem este widget no cabeçalho e não podemos simplesmente copiar/colar o shortcode, precisamos então usar a função WordPress do_shortcode. Vai ficar assim:

<?php echo do_shortcode( '[your shortcode goes here]' ); ?>

Agora, para adicionar o Contact Form 7 no cabeçalho do nosso temas, temos que editar o arquivo header.php. Conforme mencionamos antes, é recomendamos fortemente que você faça backup do seu site WordPress antes de alterar qualquer arquivo principal do WordPress e use o tema filho WordPress para isto.

Os passos a seguir mostram como editar seu arquivo WordPress com Gerenciador de arquivos da Hostinger, contudo, você pode obter o mesmo resultado usando o cliente FTP  (clique aqui para ver o tutorial):

  1. Acesse o painel de controle Hostinger e clique em File Manager
  2. Em seguida, localize a pasta de instalação do WordPress (geralmente, é public_html) e navegue para as pastas wp-contents -> themes.
  3. Encontre a pasta do seu tema atual e abra.
  4. Já que queremos adicionar o formulário de contato no cabeçalho, abra o header.php.
  5. Desça a página e selecione o exato local onde você quer adicionar o formulário. Nosso shortcode WordPress com o a função do_shortcode vai se parecer com isto:
<?php echo do_shortcode(“[contact-form-7 404 "Not Found"]”); ?>

      6. Salve o arquivo e confira como ficou no seu site.

Adicionar do_shortcode no header do WordPress

Nota: Na maioria dos casos, editar arquivos de um tema principal vai prejudicar o template no WordPress. Provavelmente você terá que alterar o CSS para fazer com o que WordPress funcione corretamente. Certifique-se de verificar como inspecionar o estilo CSS no navegador e faça o download do PDF do CSS.

Conclusão

Esperamos que agora você tenha entendido a funcionalidade dos códigos e como pode ajudar a melhorar a performance do seu site. Esperamos que o tutorial acima seja fácil de seguir e você saiba como usar a função do_shortcode WordPress. E mais, se você tem dúvidas, deixe um comentário abaixo que a gente te ajuda.

Procurando uma alternativa melhor de hospedagem?

Migre seu site para a melhor e mais rápida plataforma de hospedagem com suporte dedicado 24/7.

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$6
39
/mês*

Junte-se a centenas de inscritos em todo o mundo

e receba um resumo dos tutoriais mais recentes direto para o seu e-mail

Please wait...

Obrigado por se inscrever!