Linux

Como verificar o uso de espaço em disco no Linux

Neste tutorial, você aprenderá como verificar o espaço em disco na máquina Linux usando a linha de comando. Você aprenderá alguns comandos separados que combinados podem se tornar uma ferramenta poderosa no gerenciamento de disco. Este tutorial pode ajudá-lo caso você precise liberar algum espaço em disco em sua máquina ou se você simplesmente quiser ver quais arquivos estão ocupando a maior parte de seu disco rígido.

O que você precisa?

Antes de começar este guia, você precisará do seguinte:

  • Acesso à linha de comando

Etapa 1 – Analisando o disco rígido

O primeiro comando que você deve aprender é df. Este comando representa o sistema de arquivos do disco. Ele exibirá espaço disponível e usado em disco de sistemas de arquivos em máquina Linux. Ao executar este comando, você verá algumas colunas padrão como Filesystem, Size, Used, Available, Use%, Mounted On. Deve ser algo assim:

df output

  • FileSystem – Fornece o nome do sistema de arquivos.
  • Size – nos dá um tamanho total do sistema de arquivos específico.
  • Used – Mostra a quantidade de espaço em disco que já está em uso no sistema de arquivos específico.
  • Available – Mostra a quantidade de espaço restante no sistema de arquivos específico.
  • Use% – Mostra a quantidade de espaço em disco em porcentagem já usada.
  • Mounted On – A última coluna indica o ponto de montagem desse sistema de arquivos.

Mais colunas podem ser mostradas usando determinadas opções com este comando.

Recomendamos usar este comando com opções adicionais como essas:

  • df -h – Ele será exibido em um formato humano melhor e mais legível. Usando este comando, o espaço em disco será mostrado em GB (a menos que seja menor que um GB, então ele será exibido em MB ou mesmo B).
  • df -m – Pode ser usado para exibir informações de uso do sistema de arquivos em MB.
  • df -k – Mesmo que o anterior, pode ser usado para exibir informações de uso do sistema de arquivos em KB.
  • df -T – Esta opção mostrará o tipo de sistema de arquivos (uma nova coluna aparecerá).
  • df -ht /home – Usando esta opção, você pode exibir informações sobre um sistema de arquivos específico (em um formato legível por humanos).
  • df --help – Mostrar todos os outros comandos úteis que você pode usar e fornecer mais informações sobre eles.

Outro comando útil é du. Ele significa Disk Usage. Este comando irá mostrar-lhe informações sobre a utilização do disco de ficheiros e diretórios numa máquina Linux. Este comando é muito útil uma vez que fornece uma possibilidade de recursivamente recolher informações sobre a utilização do disco de arquivos e pastas. Você pode usar este comando para procurar em uma pasta específica e ver informações apenas sobre o que está dentro dela. Aqui estão algumas das opções mais úteis para usar com este comando:

  • du /home/user/Desktop/ – Esta opção permite ver na Desktop do usuário o que ele irá recursivamente fornecer informações sobre o uso do disco de pastas e arquivos que estão na nossa área de trabalho (o que significa que todos os subdiretórios são incluídos também).
  • du -h /home/user/Desktop/ – Assim como com df, a opção –h exibe informações em um formato mais legível para humanos.
  • du -sh /home/user/Desktop/ – Opção –s nos dará o tamanho total de uma pasta especificada (neste caso, ele irá mostrar o tamanho total da pasta Desktop).
  • du -m /home/user/Desktop/ – Assim como com df, isso nos fornecerá informações em Megabytes (podemos usar –k para ver informações em Kilobytes.
  • du -h --time /home/user/Desktop/ – Isso nos dará informações com base na data da última modificação dos arquivos e pastas exibidos.
  • df --help – Mostrar todos os outros comandos úteis que você pode usar e fornecer mais informações sobre eles.

Passo 2 – Combinar comandos e limpar o espaço em disco

Usando os comandos que aprendemos neste tutorial e outros comandos úteis que você pode aprender mais sobre isso, leia nossos outros tutoriais, podemos combiná-los e obter alguns resultados úteis que podem nos ajudar a determinar o que precisa ser excluído para liberar algum espaço em disco ! Então aqui estão alguns truques e dicas que gostaríamos de compartilhar com você:

  1. Antes de fazer qualquer coisa adiante, lembre-se sempre de verificar qual partição de disco está mais “ferida”. Você pode fazer isso com um comando já aprendido df.
  2. A combinação mais popular é provavelmente esta: du -h/home/user/Desktop/ | sort -rn. Primeiro, reunimos a lista de arquivos e pastas do nosso Desktop em um formato legível para humanos e buscamos esse resultado para outro comando chamado sort, que, usando as opções certas, classifica nossa lista de arquivos e pastas a partir do maior para o menor E isso nos dá uma idéia melhor e mais confortável sobre onde devemos nos concentrar se precisamos liberar algum espaço em disco..
  3. Outra combinação muito útil seria: du -h/home/user/Desktop | grep '^\s*[0-9\.]\+G' É útil no caso de você ter um monte de arquivos pequenos e deseja filtrar os grandes. Você também pode usar + M em vez de +G como o último filtrar arquivos que levam pelo menos um Gigabyte de espaço e “M +” lhe dará uma lista de arquivos que são mais pesados ​​do que um MB.
  4. Você pode excluir o tipo de arquivos com uma opção --exclude="*.bin". É usado com o comando du no caso de você querer buscar uma lista de arquivos e você não quer que a lista contenha certo tipo de arquivos. Por exemplo: du -h /home/user/Desktop/ --exclude="*.txt" | sort -rn – Isso excluirá o tipo de arquivo .txt da lista resultante.

Conclusão

Neste tutorial, você aprendeu os comandos básicos que o ajudarão quando se trata de verificar e gerenciar o espaço em disco de sua máquina Linux. Para obter mais informações, use o man command, isso fornecerá um manual com ainda mais informações sobre os comandos e as opções que você pode usar com ele. Além disso, não se esqueça de verificar os nossos outros tutoriais sobre linha de comando!

Tutorias Linhas de Comando

Palavras-chave: Linux, Comandos básicos Linux, Tutoriais Linhas de Comando,

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$6
99
/mês

Junte-se a centenas de inscritos em todo o mundo

e receba um resumo dos tutoriais mais recentes direto para o seu e-mail

Please wait...

Obrigado por se inscrever!