Como Usar Google Ads: Guia Completo e Dicas para Campanhas Bem-Sucedidas

Se você tem um negócio, provavelmente já percebeu que saber como usar o Google Ads é um conhecimento fundamental para as suas estratégias de marketing.

Considerando sua enorme rede de usuários, as robustas ferramentas de suporte e os recursos de orçamento personalizável, o Google Ads pode ajudar negócios de qualquer porte em seus projetos de crescimento. De fato, mais de 80% das empresas ao redor do mundo usam o Google Ads para suas campanhas de tráfego pago.

Tendo isso em mente, nos parágrafos abaixo vamos explorar como funciona o Google Ads e as razões pelas quais você deve usá-lo. Você também aprenderá como anunciar no Google Ads e acompanhar os resultados das suas campanhas, bem como as práticas recomendadas para garantir o sucesso delas. Vamos lá?

O Google Ads, anteriormente conhecido como Google AdWords, é a plataforma de publicidade online mais popular do mundo, pertencente ao Google. As pessoas usam o Google Ads para promover seus negócios, aumentar o reconhecimento das suas marcas, impulsionar tráfego para seus sites e, com isso, aumentar as vendas dos seus produtos ou serviços.

Como Funciona o Google Ads?

Como o Google Ads usa um modelo de pagamento por clique (PPC), você só pagará quando uma pessoa clicar no seu anúncio. No entanto, antes disso, o Google precisa determinar o onde e em que situações o seu anúncio aparecerá. Esse processo é chamado de leilão.

Primeiro, você define uma palavra-chave específica no Google e dá lances para ela, competindo com outros anunciantes que também competem pela mesma palavra-chave.

Em seguida, o Google usa três fatores para determinar a pontuação do seu anúncio. São eles:

  • Lances – o valor que você está disposto a pagar por cada clique.
  • Índice de qualidade – a relevância e a utilidade do seu anúncio e do site ao qual ele está vinculado. O Google avalia a taxa de cliques (CTR) esperada, com base nos dados de desempenho nas consultas de pesquisa de sua palavra-chave. O Google também examina a relevância da página de destino do seu anúncio: se ela é original, fácil de navegar e tem dados claros e concisos.
  • Ativos – você pode inserir informações adicionais ao anúncio, como um número de telefone, um endereço de negócios ou páginas específicas do seu site. Essas informações são chamadas de ativos, e o sistema estima o impacto delas no desempenho do anúncio.

Normalmente, as campanhas de anúncios com a pontuação mais alta aparecerão na parte superior da página de resultados do Google relacionadas à palavra-chave em questão. Se a pontuação for muito baixa, o Google poderá rejeitar seu anúncio.

Por Que Usar o Google Ads

Nesta seção, vamos listar alguns dos principais motivos que você deve ter em mente para usar os anúncios do Google para promover o site da sua empresa ou e-commerce.

Intenção de Uso

Com o Google Ads, é possível escolher o tipo de usuário que verá suas campanhas publicitárias. Recomendamos mirar em potenciais clientes que já tenham pesquisado pelo seu produto ou serviço. É possível filtrar e definir esses usuários por palavras-chave ou pelos sites que eles visitaram anteriormente.

Como resultado, você aplicará seu orçamento em usuários que já estão interessados em seus produtos, o que ajuda a gerar mais vendas.

Público-Alvo Amplo e Preciso

A plataforma do Google Ads oferece diversas opções de segmentação, permitindo que você alcance clientes em potencial com muita facilidade.

Você pode se concentrar em dados demográficos específicos, como idade, gênero, localização geográfica, estado civil ou se a pessoa tem filhos ou não. Além disso, o Google Ads oferece um recurso de afinidade, que permite alcançar clientes com base em seus interesses. É possível escolher entre 80 grupos diferentes, incluindo fãs de esportes, gamers, entusiastas de moda e beleza ou cinéfilos, por exemplo.

