Linux

Como Ver a Versão do Ubuntu (2 Métodos Simples)

como ver a versão do ubuntu - 2 métodos simples

Este artigo vai te ajudar a verificar e encontrar a versão do Ubuntu que você está executando.

No ambiente de trabalho, é bem comum usar diversos equipamentos. Especialmente se estamos falando sobre servidores ou sistemas Linux que não possuem uma interface gráfica para visualização. Saber sua versão do Ubuntu vai ajudar a entender quais pacotes ou aplicações você deve instalar.

Vamos ensinar como ver a versão do Ubuntu e suas informações de duas formas: através do terminal e usando uma interface gráfica.

Versão do Ubuntu Explicada

O Ubuntu lança uma versão a cada 6 meses. Isto parece muito, mas torna o desenvolvimento mais controlado. Geralmente as versões são lançadas entre Abril e Outubro.

A cada dois anos, há um versão LTS (sigla em inglês para Long Term Supported) com suporte para os últimos cinco anos. A versão atual do LTS foi lançada é a 18.04, lançada em 18 de Abril de  2018. Você já deve ter notado que os números da versão Ubuntu são os números referentes ao mês e ano de lançamento. O que significa que a próxima versão LTS será 20.04 se eles continuarem nesta dinâmica.

Por outro lado, todas as outras versões que não são LTS possuem um suporte limitado. E o objetivo é restrito a testes de novos recursos e soluções de erros.

Ver Versão Ubuntu Através de Detalhes do Sistema

Como falamos antes, é possível saber qual a versão do Ubuntu que nosso computador está executando através de uma interface gráfica, se você estiver executando em um ambiente de desktop.

Primeiro, nós temos que abrir o menu de aplicações e procurar a janela de configurações do sistema. Ao encontrar, abra.

Existem muitas opções que nós podemos configurar nessa janela. Porém, este não é nosso objetivo agora. No lado direito, procure a seção Details e clique para abrir.

Este método vai nos mostrar uma janela simples com as informações básicas do sistema. Aqui podemos ver a versão do Ubuntu que está sendo executada no momento. Como pode ver no print abaixo, nosso sistema executa a versão Ubuntu 18.04.

versão do ubuntu

Mas, e se estamos no servidor? E se a interface gráfica não estiver disponível?

Ver a Versão do Ubuntu Através do Terminal

Primeiro, nós precisamos usar o SSH para acessar nosso servidor. Este tutorial aqui pode te refrescar a memória de como fazer isto com PuTTY.

Existem diversas opções que podemos escolher, algumas nos mostra a versão de forma simples e outras nos mostram mais informações sobre o sistema.

O caminho mais rápido para saber a versão Ubuntu que você está executando é com este comando:

lsb_release -a

Viu como ver a versão do Ubuntu é fácil? O resultado será algo parecido com isto:

verificar a versão do ubuntu pelo terminal de comando

Como bônus, nós podemos verificar informações do equipamento de hardware, executando a linha de comando:

sudo lshw

Se o comando não funcionar, você provavelmente deve instalar a lista de utilidades de hardware com o comando a seguir:

sudo apt-get install lshw

Conclusão

Saber como ver a versão do Ubuntu que você está usando é algo simples e necessário. Não conhecer suas ferramentas pode complicar o seu trabalho. Nós verificamos a versão do Ubuntu através da interface gráfica e também do terminal. E as duas formas são bem simples de fazer.

Ariane G.

Ariane é jornalista, analista de conteúdo & SEO na Hostinger Brasil e tem o papel de contar para todo mundo o poder transformador da internet. Com foco em otimização, produção para web e técnicas de SEO, divide os dias entre pesquisas de palavras-chave e passagens aéreas (ela ama viajar).

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$2
29
/mês*