Além disso, você pode selecionar um horário específico para veicular suas campanhas. Por exemplo, é possível executar sua campanha de anúncios do Google somente em dias úteis, das 19h às 22h, para alcançar as pessoas quando elas não estiverem trabalhando. Você pode definir suas campanhas de maneira extremamente específica, para aprimorar suas taxas de conversão.

Acompanhamento de Desempenho

Avaliar os resultados de sua campanha é fundamental para determinar se seus anúncios do Google estão funcionando. Felizmente, a plataforma oferece aos donos de empresas vários recursos para rastreamento do seu marketing de performance. Você pode acompanhar dados como CTR, relevância, desempenho da palavra-chave e índice de qualidade do seu anúncio.

Além disso, o Google oferece uma ferramenta gratuita de acompanhamento de conversões. Ela mostra o que acontece depois que os clientes clicam em seus anúncios: se eles compram um produto, baixam seu aplicativo, se inscrevem em uma newsletter ou navegam em sua landing page, por exemplo. Isso é especialmente útil para entender seu ROI (retorno sobre investimento) e otimizar ainda mais seus anúncios do Google.

Além disso, você pode visualizar seus dados por meio de tabelas e gráficos multidimensionais no chamado Editor de Relatórios. Com uma interface simples de arrastar e soltar, você pode analisar facilmente o desempenho de seus anúncios.

Dispositivos Específicos

O Google permite que você escolha o tipo de dispositivo em que seus anúncios serão exibidos. Você pode escolher entre desktops, tablets e dispositivos móveis. Além disso, você pode segmentar dispositivos específicos, como iPhones ou celulares Samsung.

Como 58% do tráfego global da internet está em dispositivos móveis nos dias atuais, focar nesse universo pode beneficiar ainda mais sua empresa. Além disso, a exibição de anúncios somente em dispositivos móveis pode fazer você economizar dinheiro.

Pagamento por Resultados

Uma das vantagens mais significativas do Google Ads é pagar somente quando os usuários realizam a ação que você deseja, como clicar no seu anúncio para visitar o site ou ligar para o seu número. Com isso, você não precisa desperdiçar seu dinheiro com anúncios ineficazes.

Tipos de Campanhas do Google Ads

Os anúncios do Google são divididos em duas categorias: Rede de Pesquisa do Google e Rede de Display do Google. Enquanto a primeira é baseada em texto, a segunda é multimídia.

Tendo isso em mente, vamos dar uma olhada abaixo em todos os tipos de campanhas que você pode criar com o Google Ads.

Anúncios de Pesquisa

Esse tipo de anúncio, composto somente de texto, aparece nos resultados de pesquisa quando você procura palavras-chave relacionadas a ele. Eles geralmente aparecem na parte superior da página com o símbolo de Patrocinado próximo ao nome do site.

exemplo de anúncio da hostinger no google

Anúncios de Display

O Google também pode exibir seu anúncio em sites de terceiros dentro da Rede de Display do Google (GDN). Ela serve um número gigantesco de sites, aplicativos móveis e conteúdo de vídeo nos quais seus anúncios podem ser exibidos.

Há duas opções para exibir seus anúncios: com base no público-alvo ou no conteúdo, o que significa que você pode se concentrar em um determinado público-alvo ou faixa demográfica, bem como em conteúdos ou sites específicos.

Esse tipo de anúncio pode ser um gif, um texto, um vídeo ou uma imagem. Ao ser exibido, ele será acompanhado de um aviso Ads by Google.

Anúncios em Vídeo

Enquanto os Anúncios de Display permitem que você coloque suas campanhas em vídeos e outros formatos (como sites e aplicativos), os Anúncios em Vídeo são projetados especificamente para o YouTube.

Esse tipo de anúncio oferece muitas opções, incluindo anúncios que podem ou não ser pulados. É possível exibir suas campanhas antes dos vídeos do YouTube, mostrá-las na parte superior dos resultados de pesquisa ou em banners.

Anúncios de Aplicativos

As campanhas de aplicativos são usadas para empresas que desejam aumentar as instalações de seus apps móveis ou as conversões dentro do aplicativo. Basicamente, esse tipo de anúncio é dedicado exclusivamente à promoção de aplicativos.

O Google cria automaticamente anúncios em vários formatos, dependendo da plataforma em que são exibidos. Você não precisa criar os anúncios por conta própria, pois o Google pode pegar seus ativos diretamente da sua página da Play Store.

Neste caso, entretanto, você não pode controlar a meta, o lance ou o posicionamento dos seus anúncios.

Anúncios de Compras (Google Shopping)

Os anúncios do Google Shopping aparecem como listagens de produtos nos resultados dos mecanismos de pesquisa. Quando as pessoas pesquisarem as palavras-chave correspondentes, seu produto aparecerá na guia Google Shopping e elas poderão comprá-lo diretamente clicando no anúncio.

Embora esses anúncios possam levar vários dias para serem aprovados, eles exigem pouco gerenciamento. Você só precisa configurar um perfil no Google Merchant Center e vinculá-lo ao seu banco de dados de produtos.

Como Criar uma Campanha no Google Ads em 9 Passos

Agora que já conhecemos o Google Ads e os principais tipos de anúncios oferecidos pela plataforma, é hora de sabermos como criar a sua própria campanha. Vamos dividir esse passo-a-passo em nove etapas.

1. Crie uma Conta no Google Ads

A primeira etapa é configurar sua conta do Google Ads. Você pode usar uma conta do Google existente ou criar uma nova. Para evitar confusão, recomendamos que você crie uma conta exclusiva para a sua empresa em vez de usar um perfil pessoal.

2. Defina seu Orçamento

Você pode controlar seus gastos usando um orçamento diário e estratégias de lances.

O orçamento diário é o valor que você pode gastar em cada campanha por dia. Enquanto isso, seu lance é o valor que você deseja gastar toda vez que alguém clicar em seu anúncio.

Inicialmente, pode ser melhor distribuir seu orçamento de maneira uniforme entre todas as suas campanhas. Depois, quando você descobrir quais anúncios funcionam melhor, é recomendado dividir o orçamento de forma diferente para potencializar seus resultados.

Para definir lances para palavras-chave, priorize as que aumentam a classificação de sua campanha e, ao mesmo tempo, permanecem dentro do orçamento que você estabeleceu.

3. Escolha o Público-Alvo

Para garantir uma campanha bem-sucedida, você precisa especificar muito bem o seu público-alvo: sua localização, dados demográficos e segmentação.

Primeiro, defina o gênero e a idade do seu público-alvo. Em seguida, o Google Ads permitirá que você especifique a localização geográfica das pessoas que você pretende alcançar.

Talvez você queira segmentar cidades específicas, se sua empresa for local. Além disso, aproveite o recurso de segmentação por raio, que pode exibir seus anúncios em um raio específico a partir do seu código postal.

O Google também permite que você defina lances diferentes por local para dar lances mais altos para locais mais próximos de sua empresa.

Além da localização, lembre-se de personalizar os segmentos do seu público-alvo, como interesses, hábitos, eventos ou se eles estão no mercado (isto é, pessoas que estão buscando em comprar um produto parecido com o seu).

4. Selecione a Rede

Em seguida, escolha onde a sua campanha vai rodar: pode ser na Rede de Pesquisa do Google, para ter seus anúncios nos resultados de pesquisas da plataforma, ou na Rede de Display para que eles apareçam em vários websites.

Se você estiver começando com um orçamento limitado, recomendamos escolher a opção Rede de Pesquisa. Ela mostra seus anúncios para pesquisadores ativos, ou seja, pessoas que estão pesquisando especificamente por palavras-chave relacionadas ao seu negócio. Isso fará com que mais usuários cliquem no seu anúncio, o que pode ser melhor para o seu retorno sobre o investimento (ROI).

Por outro lado, a Rede de Display é melhor para promover o reconhecimento da sua marca. Além disso, como a Rede de Display permite que você exiba anúncios para pessoas que já visitaram seu site antes, esse tipo de anúncio é indicado para incentivá-las a retornar e comprar seu produto.

5. Pesquise suas Palavras-Chave

Identifique os termos que as pessoas mais pesquisam ao procurar seus produtos. Por exemplo, se o seu nicho for o de roupas para bebês, talvez você queira definir como palavras-chave “roupas de bebê menina”, “roupas de bebê menino”, “moda para recém-nascidos”, “roupas de recém-nascido” ou “roupas de bebê fofas”.

O Google fornece uma ferramenta gratuita, chamada Planejador de Palavras-Chave, para te ajudar a pesquisar os termos mais apropriados para o seu nicho. A ferramenta pode inclusive produzir uma lista de palavras-chave para seus anúncios.

Além disso, o planejador pode ajudar a estimar o valor do lance em uma palavra-chave específica para que seu anúncio apareça na primeira página de resultados de pesquisa. Portanto, você pode escolher os termos que podem gerar melhores resultados e que estão dentro do seu orçamento.

Uma dica: talvez seja melhor evitar palavras-chave muito competitivas quando você estiver começando, para não esgotar o seu orçamento muito rapidamente.

6. Crie sua Campanha

Com todos os detalhes definidos, é hora de acessar sua conta do Google Ads e criar a campanha em si.

  1. Clique em Começar Agora na página inicial do Google Ads.
    página do google ads
  2. Na página seguinte, insira o nome da sua empresa e defina para onde as pessoas devem ir após clicar no seu anúncio: pode ser o seu site, a página de download do seu aplicativo ou o número de telefone da empresa, por exemplo.
    configuração de anúncios no google ads
  3. Insira as informações de sua empresa, como um número de telefone. Você também pode conectar seu aplicativo móvel ou sua conta do YouTube, se tiver uma.
    configurando tipos de anúncios no google ads
  4. O Google perguntará sobre as principais metas da sua campanha; marque as que se aplicam ao seu caso. Lembre-se de que o Google pode ajudar a otimizar sua campanha de acordo com seus objetivos.
    configurando anúncios no google ads
  5. Na página a seguir, monte o seu anúncio da forma como preferir. Adicione títulos, imagens, logotipo, vídeos, links e mais, de acordo com os objetivos da campanha.
    configurando campanha no google ads
  6. Defina a segmentação do seu anúncio por indicadores, temas de pesquisa, locais de pesquisa e idiomas.
    definindo anúncios no google ads
  7. Agora, inicie a configuração dos seus lances selecionando a métrica na qual você deseja focar. Abaixo, você pode definir sua meta de custo por ação (CPA).
    configurando lances no google ads
  8. Configure seu orçamento diário, isto é, o valor médio que você deseja gastar por dia com a sua campanha. Lembre-se que, quanto maior o valor, mais as chances de seus anúncios aparecerem para os usuários.
    configurando orçamento no google ads
  9. Digite suas informações de pagamento e pessoais. Clique em Enviar.
  10. Pronto! Sua campanha está pronta para ir ao ar.

7. Aprimore seus Anúncios

Seus anúncios podem ser a primeira impressão que as pessoas terão de sua empresa. Portanto, você precisa garantir que ele transmita uma mensagem clara e memorável.

Para te ajudar, o Google Ads usa um sistema de anúncios de pesquisa responsivos (RSA), que permite que você escreva vários títulos e descrições. Isso significa que a plataforma testará diferentes combinações de títulos e descrições para ver qual delas tem o melhor desempenho.

Além disso, procure seguir as práticas a seguir para criar anúncios mais eficazes:

  • Use as palavras-chave certas – certifique-se de que o texto de seus anúncios contenha as palavras-chave mais pesquisadas pelas pessoas.
  • Divida sua campanha – se você tiver vários produtos que deseja anunciar, divida-os em grupos claros e crie anúncios exclusivos para cada um deles.
  • Inclua uma chamada para ação (CTA) – comunique de forma clara e concisa o que deseja que os usuários façam depois de ver o anúncio. Por exemplo, adicione frases como “saiba mais” ou “compre agora”.

8. Avalie sua Campanha

Agora que seu anúncio está sendo veiculado, a próxima etapa é verificar o desempenho dele. Uma boa maneira de começar é monitorar suas estatísticas, como cliques ou impressões.

Em sua conta do Google Ads, comece clicando em Todas as campanhas no menu de navegação. Em seguida, você pode escolher Anúncios e ativos ou Palavras-chave nas opções para ver uma tabela completa e personalizável que mostra o desempenho de seus anúncios.

painel do google ads

O Google também permite que você veja dados sobre alterações mais significativas no desempenho de seus anúncios. Basta clicar em Ver Explicações e passar o mouse sobre qualquer métrica que você queira examinar mais detalhadamente.

Anote os resultados de sua campanha e compare-os com suas metas. Assim, você poderá avaliar o que deve ser melhorado.

Por exemplo, se sua taxa de rejeição for alta, talvez seja uma boa ideia tornar suas páginas de destino mais interessantes. Por outro lado, se você tiver um baixo número de impressões, talvez seja interessante repensar seus dados demográficos e seu público-alvo.

9. Ajuste e Otimize seus Anúncios

Depois de avaliar o desempenho de seus anúncios, a etapa final é ajustá-los e otimizá-los para obter resultados ainda melhores.

Há várias maneiras de otimizar sua campanha, incluindo:

  • Modifique seus lances – você pode ajustar seus lances de maneira automática ou manual. Para lances manuais, certifique-se de que seus lances sejam maiores que as estimativas de lances de primeira página, para que seus anúncios sejam exibidos em destaque. Além disso, você pode ajustar seu lance de acordo com determinados dispositivos, horários ou locais para se concentrar mais naqueles com melhor desempenho.
  • Selecione palavras-chave negativas – palavras-chave negativas são termos que você exclui da pesquisa para atingir somente clientes com intenções reais de chegar ao seu objetivo. Exclua palavras-chave relacionadas a pesquisas, como review, comparativo ou avaliação, para se concentrar apenas naqueles que desejam comprar imediatamente.
  • Melhore seus anúncios para atrair mais – use a Ferramenta de Visualização e Diagnóstico de Anúncios do Google para ver quais dos seus anúncios são exibidos em uma pesquisa específica. Além disso, certifique-se de que seus anúncios mostram claramente os benefícios que as pessoas obterão com o seu produto ou serviço. Por fim, foque em anúncios simples e crie landing pages que ajudem a converter os visitantes.

Como Medir o Sucesso da sua Campanha do Google Ads

Depois de criar sua primeira campanha, é fundamental aprender a usar o Google Ads para monitorar os anúncios que você veicula. Isso ocorre porque você precisa avaliá-los e otimizá-los constantemente para garantir os melhores resultados possíveis.

Vamos ver abaixo algumas maneiras de acompanhar os resultados da sua campanha.

Conecte sua Conta do Google Analytics

Vincular sua conta do Google Analytics ao Google Ads ajudará a otimizar sua campanha por meio de uma série de insights e dados, tais como:

  • Taxa de rejeição – a porcentagem de visitantes que veem apenas uma página do seu site e saem sem realizar nenhuma ação adicional.
  • Duração média da sessão – o tempo médio em que alguém navegou em seu site, mostrado em segundos.
  • Páginas por sessão – o número médio de páginas que os visitantes visualizaram em uma sessão.
  • Porcentagem de novas sessões – o número de visitantes que estão acessando seu site pela primeira vez.

Essas informações serão valiosas para te ajudar a avaliar a eficácia de suas campanhas. Por exemplo, a análise da taxa de rejeição dos visitantes, juntamente com a CTR, pode indicar se os clientes estão obtendo o que esperam em seu site após clicarem em seu anúncio.

Com esses dados, você pode decidir o que melhorar: os lances, o orçamento, as páginas da web ou o conteúdo do anúncio, por exemplo.

Configure o Rastreamento de Conversões

O rastreamento de conversões mostra o que acontece depois que um cliente interage com seu anúncio. As interações incluem a compra de um produto, a assinatura de uma newsletter, a abertura de um e-book, uma ligação para a sua empresa ou o download do seu aplicativo, por exemplo.

Saber quantos clientes visitaram seu site e quantos deles interagiram com ele ajuda a mensurar e otimizar suas taxas de conversão.

Com o acompanhamento de conversões, você pode:

  • Avaliar seu ROI e obter mais informações sobre seus gastos com anúncios.
  • Ver quais palavras-chave, anúncios ou campanhas têm o melhor desempenho.
  • Ver quantos clientes interagem com seus anúncios, em qual dispositivo ou navegador.
  • Usar a ferramenta de lances inteligentes, que otimiza automaticamente sua campanha com base em suas metas comerciais.

Adicione Códigos UTM

Os parâmetros UTM ajudam a acompanhar o desempenho do Google Ads em campanhas individuais, palavras-chave ou grupos de anúncios. Esse método pode automatizar o processo de criação e rastreamento desses parâmetros.

O módulo de rastreamento Urchin (UTM) ou o Google Click Identifier (GCLID) são trechos de código adicionados à URL de um site.

Portanto, eles aparecerão na barra de endereços como o exemplo a seguir:

www.exemplo.com/?utm_source=google&utm_medium=ad&utm_campaign=campanha1

Este exemplo mostra que a fonte de tráfego é o Google, o meio é um anúncio e a campanha é chamada campanha1.

Ao usar as tags automáticas do Google Ads, você pode economizar o trabalho de atribuir manualmente uma tag para cada URL. Você também pode eliminar qualquer chance de erro no processo.

Além disso, você pode importar as métricas para o acompanhamento de conversões, o que lhe dará insights sobre o funcionamento da sua campanha.

Dicas e Boas Práticas para Usar o Google Ads

Para garantir o sucesso de suas campanhas, algumas dicas e boas práticas de uso do Google Ads são recomendadas. Vamos dar uma olhada nelas abaixo.

Crie um Modelo de Planejamento de PPC

Comece criando um modelo de planejamento de PPC para acompanhar suas campanhas. Em geral, um modelo de publicidade PPC é dividido em duas partes: planos de anúncios e resultados de anúncios.

Na seção dos planos de anúncios, você pode adicionar os detalhes da campanha, incluindo palavras-chave, palavras-chave negativas, títulos e descrições. Consulte a tabela abaixo para ver um exemplo:

Campanha 1Palavra-Chave 1Palavra-Chave Negativa 1Título
Descrição
URL
Palavra-Chave 2Palavra-Chave Negativa 2Título
Descrição
URL

Em seguida, na seção de resultados de anúncios, você coloca as métricas relevantes em detalhes. Você pode adicionar o número de impressões, cliques, conversões e muito mais.

Grupo de CampanhaCusto TotalImpressõesCliquesConversõesTaxa de Impressão-para-CliqueTaxa de Clique-para-Conversão
Variação A
Variação B

Este modelo servirá como um organizador para sua campanha. Sinta-se à vontade para acrescentar mais detalhes importantes conforme você vai avançando na jornada.

Atenda à Intenção de Pesquisa dos Usuários

A intenção de pesquisa se refere ao objetivo principal dos usuários quando eles fazem uma busca nos mecanismos de pesquisa. Entender a intenção de busca das pessoas é útil para otimizar sua campanha. Há quatro categorias principais de intenções:

  • Navegacional – a intenção do usuário é ir para uma página específica. Por exemplo, quando uma pessoa busca pelo termo “Facebook” para acessar o site do Facebook.
  • Informacional – para pessoas que desejam checar alguma informação. Essa definição é bastante ampla, mas alguns exemplos incluem pesquisar a data de aniversário de uma celebridade ou a capital de um país. Com os resultados avançados de pesquisa aprimorada do Google, muitas vezes os usuários sequer precisam clicar num resultado para obter a resposta para as suas dúvidas.
  • Local – pessoas que desejam encontrar um local físico, como o endereço de uma loja, ou obter instruções para chegar a algum lugar.
  • Transacional – esses são os usuários que buscam comprar um produto, criar uma conta, fazer download de um aplicativo ou se inscrever em um serviço.

Conforme mencionado anteriormente, o Planejador de Palavras-Chave do Google é uma ótima maneira de começar a desenvolver ideias. Depois disso, você mesmo pode aprimorá-las.

Se o objetivo de sua campanha for vender produtos, pode ser melhor usar uma palavra-chave de cauda longa. A ideia é combinar as frases em questão com pessoas que estão realmente interessadas em comprar um produto específico.

Por exemplo, se você estiver vendendo roupas de bebê, utilize as seguintes palavras-chave:

  • Roupas de bebê – está dentro da categoria de intenção de pesquisa informacional, mostrando que o usuário iniciou a fase de pesquisa.
  • Avaliações de roupas de bebê para menino – o usuário ainda está pesquisando e possivelmente ainda não está pronto para fazer a compra.
  • Suéter para bebê menino de 6 meses – esse usuário provavelmente fará uma compra em breve.

Com um termo de pesquisa genérico, você pode ter um alto volume de pesquisas. No entanto, com um termo de pesquisa mais detalhado, você pode se conectar diretamente com pessoas prontas para comprar seus produtos, resultando em um melhor retorno sobre o seu investimento.

Automatize seus Processos

Seu anúncio precisa permanecer relevante e adaptável para alcançar e converter mais usuários. Para te ajudar, o Google oferece várias ferramentas de automação, como:

  • Lances inteligentes – analisa o valor potencial de conversão para cada pesquisa de seus produtos. Ele ajustará automaticamente os lances para essa pesquisa específica a fim de melhorar o gasto com anúncios. Os lances inteligentes podem direcionar o retorno sobre o gasto com anúncios (ROA) e o custo por ação (CPA) dentro de um orçamento fixo para garantir a eficiência de sua campanha.
  • Correspondência ampla – mostra seus anúncios em pesquisas relacionadas à sua palavra-chave, mesmo que não seja uma correspondência exata. Portanto, você pode atingir um público mais amplo. Por exemplo, se sua palavra-chave for “alimentos com baixo teor de carboidratos”, seu anúncio também poderá ser exibido quando as pessoas pesquisarem “alimentos sem carboidratos”, “dieta com baixo teor de carboidratos” ou “alimentos com baixo teor de calorias”.
  • Anúncios de pesquisa responsivos – O Google solicita que você crie vários títulos e descrições. Em seguida, ele testará automaticamente várias combinações e descobrirá quais têm o melhor desempenho. A adaptação de seu anúncio para corresponder melhor aos termos de pesquisa dos clientes em potencial aumentará a eficácia de sua campanha.

Otimize suas Landing Pages

Quando as pessoas clicam em seu anúncio, elas vão para sua landing page, que é a ponte entre um cliente em potencial e uma conversão. Portanto, é necessário garantir que sua landing page seja atraente e otimizada para conversões.

Aqui estão algumas maneiras de melhorar sua landing page:

  • Faça uma correspondência clara com suas palavras-chave – uma landing page deve corresponder à sua palavra-chave. Suponha que sua palavra-chave seja “produtos para a pele no verão”. Nesse caso, seu visitante deve conseguir encontrar facilmente os produtos em questão na página.
  • Inclua uma chamada para ação (CTA) direta – seus botões de CTA devem ser precisos e refletir o objetivo da campanha. Tente usar mensagens específicas, como “aproveite nossa promoção agora, é por tempo limitado”, em vez de um botão vago como “melhore sua vida”.
  • Torne-a responsiva – as páginas de destino devem ser fáceis de navegar e compatíveis com todos os dispositivos. Também é uma ótima ideia colocar informações importantes na parte superior da página para que as pessoas possam vê-las imediatamente.

Dica de Leitura

Não deixe de consultar nosso guia de otimização de sites para aprimorar ainda mais seu site.

Use os Recursos do Google

Os recursos (Google Assets), anteriormente chamados de Ad Extensions, são informações adicionais que você pode adicionar a uma campanha de anúncios.

Resumindo, eles podem maximizar o desempenho de sua campanha. Com os recursos, você pode criar um anúncio além do título e da descrição – é possível adicionar botões de chamada, links para uma página específica do seu site e informações de localização.

Além disso, não há custo adicional para adicionar esses recursos ao seu anúncio. Recomendamos adicionar todos os recursos relevantes para que os clientes possam entrar em contato com você facilmente.

Há vários recursos que você pode usar, como:

  • Links – adicione mais de uma landing page.
  • Chamadas – destaque mais informações sobre sua empresa. Por exemplo, adicione frases como “frete grátis para todo o Brasil” ou “100% artesanal” após sua descrição.
  • Imagens – adicione uma imagem em seu anúncio. Você pode usar imagens quadradas com menos de 5120 KB.
  • Número de telefone – anexe um número de telefone no anúncio para que as pessoas possam ligar diretamente para você, sem precisar clicar na landing page.
  • Localização – mostre o endereço de sua empresa abaixo do anúncio.
  • Preço – inclua os preços dos produtos em seu anúncio. No entanto, certifique-se de atualizá-los regularmente para evitar mal-entendidos.
  • Aplicativo – se você tiver um aplicativo na Google Play Store ou na Apple App Store, poderá colocar um botão de download logo abaixo do anúncio.

Conclusão

O Google Ads é uma plataforma de anúncios popular, flexível e adequada para qualquer tipo de negócio. Além disso, o Google Ads oferece várias ferramentas para otimizar sua campanha com facilidade.

Neste artigo, exploramos como iniciar sua campanha do Google Ads e avaliar seus resultados, bem como as práticas recomendadas que você pode implementar para garantir o sucesso de sua campanha.

Antes de iniciar sua própria campanha de publicidade online, certifique-se de que seu plano de hospedagem de sites pode suportar uma quantidade maior de tráfego – afinal de contas, não será nada legal investir em campanhas apenas para que seus clientes se deparem com um site inacessível.

Como Usar o Google Ads: Perguntas Frequentes

Aqui estão algumas perguntas frequentes sobre a plataforma de anúncios do Google Ads:

Quanto Custa o Google Ads?

O custo real depende de seus lances. No entanto, em média, cada clique na Rede de Pesquisa custa entre US$ 2 e US$ 4. Além disso, os anúncios tendem a ser mais baratos na Rede de Display, com média de menos de US$ 1.

Posso Usar o Google Ads para Veicular Múltiplos Anúncios?

Sim, o Google pode executar várias campanhas ao mesmo tempo. Uma conta do Google Ads pode executar até 10.000 campanhas, 20.000 grupos de anúncios por campanha e 50 anúncios de texto por grupo de anúncios.

O que é o Índice de Qualidade do Google?

O Índice de Qualidade é uma ferramenta para comparar a qualidade de seu anúncio com a de outros anunciantes. Essa pontuação é medida em uma escala de 1 a 10. Ela é calculada com base na CTR esperada, na relevância do anúncio e na experiência da landing page. Uma pontuação mais alta significa que seu anúncio é mais relevante para as pessoas que pesquisam seus termos de pesquisa específicos.

Author
O autor

Andrei L.

Jornalista e conteudista SEO/Localização na Hostinger Brasil. Tem experiência em WordPress e na produção de conteúdos de tecnologia otimizados para conquistar as melhores posições no Google. É fã de games, adora vôlei, ama o inverno e está sempre buscando se aperfeiçoar no Inglês.